Buscar

Distinção entre Direito Público e Direito Privado

Prévia do material em texto

Em relação à maneira de fazer-se a distinção entre Direito Público e direito Privado, quanto ao conteúdo e quanto à forma da Relação Jurídica, todas as alternativas estão corretas exceto:
Escolha uma:
a. Se a relação é de coordenação, trata-se, geralmente de Direito Privado. 
b. Quando imediato e prevalecentemente o interesse particular, o Direito é privado. 
c. Se a relação é de subordinação, trata-se, geralmente, de Direito público. 
d. Quando é visado imediata e prevalecentemente o interesse da coletividade, o Direito é público. 
e. Quando é visado imediato e prevalecentemente o interesse geral, o Direito é privado ou particular. 
Muito bem!
Diante do que foi exposto no texto sobre Direito Constitucional, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. O direito à segurança é assegurado apenas aos brasileiros residentes no Brasil. 
Muito bem!
b. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. 
c. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. 
d. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição. 
e. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei. 
Os direitos fundamentais individuais devem ser concretizados por toda a sociedade, nela incluída o Poder Público (Estado) e os particulares (pessoas físicas e jurídicas), tendo em vista o mandamento Constitucional de respeito à dignidade da pessoa humana.
Com base nesta afirmação podemos dizer que o direito à privacidade é aquele em que:
Escolha uma:
a. É inviolável a liberdade de crença, assegurado o livre exercício de cultos, desde que sejam preservados os bons costumes e a ordem pública. 
b. Ninguém será privado de seu direito por motivo religioso ou por motivo de convicção política, salvo se o indivíduo se valer disso para se eximir de obrigação legal. 
c. É inviolável a casa do cidadão, sua morada. Ninguém pode nela penetrar sem autorização de seu morador, salvo em casos de flagrante delito, para prestar socorro ou por autorização judicial, durante o dia. 
d. O cidadão tem direito ao sigilo de sua correspondência, das comunicações telegráficas, telefônicas e eletrônicas. 
e. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, sendo assegurado o direito de indenização por danos materiais e morais decorrentes da violação. 
Muito bem!
Dentre os vários crimes contra o patrimônio, podemos citar o furto e o roubo, sendo que diferente do furto, a principal característica do roubo é:
Escolha uma:
a. Subtrair para si ou para outrem sem a prática de violência física ou moral à pessoa. Significa, pois, o assenhoramento da coisa, com o fim de apoderar-se dela com ânimo definitivo. 
b. Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo. 
c. Praticar extorsão, com uso de abuso de autoridade no recebimento de vantagem indevida. 
d. Emprestar coisa móvel alheia, para si ou para outrem, sem grave ameaça, mas com violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, não devolver a coisa. 
e. Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência. 
Muito bem!
Feedback
Sua resposta está correta.
Conforme o texto estudado nesta unidade, assinale o conceito correto de pessoas absolutamente incapazes.
Escolha uma:
a. Pode ser definido como o ramo inserido e que faz parte do direito civil que cuida das relações familiares, como as relações de filiação, guarda, alimentos e casamento, que, para a nossa lei é definido como a união de homem e mulher, de acordo com as formalidades legais, estabelecendo comunhão com base na igualdade de direitos e deveres de ambos os cônjuges  e, para tal intento, a idade mínima para casar é de 16 anos, mas deve haver autorização expressa dos pais. 
b. São assistidas pelos pais ou curadores em seus atos na vida civil, são elas; 1) os maiores de 16 anos e os menores de 18 anos; 2) os viciados em álcool ou tóxicos e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; 3) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; 4) os pródigos. 
c. É o ato pelo qual alguém adquire, transfere, modifica ou extingue direito (contrato). Para que esse negócio jurídico seja reconhecidamente lícito, alguns requisitos devem ser observados, sob pena de serem considerados nulos, ou seja, para todo negócio jurídico válido é necessário que estejam presentes: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma não proibida em lei. 
d. São pessoas que não podem por si só exercer os atos da vida civil, são elas: 1) menores de 16 anos; 2) os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; 3) os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. Tais pessoas são representadas pelos pais ou curadores. 
Muito bem!
e. É definida como o atingir a capacidade civil antes dos 18 (dezoito) anos; é o exercício pleno da capacidade civil antes da idade legal. Tal medida judicial pode ser conquistada nas hipóteses em que a lei determina, ou seja, voluntariamente a pedido dos pais, pelo casamento civil, pelo exercício de emprego público efetivo, pela colação de grau em curso de ensino superior e pelo estabelecimento comercial com economia própria. 
Na classificação dos contratos encontramos o termo “CONTRATO ONEROSO”.
Assinale a alternativa que demonstra a característica principal desse tipo de contrato.
Escolha uma:
a. é o que pressupõe sacrifício e benefício patrimonial para ambas as partes. (ex – contrato de compra e venda, onde o benefício para o comprador é o recebimento da coisa e o sacrifício é o pagamento do preço. Para o vendedor, o benefício é o recebimento do valor e o sacrifício é a entrega da coisa vendida). 
Muito bem!
b. é o defeito oculto que torna a coisa imprópria para o uso a que se destina ou lhe diminui o valor. Ex – aparelho de som que não toca (impróprio para o uso); comprou um carro que estava prestes a fundir o motor (diminuição do valor). 
c. é onde uma das partes impõe as cláusulas e condições, cabendo à outra parte apenar aceitar (aderir) ou não. (ex – contrato de abertura de conta corrente, de cartão de crédito etc.). 
d. é o que gera obrigações para apenas uma das partes. (ex – contrato de doação: uma vez feito, gera obrigação apenar para o doador, que deve transferir o bem). 
e. é o que gera obrigações para ambos os contratantes. (ex – contrato de locação, no qual o locatário é obrigado a pagar o aluguel e o locador a garantir o uso pacífico do bem no prazo estipulado). 
São direitos básicos do consumidor, EXCETO:
Escolha uma:
a. Proteção contratual (contra cláusulas ou condições de difícil compreensão ou que são abusivas). 
b. A proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. 
c. A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem. 
d. A manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente. 
Muito bem!
e. A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências. 
Assinale a resposta que corresponde à característica do Arrendamento Mercantil ou leasing.
Escolha uma:
a. É uma entidade legalmente autorizada, constituída na forma de sociedade anônima. Segurado: qualquer pessoa física ou jurídica que possui um objeto lícito a ser protegido. Beneficiário: é a pessoa que recebe o prêmio do seguro, na hipótese da ocorrência do evento danoso.b. É um negócio jurídico pelo qual o devedor, para garantir o pagamento de dívida, transmite ao credor a propriedade de um bem, retendo-lhe a posse direita, sob a condição de saldar a dívida. Tem como partes envolvidas o Fiduciante que é o devedor que aliena (entrega) e o Fiduciário que se constitui no credor que adquire o bem. 
c. É um contrato em que uma pessoa jurídica (arrendador) arrenda a uma pessoa física ou jurídica (arrendatário), por tempo determinado, um bem comprado pela primeira, tendo o arrendatário a opção de adquirir o bem arrendado no fim do prazo contratual. 
Muito bem!
d. Sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício. 
e. Celebrado sob a forma de um contrato de adesão. Artigo 759 do C.C. – esse artigo de lei veio a dificultar a celebração do contrato de seguro, protegendo o contratante, pois estabeleceu que a emissão da apólice deva ser precedida de proposta escrita, com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco. 
Pedro Ramos conceitua o direito tributário como:
“um conjunto de normas coercitivas que estabelecem relações jurídicas entre os contribuintes e o Estado, direitos e deveres de ambos e dos agentes fazendários; regula o sistema tributário e disciplina o lançamento, a arrecadação, fiscalização e aplicação dos impostos em geral, taxas e contribuições”. Diante desse conceito, assinale qual a finalidade do direito tributário.
Escolha uma:
a. cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, ou seja, estabelece a competência do exercício financeiro para a aplicação das normas que os instituem ou aumentam, exceto IPI, IOF, imposto extraordinário, etc. 
b. Impor aos Estados, Distrito Federal e aos Municípios para que estabeleçam diferenças tributárias no que tange a bens e serviços de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino, e em decorrência do princípio da uniformidade imposta à União. 
c. Observar que o tratamento entre os contribuintes deve ser igual, vedando a lei qualquer tratamento desigual, desde que tais contribuintes se encontrem em situação equivalente, como forma de abolir toda forma de privilégio. 
d. preservar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, veda-se a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. 
e. Limitar o poder de tributação do Estado e proteger o cidadão contra abusos do poder estatal. Na hora de tributar o Estado tem que seguir as regras e os requisitos que a lei impõe, ele não pode simplesmente criar um novo imposto sem verificar se aquele imposto ou a forma de contribuição não fere a lei. 
Muito bem!
Os impostos são divididos em Federais, Estaduais e municipais, assinale a alternativa que corresponde aos impostos Estaduais.
Escolha uma:
a. Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU);
Imposto sobre transmissão “inter vivos” de bens imóveis por ato oneroso (ITBI);
Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS). 
b. Imposto sobre a transmissão “causa mortis” e doações de quaisquer bens e direitos (ITCMD);
Imposto sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre  prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS);
Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA). 
Muito bem!
c. Imposto de importação (II)
Imposto de exportação (IE);
Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR). 
d. Imposto sobre a utilização de ruas e avenidas (IURA)
Imposto de locação de automóveis novos (ILAN)
Imposto sobre a utilização de locais públicos (IULP) 
e. Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR)
Imposto sobre produtos industrializados (IPI);
Imposto sobre operações financeiras (IOF). 
O Direito Internacional Público pressupõe a existência de determinados fatores que os doutrinadores denominam de bases sociológicas. Elas podem ser resumidas nas seguintes:
Escolha uma:
a. Comércio industrial, unicidade dos Estados soberanos, princípios jurídicos coincidentes. 
b. Bases legais unificadas, comércio internacional, unicidade dos Estados soberanos 
c. Bases legais doutrinárias, comércio industrial, unicidade dos Estados soberanos. 
d. Pluralidade dos Estados soberanos, comércio industrial e bases legais doutrinárias. 
e. Pluralidade dos Estados soberanos, Comércio internacional, Princípios jurídicos coincidentes. 
Muito bem!
As condições de validade dos tratados internacionais podem ser enunciadas como sendo as seguintes:
I-             Capacidade das partes contratantes;
II-            Interferências das potências ou blocos econômicos
III-           Habilitação dos agentes signatários;
IV-          Consentimento mútuo;
V-           Objeto lícito e possível.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmações 
b. Apenas as afirmações I, II, III e V 
c. Apenas as afirmações II, III e V 
d. Todas as afirmações 
e. Apenas as afirmações I, III, IV e V 
Muito bem!
A convenção Pan-americana sobre direitos e deveres dos Estados (Montevidéu, 1933) considera que o Estado pessoa internacional deve ter os seguintes requisitos:
 
I.        Povoação permanente;
II.       Território determinado;
III.      Governo;
IV.      Vinculação política com Estados Hegemônicos;
V.        Capacidade de entrar em relações com os demais Estados.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmações I, II, IV e V. 
b. Todas as afirmações. 
c. Nenhuma das afirmações. 
d. Apenas as afirmações I, II, III e V. 
Muito bem!
e. Apenas as afirmações II, III, IV e V. 
O Direito Internacional só considera uma coletividade como Estado e, portanto, digna de ser reconhecida, quando preenche os seguintes requisitos:
I.        Que o seu governo seja independente no sentido de não depender de outro governo estrangeiro e possuir uma autonomia na conduta dos seus negócios exterior;
II.       Que este governo seja resultado de uma coligação de diferentes partidos políticos;
III.      Que este governo tenha uma autoridade efetiva sobre o seu território e população, e o governo deve cumprir com as suas obrigações internacionais;
IV.     Que esta coletividade estatal, a ser reconhecida, possua um território delimitado.
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Todas as afirmações 
b. Apenas as afirmações III, III e IV 
c. Apenas as afirmações I, II e III 
d. Nenhuma das afirmações 
e. Apenas as afirmações I, III e IV 
Muito be
Os casos em que ocorre a sucessão de Estados são os seguintes:
Escolha uma:
a. Solicitação bilateral, indicação da ONU 
b. Coesão, solicitação bilateral, emancipação e anexação total 
c. Anexação bilateral, emancipação, caução, fusão 
d. Decisão do Tribunal de Gaia, Intermediação da ONU, anexação, emancipação 
e. Emancipação, fusão, anexação total, anexação parcial 
Muito bem!
No caso do Brasil, o estrangeiro não tem direitos políticos. Por essa razão:
I-             Está impedido de votar e ser votado
II-            Está impedido de ter vínculo empregatício, sob qualquer pretexto
III-           Não pode se filiar a partidos políticos
IV-          Não pode contrair matrimônio
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmações I, II e III 
b. Apenas as afirmações II e IV 
c. Todas as afirmações 
d. Apenas as afirmações I e II 
e. Apenas as afirmações I e III 
Muito bem!
A vigente Constituição Federal, no § 4º, do citado art. 12, enumera apenas dois casos de perda da nacionalidade por parte do brasileiro:
I – Atividade nociva ao interesse nacional.
II- Casamento em outro país, com pessoa de outra nacionalidade.
III- Adquirir outra nacionalidade, por naturalização voluntária.
IV- Crime contra a autoridade do exércitonacional.
 
Estão Corretas:
Escolha uma:
a. I e II 
b. I e IV 
c. II e IV 
d. I e III 
Pense mais um pouco...
e. II e III 
“A lei é efeito e não causa, ............................................., sofre mutações da fonte da sua matriz que é, sem dúvida, a .............................. É na verdade, em busca da razão de ser dessas mudanças sociais que o intérprete mergulha no tempo para, somente assim, identificar o fato ..................................... da lei, as suas origens e vai ao fundo sempre com o intuito de encontrar a seiva que lhe deu vida ou vigência. Estamos, assim, diante do método ..............................................”.
 
Complete a alternativa que melhor preenche os espaços pontilhados:
Escolha uma:
a. Produto cultural, sociedade, gerador, sociológico. 
Muito bem!
b. Aplicada, promotoria, transformador, científico. 
c. Resultado parcial, interferência, devastador, filosófico. 
d. Interpretada, justiça, definidor, político. 
e. Produto político, negociação, catalisador, histórico. 
A naturalização é:
Escolha uma:
a. Um ato diplomático e uma faculdade do poder judiciário 
b. Um vínculo político e uma faculdade do poder executivo 
Muito bem!
c. Um contrato conciliatório e uma faculdade da secretaria da imigração 
d. Uma concessão judicial e uma faculdade do poder executivo 
e. Um ato social e uma faculdade do gabinete da presidência da república 
I-       O conceito de ordem pública não varia em relação ao tempo e ao espaço
II-     A soberania interna é o mais alto poder exercido pelo próprio Estado perante os seus súditos
III-    A soberania externa é uma expressão da independência do Estado
IV-   Na fraude à Lei, na área do Direito Internacional Privado, o lesado nunca é a pessoa física em si, mas tão somente a coletividade.
 
 
Estão corretas:
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmações 
b. Apenas as afirmações II, III e IV 
Muito bem!
c. Todas as afirmações 
d. Apenas as afirmações I, III e IV 
e. Apenas as afirmações I, II e IV

Continue navegando