Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL, POLÍTICA E ECONOMIA

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto: 
“As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriais do Brasil, tendo a seu bordo escravos [...] serão apreendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIROZ, Eusébio de. Lei 581/1850. Casa Civil. Presidência Da República. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM581.htm>. Acesso em 21 de jan. 2018. 
O fragmento de texto acima apresenta parte do artigo 1º da lei conhecida como Eusébio de Queirós de 4 de setembro de 1850. De acordo com os temas abordados em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia, uma das consequências da promulgação dessa lei para o Brasil foi:
Nota: 10.0
	
	A
	Ampliação das plantações de café no Norte do país, que utilizavam mão de obra negra e livre.
	
	B
	Reforço da imigração, para substituir a mão de obra na agricultura, após o fim do tráfico de escravos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “A partir da lei Eusébio de Queirós, intensificou-se a busca de soluções para o problema de suprimento de mão de obra para o trabalho agrícola. A imigração foi desde logo alçada à condição de saída viável para o problema” (Livro-base: p. 51).
	
	C
	Ampliação da migração interna do Sul para o Nordeste de modo a recompor a mão de obra naquela região.
	
	D
	Aumento de impostos para produtos estrangeiros por causa da proibição a navios ingleses de atracarem em portos nacionais.
	
	E
	Enriquecimento da burguesia cafeeira por meio da venda de seus escravos para as indústrias urbanas.
Questão 2/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada. Era um fenômeno digno de ver-se”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBO, Aristides. Acontecimento único. Seção Cartas. Diário Popular. Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889. p. 1. 
O texto da citação apresenta a forma que o jornalista Aristides Lobo encontrou para descrever os acontecimentos que testemunhou em 15 de novembro de 1889. Tendo em vista a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, leia as afirmativas abaixo sobre o momento da Proclamação da República no Brasil. 
I. Tratou-se de um golpe de Estado, liderado pelo Exército, sem que qualquer instituição se dispusesse a defender a manutenção do Império.
II. Foi resultado de uma manifestação popular, estimulada por jornalistas, que levou à ampla movimentação de tropas leais e contra o Império.
III. Ocorreu de maneira planejada pelos militares com negociações com representantes do Império, de modo a evitar derramamento de sangue.
IV. Foi resultado de ações do próprio D. Pedro II que, ao perceber-se sem apoio popular, da Igreja, e do Exército, renunciou ao trono. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Tratou-se [...] de um golpe de Estado [...]. O relevante, contudo, é que inexistiu oposição à derrubada da monarquia. Nenhuma instituição ou movimento social se dispôs a lutar ou sequer se manifestar pela continuidade da monarquia”] (livro-base, p. 58). A afirmativa II está errada porque a Proclamação da República não foi resultado de manifestação popular; a III está errada porque não foi resultado de acordos entre o Exército e membros do Império; na verdade, foi uma ação tomada quase que exclusivamente pelos militares; a IV está errada porque D. Pedro II não renunciou ao trono.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	IV.
Questão 3/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, José. Operação Pequeno Príncipe. Curitiba. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História - UFPR, 2015, p. 22. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
Nota: 10.0
	
	A
	a política externa do Brasil deveria opor-se aos ideais defendidos pelos Estados Unidos.
	
	B
	deveriam ser cassados os mandatos de deputados e senadores e fechado o Congresso Nacional.
	
	C
	a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos e não com os externos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Nos termos dessa doutrina [...], caíram em desuso os estudos e os preparativos para a defesa das fronteiras nacionais contra os inimigos externos, ao mesmo tempo em que ganharam importância central as medidas a serem tomadas contra os [...] inimigos internos” (livro-base, p. 121).
	
	D
	a preparação para a guerra pelo controle da Bacia do Prata devia ser estimulada, especialmente contra a Argentina.
	
	E
	o poder deveria ser devolvido aos civis em 1967, ideia defendida pelos castelistas
Questão 4/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O óbvio enfraquecimento do governo na Questão Militar produziu uma nova aliança dentro das Forças armadas reunindo três grupos que, até então, agiam dispersos. O primeiro era a já conhecida mocidade militar [...]. O segundo, os oficiais republicanos [...]. O terceiro, o dos generais da velha guarda”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Laurentino. 1889. São Paulo: Globo, 2013. p. 226. 
O texto acima trata da chamada “questão militar” do Segundo Império. De acordo com os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, dá-se o nome de “questão militar”:
Nota: 10.0
	
	A
	às ações do Exército durante a Guerra do Paraguai, que levaram à desarticulação dos governos estrangeiros na Bacia do Prata.
	
	B
	às disputas em torno dos impostos sobre armas importadas, que levaram ao sucateamento das condições de luta do Exército brasileiro.
	
	C
	a uma série de desavenças entre membros do Exército e governo imperial durante as últimas décadas do século XIX.
Você acertou!
Esta resposta é a correta porque “O que se convencionou chamar de questão militar se refere a uma série de incidentes entre os militares e os governos imperiais na década de 1880. Eles estavam ligados às questões das transferências, promoções e punições de oficiais, os quais sempre apelavam para seus contatos no mundo político para ver prevalecer os seus interesses. De fato, a ascensão na carreira militar passou a depender cada vez mais dos favor — e inimizades — propiciados pelos contatos que os oficiais tivessem no mundo da política civil” (Livro-base, p. 57).
	
	D
	às ações dos abolicionistas, que se utilizavam das forças da Guarda Nacional na busca por proteger escravos fugitivos.
	
	E
	a um conjunto de medidas tomadas pelo Barão de Rio Branco em torno da definição das fronteiras e limites do Brasil.
Questão 5/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotegipe, a lei de 1885 previa que os escravos com idade superior a 60 anos, completos antes ou depois, seriam alforriados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Fabiano. Da criminalização do racismo. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. p. 60. 
Tendo emvista o fragmento de texto acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre o impacto dessa lei na abolição da escravatura no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Foi fundamental para os escravos mais idosos, que representavam importante força de trabalho nos cafezais do período.
	
	B
	Em um momento em que o trabalho escravo já era praticamente inexistente no Brasil, a lei teve praticamente nenhum impacto.
	
	C
	Foram beneficiados os escravos chefes de família que, dessa forma, puderam se estabelecer de forma livre em pequenas propriedades.
	
	D
	Houve poucos efeitos práticos, pois eram alforriados escravos sem produtividade, além de serem poucos o que alcançavam a idade de 60 anos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Na medida em que se tratavam justamente dos escravos de pouca ou nenhuma produtividade, bem como devido à posição de ressarcirem seus senhores com mais três anos de trabalho compulsório, poucos levaram a lei a sério” (livro-base, p. 53).
	
	E
	Embora tenha sido apresentada no Congresso, acabou não sendo aprovada, pois foi rejeitada pelos membros do Partido Conservador.
Questão 6/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: JOANILHO, André. História, política e sociedade. Curitiba: Iesde, 2009. p. 99. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “o crescimento demográfico e a generalização das relações capitalistas de trabalho nos países mais avançados e suas colônias disseminavam-se cada vez mais em face da crescente disponibilidade de mão de obra livre” (livro-base, p. 49)
	
	B
	A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produção.
	
	C
	O sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra.
	
	D
	Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da população.
	
	E
	A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgação de leis que visavam a proteção aos trabalhadores das primeiras fábricas.
Questão 7/10 - História do Brasil, Política e Economia
Considere a citação: 
“O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Victor. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 44. 
De acordo com a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o termo Coronelismo, que define essa prática política da República Velha, deve-se:
Nota: 10.0
	
	A
	a Padre Cícero, por sua posição de destaque no cenário religioso nordestino.
	
	B
	ao Exército, pela sua responsabilidade na manutenção da ordem social do país.
	
	C
	à presidência do Marechal Deodoro, quando poderosos locais passaram receber fictícios títulos militares.
	
	D
	aos postos que grandes fazendeiros ocupavam na Guarda Nacional, formada preferencialmente por membros da elite.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Embora a Guarda Nacional tivesse sido extinta em 1918, os grandes fazendeiros [...] continuaram a ser conhecidos pelos postos que ocupavam naquela organização militar. [...] Daí a origem da palavra que designa a principal instituição do Brasil republicano, o Coronelismo” (livro-base, p. 67-68)
	
	E
	às milícias armadas, criadas no Nordeste, e organizadas para se defender da ação de jagunços.
Questão 8/10 - História do Brasil, Política e Economia
Considere a seguinte definição: 
Messianismo é o “movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma ideia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: HOUAISS, Antonio. Messianismo. In: _____. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2013. 
De acordo com a definição acima, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base História do Brasil, política e economia referentes aos movimentos messiânicos na República Velha, relacione adequadamente os religiosos às características do movimento a que pertenceram:
1. Monge José Maria
2. Antônio Conselheiro
3. Monge João Maria
4. Padre Cícero Romão Batista
(  ) Primeiro religioso a atuar no Contestado, região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.
( ) Utilizou-se de sua influência religiosa para atuar politicamente, de maneira coronelista, em sua região.
( ) Organizou sertanejos da região em que atuava, que tiveram suas vidas desestruturadas por problemas políticos e econômicos.
( ) Fundador do Arraial do Bom Jesus, era visto como ameaça por coronéis, pela Igreja e pelo governo. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 3, 4, 2
	
	B
	3, 4, 1, 2
Você acertou!
Esta é a sequência correta, porque: 3. “O primeiro deles surgiu em 1840 e se chamava João Maria” (livro-base, p. 82); 4. “O movimento messiânico que se mobilizou em torno do Padre Cícero se conformou às estruturas políticas e econômicas vigentes” (livro-base, p. 79); 1. “José Maria. Este último seria o fundador do primeiro ajuntamento de sertanejos [...] do Contestado. As condições para o surgimento de um movimento messiânico naquela região se ligam de forma direta à desestruturação dos meios de vida da população sertaneja” (livro-base, p. 82); 2. “Em 1877, fixou-se com seus seguidores numa região que denominou de ‘Arraial do Bom Jesus [...]. As enormes desconfianças contra ele e sua gente, nutridas pelos coronéis locais [...], membros do clero e os sempre sensíveis defensores da nova ordem republicana”( livro-base, p. 79, 80).
	
	C
	2, 3, 1, 4
	
	D
	1, 3, 2, 4
	
	E
	4, 1, 3, 2
Questão 9/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: JOANILHO, André. História, política e sociedade. Curitiba: Iesde, 2009. p. 99. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “o crescimento demográfico e a generalização das relações capitalistas de trabalho nos países mais avançados e suas colônias disseminavam-se cada vez mais em face da crescente disponibilidade de mão de obra livre” (livro-base, p. 49)
	
	B
	A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produção.
	
	C
	O sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra.
	
	D
	Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da população.
	
	E
	A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgaçãode leis que visavam a proteção aos trabalhadores das primeiras fábricas.
Questão 10/10 - História do Brasil, Política e Economia
Observe a charge abaixo:
 
Legenda da charge: “Urna urna para inglês ver... Pena e tinta para a fabricação das atas; meia dúzia de fósforos e alguns cadáveres!... E pronto! Só não sai eleito aquele cuja votação não obedecer a este princípio”. 
Após esta avaliação, caso queira observar a charge atentamente, ela está disponível em: Como se faz uma eleição. Revista da Semana. Rio de Janeiro. 7/11/1909. n. 495. p. 6 
A charge acima foi criada em 1909. Ela trata das fraudes eleitorais na República Velha. Uma outra fraude eleitoral do período em questão era o chamado “voto de cabresto”. Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de “voto de cabresto” no contexto da Primeira República:
Nota: 10.0
	
	A
	A utilização de regras para controle dos eleitores a partir de técnicas inovadoras para a época, como o uso da impressão digital e a comparação de assinaturas.
	
	B
	A prática de se realizar eleições em locais afastados das comunidades urbanas para dificultar o voto de eleitores independentes à influência do Coronel.
	
	C
	A convocação de fiscais obrigados a exercer a vigilância das eleições em cidades diferentes daquelas em que eles mesmos votavam.
	
	D
	O uso de folhetos de propaganda – os “santinhos” –, prática proibida à época para divulgação dos nomes dos candidatos escolhidos pelo Coronel.
	
	E
	Pessoas, subordinadas à influência do Coronel, eram levadas aos locais de votação de modo que votassem nos candidatos previamente determinados.
Você acertou!
“Curral eleitoral e voto de cabresto, que designavam a condução – sob coação ou suborno – em bloco dos eleitores à seção eleitoral para votarem a descoberto sob supervisão dos coronéis” (livro-base, p. 71).
Questão 1/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada. Era um fenômeno digno de ver-se”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBO, Aristides. Acontecimento único. Seção Cartas. Diário Popular. Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889. p. 1. 
O texto da citação apresenta a forma que o jornalista Aristides Lobo encontrou para descrever os acontecimentos que testemunhou em 15 de novembro de 1889. Tendo em vista a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, leia as afirmativas abaixo sobre o momento da Proclamação da República no Brasil. 
I. Tratou-se de um golpe de Estado, liderado pelo Exército, sem que qualquer instituição se dispusesse a defender a manutenção do Império.
II. Foi resultado de uma manifestação popular, estimulada por jornalistas, que levou à ampla movimentação de tropas leais e contra o Império.
III. Ocorreu de maneira planejada pelos militares com negociações com representantes do Império, de modo a evitar derramamento de sangue.
IV. Foi resultado de ações do próprio D. Pedro II que, ao perceber-se sem apoio popular, da Igreja, e do Exército, renunciou ao trono. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Tratou-se [...] de um golpe de Estado [...]. O relevante, contudo, é que inexistiu oposição à derrubada da monarquia. Nenhuma instituição ou movimento social se dispôs a lutar ou sequer se manifestar pela continuidade da monarquia”] (livro-base, p. 58). A afirmativa II está errada porque a Proclamação da República não foi resultado de manifestação popular; a III está errada porque não foi resultado de acordos entre o Exército e membros do Império; na verdade, foi uma ação tomada quase que exclusivamente pelos militares; a IV está errada porque D. Pedro II não renunciou ao trono.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	IV.
Questão 2/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia com atenção o fragmento de texto abaixo: 
“[Na segunda metade do século XIX], pertencer ao exército brasileiro era considerado um castigo e os homens que dele participassem eram considerados desclassificados. Os membros do Exército Imperial possuíam o salário estagnado desde 1825, a tropa recebia apenas uma refeição diária, as acomodações nos quartéis eram terríveis e o armamento obsoleto. [...] Estas práticas levaram o Exército a sofrer um processo depreciativo diante da sociedade civil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, Edilson. Cidadania, escravidão e recrutamento militar na Província do Paraná. Seminário Nacional de Sociologia e Política. Curitiba: UFPR, 2009. p. 2.  <http://www.humanas.ufpr.br/site/evento/SociologiaPolitica/GTs-ONLINE/GT4/EixoI/cidadania-escravidao-EdilsonBrito.pdf>. Acesso em 03 de abr. 2016. 
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o aumento da importância política do Exército na segunda metade do século XIX deve-se
Nota: 10.0
	
	A
	à Lei dos Sexagenários, que fez os militares deixarem de se ocuparem com atividades como a captura de escravos fugidos.
	
	B
	ao início de processo de industrialização, por gerar recursos ao Estado, por meio de impostos, que permitiram o investimento na estrutura militar.
	
	C
	à Guerra do Paraguai, devido tanto à quantidade de recursos destinados ao Exército quanto ao aumento do efetivo, necessário à manutenção da guerra.
Você acertou!
Esta é a resposta certa pois “Com a guerra do Paraguai [...], a influência política e social dos militares conheceu um avanço significativo. O enorme aumento dos efetivos e do orçamento das Forças Armadas fez dela, enfim, uma instituição da mais alta importância” (livro-base, p. 56).
	
	D
	ao chamado episódio Cormorant, em que um navio de guerra britânico invadiu um porto brasileiro, o que fez aumentar o sentimento nacionalista no país.
	
	E
	à eleição de um ministério liberal, que tanto permitiu a alocação de recursos aos militares quanto autorizou que membros do Exército participassem da vida política.
Questão 3/10 - História do Brasil, Política e Economia
Observe a caricatura abaixo: 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: AGOSTINI, Ângelo. Revista ilustrada. Retrato do Brasil. Editora três, s.d. p. 110. 
Na caricatura acima, feita por Ângelo Agostini na segunda metade do século XIX, satiriza-se a disputa entre abolicionistas e fazendeiros em relação à mão de obra escrava. Segundo os conteúdos adquiridos em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e seu acobertamento.
II. ( ) Os abolicionistas financiavam alforrias para libertação de escravos.
III. ( ) Os abolicionistas organizavam expedições armadas contra fazendeiros escravocratas.
IV. ( ) Os abolicionistas aprovavam leis, como a dos Sexagenários e a Bill Aberdeen. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V– F– V– F
	
	B
	F– F– V– F
	
	C
	V– F– V– V
	
	D
	V– V– F– V
	
	E
	V– V– F– F
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras porque “Surgiram nas maiores cidades brasileiras diversas sociedades e organizações dedicadas tanto a promover a causa da abolição quanto financiar a alforria dos escravos. Na segunda metade da década, esse movimento se radicalizou, instigando, apoiando e promovendo fugas de escravos e seu acobertamento” (livro-base, p. 53). As afirmativas III e IV são falsas porque os abolicionistas nem financiavam expedições armadas nem forma os responsáveis pela aprovação das leis mencionadas na afirmativa IV. (livro-base, p. 52-53)
Questão 4/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais queuma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: JOANILHO, André. História, política e sociedade. Curitiba: Iesde, 2009. p. 99. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “o crescimento demográfico e a generalização das relações capitalistas de trabalho nos países mais avançados e suas colônias disseminavam-se cada vez mais em face da crescente disponibilidade de mão de obra livre” (livro-base, p. 49)
	
	B
	A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produção.
	
	C
	O sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra.
	
	D
	Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da população.
	
	E
	A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgação de leis que visavam a proteção aos trabalhadores das primeiras fábricas.
Questão 5/10 - História do Brasil, Política e Economia
Observe a charge abaixo:
 
Legenda da charge: “Urna urna para inglês ver... Pena e tinta para a fabricação das atas; meia dúzia de fósforos e alguns cadáveres!... E pronto! Só não sai eleito aquele cuja votação não obedecer a este princípio”. 
Após esta avaliação, caso queira observar a charge atentamente, ela está disponível em: Como se faz uma eleição. Revista da Semana. Rio de Janeiro. 7/11/1909. n. 495. p. 6 
A charge acima foi criada em 1909. Ela trata das fraudes eleitorais na República Velha. Uma outra fraude eleitoral do período em questão era o chamado “voto de cabresto”. Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de “voto de cabresto” no contexto da Primeira República:
Nota: 10.0
	
	A
	A utilização de regras para controle dos eleitores a partir de técnicas inovadoras para a época, como o uso da impressão digital e a comparação de assinaturas.
	
	B
	A prática de se realizar eleições em locais afastados das comunidades urbanas para dificultar o voto de eleitores independentes à influência do Coronel.
	
	C
	A convocação de fiscais obrigados a exercer a vigilância das eleições em cidades diferentes daquelas em que eles mesmos votavam.
	
	D
	O uso de folhetos de propaganda – os “santinhos” –, prática proibida à época para divulgação dos nomes dos candidatos escolhidos pelo Coronel.
	
	E
	Pessoas, subordinadas à influência do Coronel, eram levadas aos locais de votação de modo que votassem nos candidatos previamente determinados.
Você acertou!
“Curral eleitoral e voto de cabresto, que designavam a condução – sob coação ou suborno – em bloco dos eleitores à seção eleitoral para votarem a descoberto sob supervisão dos coronéis” (livro-base, p. 71).
Questão 6/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotegipe, a lei de 1885 previa que os escravos com idade superior a 60 anos, completos antes ou depois, seriam alforriados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Fabiano. Da criminalização do racismo. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. p. 60. 
Tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre o impacto dessa lei na abolição da escravatura no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Foi fundamental para os escravos mais idosos, que representavam importante força de trabalho nos cafezais do período.
	
	B
	Em um momento em que o trabalho escravo já era praticamente inexistente no Brasil, a lei teve praticamente nenhum impacto.
	
	C
	Foram beneficiados os escravos chefes de família que, dessa forma, puderam se estabelecer de forma livre em pequenas propriedades.
	
	D
	Houve poucos efeitos práticos, pois eram alforriados escravos sem produtividade, além de serem poucos o que alcançavam a idade de 60 anos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Na medida em que se tratavam justamente dos escravos de pouca ou nenhuma produtividade, bem como devido à posição de ressarcirem seus senhores com mais três anos de trabalho compulsório, poucos levaram a lei a sério” (livro-base, p. 53).
	
	E
	Embora tenha sido apresentada no Congresso, acabou não sendo aprovada, pois foi rejeitada pelos membros do Partido Conservador.
Questão 7/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“Foi a partir de 1880 que as greves se multiplicaram nas fábricas e oficinas que se industrializavam [...]. As razões dessas greves [...] eram exatamente as mesmas das primeiras greves na Europa, um século antes: salário, horário, condições de vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: GIANNOTTI, Vito. História das lutas dos trabalhadores no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 57-8. 
O início da industrialização do Brasil é, também, o início das lutas dos operários. Levando em consideração a citação e os conteúdos abordados no livro-base História do Brasil, política e economia sobre a mão de obra operária nos primeiros momentos da industrialização do Brasil em fins do século XIX e início do XX, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	essa mão de obra foi obtida por meio do incentivo à migração interna, com trabalhadores do Nordeste superando, ainda no século XIX, o número de operários da região Sudeste.
	
	B
	a mão de obra era formada principalmente por jovens das camadas médias urbanas, sem outras expectativas de trabalho, em uma conjuntura de crise econômica.
	
	C
	essa mão de obra formou-se a partir de incentivos à profissionalização de ex-escravos, como medida de reintegração à sociedade após o fim da escravidão.
	
	D
	a mão de obra era composta principalmente de imigrantes que já estavam habituados, em seus países de origem, com o trabalho em fábricas.
Você acertou!
Esta é a resposta correta, porque  “O proletariado industrial, por sua vez, também foi maciçamente recrutado, na fase inicial da industrialização, entre elementos de origem estrangeira, em especial dos imigrantes espanhóis e italianos. Tratava-se de indivíduos que haviam chegado ao Brasil em enormes números, graças à imigração subvencionada pelo poder público. Destes, uma parcela significativa desistiu do trabalho agrícola e acabou se dirigindo às cidades, então em processo de industrialização. Por contarem com numerosos indivíduos que dominavam habilidades industriais em seus países de origem, uma quantidade importante deles se tornou operários industriais” (livro-base, p. 100-101).
	
	E
	a mão de obra cresceu gradualmente, desde 1880, absorvendo pequenos proprietários que haviam perdido suas terras na região do Vale do Paraíba.
Questão 8/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O óbvio enfraquecimento do governo na Questão Militar produziu uma nova aliança dentro das Forças armadas reunindo três grupos que, até então, agiam dispersos. O primeiro era a já conhecida mocidade militar [...]. O segundo, os oficiais republicanos [...]. O terceiro, o dos generais da velha guarda”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Laurentino. 1889. São Paulo: Globo, 2013. p. 226. 
O texto acima trata da chamada “questão militar” do Segundo Império. De acordo com os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, dá-se o nome de “questão militar”:
Nota: 10.0
	
	A
	às ações do Exército durante a Guerrado Paraguai, que levaram à desarticulação dos governos estrangeiros na Bacia do Prata.
	
	B
	às disputas em torno dos impostos sobre armas importadas, que levaram ao sucateamento das condições de luta do Exército brasileiro.
	
	C
	a uma série de desavenças entre membros do Exército e governo imperial durante as últimas décadas do século XIX.
Você acertou!
Esta resposta é a correta porque “O que se convencionou chamar de questão militar se refere a uma série de incidentes entre os militares e os governos imperiais na década de 1880. Eles estavam ligados às questões das transferências, promoções e punições de oficiais, os quais sempre apelavam para seus contatos no mundo político para ver prevalecer os seus interesses. De fato, a ascensão na carreira militar passou a depender cada vez mais dos favor — e inimizades — propiciados pelos contatos que os oficiais tivessem no mundo da política civil” (Livro-base, p. 57).
	
	D
	às ações dos abolicionistas, que se utilizavam das forças da Guarda Nacional na busca por proteger escravos fugitivos.
	
	E
	a um conjunto de medidas tomadas pelo Barão de Rio Branco em torno da definição das fronteiras e limites do Brasil.
Questão 9/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, José. Operação Pequeno Príncipe. Curitiba. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História - UFPR, 2015, p. 22. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
Nota: 10.0
	
	A
	a política externa do Brasil deveria opor-se aos ideais defendidos pelos Estados Unidos.
	
	B
	deveriam ser cassados os mandatos de deputados e senadores e fechado o Congresso Nacional.
	
	C
	a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos e não com os externos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Nos termos dessa doutrina [...], caíram em desuso os estudos e os preparativos para a defesa das fronteiras nacionais contra os inimigos externos, ao mesmo tempo em que ganharam importância central as medidas a serem tomadas contra os [...] inimigos internos” (livro-base, p. 121).
	
	D
	a preparação para a guerra pelo controle da Bacia do Prata devia ser estimulada, especialmente contra a Argentina.
	
	E
	o poder deveria ser devolvido aos civis em 1967, ideia defendida pelos castelistas
Questão 10/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto: 
“As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriais do Brasil, tendo a seu bordo escravos [...] serão apreendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIROZ, Eusébio de. Lei 581/1850. Casa Civil. Presidência Da República. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM581.htm>. Acesso em 21 de jan. 2018. 
O fragmento de texto acima apresenta parte do artigo 1º da lei conhecida como Eusébio de Queirós de 4 de setembro de 1850. De acordo com os temas abordados em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia, uma das consequências da promulgação dessa lei para o Brasil foi:
Nota: 10.0
	
	A
	Ampliação das plantações de café no Norte do país, que utilizavam mão de obra negra e livre.
	
	B
	Reforço da imigração, para substituir a mão de obra na agricultura, após o fim do tráfico de escravos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “A partir da lei Eusébio de Queirós, intensificou-se a busca de soluções para o problema de suprimento de mão de obra para o trabalho agrícola. A imigração foi desde logo alçada à condição de saída viável para o problema” (Livro-base: p. 51).
	
	C
	Ampliação da migração interna do Sul para o Nordeste de modo a recompor a mão de obra naquela região.
	
	D
	Aumento de impostos para produtos estrangeiros por causa da proibição a navios ingleses de atracarem em portos nacionais.
	
	E
	Enriquecimento da burguesia cafeeira por meio da venda de seus escravos para as indústrias urbanas.
Questão 1/10 - História do Brasil, Política e Economia
Considere a seguinte definição: 
Messianismo é o “movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma ideia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: HOUAISS, Antonio. Messianismo. In: _____. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2013. 
De acordo com a definição acima, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base História do Brasil, política e economia referentes aos movimentos messiânicos na República Velha, relacione adequadamente os religiosos às características do movimento a que pertenceram:
1. Monge José Maria
2. Antônio Conselheiro
3. Monge João Maria
4. Padre Cícero Romão Batista
(  ) Primeiro religioso a atuar no Contestado, região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.
( ) Utilizou-se de sua influência religiosa para atuar politicamente, de maneira coronelista, em sua região.
( ) Organizou sertanejos da região em que atuava, que tiveram suas vidas desestruturadas por problemas políticos e econômicos.
( ) Fundador do Arraial do Bom Jesus, era visto como ameaça por coronéis, pela Igreja e pelo governo. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 3, 4, 2
	
	B
	3, 4, 1, 2
Você acertou!
Esta é a sequência correta, porque: 3. “O primeiro deles surgiu em 1840 e se chamava João Maria” (livro-base, p. 82); 4. “O movimento messiânico que se mobilizou em torno do Padre Cícero se conformou às estruturas políticas e econômicas vigentes” (livro-base, p. 79); 1. “José Maria. Este último seria o fundador do primeiro ajuntamento de sertanejos [...] do Contestado. As condições para o surgimento de um movimento messiânico naquela região se ligam de forma direta à desestruturação dos meios de vida da população sertaneja” (livro-base, p. 82); 2. “Em 1877, fixou-se com seus seguidores numa região que denominou de ‘Arraial do Bom Jesus [...]. As enormes desconfianças contra ele e sua gente, nutridas pelos coronéis locais [...], membros do clero e os sempre sensíveis defensores da nova ordem republicana”( livro-base, p. 79, 80).
	
	C
	2, 3, 1, 4
	
	D
	1, 3, 2, 4
	
	E
	4, 1, 3, 2
Questão 2/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, José. Operação Pequeno Príncipe. Curitiba. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História - UFPR, 2015, p. 22. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
Nota: 10.0
	
	A
	a política externa do Brasil deveria opor-se aos ideais defendidos pelos Estados Unidos.
	
	B
	deveriamser cassados os mandatos de deputados e senadores e fechado o Congresso Nacional.
	
	C
	a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos e não com os externos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Nos termos dessa doutrina [...], caíram em desuso os estudos e os preparativos para a defesa das fronteiras nacionais contra os inimigos externos, ao mesmo tempo em que ganharam importância central as medidas a serem tomadas contra os [...] inimigos internos” (livro-base, p. 121).
	
	D
	a preparação para a guerra pelo controle da Bacia do Prata devia ser estimulada, especialmente contra a Argentina.
	
	E
	o poder deveria ser devolvido aos civis em 1967, ideia defendida pelos castelistas
Questão 3/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto: 
“As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta, as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham podem ser obtidos nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAHAM, Maria. Diário de uma viagem ao Brasil. São Paulo: Edusp, 1990. p. 230. 
O texto acima retrata parte das impressões que a inglesa Maria Graham teve quando de sua viagem ao Brasil na década de 1820. Tendo isso em vista e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, a grande presença de produtos industrializados ingleses no Brasil, desde o início do século XIX, é melhor explicada:
Nota: 10.0
	
	A
	pela abertura dos portos às nações amigas, realizada por D. João VI, que garantiu vantagens comerciais aos britânicos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “[...] ao fim dessa proibição [da instalação de indústrias no Brasil] se verificou a abertura dos portos às nações amigas, isto é, a liberação do comércio internacional, no qual a Grã-Bretanha dispunha de vantagens competitivas insuperáveis no que diz respeito à venda de bens industrializados” (livro-base, p. 96).
	
	B
	pelo aumento dos impostos para produtos importados, realizado por D. Pedro I, o que estimulou a disputa pelo mercado brasileiro entre potências europeias.
	
	C
	pela decisão tomada por D. João de proibir, a partir de 1808, a abertura de manufaturas no Brasil, o que impediu o desenvolvimento de uma indústria nacional.
	
	D
	pelas consequências do chamado Encilhamento, que levou a uma quebra das indústrias nacionais.
	
	E
	pelo estabelecimento no Brasil de indústrias inglesas, o que permitiu uma produção nacional com qualidade semelhante aos produtos originais da Grã-Bretanha.
Questão 4/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação: 
“Afinal, a Guerra do Paraguai é comparável à do Vietnã, pela dificuldade logística, pelo envolvimento da população do país e, até, por ações típicas de guerrilha. O notável é que vencemos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: BITTENCOURT, Armando de Senna apud DORATIOTO, Francisco. Maldita guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 292. 
De acordo com a citação e o livro-base História do Brasil, política e economia sobre as consequências da Guerra do Paraguai, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	constituiu-se em importante fonte de recursos para o governo do Brasil, que conseguiu quitar suas dívidas com a Inglaterra.
	
	B
	resultou na ampliação das usinas siderúrgicas do Paraguai por conta da produção de armamentos para a guerra.
	
	C
	significou o rompimento, por parte da Argentina e Uruguai, das relações políticas com o Brasil, como protesto pela guerra.
	
	D
	acabou por estreitar as relações econômicas com os Estados Unidos, fornecedor de equipamentos militares ao Brasil.
	
	E
	significou a destruição de boa parte da infraestrutura do Paraguai, bem como a morte de parte de sua população.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “A esperança de Solano Lopez, após ver fracassadas e repelidas suas tentativas de invasão à Argentina e ao Brasil, era prolongar o máximo tempo possível a luta, a fim de levar seus inimigos a desistirem da vitória e preservar seu governo por meio de uma paz negociada. Na tentativa de lograr esse resultado, ele levou à destruição de seu país e à morte de parte da população” (livro-base, p. 35).
Questão 5/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O óbvio enfraquecimento do governo na Questão Militar produziu uma nova aliança dentro das Forças armadas reunindo três grupos que, até então, agiam dispersos. O primeiro era a já conhecida mocidade militar [...]. O segundo, os oficiais republicanos [...]. O terceiro, o dos generais da velha guarda”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Laurentino. 1889. São Paulo: Globo, 2013. p. 226. 
O texto acima trata da chamada “questão militar” do Segundo Império. De acordo com os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, dá-se o nome de “questão militar”:
Nota: 10.0
	
	A
	às ações do Exército durante a Guerra do Paraguai, que levaram à desarticulação dos governos estrangeiros na Bacia do Prata.
	
	B
	às disputas em torno dos impostos sobre armas importadas, que levaram ao sucateamento das condições de luta do Exército brasileiro.
	
	C
	a uma série de desavenças entre membros do Exército e governo imperial durante as últimas décadas do século XIX.
Você acertou!
Esta resposta é a correta porque “O que se convencionou chamar de questão militar se refere a uma série de incidentes entre os militares e os governos imperiais na década de 1880. Eles estavam ligados às questões das transferências, promoções e punições de oficiais, os quais sempre apelavam para seus contatos no mundo político para ver prevalecer os seus interesses. De fato, a ascensão na carreira militar passou a depender cada vez mais dos favor — e inimizades — propiciados pelos contatos que os oficiais tivessem no mundo da política civil” (Livro-base, p. 57).
	
	D
	às ações dos abolicionistas, que se utilizavam das forças da Guarda Nacional na busca por proteger escravos fugitivos.
	
	E
	a um conjunto de medidas tomadas pelo Barão de Rio Branco em torno da definição das fronteiras e limites do Brasil.
Questão 6/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada. Era um fenômeno digno de ver-se”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBO, Aristides. Acontecimento único. Seção Cartas. Diário Popular. Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889. p. 1. 
O texto da citação apresenta a forma que o jornalista Aristides Lobo encontrou para descrever os acontecimentos que testemunhou em 15 de novembro de 1889. Tendo em vista a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, leia as afirmativas abaixo sobre o momento da Proclamação da República no Brasil. 
I. Tratou-se de um golpe de Estado, liderado pelo Exército, sem que qualquer instituição se dispusesse a defender a manutenção do Império.
II. Foi resultado de uma manifestação popular, estimulada por jornalistas, que levou à ampla movimentação de tropas leais e contra o Império.
III. Ocorreu de maneira planejada pelos militares com negociações com representantes do Império, de modo a evitar derramamento de sangue.
IV. Foi resultado de ações do próprio D. Pedro II que, ao perceber-se sem apoio popular, da Igreja, e do Exército, renunciou ao trono. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Tratou-se [...] de um golpe de Estado [...]. O relevante, contudo, é que inexistiu oposição à derrubada da monarquia. Nenhuma instituição ou movimento social se dispôs a lutar ou sequer se manifestar pela continuidade da monarquia”] (livro-base,p. 58). A afirmativa II está errada porque a Proclamação da República não foi resultado de manifestação popular; a III está errada porque não foi resultado de acordos entre o Exército e membros do Império; na verdade, foi uma ação tomada quase que exclusivamente pelos militares; a IV está errada porque D. Pedro II não renunciou ao trono.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	IV.
Questão 7/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotegipe, a lei de 1885 previa que os escravos com idade superior a 60 anos, completos antes ou depois, seriam alforriados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, Fabiano. Da criminalização do racismo. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. p. 60. 
Tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre o impacto dessa lei na abolição da escravatura no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Foi fundamental para os escravos mais idosos, que representavam importante força de trabalho nos cafezais do período.
	
	B
	Em um momento em que o trabalho escravo já era praticamente inexistente no Brasil, a lei teve praticamente nenhum impacto.
	
	C
	Foram beneficiados os escravos chefes de família que, dessa forma, puderam se estabelecer de forma livre em pequenas propriedades.
	
	D
	Houve poucos efeitos práticos, pois eram alforriados escravos sem produtividade, além de serem poucos o que alcançavam a idade de 60 anos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Na medida em que se tratavam justamente dos escravos de pouca ou nenhuma produtividade, bem como devido à posição de ressarcirem seus senhores com mais três anos de trabalho compulsório, poucos levaram a lei a sério” (livro-base, p. 53).
	
	E
	Embora tenha sido apresentada no Congresso, acabou não sendo aprovada, pois foi rejeitada pelos membros do Partido Conservador.
Questão 8/10 - História do Brasil, Política e Economia
Observe a charge abaixo:
 
Legenda da charge: “Urna urna para inglês ver... Pena e tinta para a fabricação das atas; meia dúzia de fósforos e alguns cadáveres!... E pronto! Só não sai eleito aquele cuja votação não obedecer a este princípio”. 
Após esta avaliação, caso queira observar a charge atentamente, ela está disponível em: Como se faz uma eleição. Revista da Semana. Rio de Janeiro. 7/11/1909. n. 495. p. 6 
A charge acima foi criada em 1909. Ela trata das fraudes eleitorais na República Velha. Uma outra fraude eleitoral do período em questão era o chamado “voto de cabresto”. Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de “voto de cabresto” no contexto da Primeira República:
Nota: 10.0
	
	A
	A utilização de regras para controle dos eleitores a partir de técnicas inovadoras para a época, como o uso da impressão digital e a comparação de assinaturas.
	
	B
	A prática de se realizar eleições em locais afastados das comunidades urbanas para dificultar o voto de eleitores independentes à influência do Coronel.
	
	C
	A convocação de fiscais obrigados a exercer a vigilância das eleições em cidades diferentes daquelas em que eles mesmos votavam.
	
	D
	O uso de folhetos de propaganda – os “santinhos” –, prática proibida à época para divulgação dos nomes dos candidatos escolhidos pelo Coronel.
	
	E
	Pessoas, subordinadas à influência do Coronel, eram levadas aos locais de votação de modo que votassem nos candidatos previamente determinados.
Você acertou!
“Curral eleitoral e voto de cabresto, que designavam a condução – sob coação ou suborno – em bloco dos eleitores à seção eleitoral para votarem a descoberto sob supervisão dos coronéis” (livro-base, p. 71).
Questão 9/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A capital oferecia ainda aos recém-chegados um espetáculo magnífico. Vivia-se dos restos daquele deslumbramento e agitação, epopeia de ouro da cidade e do mundo, porque a impressão total é que o mundo inteiro era assim mesmo. Certo, não lhe esqueceste o nome, encilhamento, a grande quadra das empresas e companhias de toda espécie. Quem não viu aquilo não viu nada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Edições de Ouro, 1966. p. 185. 
Em Esaú e Jacó, Machado de Assis descreve um pouco da cidade do Rio de Janeiro do final do século XIX. Considerando os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre a política financeira denominada “encilhamento”, leia as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I – (  ) Tratou-se de uma crise financeira ligada ao financiamento da agricultura.
II – (  ) Expandiu-se pelas ações do Ministro da Fazenda à época, Rui Barbosa.
III – (  ) Gerou intensa especulação financeira nas bolsas de valores. 
IV – (  ) Permitiu o aumento do poder de compra das populações mais carentes. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F– F– V– V
	
	B
	V– V– V– F
Você acertou!
São verdadeiras as afirmativas I, II e III porque: I – “Antes mesmo de a monarquia chegar a seu fim, emergiram os problemas relativos ao financiamento da agricultura” (livro-base, p. 72); “O volume exagerado de meio circulante imposto à economia acabou por gerar uma enorme onda inflacionária” (livro-base, p. 74); II – “política financeira do governo de Deodoro da Fonseca, executada pelo seu Ministro da Fazenda, Ruy Barbosa” (livro-base, p. 72); III – “A intensidade das operações de compra e venda nas bolsas de valores [...] levou a uma enorme especulação financeira” (livro-base, p. 74). A afirmativa IV é falsa porque o encilhamento produziu inflação, o que acabou resultando na perda de poder de compra das populações mais pobres.  
	
	C
	F– V– F– V
	
	D
	F– F– V– F
	
	E
	V– V– F– F
Questão 10/10 - História do Brasil, Política e Economia
Observe a caricatura abaixo: 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: AGOSTINI, Ângelo. Revista ilustrada. Retrato do Brasil. Editora três, s.d. p. 110. 
Na caricatura acima, feita por Ângelo Agostini na segunda metade do século XIX, satiriza-se a disputa entre abolicionistas e fazendeiros em relação à mão de obra escrava. Segundo os conteúdos adquiridos em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e seu acobertamento.
II. ( ) Os abolicionistas financiavam alforrias para libertação de escravos.
III. ( ) Os abolicionistas organizavam expedições armadas contra fazendeiros escravocratas.
IV. ( ) Os abolicionistas aprovavam leis, como a dos Sexagenários e a Bill Aberdeen. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V– F– V– F
	
	B
	F– F– V– F
	
	C
	V– F– V– V
	
	D
	V– V– F– V
	
	E
	V– V– F– F
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras porque “Surgiram nas maiores cidades brasileiras diversas sociedades e organizações dedicadas tanto a promover a causa da abolição quanto financiar a alforria dos escravos. Na segunda metade da década, esse movimento se radicalizou, instigando, apoiando e promovendo fugas de escravos e seu acobertamento” (livro-base, p. 53). As afirmativas III e IV são falsas porque os abolicionistas nem financiavam expedições armadas nem forma os responsáveis pela aprovação das leis mencionadas na afirmativa IV. (livro-base, p. 52-53)
Questão 1/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto: 
“As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta, as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham podem ser obtidos nas lojas do Brasil a um preço um pouco maisalto do que em nossa terra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAHAM, Maria. Diário de uma viagem ao Brasil. São Paulo: Edusp, 1990. p. 230. 
O texto acima retrata parte das impressões que a inglesa Maria Graham teve quando de sua viagem ao Brasil na década de 1820. Tendo isso em vista e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, a grande presença de produtos industrializados ingleses no Brasil, desde o início do século XIX, é melhor explicada:
Nota: 10.0
	
	A
	pela abertura dos portos às nações amigas, realizada por D. João VI, que garantiu vantagens comerciais aos britânicos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “[...] ao fim dessa proibição [da instalação de indústrias no Brasil] se verificou a abertura dos portos às nações amigas, isto é, a liberação do comércio internacional, no qual a Grã-Bretanha dispunha de vantagens competitivas insuperáveis no que diz respeito à venda de bens industrializados” (livro-base, p. 96).
	
	B
	pelo aumento dos impostos para produtos importados, realizado por D. Pedro I, o que estimulou a disputa pelo mercado brasileiro entre potências europeias.
	
	C
	pela decisão tomada por D. João de proibir, a partir de 1808, a abertura de manufaturas no Brasil, o que impediu o desenvolvimento de uma indústria nacional.
	
	D
	pelas consequências do chamado Encilhamento, que levou a uma quebra das indústrias nacionais.
	
	E
	pelo estabelecimento no Brasil de indústrias inglesas, o que permitiu uma produção nacional com qualidade semelhante aos produtos originais da Grã-Bretanha.
Questão 2/10 - História do Brasil, Política e Economia
Observe a charge abaixo:
 
Legenda da charge: “Urna urna para inglês ver... Pena e tinta para a fabricação das atas; meia dúzia de fósforos e alguns cadáveres!... E pronto! Só não sai eleito aquele cuja votação não obedecer a este princípio”. 
Após esta avaliação, caso queira observar a charge atentamente, ela está disponível em: Como se faz uma eleição. Revista da Semana. Rio de Janeiro. 7/11/1909. n. 495. p. 6 
A charge acima foi criada em 1909. Ela trata das fraudes eleitorais na República Velha. Uma outra fraude eleitoral do período em questão era o chamado “voto de cabresto”. Conforme os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de “voto de cabresto” no contexto da Primeira República:
Nota: 10.0
	
	A
	A utilização de regras para controle dos eleitores a partir de técnicas inovadoras para a época, como o uso da impressão digital e a comparação de assinaturas.
	
	B
	A prática de se realizar eleições em locais afastados das comunidades urbanas para dificultar o voto de eleitores independentes à influência do Coronel.
	
	C
	A convocação de fiscais obrigados a exercer a vigilância das eleições em cidades diferentes daquelas em que eles mesmos votavam.
	
	D
	O uso de folhetos de propaganda – os “santinhos” –, prática proibida à época para divulgação dos nomes dos candidatos escolhidos pelo Coronel.
	
	E
	Pessoas, subordinadas à influência do Coronel, eram levadas aos locais de votação de modo que votassem nos candidatos previamente determinados.
Você acertou!
“Curral eleitoral e voto de cabresto, que designavam a condução – sob coação ou suborno – em bloco dos eleitores à seção eleitoral para votarem a descoberto sob supervisão dos coronéis” (livro-base, p. 71).
Questão 3/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto: 
“As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriais do Brasil, tendo a seu bordo escravos [...] serão apreendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIROZ, Eusébio de. Lei 581/1850. Casa Civil. Presidência Da República. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM581.htm>. Acesso em 21 de jan. 2018. 
O fragmento de texto acima apresenta parte do artigo 1º da lei conhecida como Eusébio de Queirós de 4 de setembro de 1850. De acordo com os temas abordados em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia, uma das consequências da promulgação dessa lei para o Brasil foi:
Nota: 10.0
	
	A
	Ampliação das plantações de café no Norte do país, que utilizavam mão de obra negra e livre.
	
	B
	Reforço da imigração, para substituir a mão de obra na agricultura, após o fim do tráfico de escravos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “A partir da lei Eusébio de Queirós, intensificou-se a busca de soluções para o problema de suprimento de mão de obra para o trabalho agrícola. A imigração foi desde logo alçada à condição de saída viável para o problema” (Livro-base: p. 51).
	
	C
	Ampliação da migração interna do Sul para o Nordeste de modo a recompor a mão de obra naquela região.
	
	D
	Aumento de impostos para produtos estrangeiros por causa da proibição a navios ingleses de atracarem em portos nacionais.
	
	E
	Enriquecimento da burguesia cafeeira por meio da venda de seus escravos para as indústrias urbanas.
Questão 4/10 - História do Brasil, Política e Economia
Considere a seguinte definição: 
Messianismo é o “movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma ideia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: HOUAISS, Antonio. Messianismo. In: _____. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2013. 
De acordo com a definição acima, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base História do Brasil, política e economia referentes aos movimentos messiânicos na República Velha, relacione adequadamente os religiosos às características do movimento a que pertenceram:
1. Monge José Maria
2. Antônio Conselheiro
3. Monge João Maria
4. Padre Cícero Romão Batista
(  ) Primeiro religioso a atuar no Contestado, região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.
( ) Utilizou-se de sua influência religiosa para atuar politicamente, de maneira coronelista, em sua região.
( ) Organizou sertanejos da região em que atuava, que tiveram suas vidas desestruturadas por problemas políticos e econômicos.
( ) Fundador do Arraial do Bom Jesus, era visto como ameaça por coronéis, pela Igreja e pelo governo. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 3, 4, 2
	
	B
	3, 4, 1, 2
Você acertou!
Esta é a sequência correta, porque: 3. “O primeiro deles surgiu em 1840 e se chamava João Maria” (livro-base, p. 82); 4. “O movimento messiânico que se mobilizou em torno do Padre Cícero se conformou às estruturas políticas e econômicas vigentes” (livro-base, p. 79); 1. “José Maria. Este último seria o fundador do primeiro ajuntamento de sertanejos [...] do Contestado. As condições para o surgimento de um movimento messiânico naquela região se ligam de forma direta à desestruturação dos meios de vida da população sertaneja” (livro-base, p. 82); 2. “Em 1877, fixou-se com seus seguidores numa região que denominou de ‘Arraial do Bom Jesus [...]. As enormes desconfianças contra ele e sua gente, nutridas pelos coronéis locais [...], membros do clero e os sempre sensíveis defensores da nova ordem republicana”( livro-base, p. 79, 80).
	
	C
	2, 3, 1, 4
	
	D
	1, 3, 2, 4
	
	E
	4, 1, 3, 2
Questão 5/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia com atenção o fragmento de texto abaixo: 
“[Na segunda metade do século XIX], pertencer ao exército brasileiro era considerado um castigo e os homens que dele participassem eram considerados desclassificados. Os membros do Exército Imperial possuíam o salário estagnado desde 1825, a tropa recebia apenas uma refeição diária, as acomodações nos quartéis eram terríveis e o armamento obsoleto. [...] Estas práticas levaram o Exército a sofrer um processo depreciativo dianteda sociedade civil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, Edilson. Cidadania, escravidão e recrutamento militar na Província do Paraná. Seminário Nacional de Sociologia e Política. Curitiba: UFPR, 2009. p. 2.  <http://www.humanas.ufpr.br/site/evento/SociologiaPolitica/GTs-ONLINE/GT4/EixoI/cidadania-escravidao-EdilsonBrito.pdf>. Acesso em 03 de abr. 2016. 
Tendo em vista o fragmento acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o aumento da importância política do Exército na segunda metade do século XIX deve-se
Nota: 10.0
	
	A
	à Lei dos Sexagenários, que fez os militares deixarem de se ocuparem com atividades como a captura de escravos fugidos.
	
	B
	ao início de processo de industrialização, por gerar recursos ao Estado, por meio de impostos, que permitiram o investimento na estrutura militar.
	
	C
	à Guerra do Paraguai, devido tanto à quantidade de recursos destinados ao Exército quanto ao aumento do efetivo, necessário à manutenção da guerra.
Você acertou!
Esta é a resposta certa pois “Com a guerra do Paraguai [...], a influência política e social dos militares conheceu um avanço significativo. O enorme aumento dos efetivos e do orçamento das Forças Armadas fez dela, enfim, uma instituição da mais alta importância” (livro-base, p. 56).
	
	D
	ao chamado episódio Cormorant, em que um navio de guerra britânico invadiu um porto brasileiro, o que fez aumentar o sentimento nacionalista no país.
	
	E
	à eleição de um ministério liberal, que tanto permitiu a alocação de recursos aos militares quanto autorizou que membros do Exército participassem da vida política.
Questão 6/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A capital oferecia ainda aos recém-chegados um espetáculo magnífico. Vivia-se dos restos daquele deslumbramento e agitação, epopeia de ouro da cidade e do mundo, porque a impressão total é que o mundo inteiro era assim mesmo. Certo, não lhe esqueceste o nome, encilhamento, a grande quadra das empresas e companhias de toda espécie. Quem não viu aquilo não viu nada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Edições de Ouro, 1966. p. 185. 
Em Esaú e Jacó, Machado de Assis descreve um pouco da cidade do Rio de Janeiro do final do século XIX. Considerando os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre a política financeira denominada “encilhamento”, leia as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I – (  ) Tratou-se de uma crise financeira ligada ao financiamento da agricultura.
II – (  ) Expandiu-se pelas ações do Ministro da Fazenda à época, Rui Barbosa.
III – (  ) Gerou intensa especulação financeira nas bolsas de valores. 
IV – (  ) Permitiu o aumento do poder de compra das populações mais carentes. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F– F– V– V
	
	B
	V– V– V– F
Você acertou!
São verdadeiras as afirmativas I, II e III porque: I – “Antes mesmo de a monarquia chegar a seu fim, emergiram os problemas relativos ao financiamento da agricultura” (livro-base, p. 72); “O volume exagerado de meio circulante imposto à economia acabou por gerar uma enorme onda inflacionária” (livro-base, p. 74); II – “política financeira do governo de Deodoro da Fonseca, executada pelo seu Ministro da Fazenda, Ruy Barbosa” (livro-base, p. 72); III – “A intensidade das operações de compra e venda nas bolsas de valores [...] levou a uma enorme especulação financeira” (livro-base, p. 74). A afirmativa IV é falsa porque o encilhamento produziu inflação, o que acabou resultando na perda de poder de compra das populações mais pobres.  
	
	C
	F– V– F– V
	
	D
	F– F– V– F
	
	E
	V– V– F– F
Questão 7/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: JOANILHO, André. História, política e sociedade. Curitiba: Iesde, 2009. p. 99. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “o crescimento demográfico e a generalização das relações capitalistas de trabalho nos países mais avançados e suas colônias disseminavam-se cada vez mais em face da crescente disponibilidade de mão de obra livre” (livro-base, p. 49)
	
	B
	A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produção.
	
	C
	O sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra.
	
	D
	Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da população.
	
	E
	A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgação de leis que visavam a proteção aos trabalhadores das primeiras fábricas.
Questão 8/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o extrato de texto abaixo: 
“Em 29 de junho de 1850 o vapor HMS Cormorant, do Comandante Herbert Schomberg [...] entrou no rio em Paranaguá. Ele encontrou quatro navios negreiros, um dos quais foi prontamente afundado. Quando rebocava outros três, o forte abriu fogo, e o Cormorant respondeu com vigor. Um marinheiro britânico foi morto e dois feridos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: HAMILTON, Keith. Slavery, diplomacy and empire. Portland (EUA): Sussex Press, 2009. p. 72. Traduzido pelo autor. 
O texto acima diz respeito ao chamado Episódio Cormorant, ocorrido na baía de Paranaguá, no Paraná, em 1850. De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia, a lei britânica que autorizava ações como a do Cormorant em território brasileiro em busca da captura de navios negreiros foi denominada:
Nota: 10.0
	
	A
	Lei dos Sexagenários.
	
	B
	Lei Eusébio de Queirós.
	
	C
	Lei Bill Aberdeen.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Acabou por ocorrer em 1845, com a imposição da lei conhecida pelo nome de seu proponente, Bill Aberdeen. Nos termos dessa lei, a marinha de guerra britânica estava autorizada a vistoriar e apreender qualquer navio brasileiro, em qualquer região do mundo, suspeito de praticar o tráfico de escravos” (livro-base, p. 50).
	
	D
	Slavery Trade Act.
	
	E
	Abertura dos Portos às Nações Amigas.
Questão 9/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação: 
“Afinal, a Guerra do Paraguai é comparável à do Vietnã, pela dificuldade logística, pelo envolvimento da população do país e, até, por ações típicas de guerrilha. O notável é que vencemos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: BITTENCOURT, Armando de Senna apud DORATIOTO, Francisco. Maldita guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 292. 
De acordo com a citação e o livro-base História do Brasil, política e economia sobre as consequências da Guerra do Paraguai, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	constituiu-se em importante fonte de recursos para o governo do Brasil, que conseguiu quitar suas dívidas com a Inglaterra.
	
	B
	resultou na ampliação das usinas siderúrgicas do Paraguai por conta da produção de armamentos para a guerra.
	
	C
	significou o rompimento, por parte da Argentina e Uruguai, das relações políticas com o Brasil, como protesto pela guerra.
	
	D
	acabou por estreitar as relações econômicas com os Estados Unidos, fornecedor de equipamentos militares aoBrasil.
	
	E
	significou a destruição de boa parte da infraestrutura do Paraguai, bem como a morte de parte de sua população.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “A esperança de Solano Lopez, após ver fracassadas e repelidas suas tentativas de invasão à Argentina e ao Brasil, era prolongar o máximo tempo possível a luta, a fim de levar seus inimigos a desistirem da vitória e preservar seu governo por meio de uma paz negociada. Na tentativa de lograr esse resultado, ele levou à destruição de seu país e à morte de parte da população” (livro-base, p. 35).
Questão 10/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada. Era um fenômeno digno de ver-se”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBO, Aristides. Acontecimento único. Seção Cartas. Diário Popular. Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889. p. 1. 
O texto da citação apresenta a forma que o jornalista Aristides Lobo encontrou para descrever os acontecimentos que testemunhou em 15 de novembro de 1889. Tendo em vista a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, leia as afirmativas abaixo sobre o momento da Proclamação da República no Brasil. 
I. Tratou-se de um golpe de Estado, liderado pelo Exército, sem que qualquer instituição se dispusesse a defender a manutenção do Império.
II. Foi resultado de uma manifestação popular, estimulada por jornalistas, que levou à ampla movimentação de tropas leais e contra o Império.
III. Ocorreu de maneira planejada pelos militares com negociações com representantes do Império, de modo a evitar derramamento de sangue.
IV. Foi resultado de ações do próprio D. Pedro II que, ao perceber-se sem apoio popular, da Igreja, e do Exército, renunciou ao trono. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Tratou-se [...] de um golpe de Estado [...]. O relevante, contudo, é que inexistiu oposição à derrubada da monarquia. Nenhuma instituição ou movimento social se dispôs a lutar ou sequer se manifestar pela continuidade da monarquia”] (livro-base, p. 58). A afirmativa II está errada porque a Proclamação da República não foi resultado de manifestação popular; a III está errada porque não foi resultado de acordos entre o Exército e membros do Império; na verdade, foi uma ação tomada quase que exclusivamente pelos militares; a IV está errada porque D. Pedro II não renunciou ao trono.
	
	B
	I e III.
	
	C
	III.
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	IV.
Questão 1/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o fragmento de texto: 
“As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta, as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas, acima de tudo, ferragens de Birmingham podem ser obtidos nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAHAM, Maria. Diário de uma viagem ao Brasil. São Paulo: Edusp, 1990. p. 230. 
O texto acima retrata parte das impressões que a inglesa Maria Graham teve quando de sua viagem ao Brasil na década de 1820. Tendo isso em vista e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, a grande presença de produtos industrializados ingleses no Brasil, desde o início do século XIX, é melhor explicada:
Nota: 10.0
	
	A
	pela abertura dos portos às nações amigas, realizada por D. João VI, que garantiu vantagens comerciais aos britânicos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “[...] ao fim dessa proibição [da instalação de indústrias no Brasil] se verificou a abertura dos portos às nações amigas, isto é, a liberação do comércio internacional, no qual a Grã-Bretanha dispunha de vantagens competitivas insuperáveis no que diz respeito à venda de bens industrializados” (livro-base, p. 96).
	
	B
	pelo aumento dos impostos para produtos importados, realizado por D. Pedro I, o que estimulou a disputa pelo mercado brasileiro entre potências europeias.
	
	C
	pela decisão tomada por D. João de proibir, a partir de 1808, a abertura de manufaturas no Brasil, o que impediu o desenvolvimento de uma indústria nacional.
	
	D
	pelas consequências do chamado Encilhamento, que levou a uma quebra das indústrias nacionais.
	
	E
	pelo estabelecimento no Brasil de indústrias inglesas, o que permitiu uma produção nacional com qualidade semelhante aos produtos originais da Grã-Bretanha.
Questão 2/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação:
“As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, José. Operação Pequeno Príncipe. Curitiba. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História - UFPR, 2015, p. 22. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
Nota: 10.0
	
	A
	a política externa do Brasil deveria opor-se aos ideais defendidos pelos Estados Unidos.
	
	B
	deveriam ser cassados os mandatos de deputados e senadores e fechado o Congresso Nacional.
	
	C
	a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos e não com os externos.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Nos termos dessa doutrina [...], caíram em desuso os estudos e os preparativos para a defesa das fronteiras nacionais contra os inimigos externos, ao mesmo tempo em que ganharam importância central as medidas a serem tomadas contra os [...] inimigos internos” (livro-base, p. 121).
	
	D
	a preparação para a guerra pelo controle da Bacia do Prata devia ser estimulada, especialmente contra a Argentina.
	
	E
	o poder deveria ser devolvido aos civis em 1967, ideia defendida pelos castelistas
Questão 3/10 - História do Brasil, Política e Economia
Observe a caricatura abaixo: 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: AGOSTINI, Ângelo. Revista ilustrada. Retrato do Brasil. Editora três, s.d. p. 110. 
Na caricatura acima, feita por Ângelo Agostini na segunda metade do século XIX, satiriza-se a disputa entre abolicionistas e fazendeiros em relação à mão de obra escrava. Segundo os conteúdos adquiridos em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e seu acobertamento.
II. ( ) Os abolicionistas financiavam alforrias para libertação de escravos.
III. ( ) Os abolicionistas organizavam expedições armadas contra fazendeiros escravocratas.
IV. ( ) Os abolicionistas aprovavam leis, como a dos Sexagenários e a Bill Aberdeen. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V– F– V– F
	
	B
	F– F– V– F
	
	C
	V– F– V– V
	
	D
	V– V– F– V
	
	E
	V– V– F– F
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras porque “Surgiram nas maiores cidades brasileiras diversas sociedades e organizações dedicadas tanto a promover a causa da abolição quanto financiar a alforria dos escravos. Na segunda metade da década, esse movimento se radicalizou, instigando, apoiando e promovendo fugas de escravos e seu acobertamento” (livro-base, p. 53). As afirmativas III e IV são falsas porque os abolicionistas nem financiavam expedições armadas nem forma os responsáveis pela aprovação das leis

Continue navegando