Buscar

Síntese desenvolvimento da linguagem

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
O uso da linguagem pela criança pode refletir o nível de desenvolvimento cognitivo, já que, à medida que o uso da linguagem vai se intensificando e se desenvolvendo, o nível de cognição também apresenta um crescimento maior. O vocabulário cresce ainda mais, quando as leituras se tornam mais frequentes.
Com avanço da adolescência o pensamento abstrato se torna mais sólido e o adolescente começa a conceituar amor, justiça, e liberdade. O adolescente também consolida também o senso crítico, além de aumentar a consciência das palavras e o uso de ironias e metáforas para dar significados múltiplos às coisas.
Na fase da adolescência, o adolescente aumenta ainda mais a sua capacidade de moldar o discurso em diálogos na qual expressam opinião, além de assumirem uma perspectiva social, que é importante para a persuasão.
O vocabulário pode sofrer transformações dependendo do sexo, etnia, região geográfica, bairro, tipo de escola. A linguagem se adapta de acordo com o meio no qual a pessoa está inserida, e se desenvolve à medida que a linguagem dos que estão ao seu redor também se desenvolvem.
MUDANÇAS NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES NA ADOLESCÊNCIA
A forma com que os adolescentes processam as informações reflete no amadurecimento das questões frontais do cérebro, além de ajudar a explicar os avanços cognitivos. Existem conexões neuronais que desaparecem com o desenvolvimento cognitivo, para o fortalecimento de outras que dependem muito de experiências do jovem. O processo cognitivo varia muito de um adolescente para o outro.
Segundo pesquisadores, existem dois tipos de mudanças de processamento de informações, que são:
Mudança estrutural: Nesse tipo de mudança o adolescente aumenta a sua capacidade de processamento e também aumenta a quantidade de conhecimento armazenado na memória em longo prazo. A expansão da memória de trabalho também é significativa e permite que os adolescentes lidem com mais facilidade com problemas complexos ou decisões envolvendo grandes quantidades de informações.
A memória armazenada em longo prazo pode ser: declarativas, procedimentais ou conceituais.
Conhecimento declarativo (“saber que...”) consiste em todo o conhecimento factual adquirido por um indivíduo. Por exemplo: Saber que 1+1 é igual a 2.
Conhecimento procedimental (“saber como”) é a conjunto de habilidades, na qual o indivíduo adquiriu durante a vida para desenvolver ou realizar algo.
Conhecimento conceitual (“saber o por que”) é o entendimento completo da situações. Entender porque determinada circunstância ocorre. 
Mudança funcional: Na mudança funcional, aspectos como: aprendizado, rememoração e raciocínio são melhorados. A velocidade no processamento das informações é aumentada e o funcionamento executivo é ainda mais desenvolvido. Esse funcionamento executivo inclui habilidades como atenção seletiva, tomadas de decisão, controle repressor de reações impulsivas e gerenciamento da memória de trabalho. Apesar desses aspectos se desenvolverem amadurecerem em ritmos diferentes, cada um deles auxilia do desenvolvimento dos outros.
Contudo, as mudanças, às vezes não refletem necessariamente na vida real, em que o comportamento depende em parte de motivação e da regulação emocional.

Continue navegando