Buscar

Sistema Cardiovascular- Questionário

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular- Questionário
1. Em relação à anatomia do sistema cardiovascular: 
1.1 Quais são as câmaras cardíacas?
Átrio esquerdo, átrio direito, ventrículo esquerdo e ventrículo direito.
1.2 Qual o tipo de sangue que passa por estas câmaras?
A câmara direita, com sangue venoso, e a esquerda, com arterial. Não havendo mistura de sangues no coração, a circulação é chamada completa.
1.3 Explique a diferença entre veias e artérias.
As artérias saem do coração e tornam-se cada vez mais finas à medi
da que se ramificam. Esses vasos apresentam como função principal levar o sangue e, consequentemente, nutrientes e oxigênio do coração para os tecidos.
As artérias transportam sangue sob alta pressão, sendo necessário, portanto, paredes elásticas e fortes. Como dito anteriormente, os vasos sanguíneos, de uma maneira geral, apresentam três túnicas, entretanto, nas artérias maiores, a túnica média é bem mais espessa e rica em fibras elásticas quando comparada a outros vasos.
As veias resultam da convergência de vasos sanguíneos, que se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa.
A tarefa principal das veias é levar sangue do corpo para o coração para que ele possa ser bombeado novamente para o corpo. Como algumas veias transportam sangue contra a gravidade e a pressão sanguínea é baixa, essas estruturas apresentam algumas válvulas. Essas válvulas, formadas por pregas da túnica íntima, garantem o fluxo correto do sangue em direção ao coração.
1.4 Descreva a pequena e grande circulação.
Pequena circulação consiste na circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração inicia-se no ventrículo direito e termina na aurícula esquerda do coração.
O sangue, pobre em O2 e rico em CO2, entram no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde se realiza a hematose pulmonar, processo de trocas gasosas que eliminam o CO2 do sangue e o tornam rico em oxigênio.
 Grande circulação consiste na circulação sanguínea na qual o sangue arterial rico em oxigênio é bombeado para os principais órgãos do corpo humano e retorna como sangue venoso pobre em oxigênio de volta ao coração. Em síntese, é a circulação coração-corpo exceto pulmões-coração.
 Inicia-se no ventrículo esquerdo e termina na aurícula direita do coração.
 O sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.
 Esta se divide para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde o oxigênio é consumido. O sangue venoso pobre em oxigênio (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se na aurícula direita. Da aurícula direita o sangue passa para o ventrículo direito através da valva tricúspide.
1.5 Diferencie o que é resistência vascular de capacitância vascular (complacência vascular).
Resistência vascular sistêmica (RVS) mede a pós carga ou a resistência do ventrículo esquerdo. A resistência relata a pressão necessária para o fluxo, para isso é medido o gradiente entre o início da circulação (PAm) e o final (AD- átrio direito) e este valor então é dividido pelo fluxo ou DC.
Complacência vascular é a quantidade de sangue total que pode ser armazenado por uma determinada região da circulação para cada milímetro de mercúrio.
2. Conceitue: sístole e diástole.
Sistole é termo que se refere á contração da musculatura cardíaca que se alterna com período de repouso ou relaxamento, a diástole. Os átrios se contraem primeiro pois tem a finalidade de impulsionar o sangue para os ventrículos que neste momento estão na diástole. Posteriormente, ocorre a contração muscular dos ventrículos impulsionando o sangue que veio dos átrios para fora do coração. A sístole junto com as valvas cardíacas tem a finalidade o movimento unidirecional do sangue por todo o corpo.
Sístole Atrial
A sístole atrial refere-se -a contração dos átrios direito e esquerdo do coração fazendo com o que o sangue saia dos átrios e vá para os ventrículos.
Sístole Ventricular
Sístole ventricular é a contração dos ventrículos esquerdo e direito promovendo a saída de sangue dos ventrículos. A contração do ventrículo esquerdo promove um aumento de pressão forçando a saída de sangue em direção á circulação sistêmica.
Nesta ação podemos entender que:
O aumento da pressão provocada pela contração ventricular força o fechamento da valvas mitral e tricuspide impedindo que o sangue retorne aos átrios. Os átrios neste momento estão em diástole e por isso estão recebendo o sangue que chegam ao coração por meio das veias cavas e veias pulmonares. Veja figura 2.
Por outro lado, a pressão ventricular induzida pela contração ventricular força a abertura das valvas aórticas e pulmonares possibilitando a saída de sangue do coração.
Diástole é termo que referencia o relaxamento do músculo cardíaco de modo a diminuir a pressão interna do coração possibilitando que ele se encha de sangue.
 
3. O que é um ciclo cardíaco?
O conjunto dos eventos cardíacos que ocorre entre o início de um batimento e o início do próximo é denominado ciclo cardíaco, que é iniciado por geração espontânea de potencial de ação do nodo sinusal, localizado na parede do átrio direito.
4. Diferencie os seguintes termos: 
4.1 Pré-carga de pós-carga.
A contração do músculo cardíaco se chama pré-carga, que geralmente considera como a pressão diastólica final quando o ventrículo esta cheio e a força contrátil é pós-carga (resistência da circulação), é a pressão na aorta à saída do ventrículo.
4.2 Débito cardíaco de retorno venoso.
O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeado para a aorta a cada minuto pelo coração. É a quantidade de sangue que flui pela circulação, é a soma do fluxo sanguíneo para todos os tecidos do corpo; já o retorno venoso é a quantidade de sangue que flui das veias para o átrio direito a cada minuto. O retorno venoso e o débito cardíaco devem ser iguais um ao outro, exceto temporariamente quando o sangue é armazenado ou removido do coração para os pulmões. 
4.3 Frequência cardíaca de volume sistólico.
A frequência cardíaca é o número de pulsação do coração pela unidade de tempo. A frequência cardíaca é expressada Geralmente como batidas pela acta (BPM). Os batimentos cardíacos a fornecer oxigenaram o sangue limpo do ventrículo esquerdo aos vasos sanguíneos do corpo através da aorta.
Volume sistólico final: é o volume de sangue que está presente em cada um dos ventrículos ao final da sístole e equivale a aproximadamente 50 ml.
5.Qual a influência do SNA Simpático e Parassimpático sobre o sistema cardiovascular?
Isso ocorre porque o ritmo cardíaco é controlado pelo sistema nervoso, mais especificamente, pelo sistema nervoso autônomo simpático (SNAS) e parassimpático (SNAP). O Sistema Nervoso atua sobre uma célula localizada no nódulo sinoatrial, entre as artérias e os átrios chamada de célula marca-passo. Estas células têm a incrível capacidade de se despolarizar sozinhas, isto é, sem a chegada de um potencial de ação. E pela facilidade de condução elétrica no coração se apenas uma dessas células se despolariza já desencadeia a contração do músculo cardíaco. Nessas células a permeabilidade ao potássio é reduzida associada a um aumento na permeabilidade ao sódio. Com uma entrada maior de sódio e uma saída mais lenta de potássio a célula atinge seu limiar de despolarização.  Essas células são alvo do SNAP e SNAS. O simpático, pela sua característica geral, tem a finalidade de estimular, tornar os processos fisiológicos mais rápidos. Em uma situação de exercício físico, estresse, etc.; o SNAS, através da noradrenalina torna a membranada célula marca-passo mais permeável ao potássio. Com uma saída mais rápida de potássio, a célula retorna ao seu potencial de repouso mais rapidamente tornando-a apta a desencadear um novo potencial de ação. Este processo acelera os batimentos cardíacos.  Por outro lado, o SNAP vai se utilizar de outro neurotransmissor, a acetilcolina que por sua vez vai reduzir ainda mais a permeabilidade da membrana da célula marca-passo ao potássio, fazendo com que leve mais tempo para que a célula retorne ao seu potencial de repouso e consequentemente demore mais tempo a desencadear um novo potencial o que reduz a frequência cardíaca. 
6. Quais são as valvas cardíacas e onde cada uma situa-se?
As válvulas cardíacas são estruturas que formam as valvas cardíacas, localizadas na saída de cada uma das câmaras cardíacas, que auxiliam no fluxo unidirecional do sangue. 
Estão localizadas, mais especificamente, entre os átrios e ventrículos, bem como nas saídas da artéria aorta e artéria pulmonar. Quando o sangue passa pelas válvulas, há o fechamento das mesmas, impedindo o refluxo sanguíneo para a câmara cardíaca anterior, sendo que essa abertura e fechamento são regulados pelas pressões presentes no interior da câmara cardíaca.
7. Qual a função das valvas cardíacas?
As válvulas cardíacas têm  a função de impedir o retorno do sangue. Fecham-se e abrem-se passivamente por um gradiente pressórico. 
8. O que são as bulhas cardíacas e por que elas ocorrem?
As bulhas cardíacas são os sons que ocorrem após o fechamento das válvulas que constituem as valvas cardíacas. Os sons característicos das bulhas cardíacas não são provocados pelo fechamento das válvulas mas devido à vibração das válvulas tensas, das paredes do coração, dos grandes vasos e do sangue. As vibrações são propagadas às paredes do tórax e podem se ouvidas com o auxílio de um estetoscópio. 
A primeira bulha ocorre após o fechamento das valvas atrioventriculares ou tricúspide e mitral. A segunda bulha ocorre após o fechamento das valvas pulmonar e aórtica e o som é provocado pelo estiramento elástico das grandes artérias que causa a rápida movimentação do sangue ao mesmo tempo em sentido anterógrado e retrógrado provocando reverberação audível.
9. Descreva o mecanismo de abertura e fechamento das valvas cardíacas.
O coração tem quatro válvulas que controlam o fluxo de sangue que entra e sai do coração: válvula tricúspide, válvula pulmônica (também chamada de válvula pulmonar), válvula mitral e válvula aórtica.
As quatro válvulas do coração funcionam como portas unidirecionais que mantêm o fluxo sanguíneo em uma direção. As válvulas são formadas por duas ou três abas rígidas de tecido chamadas folhas. As folhas abrem para permitir a passagem do sangue pela válvula e fecham para impedir que o sangue volte para a câmara do coração.
A abertura e o fechamento das quatro válvulas do coração são controlados pelas alterações da pressão sanguínea de cada câmara do coração. Quando o fluxo sanguíneo é comprometido, podem aparecer sintomas leves a graves como fadiga, fraqueza, falta de ar e dor no peito.
	
10. O que é PA?
Pressão arterial depende da força de contração do coração, da quantidade de sangue circulante e da resistência dos vasos. Ao medir a pressão consideramos a pressão máxima ou sistólica, que resulta da contração dos ventrículos para ejetar o sangue nas artérias, e a pressão mais baixa ou diastólica, que ocorre assim que o coração relaxa. A PA é medida em mmHg.
11.Volemia e a PA?
A volemia (QUANTIDADE DE SANGUE QUE CIRCULA PELO CORPO) interfere de maneira direta e significativa nos níveis da pressão arterial sistólica e diastólica; com a redução da volemia, que ocorre na desidratação e hemorragias, ocorre uma diminuição da pressão arterial.

Continue navegando

Outros materiais