Buscar

O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN env Resumo

Prévia do material em texto

O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN
 Arthur Penn e William Gibson 
 Baseado no livro A História De Minha Vida. Helen Keller
O filme relata a história de uma menina cega e surda, que vive em um ambiente completamente conturbado.
Seus pais parecem não compreender as verdadeiras necessidades da menina e a tratam como se fosse doente.
Isso nos faz refletir sobre a importância dos pais buscarem ajuda para um conhecimento sobre qualquer tipo de deficiência que possa ocorrer com seus filhos, seja ela física ou mental.
Ainda hoje a sociedade não sabe lidar com a deficiência, isso acaba acarretando problemas sérios e muitas vezes os deficientes passam a vida inteira reprimidos e isolados, muitos não frequentam nenhum tipo de instituição educacional, pelo fato de serem considerados incapazes
Felizmente há pessoas que quando se deparam com esse tipo de conduta, quando percebem que os pais não conseguem lidar com a deficiência e que os filhos se encontram presos em seus próprios mundos, ficam comovidas e não medem esforços para reverter essa situação.
É o caso da professora Anne Sullivan, que se desdobrou para mudar a realidade de vida da menina Helen e consequentemente da sua família também.
Obviamente não foi nada fácil para a professora, mas ela encarou como um desafio fazer com que Helen se desprendesse daquele mundo vazio, sem expectativas para o futuro, um mundo onde nem ela própria entendia.
Com muito amor e dedicação, depois de muitas brigas e desavenças com a menina, Anne foi conseguindo fazer com que ela começasse a entender as pequenas coisas ao seu redor, coisas estas que para ela pareciam não existir.
Uma menina que não sabia sequer se comunicar, aos poucos foi se tornando uma pessoa mais calma, e seguindo os ensinamentos da professora foi conseguindo entender os significados das coisas e tomando gosto por tudo aquilo.
Aquela menina arredia passava agora a ter um comportamento diferente, começou a se expressar pela linguagem de sinais e também algumas palavras, as quais seriam as primeiras de sua vida. 
Esse filme consegue transmitir a realidade em que vivemos até hoje, que o preconceito, o desrespeito e até a ignorância sobre certos assuntos acabam por diminuir as chances que um deficiente tem de cumprir seu papel perante a sociedade e ter uma vida digna.
Porém existem pessoas determinadas a fazer com que tudo isso seja superado, mostrando que nem sempre a melhor forma é isolar a pessoa e sim apresentá-la ao mundo e tentar de todas as maneiras que ela consiga se integrar na sociedade.

Continue navegando

Outros materiais