Buscar

AVALIANDO 2 BIOCOMBUSTÍVEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOCOMBUSTÍVEIS E ENERGIAS ALTERNATIVAS
	Avaliando Aprend.: CCE0164_SM_201308363371 V.1 
	Aluno(a): GEANNE BALDAM DA COSTA
	Matrícula: 201308363371
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	29/04/2018 19:48:09 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201309501310)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou biocombustíveis de segunda geração ¿ coloquialmente chamados de ¿gasolina de capim¿ ¿ são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes. DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais. Ago. 2009, nº 87 (adaptado). O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais:
		
	 
	podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte de petróleo e gasolina.
	 
	são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.
	
	oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecerem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis.
	
	sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos.
	
	sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309488685)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o Etanol, responda as alternativas como verdadeira e falsa, justificando as alternativas falsas. I. No Brasil a cana de açúcar é a principal matéria prima utilizada; na França é a beterraba; nos EUA e na maioria dos países europeus o bioetanol é essencialmente produzido a partir de cereais, principalmente milho. II. No Brasil, o etanol é utilizado de duas maneiras: como mistura na gasolina, na forma de 22% de etanol hidratado, a 99,6º. Como etanol puro, na forma de etanol anidro nas farmácias, a 95,5º GL. III. O etanol pode ser produzido a partir de qualquer carboidrato fermentável pela levedura. Vias de obtenção: destilatória, sintética e fermentativa. IV. Fermentação alcoólica é o processo através do qual certos açúcares, principalmente a Sacarose, Glicose e Frutose são transformados em Álcool Etílico (ou Etanol). V. A tolerância ao etanol varia consideravelmente de acordo com as linhagens de leveduras. No Brasil, já existe um centro de reprodução de leveduras com alta modificação no DNA. Este fica localizado na UFRJ-RJ. De acordo com a sua análise estão corretas as afirmativas:
		
	 
	b) I, III e IV
	
	a) I, III e V
	
	d) I, II e III
	
	e) Todas as alternativas
	
	c) II, IV, V
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309547037)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que tange ao mercado interno brasileiro, qual o o biocombustível que está mais próximo de alcançar o apogeu da época contemporânea?
		
	 
	Etanol.
	
	Biogás.
	
	Biodiesel.
	
	Bio-óleo.
	
	Bioetanol.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309406483)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir da afirmativa abaixo, analise as justificativas propostas e responda o que se pede. ¿A questão energética possui um significado bastante relevante no contexto da questão ambiental e da busca do desenvolvimento sustentável, e tem influenciado muito as discussões sobre mudanças de paradigma no desenvolvimento humano¿. Principalmente por: I - O suprimento eficiente de energia ser considerado uma das condições básicas para o desenvolvimento econômico. II - Vários desastres ecológicos e humanos das últimas décadas terem relação íntima com o suprimento de energia. III ¿ A questão social não estar ligada diretamente à questão energética, e sim, à questão econômica. IV ¿ A necessidade da universalização do acesso à energia e o atendimento das necessidades básicas da sociedade como um todo. Assinale a alternativa que contém as justificativas para a afirmativa acima:
		
	
	I, II, III e IV
	
	I, II e IV
	 
	I, III e IV
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309039821)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídio. Apesar de, em princípio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes, por processo químico ou físico. Como combustível veicular do tipo diesel, o óleo vegetal necessita ser aquecido para obter uma menor viscosidade. A obtenção de óleos vegetais, visando à produção de biocombustíveis, pode ser realizada a partir de diferentes tipos de fontes de matérias-primas. Independentemente da fonte, as duas operações básicas utilizadas nesse processo são
		
	
	extração por solvente e sedimentação
	
	prensagem e fluidização
	
	destilação e floculação
	
	fluidização e extração por solvente
	 
	prensagem e extração por solvente

Outros materiais