Buscar

AS DROGAS NA SOCIEDADE

Prévia do material em texto

A INFLUÊNCIA E O PERIGO DAS DROGAS NA SOCIEDADE
INTRODUÇÃO
Em nosso país há tempos, observa-se o alto índice de criminalidade, violência e o uso de drogas que interferem na vida de quem vira dependente dela e de suas famílias, é claro. Além disso o uso de drogas como crack, maconha, cocaína e outras, é um perigo constante para a saúde do usuário.
Outra preocupação constante é que a faixa de idade que faz uso de drogas estão entre 11 até 18 anos de idade, o exagero do uso começa na adolescência ou até na pré adolescência dependendo da situação, onde que os hormônios se desenvolvem, desperta o interesse, a curiosidade de saber até onde essas substâncias podem levar. O uso exagero causa mudanças no corpo, dependendo da droga causa prazer, relaxamento e outros desconfortos, mudanças começam normalmente na mente, distúrbios, pensamentos que fazem o uso da droga ser diária. No entanto mesmo com alguns usuários serem internados em clínicas, a volta para uma vida normal pode ser praticamente impossível dependendo da gravidade do indivíduo, pois o usuário ao invés de utilizar apenas a droga, acaba entrando em outra vida, a do tráfico, começa a utilizar armas, e encontram no caminho outras pessoas viciadas igual elas. Um caso super preocupante, garotos menores de idade acabam sendo influenciados e manipulados por usuários mais experientes chamando-os para o mesmo lado, o comando do tráfico aumenta e todos fazem de tudo para receber substâncias, troca de utensílios e dinheiro.
Levando em conta esses aspectos, é importante ressaltar que o uso de drogas pode começar em casa, os pais tentam alertar e até mesmo afastar os filhos dessa vida, a amizade pode ser um risco também, por mais que sejam fiéis, algumas amizades acabam te puxando para esse caminho, que muitas mães não desejam. É necessário que fortaleçam a segurança nas ruas para combater o uso de drogas, que o trabalho fosse feito com mais rigidez, pois cada ano que passa o número de usuários dobram, e maioria menor de idade, e assim menos pessoas de boa conduta teremos em nosso país.
DESENVOLVIMENTO
Na atualidade as drogas são motivos de vários crimes bárbaros, como aquele estudante do curso de Direito, que matou sua avó e sua empregada com requintes de crueldade, sendo usuário de cocaína há 5 anos, destruiu sua vida e de sua família (MONTEIRO, 1994) .
As drogas são problemas enfrentados por todo o mundo, que vem passando pelos séculos, levando conjuntamente os seus problemas e consequências de uso, assim como Eurípides Kühl, cita em sua obra: RIG-VEDA.“O problema das drogas e tóxicos não é uma criação do século XX, apesar de ter, na sua ultima parte, alcançado um maior desenvolvimento. Pode-se afirmar que as drogas acompanham o homem desde tempos remotos (1996:29)”.
Não podemos deixar de citar neste projeto, outro grande fator que fazem as drogas tão populares, accessíveis a todos, motivo no qual movimenta hoje um grande capital financeiro, porque deixaram de ser uma questão exclusivamente medica, para ser uma atividade econômica a mais na sociedade, e por sinal, bastante lucrativa. E porque chegaram a este ponto? Pergunta esta que tentaremos responder neste projeto de pesquisa. Chegaram ao tal ponto de abalar nossa sociedade, deixando em risco nossa humanidade, nossa história. Penso até que nossa sociedade pode ser até dizimada, ou se não chegando a um verdadeiro caos ou estado de terror. Esta minha ideia é baseada com AMAR, em uma de suas afirmações em sua obra: “O fato é que os entorpecentes transformaram-se num Cavalo de Tróia na sociedade de consumo; uma gigantesca bomba-relógio que ameaçam a concepção do mundo tomou lugar na mente de milhões de pessoas sob os efeitos dos entorpecentes. (1998:18-19)”.
Não há países no mundo onde as drogas não tenham, chegado promovendo desgraças. Mas porque as drogas são tão procuradas? Porque o estímulo ao abuso de drogas? Formulo a idéia que o consumo das drogas, estão relacionados com o comportamento e a saúde dos seres humanos que vão a busca da conquista, da independência, da auto-afirmação e do usufruto do prazer. Estas ideologias são formadas a partir de esclarecimentos feitos Prof. Toxicólogo, autor de diversos livros na área da toxicologia, Ayush Morad Amar:
“A historia tem demonstrado que os seres humanos fogem da dor, mais são atraídos pelo prazer. […] A atração pelo prazer origina-se no funcionamento do nosso corpo, pois as funções vitais em si, produzem imenso prazer a um individuo. […] Por outro lado, as drogas são usadas abusivamente, modificam as funções vegetativas e mentais, alterando em demasias seu comportamento (1988-16-17)”.
Eis aqui outro motivo que levam as pessoas a utilizarem as drogas, desinformação. A desinformação, que desencadeia vários fatores que afetam diariamente nossa sociedade. Saliento que as drogas são problemas por diversas camadas sociais e econômicas do mundo. Ensina AMAR, que algumas destas causa principais que levam os seres humanos à dependência e ao uso de drogas são:
“1. As substanciais mudanças físicas e psíquicas sofridas pelos adolescentes […] 2. O desconcerto diante dos problemas agudos da vida desperta a tendência a fuga, escapismo […] 3. O desenvolvimento medíocre da personalidade que impede o individuo de obter um sentimento de realização, de independência e auto-estima […] 4. Fatores como heranças patológicas que possam condicionar uma função anormal na mente […] 5. É sabido que a sociedade contemporânea exige um tipo de família diferente da tradicional, com estrutura e valores opostos […] (1996:23)”
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sintetizou as consequências das drogas ao defini-la como, 
“um estado psíquico, e as vezes físico, causado pela interação entre um organismo vivo e um fármaco; caracteriza-se pelas modificações do comportamento e outras reações que compreendem sempre um impulso irreprimível para tornar o fármaco, em forma contínua ou periódica, afim de experimentar seus efeitos psíquicos e, as vezes para evitar um mal estar produzida pela privação”.
A OMS preocupa-se em definir os fármacos pelo seu alto teor de afetamento aos seres humanos, entre os males que as drogas causam em seres humanos temos:
Saúde física: desabilita o metabolismo e modifica gravemente as funções orgânicas-vitais;
Saúde mental: afetam o cérebro, o órgão do controle do corpo humano, ou seja, do pensamento que assim não poderá refletir a realidade que o rodeia com exatidão;
Saúde pública: vista que milhares de pessoas são afetadas diretamente ou indiretamente pelas drogas, se tornando uma verdadeira epidemia;
Dissolução social: causa uma crise dos valores morais perante a sociedade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A sociedade atual vem passando por um drama que atinge milhares de cidadãos e muitas famílias. O uso de drogas e a dependência química. Sociedade esta que vem cada vez mais sendo tomada pela violência e por crimes que chocam à todos, cuja finalidade é roubar , agredir, ou matar alguém para comprar drogas ou até mesmo porque se está drogado.
Mas, muitas vezes, nos perguntamos: isso tem solução? A resposta é complexa e exige uma mobilização do estado, da justiça, da educação, das famílias, dos jovens e da sociedade com um todo em todas as suas esferas. Campanhas de prevenção, uma boa educação, a conscientização dos efeitos da droga seria um dos meios para nos livrar de todo este mal. 
O que vemos na verdade é um cenário difícil de ser organizado, com famílias se despedaçando com valores perdidos e tomadas pelo sofrimento, o que com certeza deixará marcas na sociedade por muitos e muitos anos, perpassando gerações.
REFERÊNCIAS
AMAR, Aysuh Morad. A verdade sobre as drogas – vol I e II. São Paulo:Icione, 1988. 152 p.
MONTEIRO, Antonio [org.] & [et al.]. ExCola. Rio de Janeiro:Brasil ,1994. 69 p.
ONG MARCELINAS. Rio de Janeiro.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Cartilha de informação sobre as drogas e doenças sexualmente transmissíveis.Brasília: editora da UNB, 2000.
PORTALDA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. São Paulo.
PORTAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro.
PORTAL DIGA NÃO AS DROGAS. São Paulo.
PORTAL NACIONAL CONTRA AS DROGAS. São Paulo.
SITE “OS TROPEIROS”. São Paulo.

Continue navegando