Buscar

Exercícios de biofísica

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Além de serem grandezas físicas, a massa, o tempo e a distância são exemplos de grandezas fundamentais. O Sistema Internacional de Unidades (SI) define ainda mais grandezas fundamentais, que a partir delas surgem as derivadas. As sete grandezas fundamentais são: Comprimento: unidade metro (m); Tempo: unidade segundo (s); Massa: unidade quilograma (kg); Temperatura: unidade Kelvin (K); e:
		
	
	Corrente elétrica: unidade Volts (V), Quantidade de matéria: unidade mol (mol) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	 
	Corrente elétrica: unidade Ampère (A), Quantidade de matéria: unidade mol (mol) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	
	Corrente elétrica: unidade Volt (V), Quantidade de matéria: unidade grama (g) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	
	Corrente elétrica: unidade Ampère (A), Quantidade de matéria: unidade g (grama) e Luminosidade: unidade candela (cd).
	
	Corrente elétrica: unidade Ampère (A), Quantidade de matéria: unidade mol (mol) e Luminosidade: unidade Watt (W).
	
	 
	Ref.: 201703671928
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ATP (adenosina trifosfato), que é a unidade de energia das nossas células". Esta citação se enquadra adequadamente no conceito de:
		
	
	Espaço
	
	Densidade
	 
	Energia
	
	Tempo
	
	Matéria
	
	 
	Ref.: 201703657365
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço. Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia. A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra. Toda matéria ocupa um espaço definido. No nosso corpo é assim também. Como base nesta discussão é correto destacar que:
		
	
	Estudando um corpo anatomicamente, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano tem dois rins ou um útero, ocupando sempre o mesmo local.
	
	Estudando um corpo anatomicamente, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano tem dois rins ou uma próstata, ocupando sempre o mesmo local.
	
	Estudando um corpo anatomicamente, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano tem dois rins ou um pâncreas, ocupando sempre locais diferentes.
	 
	Estudando um corpo anatomicamente, de modo genérico, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano tem dois rins ou um pâncreas, ocupando, estes órgãos, sempre o mesmo local.
	
	Estudando um corpo anatomicamente, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano um rim ou um intestino, ocupando sempre o mesmo local.
	
	 
	Ref.: 201703744858
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A biofísica é uma área da ciência que se origino no século XIX. Muitos fenômenos biológicos para compreensão mais plena necessitava de conhecimentos oriundos dos conceitos da física. São conceitos físicos necessários para compreensão de processos biofísicos, exceto:
		
	 
	Fenômenos gravitacionais.
	
	Fenômenos magnéticos.
	
	Fenômenos elétricos.
	
	Fenômenos nucleares.
	 
	Fenômenos Químicos.
	
	 
	Ref.: 201703657375
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As grandezas derivadas surgem a partir das fundamentais. Por exemplo, um campo de futebol deve ter pelo menos 8.250 m2 de área. O metro quadrado é uma unidade derivada do (X), ou seja, a área é uma grandeza derivada do comprimento, que é uma grandeza fundamental. A velocidade que um jogador corre de um lado pro outro no campo de futebol é definida a partir da distância e do tempo, duas grandezas fundamentais. Sua unidade, nesse caso é o (Y). Com base no parágrafo, X e Y podem ser substituídos, respectivamente, por:
		
	 
	metro, Km/h.
	
	quilômetro, Km/s.
	
	milímetro, m/s.
	 
	metro, m/s.
	
	quilômetro, Km/h.
	
	 
	Ref.: 201703657357
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em noites sem lua, em locais pouco iluminados por casas, ruas e edifícios, podemos ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos no céu: são as estrelas. Ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também se podem ver detalhes das formas e da cor dos astros. A atmosfera da Terra, contudo, limita a atuação dos telescópios terrestres, por este motivo são utilizados telescópios espaciais, como o telescópio Hubble, para as pesquisas astronômicas mais sofisticadas. Além destes instrumentos para o estudo do Universo, os cientistas contam com equipamentos de informática para cálculos, tratamento de dados e imagens recebidas dos telescópios, simulações etc. Esses recursos possibilitaram responder à questão - o que compõe o Universo? O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe - no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc. Também podemos considerar que em relação ao conceito de Universo é correto destacar que:
		
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo relativo pois as mesas, os alunos, o quadro não representam elementos que estejam em órbita.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso universo pois as mesas, os alunos, o quadro etc, não representam corpos celestes.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso pseudouniverso uma vez que as mesas, os alunos, o quadro etc, representam uma microescala de corpos que não se relacionam.
	 
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo - as mesas, os alunos, o quadro etc.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor pode ser considerado em parte o nosso pseudouniverso pois as mesas, os alunos, o quadro não se relacionam entre si como os acontece no espaço sideral.
	
	 
	Ref.: 201703657368
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio, aparelho especificamente construído para medida de tempo, diga o contrário. Com base nesta abordagem, é correto afirmar que:
		
	
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Toda matéria está parcialmente submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	Nem toda matéria está submetida ao tempo, daí não há a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	 
	Toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
	
	 
	Ref.: 201703744859
		
	
	 8a QuestãoSão grandezas constituinte do universo, com exceção de:
		
	
	Espaço
	
	Matéria
	
	Energia
	
	Tempo
	 
	Clima
	
	1a Questão
	
	
	
	Quando estamos em um ambiente mal iluminado, o orifício da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Quando estamos em locais muito claros, o orifício da pupila diminui, de forma a não nos ofuscar, e não deixar que a luminosidade em excesso prejudique as células (Y). A letra Y pode ser substituída por:
		
	
	do cristalino.
	
	da íris.
	
	da córnea.
	 
	da retina.
	
	da fóvea.
	
	 
	Ref.: 201703132474
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A visão é um dos sentidos mais importantes para a espécie humana, e o olho é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo. Quando uma pessoa idosa perde a capacidade de enxergar devido à catarata, a estrutura que perdeu a sua função é:
		
	
	A retina
	
	A córnea
	
	A pálpebra
	
	O ponto cego.
	 
	O cristalino
	
	 
	Ref.: 201703671993
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O cristalino, promove uma alteração da imagem recebida tornando sua projeção na retina _____________ e ______________.
		
	
	Maior e invertida
	 
	Maior e posicionada
	 
	Menor e invertida
	
	Mesmo tamanho e invertida
	
	menor e posicionada
	
	 
	Ref.: 201703744867
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um globo ocular comprimido demais ou a córnea do olho com curvatura exagerada não consegue focalizar na retina objetos distante. Qual o defeito visual comentado acima?
		
	
	Astigmatismo
	
	Glaucoma
	
	Presbiopia
	 
	Miopía.
	
	Hipermetropia
	
	 
	Ref.: 201703671992
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Logo após a íris encontramos a lente do olho denominada de ______________.
		
	
	Córnea
	 
	Retina
	 
	Cristalino
	
	Pupila
	
	Mácula
	
	 
	Ref.: 201703739934
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O olho possui três compartimentos: a câmara anterior, localizada entre a íris e a córnea; a câmara posterior, entre a íris e o cristalino; e o espaço vítreo, localizado atrás do cristalino e circundado pela (Y). Na câmara anterior e na posterior existe um líquido que contém proteínas: o humor aquoso. O espaço vítreo, que é limitado pela retina e pelo cristalino, apresenta-se repleto de uma substância viscosa e gelatinosa, denominada corpo vítreo. A incógnita Y pode ser substituída por:
		
	
	córnea
	
	íris.
	 
	retina
	
	conjuntiva
	
	esclerótica
	
	 
	Ref.: 201704192918
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O líquido transparente constituído predominantemente por água (98%) e sais minerais (2%) localizado entre a córnea e o cristalino cuja função é controlar a pressão intra-ocular, é conhecido como :
		
	
	íris
	
	retina
	 
	humor aquoso
	
	pálpebra
	
	córnea
	
Explicação: O humor aquoso é um líquido transparente constituído predominantemente por água e sais minerais localizado entre a córnea e o cristalino cuja função é controlar a pressão intra-ocular .
	
	 
	Ref.: 201703748067
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao mecanismo de formação da imagem no olho humano. Marque a resposta certa. Ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
		
	
	Ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/fóvea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	Ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/cristalino. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	 
	Ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	Ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/mácula. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	Ocorre por reflexão da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
		1.
		É um exemplo de classificação de onda quanto à direção de propagação:
	
	
	
	
	Longitudinal
	
	 
	Tridimencional
	
	
	Oblíqua
	
	
	Mecânica
	
	
	Transversal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Muitos adestradores de cães utilizam um apito para chamar os animais. Porém, esse apito é muito ¿esquisito¿, pois nós não conseguimos ouvir o som que ele produz. Isto acontece devido
	
	
	
	 
	o cão ouve em frequências diferentes ao intervalo audível humano.
	
	
	não conseguimos ouvir por ser um som dentro do intervalo de 20 Hz e 20000 Hz.
	
	
	a intesidade do apito é baixa
	
	
	cão também não ouve mais atende a repetição do treinador
	
	
	apito não emite nenhum som audível pelo cão e nem pelo homem.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Marque a resposta certa:
	
	
	
	 
	A onda menor que 20 Hz é denominada de infra-som e a maior que 20.000 Hz, ultra-som. Essas ondas até chegam aos nossos ouvidos não são capazes de estimular o nosso sentido da audição.
	
	
	Somente a onda de 0,002 Hz é denominada de infra-som e somente a onda de 20 Hz, ultra-som. Essas ondas até chegam aos nossos ouvidos não são capazes de estimular o nosso sentido da audição.
	
	
	Somente a onda menor que 0,2 Hz é denominada de infra-som e a maior que 20.000 Hz, ultra-som. Essas ondas são capazes de estimular o nosso sentido da audição.
	
	
	A onda menor que 20 Hz é denominada de infra-som e somente a 200 Hz, ultra-som. Essas ondas chegam aos nossos ouvidos são capazes de estimular o nosso sentido da audição.
	
	
	A onda menor que 2 Hz é denominada de infra-som e a maior que 20 Hz, ultra-som. Essas ondas até chegam aos nossos ouvidos e são capazes de estimular o nosso sentido da audição.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Quais são as frequências sonoras ouvidas pelo Homem?
	
	
	
	 
	de 20 Hz a 20.000 Hz
	
	
	de 20Hz a 200.000Hz
	
	
	de 20Hz a 22Hz
	
	
	de 22Hz a 250.000 Hz
	
	
	de 20 Hz a 200Hz
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Caracterize a onda sonora quanto a natureza, direção de propagação, e perturbação
	
	
	
	 
	Uma onda sonora é mecânica, unidimensional e se propaga longitudinalmente
	
	
	Uma onda sonora é mecânica, unidimensional e se propaga longitudinalmente e transversalmente
	
	 
	Uma onda sonora é mecânica, tridimensional e se propaga longitudinalmente
	
	
	Uma onda sonora é eletromagnética, unidimensional e se propaga longitudinalmente
	
	
	Uma onda sonora é eletromagnética, tridimensional e se propaga longitudinalmente
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Ondas sonoras são compressões e rarefacções do meio material através do qual se propagam. Podemos dizer que:
	
	
	
	 
	o som não pode propagar-se através de um sólido.
	
	
	para as ondas sonoras não se verificam os fenómenos de interferência nem de disfarçam
	
	
	o som somente se propaga através do ar
	
	
	o som pode propagar-se através do vácuo.
	
	 
	as ondas sonoras transmitem-se mais rapidamente através de líquidos e sólidos do que através do ar
	
	Gabarito Coment.7.
		Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar:
	
	
	
	
	na água.
	
	 
	no ar úmido e aquecido.
	
	 
	no vácuo.
	
	
	no solo.
	
	
	no subsolo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A velocidade do som na água, em comparação com sua velocidade no ar, é
	
	
	
	
	diferente, mas não é possível dizer se maior ou menor.
	
	 
	maior
	
	
	igual
	
	
	menor
	
	
	maior ou menor, dependendo da freqüência do som que se propaga.
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando