Buscar

Nigel Slack cap 15 exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo de caso: O just in time no Jimmy’s
1 – Diferente do modelo antigo, atualmente no hospital Jimmy’s tem um número limitado de fornecedores, que se tornam fieis graças ao período curto e contínuo de pedidos e número maior de produtos de um só fornecedor, sem a necessidade de alta estocagem e com possibilidades novas graças à parceria fornecedor-podutor. Também adotou-se um novo sistema nos processos de admissão, para diminuir a complexidade de mudanças de responsabilidade sobre os processos do hospital, sofrendo menos mudanças de responsabilidade. Para isso ser viável, foi adotado o sistema de célula, onde poucas pessoas cuidam de uma célula e, por isso, possuem maior conhecimento e flexibilidade, onde essas células assumem total responsabilidade pela admissão do processo, e dessa forma diminuindo muito o tempo e complexidade do processo.
2 – As células podem combinar com o PCP para analisar o período da necessidade de realizar pedidos. Também pode criar uma base de dados para analisar os produtos excedentes e realizar uma remoção gradual nos pedidos de forma a eliminar o desperdício. Replanejamento da estrutura para diminuir o tempo gasto no fluxo de clientes e produtos. Adotar o critério de transparência entre fornecedor e produtor.
Questões para discussão:
A Filosofia JIT visa em eliminar o desperdício realizando uma estratégia de controle de fluxo contínuo, o envolvimento de todos os funcionários com os problemas e o aprimoramento contínuo da estratégia e da linha, aprender a trabalhar com apenas o suficiente, mantendo o fluxo.
As estratégias JIT visam remover gradativamente produtos excedentes, realização do projeto ou replanejamento da manufatura para o tempo de set-up e flexibilidade e tornar os problemas transparentes a todos os funcionários para que sejam motivados a buscar soluções pertinentes. Visa criar praticas básicas de trabalho, projetos de manufatura com foco na produção envolvem maquinas menores, mais simples e flexíveis.
O aprimoramento contínuo pretende atender à demanda no momento em que ela vier, com qualidade perfeita e sem desperdício. Para isso a empresa deve adotar sistemas de recolhimento de dados para gerar pedidos que não geram desperdícios e sejam periódicos contínuos, igualmente ao trabalho realizado. 
O regime make-to-order evita o desperdício fazendo com que a produção do produto e a alocação dos recursos só ocorra no momento que uma ordem de cliente chega e é aprovada pela empresa, evitando o acumulo de estoque sobressalente ou inutilizado. 
O lead time é definido como o tempo de produção de um produto do recebimento da ordem do cliente ate seu termino; os estoques em processo são como um produtos internos ainda não acabados dentro da empresa ou produtos de terceiros, sendo assim a relação é direta uma vez que o lead time depende do estoque em processo. 
A principal característica que se procuraria em um fornecedor de uma empresa JIT, além da qualidade do produto, é uma alta flexibilidade, já que o baixo estoque necessita de fornecimento que possa lidar com oscilações de demanda de matéria prima não previstas pelo planejamento da produção, a fim de atender adequadamente as ordens dos clientes.
A simplicidade na Little Chef se aplica ao desenvolvimento de praticas que apoiem a eliminação de desperdícios e o aprimoramento continuo do serviço prestado, reduzindo a complexidade dos trabalhos efetuados uma vez que existe um manual de cardápio, com modos de preparo e tempos, um local para a amostragem do tempo do pedido.
Do ponto de vista do just in time, o Lote Econômico de Pedido tem como maior deficiência a formação de estoque, que pode gerar gastos de estoque e desperdício, e o não aprimoramento dos funcionários e das técnicas de produção, já que todo aprimoramento acontece em regime contínuo para o just in time.
A programação de modelos mesclados utiliza da alta flexibilidade das máquinas para criar novos estilos de programação, criando uma produção mais eficiente e capaz de atender demandas personalizadas, reduzindo também o gasto com materiais para a produção. O programa-mestre necessita de modificação e atualização para conseguir implementar diferentes estratégias e de módulos.
Com os kanbans e as novas tecnologias a interface de estágio cliente e estágio empresa possui fluxo maior, pois o sistema dos kanbans o próximo estágio do processo recebe informações do estágio anterior, garantindo um processo contínuo e monitorado.
O just in time pode ser utilizado para aumentar a flexibilidade de mix e de volume, uma vez que as técnicas JIT podem ser aplicadas para serviços que possuem mais flexibilidade de mix ou mais flexibilidade de volume, fazendo com que em ambos os casos a empresa tenha menos gastos e um processo de produção melhor. 
O jidoka é um elemento fundamental à Toyota, pois fornece a habilidade de detectar, ao menor tempo, uma condição anormal na produção no momento exato em que ela ocorre, sendo ele um humano que faz a interface humano x máquina. Para a Toyota a máquina está alí para servir o propósito do homem, não para substituí-lo, visto que um humano para supervisionar detecta a falha imediatamente. 
O Just In Time visa obter os materiais necessários para a produção periodicamente, no momento em que são necessitados, e sabe-se disso fazendo-se o controle de seus dados, aumentado a eficiência e a flexibilidade da produção e eliminando a necessidade de estoque e seus consequentes custos. O sistema tradicional, por outro lado, gera estoque e não possui fluxo contínuo de recursos, o que, segundo a filosofia JIT, não gera aprimoramentos para a linha, então, além de custos, gera desatualização.

Continue navegando