Buscar

O uso da tecnologia desenvolvida através dos tempos

Prévia do material em texto

O uso da tecnologia desenvolvida através dos tempos, juntamente com a inatividade física começam a desenvolver o nível de sedentarismo principalmente em crianças e adolescentes.
Segundo Pena e Macedo (2011), “entre as razões que levam à inatividade, um dos possíveis fatores é o desconhecimento de como se exercitar, as finalidades de cada exercício, as limitações de alguns grupos populacionais e as percepções distorcidas em relação ao benefício do movimento”.
Como afirma Palma (2009), “a conotação moral das informações é colocada sobre a ideia subliminar de que são os próprios sujeitos responsáveis pelo que se acredita ser um baixo envolvimento com as atividades”. Sendo assim, a falta de postura das pessoas frente aos hábitos sedentários é que tem desencadeado este problema que vem se manifestando em diversas partes do mundo.
O avanço da tecnologia, vieram para promover um maior conforto para o ser humano. Porém, muitas dessas comodidades, passaram a interferir diretamente no estilo de vida, exigindo menos utilização do corpo, e consequentemente, aumentando o sedentarismo.
Na visão de Domínguez et al. (2008), pode-se afirmar claramente que “hoje muita das pessoas não tem o habito a pratica regular de exercício físico devido à dependência do controle remoto, dependência do carro, telefone, aparelhos domésticos, da tecnologia como um todo, dependência de produtos industrializados, do consumismo. O que afeta na realização dos mesmos, principalmente pela facilidade do mundo ‘moderno’”.
Uma das grandes causas do sedentarismo e a tecnologia, pois acostumam com a facilidade, sem descansos apropriados, sem uma alimentação. Trocam dias de lazer pra ficar em casa utilizando as redes sociais. O fato do sedentarismo estar afetando crianças e adolescentes e o fato de não haver um incentivo da família para a pratica de exercícios físicos, uma alimentação saudável.
São inúmeras as consequências que este mau hábito pode trazer à vida das pessoas, pode trazer problemas graves ao corpo devido à necessidade de algum tipo de exercício físico. Entre os problemas de saúde causados pelo sedentarismo estão doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, obesidade, cancro, colesterol alto, infarto do miocárdio, maior incidência de fraturas causadas por quedas e grande queda da imunidade.
É importante a praticar exercícios físicos de forma regular, junto a uma boa alimentação, um período de descanso suficiente, proporcionando assim o adequado funcionamento do organismo, o que só vai trazer benefícios à própria pessoa que decide mudar o seu estilo de vida.

Continue navegando

Outros materiais