Buscar

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO POR JEAN PAUL SARTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O EXISTENCIALISMO DE JEAN PAUL SARTRE
Jean Paul Sartre foi um francês nascido em Paris no Século XX, é um dos grandes expoentes do existencialismo humanista. Sartre diz que o existencialismo estaria em o homem ser responsável pelas escolhas que faz, não seria Deus, os pais, ou professores que fariam escolhas pelo ser, mas ele mesmo que determina a sua existência. O homem já estaria condenado a ser livre, pois desde o nascimento ele tem que fazer escolhas. As escolhas estariam pautadas por uma condição, seja ela financeira, social, de pensamento, e o homem é responsável por essa escolha que vem acompanhada de uma angustia que essa se define como sendo a incerteza pelo amanhã, é a tomada de consciência perante a liberdade e ela surge a partir das escolhas que foram feitas. 
Sartre diz que a “existência precede a essência”, ou seja, todas as coisas tem essência que é aquilo para o qual cada coisa foi feita. As coisas foram projetadas para ser o que foi pensado sobre elas. Um lápis foi projetado para ser um lápis, ele não tem o poder de escolher ser outra coisa. O homem é o único que pode determinar a sua essência, ele pode decidir por meio de escolhas que existência ele quer ter. Primeiro ele vai existir para depois dá um significado para essa existência. 
Sartre se contrapõe a Soren Kiekergaard um dinamarquês que nasceu em 1813 que foi um existencialista cristão conhecido por inúmeras ideias, dentre elas a que diz que o homem é um ser divino e ele é livre a partir do momento que é criado por Deus, e as suas escolhas estariam de acordo com a vontade desse Deus. Para Sartre o homem vai se construindo ao longo do tempo não existe uma natureza previa logo não existiria Deus, e se Deus não existiria de onde viria o homem? Sartre diz que o homem veio do nada primeiro ele existe depois se define. 
Outro conceito importante de Sartre é o do em- si. O mundo é povoado por seres em- si, ou seja, que possuem uma essência definida, uma caneta, uma mesa, um sofá. Já o para- si seria uma construção racional que o homem faz. Ele é aberto a possibilidades de mudança, o homem é um projeto de si. O Ser homem não nasce racista, homo fóbico, ele se constrói assim, logo é possível que haja uma desconstrução desses pré-conceitos. 
Descontruir ideias não é simples, algumas delas geram dores, culpa, medo, e é no sofrimento do homem, no seu comportamento, nas suas peculiaridades que entra os estudos da psicologia. O psicólogo possui o papel de tentar compreender esse homem como ele se apresenta, com as concepções que traz. O existencialismo humanista de Sartre faz do homem um ser com potencial de mudança, pois ele é livre para escolher, ele é uma construção, e é o que a psicologia humanista por influencia não só de Sartre mais de outros filósofos diz através da sua visão de homem.
A psicologia humanista vê o homem como sendo um ser que tem uma disposição ao crescimento, ele seria dotado de vários recursos para buscar o autoconhecimento, para lidar com seus conflitos internos. O desenvolvimento dessa visão de homem assim como o surgimento da terceira força da psicologia que é o humanismo, só foi possível a partir das influencias dos teóricos existencialistas como Sartre. 
Desta forma podemos dizer que grandes foram as contribuições de Jean Paul Sartre para a psicologia humanista, muito do que é usado hoje nos conceitos humanistas vem de ideias Sartreanos, tornando o trabalho de Sartre ainda mais importante para se compreender q o homem que um ser dinâmico, que constrói, que ele pode vir a ser através das suas escolhas e dentro das suas condições o que ele desejar, pois o mesmo nasceu condenado a ser livre.

Continue navegando