Buscar

Caso concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto
Comunicação Empresarial Integrada 
Vale
Uma prática bastante eficaz utilizada hoje dentro de grandes empresas que é a comunicação integrada implementada para organização das mesmas.
Hoje em meio a uma crise econômica tão forte, muitas empresas sobrevivem aquelas de maior estrutura organizacional, com profissionais estratégicos que são membros fortes em um corpo seguro e estável entre esse elo.
Cabeças pensantes que atuam na área de comunicação como publicitários, jornalistas, relações públicas, é esse fator de habilitações que agregam valores e trazem fatores positivos. 
Aos serviços de determinadas instituições.
Temos como exemplo de como se funciona uma empresa organizada e setores distribuídos para cada área, e usamos como esse exemplo a Vale maior prestador de serviços de logística do Brasil; uma empresa que sabe valorizar cada funcionário e tem sem seu corpo estrutural uma base que é a comunicação.
Em seus departamentos em alguns estados a empresa possui profissionais compostos por jornalistas, relações públicas e publicitárias.
O relações públicas Jordan Marinho, gerente de comunicação em 2003, explica que há dez áreas que são desempenhadas pelo analista de comunicação da Vale e que podem ser desenvolvidas por profissionais em alguns casos.
O patrocínio e projetos - especiais ficam a cargo de um relações públicas- Publicidade, promoções e eventos a cargo de uma publicitária – Comunicação interna ( endomarketing ), a cargo de um relações públicas; Relações Públicas ( recepção aos visitantes ) o relacionamento com as comunidades ( encontros com a comunidade ; assessoramento a pessoas que representam a Vale em eventos, atendimento a solicitações diversas feitas á Vale por parte de membros das comunidades ); Planejamento e informação ( orçamento, vídeo e outros instrumentos de comunicação institucional ); Área de desenvolvimento Social projetos para comunidades locais ); Relações externas ( contato com públicos externos; e Assessoria de imprensa a cargo do jornalista.
A publicitária Paula de Carvalho Moreno, que coordena a área de publicidade, promoções e eventos, cita um caso de sucesso em termos de aplicação de comunicação integrada na empresa, ações em que a comunidade integrada foi envolvida desde a comunicação interna até a divulgação para a imprensa, com evento interno com depoimentos de diretores para funcionários da Ferteco, contou com a presença de familiares que visitaram a empresa, essas divulgações feitas por veículos de comunicação interna para funcionários e externo distribuídos convites aos familiares de cada funcionário dando a devida importância e agregando valor, um evento que tinha como tema “Começar um novo momento para você”.
Um momento esse de transição dentro da empresa. Paula Moreno destaca que a campanha alcançou os objetivos e que funcionários receberam mudança sem ruídos.

Outros materiais