Buscar

A família é o ambiente natural do jovem lugar em que ele irá crescer e estabelecer as suas primeiras raízes sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A família é o ambiente natural do jovem lugar em que ele irá crescer e estabelecer as suas primeiras raízes sociais, e, será também com o suporte familiar que o adolescente autor de ato infracional será ressocializado. A determinação de se conferir prioridade absoluta aos direitos da criança e do adolescente há de ser entendida por primazia como dever da família, da comunidade e da sociedade ao adolescente conflito com a lei, inclusive a política socioeducativa em regime fechado.
Tivemos exemplos concretos em nosso instituto socioeducativo um adolescente não se sentia acolhido e nem amado por sua família, falamos para ele a sua importância para com sua a família assim o adolescente pediu perdão a sua mãe por suas falhas e logo depois nos agradeceu por nossa conversa, outro fato e a comemoração do dia das mães juntamente com a comunidade. São atos assim que vemos como é importante trabalhamos em conjunto em prol de um bem comum.
Podemos dizer que o presente artigo é de suma importância para quebrarmos alguns paradigmas que norteiam nossa sociedade nos dias atuais com relação ao adolescente, ator infracional e medidas socioeducativas, além de elencarmos fatores essenciais que subsidiam a importância da família para o adolescente em conflito com a lei, na concepção de mostrar a importância da parceria assídua das famílias nas ações desenvolvidas no instituto socioeducativo.
A adolescência é um momento na vida da pessoa de características muito peculiares, é uma etapa conturbada, bastante contraditória, marcado por desentendimento, conflitos são nesses momentos que o adolescente se esbarra em varias transformações quando se inicia seu processo de individualização, modificando seu comportamento, alterando seu humor e essas transformações podem comprometer seu estado emocional, atingindo sua autoestima nesse momento é muito importante o apoio da família, da comunidade.
Com a família aliada aos adolescentes que cumprem medidas sócias educativas, os mesmos se sentem mais valorizado, acolhidos e assim conseguem observar seus atos e também que existem pessoas em que eles possam confiar e acima de tudo que existem pessoas que acreditam neles.

Outros materiais