Logo Passei Direto
Buscar

MET. DO ENS. DA ARTE P

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A mediação em arte é geralmente relacionada ao trabalho de educadores em museus e espaços expositivos de arte, mas seu método se expande em várias áreas, principalmente nas relacionadas à educação.
Sobre essa mediação, é INCORRETO afirmar que:
a) Ela data do século XVIII, juntamente com o surgimento dos museus e da crítica de arte.
b) O modelo de alguém que não simplesmente explique sobre o assunto, mas que traga o aluno/expectador para a “conversa” com a obra/artista é pensado e aplicado no MoMA – The Museum Of Modern Art (Museu de Arte Moderna, de Nova York) e no The Cleveland Museum Of Art (Museu de Cleveland).
c) O MoMA – The Museum Of Modern Art (Museu de Arte Moderna, de Nova York) e no The Cleveland Museum Of Art (Museu de Cleveland) iniciaram o trabalho de pensar a arte-educação em museus, baseadas nos ideais e estudos do psicólogo Vygotsky.
d) As mediações nos museus tinham o intuito de aproximar a arte dos trabalhadores que viviam uma fase de tristeza devido à Crise de 1929 – período também conhecido como a Grande Depressão.
e) Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de troca com o público, principalmente após o advento da Arte Conceitual e de novos caminhos que solicitam uma direção interdisciplinar dos conteúdos.

De acordo com a arte-educadora e pesquisadora Carmen Mörsch (HONORATO, 2008), podemos dividir as principais funções da mediação em espaços expositivos (no contexto europeu) atualmente.
Seriam elas, EXCETO:
a) Afirmativa: a mais utilizada durante a história da mediação em arte. Consiste no uso do texto do curador para narrar e impor ao público uma única verdade com relação às exposições.
b) Curadoria: Tem como alvo um público seleto e especializado, como professores de arte, artistas, críticos, ou seja, pessoas atuantes no campo artístico.
c) Reprodutiva: a ideia de público multiplicador. Tem a preocupação em formar novos consumidores de arte, para que, no futuro, não os perca para novas alternativas de lazer.
d) Desconstrutiva: trabalha de forma crítica, inspirada nos novos olhares surgidos nos anos de 1960 na arte e no mundo, com uma função questionadora do discurso institucionalizado nos museus tradicionais.
e) Transformativa: a mais utópica de todas; transfere ao mediador o papel de tentar modificar e melhorar a vida do público, ao mesmo tempo em que procura ampliar as funcionalidades do museu.

Dentre as mais relevantes interferências sociais e culturais que marcam o ensino e a aprendizagem artísticos brasileiros, NÃO se enquadra a seguinte alternativa:
a) Os princípios do liberalismo (ênfase na liberdade e aptidões individuais) e o positivismo (valorização do racionalismo e exatidão científica), por um lado, e da experimentação psicológica, por outro, influenciando no ensino de artes, ao longo do século XX.
b) O caos, os conflitos, os tecnicismos e a dependência cultural delineados no ensino de arte após a implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras na década de 1970 (BRASIL, 1971).
c) A retomada de movimentos de organização de educadores (principalmente as associações de arte-educadores) desde o início dos anos 1980.
d) A discussão e a luta para inclusão da obrigatoriedade da Arte na escola e redação da Nova Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional após a Constituição Brasileira de 1988.
e) A criação de uma nova tendência pedagógica de Ensino de Artes chamada “Tendência renovadora tecnicista.”

A metodologia sociointeracionista é a tendência atual para o ensino da disciplina de Educação Artística.
Nesse contexto, assinale a alternativa cujo a afirmação NÃO se relaciona a este tipo de metodologia.
a) O método favorece a formação do aluno por meio do ensino das quatro linguagens da arte: dança, artes visuais, música e teatro.
b) O professor deve fazer a intermediação entre a arte, o conhecimento e as experiências dos alunos para estimular as manifestações artísticas.
c) O ensino é baseado em três eixos interligados: 1) produção (fazer e desenvolver um percurso de criação); 2) apreciação (interpretar obras artísticas); e 3) reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).
d) Apesar dessa divisão citada acima, não deve haver uma ordem rígida ou uma priorização desses elementos ao longo do ano letivo.
e) A ideia principal do método de ensino é que o aluno expresse na arte as suas relações internas.

Concebendo os três eixos que guiam o método sociointeracionista, complete as lacunas das afirmacoes a seguir de forma correta:
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas no texto é:
____________________permite que o aluno exercite e explore diversas formas de expressão.
____________________é o caminho para estabelecer ligações com o que já sabe.
____________________é a forma de compreender os períodos e modelos produtivos.
a) O fazer artístico (produção); A análise das produções (apreciação); O pensar sobre a história do objeto de estudo (reflexão).
b) O pensar sobre a história do objeto de estudo (reflexão); O fazer artístico (produção); A análise das produções (apreciação).
c) O fazer artístico (produção); O pensar sobre a história do objeto de estudo (reflexão); A análise das produções (apreciação).

Fazer e conhecer arte estabelece uma base de relacionamento com o mundo da imaginação por intermédio do pensamento simbólico e das trocas simbólicas que as crianças fazem entre si.
Nessa perspectiva, é essencial que se inclua a arte na educação desde os primeiros anos de escolaridade. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA sobre o desenvolvimento da linguagem artística das crianças.
a) Desde o nascimento, é possível brincar com o bebê de uma maneira divertida e estimulante, pois são durante essas brincadeiras que as expressões artísticas são colocadas em prática.
b) Por volta dos dois anos, surge também a brincadeira do “faz de conta”, que se caracteriza pela presença da brincadeira imaginária, em que a imaginação permite à criança vivenciar diversos papéis. Esse jogo desperta na criança sua capacidade de simbolizar, ou seja, incorporar a realidade exterior à sua realidade interior, transformando o real em fantasia.
c) Quando os alunos aprendem a reproduzir imagens prontas, eles entendem a mensagem de que há certo e errado no processo criativo, de que há obras de arte boas ou ruins de acordo com uma pequena lista de regras.
d) É por volta de 0 ano a 1 ano e meio que a criança começa a dar significado ao mesmo, reconhecendo-o e nomeando-o. Ao rabiscar, a criança acha seu desenho parecido com alguma coisa e confere-lhe, a partir daí, uma significação.
e) Na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, as crianças já trabalham com mais autonomia com diversos materiais e que sua curiosidade é bastante aguçada.

O imaginário, tão enfatizado e abordado no campo das artes e da cultura, traz aspectos importantes para discussão sobre o ensino de artes.
Nesse contexto, assinale como Verdadeira (V) ou Falsa (F) as afirmativas que versam sobre o conceito de Imaginário.
( ) É tudo aquilo que fica registrado em nossa memória, recheado de sensações e emoções. Assim, a imagem captada é portadora de significados que são construídos por aquele que pensa enquanto olha.
( ) Todas as imagens que nos são apresentadas ou passam na frente de nosso olhar são munidas de significado e sensibilidade.
( ) Quando contemplamos as imagens, somos os destinatários, isto é, recebemos a mensagem e a decodificamos pelos sentidos: o olho vê a imagem e registra, e esse registro torna-se duplo, pois cada indivíduo recebe de uma maneira diferente.
( ) O pensamento pela visualização entra em contato com outras imagens, que estão presentes no “arquivo de memória” que cada um traz consigo ou no “museu imaginário” que todo o indivíduo carrega. Nessa bagagem está o visto, o sabido, o lido, o adquirido e o ouvido.
a. V, V, V, V.
b. F, V, F, V.
c. F, V, V, V.
d. V, V, F, V.
e. V, V, V, F.

Na figura, as linhas, por sua vez, geram sensações psicológicas como paz, agitação, etc.
Cada tipo de linha sugere uma sensação diferente, EXCETO:
a) Reta: a linha reta traçada de maneira firme e contínua pode dar uma impressão de rigidez e dureza.
b) Curva: a linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir dureza e forma retilínea.
c) Espiral: indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora, ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
d) Inclinada: faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.
e) Quebrada: indica movimento. Forma-se pela combinação de linhas retas.

A avaliação no campo do ensino de arte precisou ser vista com os seguintes requisitos: ser coerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e absolutamente integrada à prática artística; para isso, os vários instrumentos avaliativos precisaram ser incorporados.
Sobre o Portfólio, enquanto instrumento avaliativo, é INCORRETO afirmar que:
a. Pasta/portfólio: permite, ainda, que o professor tenha um registro constante do processo de aprendizagem do aluno, pois nele ficam praticamente todos os materiais que lhe proporcionem interesse e que tenham sido resultado do trabalho em arte.
b. Os portfólios podem ser apenas físicos e devem revelar particularidades do processo criador. O professor, dentre as atividades propostas e realizadas, textos lidos e discutidos, textos escritos, trabalhos práticos realizados, entre outros.
c. O portfólio abarca a dimensão temporal e permite uma retomada das ações a partir de registros gráficos, escrituras, desenhos, fotografias, anotações e projetos. Mais importante, suscitam reflexões acerca da relação com esses documentos. É assim que ajudam a compreender os movimentos envolvidos na criação.
d. Os portfólios indicam quais foram as atividades significativas para as aprendizagens e permitem localizar dificuldades e problemas, além de projeções futuras.
e. O uso do portfólio está ligado a uma concepção de ensino e aprendizagem que permite a construção autônoma por parte dos estudantes. Essa noção respeita diferentes trajetórias com base em um projeto curricular comum e definido.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A mediação em arte é geralmente relacionada ao trabalho de educadores em museus e espaços expositivos de arte, mas seu método se expande em várias áreas, principalmente nas relacionadas à educação.
Sobre essa mediação, é INCORRETO afirmar que:
a) Ela data do século XVIII, juntamente com o surgimento dos museus e da crítica de arte.
b) O modelo de alguém que não simplesmente explique sobre o assunto, mas que traga o aluno/expectador para a “conversa” com a obra/artista é pensado e aplicado no MoMA – The Museum Of Modern Art (Museu de Arte Moderna, de Nova York) e no The Cleveland Museum Of Art (Museu de Cleveland).
c) O MoMA – The Museum Of Modern Art (Museu de Arte Moderna, de Nova York) e no The Cleveland Museum Of Art (Museu de Cleveland) iniciaram o trabalho de pensar a arte-educação em museus, baseadas nos ideais e estudos do psicólogo Vygotsky.
d) As mediações nos museus tinham o intuito de aproximar a arte dos trabalhadores que viviam uma fase de tristeza devido à Crise de 1929 – período também conhecido como a Grande Depressão.
e) Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de troca com o público, principalmente após o advento da Arte Conceitual e de novos caminhos que solicitam uma direção interdisciplinar dos conteúdos.

De acordo com a arte-educadora e pesquisadora Carmen Mörsch (HONORATO, 2008), podemos dividir as principais funções da mediação em espaços expositivos (no contexto europeu) atualmente.
Seriam elas, EXCETO:
a) Afirmativa: a mais utilizada durante a história da mediação em arte. Consiste no uso do texto do curador para narrar e impor ao público uma única verdade com relação às exposições.
b) Curadoria: Tem como alvo um público seleto e especializado, como professores de arte, artistas, críticos, ou seja, pessoas atuantes no campo artístico.
c) Reprodutiva: a ideia de público multiplicador. Tem a preocupação em formar novos consumidores de arte, para que, no futuro, não os perca para novas alternativas de lazer.
d) Desconstrutiva: trabalha de forma crítica, inspirada nos novos olhares surgidos nos anos de 1960 na arte e no mundo, com uma função questionadora do discurso institucionalizado nos museus tradicionais.
e) Transformativa: a mais utópica de todas; transfere ao mediador o papel de tentar modificar e melhorar a vida do público, ao mesmo tempo em que procura ampliar as funcionalidades do museu.

Dentre as mais relevantes interferências sociais e culturais que marcam o ensino e a aprendizagem artísticos brasileiros, NÃO se enquadra a seguinte alternativa:
a) Os princípios do liberalismo (ênfase na liberdade e aptidões individuais) e o positivismo (valorização do racionalismo e exatidão científica), por um lado, e da experimentação psicológica, por outro, influenciando no ensino de artes, ao longo do século XX.
b) O caos, os conflitos, os tecnicismos e a dependência cultural delineados no ensino de arte após a implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras na década de 1970 (BRASIL, 1971).
c) A retomada de movimentos de organização de educadores (principalmente as associações de arte-educadores) desde o início dos anos 1980.
d) A discussão e a luta para inclusão da obrigatoriedade da Arte na escola e redação da Nova Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional após a Constituição Brasileira de 1988.
e) A criação de uma nova tendência pedagógica de Ensino de Artes chamada “Tendência renovadora tecnicista.”

A metodologia sociointeracionista é a tendência atual para o ensino da disciplina de Educação Artística.
Nesse contexto, assinale a alternativa cujo a afirmação NÃO se relaciona a este tipo de metodologia.
a) O método favorece a formação do aluno por meio do ensino das quatro linguagens da arte: dança, artes visuais, música e teatro.
b) O professor deve fazer a intermediação entre a arte, o conhecimento e as experiências dos alunos para estimular as manifestações artísticas.
c) O ensino é baseado em três eixos interligados: 1) produção (fazer e desenvolver um percurso de criação); 2) apreciação (interpretar obras artísticas); e 3) reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).
d) Apesar dessa divisão citada acima, não deve haver uma ordem rígida ou uma priorização desses elementos ao longo do ano letivo.
e) A ideia principal do método de ensino é que o aluno expresse na arte as suas relações internas.

Concebendo os três eixos que guiam o método sociointeracionista, complete as lacunas das afirmacoes a seguir de forma correta:
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas no texto é:
____________________permite que o aluno exercite e explore diversas formas de expressão.
____________________é o caminho para estabelecer ligações com o que já sabe.
____________________é a forma de compreender os períodos e modelos produtivos.
a) O fazer artístico (produção); A análise das produções (apreciação); O pensar sobre a história do objeto de estudo (reflexão).
b) O pensar sobre a história do objeto de estudo (reflexão); O fazer artístico (produção); A análise das produções (apreciação).
c) O fazer artístico (produção); O pensar sobre a história do objeto de estudo (reflexão); A análise das produções (apreciação).

Fazer e conhecer arte estabelece uma base de relacionamento com o mundo da imaginação por intermédio do pensamento simbólico e das trocas simbólicas que as crianças fazem entre si.
Nessa perspectiva, é essencial que se inclua a arte na educação desde os primeiros anos de escolaridade. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA sobre o desenvolvimento da linguagem artística das crianças.
a) Desde o nascimento, é possível brincar com o bebê de uma maneira divertida e estimulante, pois são durante essas brincadeiras que as expressões artísticas são colocadas em prática.
b) Por volta dos dois anos, surge também a brincadeira do “faz de conta”, que se caracteriza pela presença da brincadeira imaginária, em que a imaginação permite à criança vivenciar diversos papéis. Esse jogo desperta na criança sua capacidade de simbolizar, ou seja, incorporar a realidade exterior à sua realidade interior, transformando o real em fantasia.
c) Quando os alunos aprendem a reproduzir imagens prontas, eles entendem a mensagem de que há certo e errado no processo criativo, de que há obras de arte boas ou ruins de acordo com uma pequena lista de regras.
d) É por volta de 0 ano a 1 ano e meio que a criança começa a dar significado ao mesmo, reconhecendo-o e nomeando-o. Ao rabiscar, a criança acha seu desenho parecido com alguma coisa e confere-lhe, a partir daí, uma significação.
e) Na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, as crianças já trabalham com mais autonomia com diversos materiais e que sua curiosidade é bastante aguçada.

O imaginário, tão enfatizado e abordado no campo das artes e da cultura, traz aspectos importantes para discussão sobre o ensino de artes.
Nesse contexto, assinale como Verdadeira (V) ou Falsa (F) as afirmativas que versam sobre o conceito de Imaginário.
( ) É tudo aquilo que fica registrado em nossa memória, recheado de sensações e emoções. Assim, a imagem captada é portadora de significados que são construídos por aquele que pensa enquanto olha.
( ) Todas as imagens que nos são apresentadas ou passam na frente de nosso olhar são munidas de significado e sensibilidade.
( ) Quando contemplamos as imagens, somos os destinatários, isto é, recebemos a mensagem e a decodificamos pelos sentidos: o olho vê a imagem e registra, e esse registro torna-se duplo, pois cada indivíduo recebe de uma maneira diferente.
( ) O pensamento pela visualização entra em contato com outras imagens, que estão presentes no “arquivo de memória” que cada um traz consigo ou no “museu imaginário” que todo o indivíduo carrega. Nessa bagagem está o visto, o sabido, o lido, o adquirido e o ouvido.
a. V, V, V, V.
b. F, V, F, V.
c. F, V, V, V.
d. V, V, F, V.
e. V, V, V, F.

Na figura, as linhas, por sua vez, geram sensações psicológicas como paz, agitação, etc.
Cada tipo de linha sugere uma sensação diferente, EXCETO:
a) Reta: a linha reta traçada de maneira firme e contínua pode dar uma impressão de rigidez e dureza.
b) Curva: a linha curva, traçada da mesma maneira, pode sugerir dureza e forma retilínea.
c) Espiral: indica um movimento envolvente, que vai do centro para fora, ou o contrário. Também é um tipo de linha curva.
d) Inclinada: faz parecer que algo está prestes a se movimentar. Sugere instabilidade, movimento.
e) Quebrada: indica movimento. Forma-se pela combinação de linhas retas.

A avaliação no campo do ensino de arte precisou ser vista com os seguintes requisitos: ser coerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e absolutamente integrada à prática artística; para isso, os vários instrumentos avaliativos precisaram ser incorporados.
Sobre o Portfólio, enquanto instrumento avaliativo, é INCORRETO afirmar que:
a. Pasta/portfólio: permite, ainda, que o professor tenha um registro constante do processo de aprendizagem do aluno, pois nele ficam praticamente todos os materiais que lhe proporcionem interesse e que tenham sido resultado do trabalho em arte.
b. Os portfólios podem ser apenas físicos e devem revelar particularidades do processo criador. O professor, dentre as atividades propostas e realizadas, textos lidos e discutidos, textos escritos, trabalhos práticos realizados, entre outros.
c. O portfólio abarca a dimensão temporal e permite uma retomada das ações a partir de registros gráficos, escrituras, desenhos, fotografias, anotações e projetos. Mais importante, suscitam reflexões acerca da relação com esses documentos. É assim que ajudam a compreender os movimentos envolvidos na criação.
d. Os portfólios indicam quais foram as atividades significativas para as aprendizagens e permitem localizar dificuldades e problemas, além de projeções futuras.
e. O uso do portfólio está ligado a uma concepção de ensino e aprendizagem que permite a construção autônoma por parte dos estudantes. Essa noção respeita diferentes trajetórias com base em um projeto curricular comum e definido.

Prévia do material em texto

Página 1 de 4 
 
 
 
 
GRUPO SER EDUCACIONAL 
GRADUAÇÃO EAD 
GABARITO 
FINAL 2017.2A 
18/11/2017 
 
 
 
 
 
1. A mediação em arte é geralmente relacionada ao 
trabalho de educadores em museus e espaços 
expositivos de arte, mas seu método se expande 
em várias áreas, principalmente nas relacionadas à 
educação. Sobre essa mediação, é INCORRETO 
afirmar que: 
 
a) Ela data do século XVIII, juntamente com o 
surgimento dos museus e da crítica de arte. 
b) O modelo de alguém que não simplesmente 
explane sobre o assunto, mas que traga o 
aluno/expectador para a “conversa” com a 
obra/artista é pensado e aplicado no MoMA – The 
Museum Of Modern Art (Museu de Arte Moderna, 
de Nova York) e no The Cleveland Museum Of Art 
(Museu de Cleveland). 
c) O MoMA – The Museum Of Modern Art (Museu 
de Arte Moderna, de Nova York) e no The 
Cleveland Museum Of Art (Museu de 
Cleveland) iniciaram o trabalho de pensar a 
arte-educação em museus, baseadas nos 
ideais e estudos do psicólogo Vygotsky. 
d) As mediações nos museus tinham o intuito de 
aproximar a arte dos trabalhadores que viviam 
uma fase de tristeza devido à Crise de 1929 – 
período também conhecido como a Grande 
Depressão. 
 
 
 
e) Com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade 
de troca com o público, principalmente após o 
advento da Arte Conceitual e de novos caminhos 
que solicitam uma direção interdisciplinar dos 
conteúdos. 
Alternativa correta: letra C 
Assunto: Mediação: do museu para a sala de aula. 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 24 
Comentário: O MoMA – The Museum Of Modern Art 
(Museu de Arte Moderna, de Nova York) e no The 
Cleveland Museum Of Art (Museu de Cleveland) 
iniciaram o trabalho de pensar a arte-educação em 
museus, baseadas nos ideais e estudos do pedagogo 
John Dewey e não com base no psicólogo Vygotsky. 
 
2. De acordo com a arte-educadora e pesquisadora 
Carmen Mörsch (HONORATO, 2008), podemos 
dividir as principais funções da mediação em 
espaços expositivos (no contexto europeu) 
atualmente. Seriam elas, EXCETO: 
 
a) Afirmativa: a mais utilizada durante a história da 
mediação em arte. Consiste no uso do texto do 
curador para narrar e impor ao público uma única 
verdade com relação às exposições. 
b) Curadoria: Tem como alvo um público seleto e 
especializado, como professores de arte, 
artistas, críticos, ou seja, pessoas atuantes no 
campo artístico. 
 
GABARITO 
QUESTÕES COMENTADAS 
Disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES 
Professor (a) CYNTHIA PORTO 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
C B E E A A D C B C 
 
 
 Página 2 de 4 
 
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES PROFESSOR (A): CYNTHIA PORTO 
 
c) Reprodutiva: a ideia de público multiplicador. Tem 
a preocupação em formar novos consumidores de 
arte, para que, no futuro, não os perca para novas 
alternativas de lazer. 
d) Desconstrutiva: trabalha de forma crítica, 
inspirada nos novos olhares surgidos nos anos de 
1960 na arte e no mundo, com uma função 
questionadora do discurso institucionalizado nos 
museus tradicionais. 
e) Transformativa: a mais utópica de todas; transfere 
ao mediador o papel de tentar modificar e 
melhorar a vida do público, ao mesmo tempo em 
que procura ampliar as funcionalidades do 
museu. 
Alternativa correta: letra B 
Assunto: Modelos de mediador. 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 25. 
Comentário: Não há tipo de mediação chamado 
“Curadoria”. Este conceito de curadoria abrange um 
extenso campo de atividades, desde o artístico-cultural 
até as perspectivas comerciais. 
 
3. Dentre as mais relevantes interferências sociais 
e culturais que marcam o ensino e a aprendizagem 
artísticos brasileiros, NÃO se enquadra a seguinte 
alternativa: 
 
a) Os princípios do liberalismo (ênfase na liberdade 
e aptidões individuais) e o positivismo 
(valorização do racionalismo e exatidão 
científica), por um lado, e da experimentação 
psicológica, por outro, influenciando no ensino de 
artes, ao longo do século XX. 
b) O caos, os conflitos, os tecnicismos e a 
dependência cultural delineados no ensino de arte 
após a implantação da Educação Artística nas 
escolas brasileiras na década de 1970 (BRASIL, 
1971). 
c) A retomada de movimentos de organização de 
educadores (principalmente as associações de 
arte-educadores) desde o início dos anos 1980. 
d) A discussão e a luta para inclusão da 
obrigatoriedade da Arte na escola e redação da 
Nova Lei de Diretrizes e Base da Educação 
Nacional após a Constituição Brasileira de 1988. 
e) A criação de uma nova tendência pedagógica 
de Ensino de Artes chamada “Tendência 
renovadora tecnicista”. 
Alternativa correta: letra E 
Assunto: Conceito das artes na educação 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 51. 
Comentário: Não existe a “Tendência renovadora 
tecnicista”. 
 
 
 
 
Existiram tendências pedagógicas que partiriam da 
tradicional até a crítica social dos conteúdos. 
 
4. A metodologia sociointeracionista é a tendência 
atual para o ensino da disciplina de Educação 
Artística. Nesse contexto, assinale a alternativa 
cujo a afirmação NÃO se relaciona a este tipo de 
metodologia. 
 
a) O método favorece a formação do aluno por meio 
do ensino das quatro linguagens da arte: dança, 
artes visuais, música e teatro. 
b) O professor deve fazer a intermediação entre a 
arte, o conhecimento e as experiências dos 
alunos para estimular as manifestações artísticas. 
c) O ensino é baseado em três eixos interligados: 1) 
produção (fazer e desenvolver um percurso de 
criação); 2) apreciação (interpretar obras 
artísticas); e 3) reflexão sobre a arte 
(contextualizar e pesquisar). 
d) Apesar dessa divisão citada acima, não deve 
haver uma ordem rígida ou uma priorização 
desses elementos ao longo do ano letivo. 
e) A ideia principal do método de ensino é que o 
aluno expresse na arte as suas relações 
internas. 
Alternativa correta: letra E 
Assunto: Metodologias aplicáveis no ensino de artes 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 63 
Comentário: A característica descrita na alternativa se 
relaciona ao ensino voltado para a livre expressão. 
 
5. Concebendo os três eixos que guiam o método 
sociointeracionista, complete as lacunas das 
afirmações a seguir de forma correta: 
____________________permite que o aluno exercite 
e explore diversas formas de expressão. 
____________________é o caminho para 
estabelecer ligações com o que já sabe. 
____________________é a forma de compreender 
os períodos e modelos produtivos. 
 
A alternativa que completa, correta e 
respectivamente, as lacunas no texto é: 
 
a) O fazer artístico (produção); A análise das 
produções (apreciação); O pensar sobre a 
história do objeto de estudo (reflexão). 
b) O pensar sobre a história do objeto de estudo 
(reflexão); O fazer artístico (produção); A análise 
das produções (apreciação). 
c) O fazer artístico (produção); O pensar sobre a 
história do objeto de estudo (reflexão); A análise 
das produções (apreciação). 
 
 
 
 
 Página 3 de 4 
 
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES PROFESSOR (A): CYNTHIA PORTO 
 
 
d) A análise das produções (apreciação); O pensar 
sobre a história do objeto de estudo (reflexão); O 
fazer artístico (produção). 
e) A análise das produções (apreciação); O fazer 
artístico (produção); O pensar sobre a história do 
objeto de estudo (reflexão). 
Alternativa correta: letra A 
Assunto: As artes na sala de aula. 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 64. 
Comentário: A sequência correta se encontra na letra 
A, pois, apresenta as características principais dos três 
eixos no método sociointeracionista. 
 
6. A criança tem múltiplas linguagens naturais, ou 
modos de expressão. Nesse contexto, assinale a 
alternativaque apresenta apenas linguagens 
naturais e modos de expressão das crianças. 
a) palavras, movimentos, desenhos, pinturas, 
montagens, esculturas, teatro de sombras, 
colagens, dramatizações, músicas etc. 
b) palavras, movimentos, desenhos, pinturas, 
montagens, digitação, esculturas, teatro de sombras, 
colagens, dramatizações, músicas etc. 
c) palavras, movimentos, desenhos, pinturas, 
montagens, esculturas, teatro de sombras, 
camuflagem, colagens, dramatizações, músicas etc. 
d) palavras, movimentos, desenhos, pinturas, 
montagens, reformas, esculturas, teatro de sombras, 
colagens, dramatizações, músicas etc. 
e) palavras, movimentos, desenhos, pinturas, 
montagens, esculturas, costuras, teatro de sombras, 
colagens, dramatizações, músicas etc. 
Alternativa correta: letra A 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 138. 
Assunto: A importância das linguagens artísticas na 
vida escolar de crianças pequenas. 
Comentário: Digitação, camuflagem, reforma e 
costuras NÃO são linguagens naturais e formas de 
expressão das crianças, com está sinalizado nos 
demais itens. Portanto, a letra A é alternativa correta. 
 
7. Fazer e conhecer arte estabelece uma base de 
relacionamento com o mundo da imaginação por 
intermédio do pensamento simbólico e das trocas 
simbólicas que as crianças fazem entre si. Essa é a 
riqueza que a arte oferece para as crianças: cada 
indivíduo opera fazendo escolhas com liberdade, 
seguindo a própria trilha criativa. 
 
Nessa perspectiva, é essencial que se inclua a arte 
na educação desde os primeiros anos de 
escolaridade. Nesse contexto, assinale a alternativa 
INCORRETA sobre o desenvolvimento da 
linguagem artística das crianças. 
 
 
a) Desde o nascimento, é possível brincar com o 
bebê de uma maneira divertida e estimulante, 
pois são durante essas brincadeiras que as 
expressões artísticas são colocadas em prática. 
b) Por volta dos dois anos, surge também a 
brincadeira do “faz de conta”, que se caracteriza 
pela presença da brincadeira imaginária, em que 
a imaginação permite à criança vivenciar diversos 
papéis. Esse jogo desperta na criança sua 
capacidade de simbolizar, ou seja, incorporar a 
realidade exterior à sua realidade interior, 
transformando o real em fantasia. 
c) Quando os alunos aprendem a reproduzir 
imagens prontas, eles entendem a mensagem de 
que há certo e errado no processo criativo, de que 
há obras de arte boas ou ruins de acordo com 
uma pequena lista de regras. 
d) É por volta de 0 ano a 1 ano e meio que a 
criança começa a dar significado ao mesmo, 
reconhecendo-o e nomeando-o. Ao rabiscar, a 
criança acha seu desenho parecido com 
alguma coisa e confere-lhe, a partir daí, uma 
significação. 
e) Na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, as 
crianças já trabalham com mais autonomia com 
diversos materiais e que sua curiosidade é 
bastante aguçada. 
 
Alternativa correta: letra D 
Assunto: As linguagens artísticas de acordo com a 
faixa etária. 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 144. 
Comentário: É por volta de 2 anos a 2 anos e meio 
que a criança começa a dar significado ao mesmo, 
reconhecendo-o e nomeando-o. Ao rabiscar, a criança 
acha seu desenho parecido com alguma coisa e 
 
8. O imaginário, tão enfatizado e abordado no 
campo das artes e da cultura, traz aspectos 
importantes para discussão sobre o ensino de 
artes. Nesse contexto, assinale como Verdadeira 
(V) ou Falsa (F) as afirmativas que versam sobre o 
conceito de Imaginário. 
 
( ) É tudo aquilo que fica registrado em nossa 
memória, recheado de sensações e emoções. 
Assim, a imagem captada é portadora de 
significados que são construídos por aquele que 
pensa enquanto olha. 
( ) Todas as imagens que nos são apresentadas 
ou passam na frente de nosso olhar são munidas 
de significado e sensibilidade. 
 
 
 
 
 
 Página 4 de 4 
 
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES PROFESSOR (A): CYNTHIA PORTO 
 
 
( ) Quando contemplamos as imagens, somos 
os destinatários, isto é, recebemos a mensagem e a 
decodificamos pelos sentidos: o olho vê a imagem 
e registra, e esse registro torna-se duplo, pois cada 
indivíduo recebe de uma maneira diferente. 
( ) O pensamento pela visualização entra em 
contato com outras imagens, que estão presentes 
no “arquivo de memória” que cada um traz consigo 
ou no “museu imaginário” que todo o indivíduo 
carrega. Nessa bagagem está o visto, o sabido, o 
lido, o adquirido e o ouvido. 
Marque a alternativa que apresenta a sequência 
correta. 
 
a) V, V, V, F. 
b) V, V, F, V. 
c) V, V, V, V. 
d) F, V, F, V. 
e) F, V, V, V. 
Alternativa correta: letra C 
Assunto: O imaginário na arte e na cultura. 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 125 
Comentário: As afirmativas apresentam conceitos 
verdadeiros sobre o Imaginário, baseadas nas ideias 
de Pesavento (2015). 
 
9. Na figura, as linhas, por sua vez, geram 
sensações psicológicas como paz, agitação, etc. 
Podem ser grossas, finas, coloridas, contínuas, 
firmes, fracas, interrompidas, etc. – há muitos tipos 
de linha. Cada tipo de linha sugere uma sensação 
diferente, EXCETO: 
 
a) Reta: a linha reta traçada de maneira firme e 
contínua pode dar uma impressão de rigidez e 
dureza. 
b) Curva: a linha curva, traçada da mesma 
maneira, pode sugerir dureza e forma retilínea. 
c) Espiral: indica um movimento envolvente, que vai 
do centro para fora, ou o contrário. Também é um 
tipo de linha curva. 
d) Inclinada: faz parecer que algo está prestes a se 
movimentar. Sugere instabilidade, movimento. 
e) Quebrada: indica movimento. Forma-se pela 
combinação de linhas retas. 
Alternativa correta: letra B 
Assunto: Os elementos da gramática visual no fazer 
artístico. 
Identificação de conteúdo: – Livro texto, p. 177 
Comentário: A linha curva, traçada da mesma 
maneira, pode sugerir suavidade e sinuosidade. A 
curva se opõe a forma retilínea, por exemplo. 
 
 
 
 
 
10. A avaliação no campo do ensino de arte 
precisou ser vista com os seguintes requisitos: ser 
coerente, contínua, formativa, compreendida pelos 
estudantes e absolutamente integrada à prática 
artística; para isso, os vários instrumentos 
avaliativos precisaram ser incorporados. Sobre o 
Portfólio, enquanto instrumento avaliativo, é 
INCORRETO afirmar que: 
 
a) Pasta/portfólio: permite, ainda, que o professor 
tenha um registro constante do processo de 
aprendizagem do aluno, pois nele ficam 
praticamente todos os materiais que lhe 
proporcionem interesse e que tenham sido 
resultado do trabalho em arte. 
b) O uso do portfólio está ligado a uma concepção 
de ensino e aprendizagem que permite a 
construção autônoma por parte dos estudantes. 
Essa noção respeita diferentes trajetórias com 
base em um projeto curricular comum e definido. 
c) Os portfólios podem ser apenas físicos e 
devem revelar particularidades do processo 
criador. O professor, dentre as atividades 
propostas e realizadas, textos lidos e 
discutidos, textos escritos, trabalhos práticos 
realizados, entre outros. 
d) Os portfólios indicam quais foram as atividades 
significativas para as aprendizagens e permitem 
localizar dificuldades e problemas, além de 
projeções futuras. 
e) O portfólio abarca a dimensão temporal e permite 
uma retomada das ações a partir de registros 
gráficos, escrituras, desenhos, fotografias, 
anotações e projetos. Mais importante, suscitam 
reflexões acerca da relação com esses 
documentos. É assim que ajudam a compreender 
os movimentos envolvidos na criação. 
Alternativa correta: letra C 
Assunto: Instrumentos de avaliação no ensino das 
artes. 
Identificação de conteúdo: Livro texto, p. 209 
Comentário: Os portfólios podem ser físicos ou virtuais 
e devem revelar particularidades do processo criador. 
Cada estudante seleciona, dentre as atividadespropostas e realizadas, textos lidos e discutidos, textos 
escritos, trabalhos práticos realizados, entre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina