Buscar

AVALIANDO 6 PATOLOGIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

AVALIANDO 6 PATOLOGIA
		1.
		A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. II. Alterações no fluxo e trocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose. III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo. IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Estão certos apenas os itens:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e III.
	
	
	I, II e III
	
	
		2.
		De acordo com a III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (disponível em Arq. Bras. Cardiol. v.83 n.4 suppl.4, 2004) o ácido acetil salicílico (AAS) está indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contra-indicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É considerado o anti-agregante plaquetário de eleição a ser utilizado no IAM, tendo sido demonstrado, pelo estudo ISIS-2 (Second International Study of Infarct Survival), que reduz a mortalidade em 20%, isoladamente, quase tanto quanto a estreptoquinase. Além disso, tem ação sinérgica com o próprio fibrinolítico, levando a associação de ambos os medicamentos a um decréscimo de 42% na mortalidade. A dose recomendada é de 160 mg/dia a 325 mg/dia, devendo a 1º dose ser utilizada de forma mastigável quando da chegada do paciente ao hospital, ainda antes da realização da eletrocardiografia. O mecanismo de ação do AAS está relacionado à inibição do tromboxano A2 (TXA2) que é um eicosanóide indutor da agregação plaquetária e potente vasoconstrictor, sendo produzido pelas plaquetas através do metabolismo do ácido araquidônico. A cicloxigenase é a enzima fundamental nesse metabolismo. O ácido acetil salicílico (AAS) bloqueia de forma irreversível a cicloxigenase. Assim a ação de inibição plaquetária do AAS dura por toda a vida da plaqueta, que é de 7 a 10 dias. Em longo prazo pode ocorrer uma diminuição na contagem das plaquetas (trombocitopenia). Dentro desse contexto, por que pacientes que recebem a orientação de fazer uso crônico de AAS são orientados a supender a medicação antes da realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive as dentárias?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver edema durante o procedimento cirúrgico.
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma isquemia e infarto durante o procedimento cirúrgico.
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma intensa hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma tromboembolia durante o procedimento cirúrgico.
	
	
	Porque correm o risco de desenvolver uma trombose durante o procedimento cirúrgico.
	
	
		3.
		Sobre o ateroma é correto afirmar:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Doença da camada íntima das artérias sistêmicas
	
	
	É uma doença da camada íntima das veias sistêmicas
	
	
	Pode gerar um fortalecimento da parede vascular e formação de aneurisma
	
	
	É uma doença que acomete a camada íntima das artérias e veias sistêmicas
	
	
	As complicações compreendem um aumento do fluxo sanguíneo
	
	
		4.
		Trombose está associada a:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Massa sólida constituída por componentes sanguíneos no espaço extravascular.
	
	
	Massa sólida constituída por componentes sanguíneos no espaço intravascular.
	
	
	Massa sólida constituída apenas por plaquetas no espaço vascular.
	
	
	Massa sólida constituída apenas por hemácias no espaço extravascular.
	
	
	Massa sólida constituída apenas por hemácias no espaço vascular circulante.
	
	
		5.
		A inflamação, também chamada de processo inflamatório, é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Ela faz parte do sistema imunológico. As causas da inflamação podem ser bactérias, vírus ou parasitas, veneno, calor, exposição à radiação ou traumatismos, como quebra de um osso. Quando há lesão ou infecção de um órgão, são libertadas substâncias no organismo como a histamina, que originam a resposta inflamatória. Estas substâncias aumentam a irrigação sanguínea no local da lesão, produção de substâncias inflamatórias que aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos e também quimiotaxia, um processo químico pelo qual as células do sangue como neutrófilos e macrófagos são atraídas para o local da lesão. Estas células vão destruir os agentes causadores da inflamação e produzir substâncias químicas que ativam as plaquetas para controlar um possível sangramento. A partir da análise do texto, a alternativa que expressa corretamente o conceito de inflamação crônica é:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	é a respostas inicial e rápida a uma lesão nas células ou tecido de um órgão, sendo caracterizada pelos sinais típicos da inflamação como o calor, vermelhidão, inchaço e dor. Um exemplo é a amigdalite.
	
	
	é uma resposta imediata e precoce a um agente nocivo. Em consequência dos leucócitos e anticorpos (os dois principais componentes de defesa contra patógenos) serem conduzidos na corrente sanguínea, os fenômenos vasculares desempenham um importante papel neste tipo de inflamação.
	
	
	é uma inflamação que persiste por mais de 3 meses e os seus sintomas não são muito específicos nem visíveis. Alguns exemplos são a artrite reumatoide ou tuberculose.
	
	
	é dita também imediata por se desenvolver no instante da ação do agente lesivo, e inespecífica por ser sempre qualitativamente a mesma, independentemente da causa que a provoque.
	
	
	é a respostas inicial e rápida a uma lesão nas células ou tecido de um órgão, sendo caracterizada apenas por calor e vermelhidão. Um exemplo de inflamação aguda é a rinite.
	
	
		6.
		Os contraceptivos orais agem inibindo a ovulação. Há boas evidências de que estas substâncias estão relacionadas com tromboembolismo. Mulheres que usam estes contraceptivos tem 3 vezes mais chances de ter trombose venosa e de tromboembolismo pulmonar. Desta forma, podemos afirmar que o contraceptivo:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Causa necrose caseosa pulmonar
	
	
	Altera o mecanismo de coagulação, potencializando este fenômeno
	
	
	Acelera batimentos cardíacos
	
	
	Provoca apoptose do tecido ovariano
	
	
	Causa necrose do ovário