Buscar

AVA3 Informações Gerenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida.
Cabo Frio, 19 de maio de 2018.
Aluna: Maryana Machado 
PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA EM TI
Segue abaixo as exigências mínimas de componentes de acordo com a área para a contratação dos profissionais de análise em TI.
- Infraestrutura
Servidores de arquivos: é um servidor dedicado ao armazenamento e distribuição de arquivos na rede e também pode ser usado como um servidor de backup.
Banco de dados: É uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico.
Correio eletrônico: Facilita a comunicação entre setores, da empresa com os fornecedores e também com os clientes.
Sistema de informação integrado: Organiza o fluxo de informações entre as diferentes atividades da empresa. Ao interligar módulos para cada área, ele faz o gerenciamento dos dados setores de uma empresa e também dela por inteiro, se apresentando como uma solução completa para gestão empresarial. Ele melhora a visão sobre dados relativos a processos operacionais, administrativos e gerenciais, concentrando informações do que é mais importante da empresa no momento.
Rede integrada On-line (Intranet): Permite o acesso pelo usuário através de uma senha e de um computador previamente cadastrado e autorizado dentro da empresa.
Centro de Tecnologia da Informação (CTI): Local físico interno ou externo a empresa onde se concentrará os frameworks e toda a estrutura da rede, além das equipes de manutenção e monitoramento.
- Governança
Alinhamento estratégico: É um processo contínuo de ajustes que as organizações utilizam para obter-se a interligação entre os objetivos e estratégias de negócios e os objetivos e estratégias da área de TI, com o intuito de obter vantagem competitiva.
Entrega de Valor: Benefício importante da governança de TI, assegurando que o setor de tecnologia da informação seja o mais eficiente e eficaz possível.
Gestão de riscos: A Governança de TI permite que a empresa visualize abrangentemente eventuais riscos para o negócio e dá meios de minimizá-los.
Mensuração de Desempenho: Utilizando-se de indicadores que vão muito além dos critérios financeiros, a Governança de TI assegura uma medição e avaliação precisa dos resultados do negócio.
Gerenciamento de Recursos: Neste caso, o papel da Governança de TI é garantir que a gestão dos recursos humanos e tecnológicos da empresa seja a mais otimizada possível.
- Integração
Conectividade e domínio: Neste caso, computadores interligados entre si e também em rede por meio de servidor. Além disso, verificar a disponibilidade de domínios.
Aplicativos e Sistemas: Programas, aplicativos e sistemas padronizados em todos os computadores que permitam a conectividade e o reconhecimento das informações em outras máquinas ou outros usuários.
BPM- Business Process Management: A padronização, mapeamento e análise dos processos e rotinas administrativas de negócio.
CD- Centro de Distribuição (Logística): Local físico que realizará a armazenagem e distribuição dos fármacos e demais produtos para as lojas físicas e virtuais.
CCF- Centro de Compras e Finanças: Local físico que realizará a aquisição dos fármacos e demais produtos e controlará o financeiro por centro de custo das lojas e clientes em débito. Divisão Departamental.
- Segurança
Proteção e Prevenção: Contra ataques virtuais aos sistemas corporativos (softwares de segurança e detecção de ameaças).
Prevenção e Detecção: As vulnerabilidades na área de TI da empresa (Analistas e softwares de testes).
Proteção das informações: As informações alocadas em ambientes virtuais da organização (servidores).
Prevenção do Acesso: De pessoas não autorizadas aos dados corporativos e sigilosos (Softwares de gerenciamento).
Contra Pessoas: Investigação, estudo, autorização de acesso (credencial de segurança em níveis) e treinamentos (capacitação) para os funcionários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ZIMMER, M.; FERREIRA, L; HOPPEN, N. Validação e Confiabilidade em Pesquisas na Área de Sistemas de Informação. In: Anais do 31º Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro 2007.
A integração dos processos de negócio coma tecnologia da informação (Internet). Disponível em: http://mercadoemfoco.unisul.br/a-integracao-dos-processos-de-negocio-com-a-tecnologia-da-informacao/. 
ZAPATER, M.; SUZUKI, R. Segurança da Informação: um diferencial determinante na competitividade das corporações. Promon Business & Technology Review. 2009

Outros materiais