Buscar

Questões de Direito Internacional

Prévia do material em texto

AVALIANDO – DIREITO INTERNACIONAL
	1-(IX EXAME UNIFICADO OAB) Após obter sentença favorável perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou a República Federativa do Brasil ao pagamento de determinada quantia em dinheiro, deverá o interessado, em caso de inércia da sucumbente em adimplir o comando condenatório voluntariamente, adotar o seguinte procedimento:
		
	 
	Executar a sentença perante a Justiça Federal pelo processo interno vigente para a execução de sentenças contra o Estado.
	2-(FUMARC - 2011 - BDMG - Advogado)- Leia as assertivas abaixo e coloque à frente de cada um dos parênteses (F) se FALSA e (V) se for VERDADEIRA:
		
	 
	( ) O Direito Internacional é que dirige a convivência entre os Estados, ao passo que o Direito interno disciplina as relações entre os indivíduos e entre estes e o ente estatal ¿ Dualismo.
	 
	( ) Uma ordem jurídica internacional e uma ordem jurídica interna ¿ Monismo.
	 
	( ) Dois ordenamentos jurídicos distintos e totalmente independentes entre si ¿ Dualismo.
	 
	( ) Impossibilidade de conflito entre Direito Internacional e o Interno ¿ Monismo.
	
	
	3-No parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça sobre o caso Bernadotte (1949) ficou assentado que:
	 
	tanto o Estado patrial de um funcionário das Nações Unidas quanto a própria organização têm, em princípio, legitimidade para protegê-lo contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
	
	
4-A respeito do Direito Internacional Público, assinale a alternativa correta:
	 
	O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, isto é, um Estado não poderá impor-se sobre o outro.
5-Os insurgentes, como movimento armado de uma população, mesmo exercendo poderes similares ao do Estado, não pode ser reconhecido como tal para fins de direito LOGO os insurgentes não são jamais considerados pessoa de direito internaciional.
	 
	Ambas as alternativas são falsas.
		
6-( TRT 15R - 2008 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho - Prova 1 ) Considerando o tratamento diferenciado concedido à diplomacia e ao serviço consular, assinale a alternativa incorreta:
	 
	C) Detenção ou prisão e o Estado em que exerce a função diplomática tratá-lo-à com o devido respeito e adotará todas as medidas adequadas para impedir qualquer ofensa à sua pessoa, liberdade ou dignidade;
	 
	B) É função do consulado fomentar o desenvolvimento das relações comerciais, econômicas, culturais e cientificas entre o Estado que envia e o Estado receptor e promover ainda relações amistosas entre eles;
	 
	E) os agentes diplomáticos e os membros da repartição consular não estão obrigados a prestar depoimento como testemunha.
	 
	D) A imunidade de jurisdição dos funcionários consulares não se aplica para o caso de ação civil proposta por terceiro como conseqüência de danos causados por acidente de veiculo, ocorrido no Estado receptor;
	 
	A) É função do diplomata representar o Estado de origem, assim como proteger os interesses deste e dos seus nacionais perante o Estado estrangeiro;
	
	
	7-(CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase)- No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção correta.
		
	 
	B) Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva ao Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória.
	8-Pablo Asiás, Cubano, casado com Maria, brasileira, é preso em flagrante delito tentando embarcar com destino a Amsterdã (Holanda) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, com 20 kg de cocaína. Pablo é levado preso em flagrante delito pela polícia Federal e após dois anos é proferida a sentença condenatória de Pablo. Após o trânsito em julgado da sentença, o Ministério Público comunica o fato ao Ministério da Justiça para que seja aberto inquérito para a expulsão de Pablo, prevendo a lei o prazo de 15 dias para sua conclusão. O Ministro da Justiça, mediante Portaria, determina a instauração do inquérito expulsório de Pablo, determinando a notificação para o interrogatório. Acontece que Pablo conseguiu fugir, não sendo localizado pela Polícia Federal e assim a notificação é efetivada por edital com prazo de cinco dias. É nomeado defensor dativo, para representar Pablo, que apresenta a defesa no prazo de seis dias, conforme edital. Depois de encerrada a instrução do inquérito, este é encaminhado ao departamento de Polícia Federal que o recebe, anexando-o aos autos da ação penal e encaminhando-os ao Ministro da Justiça que por delegação e entendendo pela oportunidade e conveniência da medida, determina - por portaria - a expulsão de Pablo. Com relação à concessão da medida de saída compulsória em questão, marque a opção correta:
		
	 
	A medida, embora de natureza política, não deveria ter sido concedida, já que houve ilegalidade no procedimento previsto na legislação competente, que prevê que no caso de prática do crime de tráfico de entorpecentes que o inquérito será sumário e todos os prazos reduzidos à metade, o que não foi respeitado no caso.
 
9-O asilo diplomático é um instituto latino-americano de direito internacional e tem por objetivo a proteção de pessoas perseguidas por motivos ou delitos políticos. São locais de asilo, segundo a Convenção de Caracas, de 1954:
 Certo	A) Legações, navios de guerra e acampamentos ou aeronaves militares.
	10-(IX EXAME UNIFICADO OAB) Considere como se fosse verdadeira a seguinte narrativa: foi constatado este ano que na Penitenciária Anhanguera os presos estão sofrendo diversas formas de maus tratos ¿ incluindo violência física. Você foi procurado por um grupo de familiares que lhe disse ter boas razões para achar que medidas judiciais no Brasil podem ser inócuas no prazo desejado e, por isso, consultaram-no sobre a possibilidade de submeter o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Considerando as regras de funcionamento desta Comissão, você deve informá-los de que
	
 Certo-- CIDH pode receber a denúncia e, se considerar que há situação de gravidade e urgência, pode instaurar de ofício um procedimento no qual pode solicitar que um estado adote medidas cautelares de natureza coletiva para evitar danos irreparáveis às pessoas.

Continue navegando