Buscar

AVALIAÇÃO III Ética, Política e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (349640) - Ética, Política e Sociedade (ADG18)
 Prova: 4825057
QUESTÃO:
1. A diferenciação entre Estado e Governo está centrada da divisão entre a teoria e a prática. Por um lado, o conceito de Estado representa um ideal que foi constituído através dos tempos, em especial na modernidade. Por outro, a ideia de Governo está na execução desses projetos sociais. As duas notícias a seguir ajudam a compreender o conceito teórico sobre o significado de Estado. Nesse contexto, descreva a diferença entre o Estado e o Governo.
O Estado democrático de direito é um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. Em um estado de direito, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das regras de direito. [..] Sempre que o Brasil se encontra em tempos de eleições, os candidatos empunham a bandeira da democracia, sobem ao palanque e bradam em seus discursos invocando o Estado Democrático de Direito, às vezes nem eles sabem o que estão dizendo.
FONTE: Disponível em: <http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10143&revista_caderno=9>. Acesso em: 30 out. 2014.
O governo eletrônico também atua por meio da inclusão digital para que o cidadão exerça a sua participação política na sociedade do conhecimento. As iniciativas nessa área visam garantir a disseminação e o uso das tecnologias da informação e comunicação orientadas ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico, centrados nas pessoas, em especial nas comunidades e segmentos excluídos.
FONTE: Disponível em: <http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/inclusao-digital>. Acesso em: 30 out. 2014.
RESPOSTA ESPERADA:
Existe uma distinção entre os conceitos de Governo e Estado. Ao conceito de Estado se atribui a dimensão teórica das instituições que garantem o direito dos cidadãos de participarem e coexistirem na sociedade. Enquanto ao Estado se atribui a existência da polícia, jurisdição e outras instituições, ao Governo se atribui a prática e o modelo dos programas dessas instituições na intervenção na sociedade.
Quanto ao governo, entende-se por materialização da sociedade de direito ou a execução dos projetos e programas sociais, como segurança pública, secretarias de Estado, programas de saúde, educação.
QUESTÃO:
2. O convívio e o relacionamento entre pessoas na sociedade se manifestam na existência de famílias, cidades, empresas, clubes, escolas e comunidades. Nesses relacionamentos, estão em jogo diversos interesses. Interesses comuns, individuais, profissionais e muitos até conflitantes. Nesse contexto, observe a imagem e descreva em que sentido a imagem contradiz o bem comum, o interesse coletivo e público.
FONTE: Disponível em: <http://pitacovirtual.blogspot.com.br/2010/11/proclamacaoda-
republica-garantia-de.html>. Acesso em: 5 dez. 2014.
RESPOSTA ESPERADA:
A figura difere, pois bem comum são as condições de uma sociedade que colaboram para o desenvolvimento integral e bem-estar das pessoas. Representa a satisfação de todos. Na questão pública, o bem comum representa a busca por uma sociedade mais justa, eficiente e melhor.
A figura difere do interesse coletivo, pois este representa os interesses centrados na vontade coletiva e nas vontades compartilhadas, o que vai além das vantagens individuais, a exemplo de serviços, vantagens, benefícios e bens de consumo.
O interesse público pode estar representado na figura do Estado ou em suas ações ou prestação de serviços à comunidade. Trata-se da busca do interesse geral no desenvolvimento social como empregabilidade, saúde, educação e segurança pública.
A figura difere do interesse público, pois demonstra a ação do interesse individual, sobressaindo-se sobre o interesse comum, colocando em risco as pessoas de alguma comunidade. Fica claro no exemplo da imagem que o enriquecimento de um único indivíduo coloca o grupo de pessoas em perigo no abismo (figurativamente).
QUESTÃO:
3. A ética é um campo teórico da filosofia. Seu conceito básico está ligado à atitude de reflexão sobre as atitudes e os códigos de conduta moral. A ética pode se estender ao meio social, religioso, educacional, científico e até a dimensão do trabalho. Nesse contexto, descreva os aspectos relevantes da ética do trabalho.
RESPOSTA ESPERADA:
O trabalho na contemporaneidade tem influenciado na formação e concepção de classe social. Colabora para desenvolver hábitos, valores, sentimentos e princípios de relação entre os indivíduos. A necessidade da ética do trabalho está na condição de novas demandas sociais emergentes por desenvolvimento, produção e prosperidade. A ética do trabalho torna-se relevante, pois as novas demandas por riqueza impõem ao ser humano mais dedicação ao trabalho em prejuízo da qualidade de vida e bem-estar. Como o trabalho se tornou condição de afirmação e realização do ser humano, a ética passou a ser necessária para discutir as consequências sociais dessa dimensão do ser humano. Na história moderna e contemporânea, o trabalho é um fato social que define o que é ser humano. Daí a necessidade de reflexão sobre as condições materiais do trabalho, bem como as características das relações que são definidas na esfera do trabalho. A relevância da ética no trabalho também está no papel de instigar questões como liberdade, igualdade e desenvolvimento humano através da produção de riquezas e transformações sociais e naturais.

Outros materiais