Buscar

Seminário Conforto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CAMPUS BRASÍLIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL RIACHO FUNDO II - DF
BRASÍLIA - DF
agosto /2017
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL RIACHO FUNDO II - DF
Diagnóstico Ambiental elaborado pela aluna Ana Clara Macedo Ribeiro com matrícula B538HI-4 a disciplina de Seminário de Conforto Ambiental do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentado à Universidade Paulista -UNIP.
BRASÍLIA - DF
agosto /2017
INTRODUÇÃO
O parcelamento do Riacho Fundo II foi criado em 1994, em área ainda pertencente à região administrativa do Riacho Fundo. Essa área surgiu em função da demanda populacional que se reuniu em cooperativas habitacionais. 
Em 2001, foi criada a sub administração regional do Riacho Fundo II, que se tornaria uma região administrativa independente em 2003. Ao longo dos anos a cidade tem alcançado importante desenvolvimento social. Atualmente conta com escolas, posto de saúde, quadras de esportes e biblioteca pública.
O Riacho Fundo II se encontra na posição sudoeste do Distrito Federal, ao longo da DF-001, ou Estrada Parque Contorno (EPCT), em sua margem leste.
A área de intervenção para análise fica localizada na quadra norte (QN) da cidade. A proposta de projeto para a área é um Centro Cultural de Eventos e Exposição.
MAPA DE HIERARQUIA VIÁRIA:
- Vias Arteriais: Essa via dá acesso a entrada da cidade do Riacho Fundo II pelo balão dos Recanto das Emas, via com péssima sinalização e trafego intenso de veículos pesados, ônibus caminhões e carros de passeio.
- Vias Coletoras: Há 4 vias coletoras na cidade do riacho Fundo II, ela faz a distribuição do transito para as Quadras Norte, Sul e Central da cidade, via bem sinalizada, boa pavimentação, com poucos buracos ou quase nenhum, também conta com acostamento. Essa via é bastante movimentada na parte da manhã e final da tarde por ônibus, vans escolares e carros de passeio, nos demais horários do dia tem transito tranquilo. 
- Vias Locais: vias com boa sinalização de transito e bem pavimentadas.
FONTE: SISDUC suporte_ MDE_009_03
MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS URBANOS:
No entorno da área de intervenção conta com alguns equipamentos e mobiliários urbanos. A falta de equipamentos de cultura e lazer foi o que motivou a criação de um centro cultural de eventos e exposição para que a população local fique mais próxima de atividades de lazer.
No entorno da área conta com alguns mobiliários e equipamentos urbanos, como posto comunitário da PMDF, restaurante comunitário, padarias, farmácia, escolas, ponto de ônibus, passarelas, academias e comércio informal. Fazendo assim da área um local de movimento ao longo do dia. 
O cenário atual é de uma imagem um pouco desanimadora, pois se vê uma paisagem feia, má conservada, caótica, com calçadas quebradas ou de uso interrompido por algumas residências. 
MAPA USO DO SOLO:
 O uso e ocupação do solo do Riacho Fundo foram definidas tendo como base as macrodiretrizes do PDOT/2009 e as recomendações do RIAC relatório de impacto ambiental complementar elaborado para a ocupação da área.
 O uso e a ocupação do solo da área de intervenção é marcada pela presença de residência unifamiliar, comércios variados, escola, restaurante comunitário, conjunto habitacional de interesse popular, igrejas e praças. É uma área bastante usada pela população para caminhadas e pontos de encontros como referência. 
 
MAPA DE GABARITO:
MAPA DE VEGETAÇÃO:
SUPERFÍCIE DO SOLO:
TOPOGRAFIA:
 Não foi encontrado os índices topográficos da cidade do Riacho Fundo II, foi pesquisado no SICAD, SISDUC, GEOPORTAL e administração da cidade, a resposta do responsável pelo setor GELIC Gerencia de Licenciamento e Obras foi que por ser uma cidade nova ainda está passando por levantamentos topográficos e ainda não tem dados para divulgação.
ÁNALISE DO CLIMA:
BIBLIOGRAFIA

Continue navegando