Buscar

Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Leia o seguinte extrato de texto: 
“A formação continuada oportuniza ao professor a construção de novos conhecimentos, a apropriação de novas técnicas de ensino e, ainda, compartilhar experiências coletivamente, cooperando com seus colegas, encontrando, assim, formas inovadoras de enfrentar os problemas de sala de aula, de sua escola e de sua vida”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, C. B. O professor como agente principal da mudança de sua prática pedagógica. PPGE/UFPI-VI Encontro de Pesquisa em Educação. Piauí, 2010. <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.1/GT_01_27_2010.pdf>. Acesso em 29 dez. 2017.
 Considerando o fragmento de texto citado e os conteúdos do texto-base Ensino de Arte Visual Contemporânea: desafios e implicações no contexto escolar, sobre as origens do ensino de arte, analise as alternativas e assinale a opção correta:
	
	A
	A base da organização do ensino dos jesuítas já evidenciava a arte como disciplina obrigatória para a catequização artística dos indígenas.
	
	B
	O início da educação brasileira é implementado pelos jesuítas com a Companhia de Jesus, pois a educação indígena desprezava a arte em sua constituição.
	
	C
	Um dos aspectos que diferenciavam a educação jesuíta da indígena era o fato de a segunda ser informal, isto é, não reconhecida na época.
	
	D
	O método de ensino jesuíta incorporava a arte indígena na vida prática.
	
	E
	O ensino dos jesuítas já previa a formação em arte dos povos indígenas por meio da repetição exageradas de desenhos de observação.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Atente para o fragmento de texto: 
“A educação é vulgarmente considerada um importante instrumento impulsionador da transformação social. Segundo a teoria liberal, a educação foi sempre considerada uma via para a mobilidade social e a chave de progresso individual e social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EMEDIATO, C. A. Educação e transformação social. Revista Análise Social, Lisboa, v. XIV, n. 54, p. 207-217, 1978, p. 207. 
Considerando os conteúdos do texto-base Ações disruptivas e espaços de transformação social na educação escolar brasileira, assinale a alternativa que menciona corretamente em que sentido a educação é um espaço de transformação social, de acordo com o que é defendido no item “Educação como liberdade”:
	
	A
	A educação escolar é um espaço de transformação social, de construção de autonomia, o que supera sua visão como instituição de caráter simplesmente conservador e reprodutor.
	
	B
	A educação é um instrumento impulsionador da transformação social porque produz mão de obra para as indústrias brasileiras, o que só é possível, todavia, por meio da evolução de seu caráter técnico.
	
	C
	A educação é uma forma de progresso social se seus agentes são bem remunerados e se ela traz um retorno econômico para a sociedade, isto é, para aqueles que dela usufruem.
	
	D
	A educação é uma via de mobilidade social na medida em que reproduz a cultura dominante puramente, o que permite a ascensão das classes populares, as quais, por meio da aquisição de certo capital cultural, podem reproduzir aquilo que apreenderam.
	
	E
	A educação é capaz de transformar o ser humano porque ele se especializa em algum conteúdo técnico – quanto à cidadania, é apreendida no ambiente doméstico.
Questão 3/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Atente para a seguinte citação: 
“Nesse sentido, cabe destacar que a cultura está diretamente relacionada aos eventos dos grupos sociais, o que lhe dá características transformadoras e capazes de gerar identidades diversas. Tais identidades, chamadas de culturais, não são naturais e nem inerentes aos indivíduos [...]. A partir daí, a cultura torna-se atividade concreta, passando por um jogo político divergente de segmentos sociais, adequando-se ao contexto de cultura como produto”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, A. N. D. A influência da cultura, da arte e do artesanato brasileiros no design nacional contemporâneo: um estudo da obra dos irmãos Campana. Dissertação (Mestrado em Design). Belo Horizonte: UEMG, 2011, p. 18.
 De acordo com os conteúdos abordados pelo texto-base Os conceitos de cultura e comunicação em Raymond Williams, analise as alternativas e assinale a opção que menciona corretamente as razões do uso da palavra “cultura” no singular ainda no século XVIII:
	
	A
	Devido ao fato de unificar diferentes concepções sociais e políticas.
	
	B
	Porque representa a singularidade na diversidade cultural que o vocábulo teve ao longo da história.
	
	C
	Devido ao fato de que refletia o universalismo e o humanismo dos filósofos, associados à ideia de civilização.
	
	D
	Pela conotação não aristocrática dessa concepção ao longo do Iluminismo, o que permite a superação da ideia de progresso.
	
	E
	Pelo seu caráter singular, não contaminado por outras esferas do conhecimento (filosófico, religioso ou científico) que não a educação e formação espiritual.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Considere o fragmento de texto: 
“A cultura é viva e se remodela, pois as coisas ganham novos entendimentos, problemas, soluções, sentidos e contornos. E justamente por isso que arte precisa ser acessível a todos, tanto do ponto de vista econômico, quanto da oferta e, acima de tudo, da compreensão, pois é tanto o artista quanto o público quem dá significado para qualquer expressão (artística) cultural. Nesse viés, as políticas de democratização da cultura devem assegurar que haja uma ampliação da distribuição dos bens culturais entre a população, criar condições de acesso desta às instituições e aos espaços públicos culturais, permitindo que o cidadão possua uma maior consciência crítica e estética frente aos bens culturais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, G. E. M. Planejamento na gestão cultural: desafios a um modelo eficiente. (Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas). Santa Maria: UFSM, 2015, p. 17.
 Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base A lei de incentivo à cultura como política cultural: o papel da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC), analise as afirmações e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
 I. ( ) O Plano Nacional de Cultura deverá universalizar o acesso à arte, criando políticas de democratização da cultura.
II. ( ) O PNC determina que a população tenha acesso aos bens culturais produzidos por meio de projetos culturais, pois a maioria desses projetos teriam contrapartidas sociais para facilitar a democratização da cultura: portanto, o PNC amplia diálogo com os agentes culturais e criadores, estimulando as instâncias consultivas.
III. ( ) O PNC lista uma série de estratégias culturais, mas não determina uma data de execução para elas – o que pode levar poucos anos ou décadas.
IV. ( ) Apesar da publicação oficial do PNC, ele não tem respaldo constitucional e não foi instituído por lei.
 Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 5/5 - Prática Profissional: Projetos de Ensino e Culturais em Artes Visuais para Diferentes Contextos
Leia com atenção o excerto do texto a seguir: 
“Como método de pesquisa, o estudo de caso é usado em muitas situações, para contribuir com o nosso conhecimento dos fenômenos individuais,grupais, organizacionais, sociais, políticos e relacionados. Naturalmente, o estudo de caso é um método de pesquisa comum na psicologia, sociologia [...] educação, [...] e planejamento comunitário”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YIN, R. Estudos de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman Companhia Ed., 2015, p. 4.
 De acordo com o excerto de texto citado e com os conteúdos do texto-base Uso do método de estudo de caso em administração da informação no Brasil: falsidade metodológica, assinale a alternativa que menciona corretamente a aplicação do método de estudo de caso:
	
	A
	O estudo de caso é um método de pesquisa quantitativo, muito utilizado para obter números exatos e cálculos de quantidade, em áreas como Matemática, Física e Química.
	
	B
	O estudo de caso é um método de pesquisa caracterizado pelo estudo profundo de um ou poucos objetos, de forma a permitir o seu conhecimento detalhado.
	
	C
	A utilização do método do estudo de caso é uma forma de obter resultados mais breves e sem embasamento teórico sobre algum assunto técnico e dificultoso a partir de números, como por exemplo, a poluição de um rio, que é de contexto ambiental.
	
	D
	O estudo de caso, método ainda pouco utilizado em todas as áreas no Brasil, tem como vantagem o fato de dar um panorama bastante amplo de um fenômeno social, embora seja inadequado para o estudo de fenômenos individuais.
	
	E
	O método de estudo de caso funciona para fenômenos pouco complexos, em que já se definiu, por outros métodos, a fronteira entre fenômeno e contexto.

Continue navegando