Buscar

Execuções diversas no antigo Código de Processo Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Execução Fiscal, art. 8º da Lei n. 6.830/80 –> 1. O executado é citado para pagar a dívida em 05 (cinco) dias acrescida dos juros e multa de mora e encargos da CDA, ou garantir a execução. 2. O meio de defesa do executado é os embargos à execução a ser oferecido no prazo de 30 dias a contar do depósito, da juntada da prova da fiança bancária ou da intimação da penhora. 3. Cabe, ainda, exceção de pré-executividade, que independe de garantia do juízo. 4. Recebidos os embargos, a Fazenda será intimada para impugná-los no prazo de 30 dias. 5. Caso necessário (apresentando os embargos matéria que comporta dilação probatória) será designada audiência de instrução e julgamento. Do contrário, sendo arguida apenas matéria de direito, ou o juiz proferirá sentença em 30 dias.
Execução contra a Fazenda Pública, art. 730 do CPC -> 1. A Fazenda é citada para opor embargos em 30 dias. 
Cumprimento de sentença, art. 475-J do CPC -> 1. O executado é intimado para pagar em 15 (quinze) dias, sob pena de multa de 10% sobre o valor da condenação. 2. O meio de defesa do executado é a impugnação no prazo de 15 dias a contar da intimação do auto de penhora e avaliação. 3. Em regra não tem efeito suspensivo (art. 475-J, §1, do CPC).
Execução extrajudicial, art. 652 do CPC -> 1. O executado é citado para pagar a dívida em 03 (três) dias. 2. O meio de defesa do executado é os embargos ao devedor no prazo de 15 dias a contar da juntada do mandado de citação (CPC, art. 738) . 3. Em regra não tem efeito suspensivo e independe de penhora, depósito ou caução (CPC, art. 475-M). 4. Recebidos os embargos, o exequente será ouvido em 15 (quinze) dias; a seguir, o juiz julgará imediatamente o pedido (art. 330) ou designará audiência de conciliação, instrução e julgamento, proferindo sentença no prazo de 10 (dez) dias (CPC, art. 740).
Execução de alimentos, art. 732 do CPC -> segue a execução de título extrajudicial.
Execução de alimentos, art. 733 do CPC -> O executado é citado para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo, sob pena de prisão.

Outros materiais