Buscar

avaliando palpatoria

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701895055)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O músculo ___________________ se origina na fossa subescapular, e se insere no tubérculo menor do úmero. É responsável principalmente pelo movimento de _______________________ de ombro. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco.
		
	
	Redondo maior / adução
	
	Infra-espinhal / rotação interna
	
	Subescapular / Abdução
	
	Redondo menor / rotação externa
	 
	Subescapular / rotação interna
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701895371)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O músculo ___________________ se origina no 1/3 médio do úmero, e se insere na tuberosidade da ulna. É responsável pelo movimento de _______________________ de cotovelo. Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco.
		
	 
	Braquial / flexão
	
	Bíceps braquial / flexão
	
	Ancôneo / Extensão
	
	Braquiorradial / Flexão
	
	Tríceps braquial / extensão
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702034404)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São estruturas palpáveis no ombro:
		
	
	processo coracóide, clavícula, fossa subescapular;
	
	acrômio, tubérculo maior do úmero e fossa supraespinhal;
	 
	acrômio, processo coracóide e tubérculo menor do úmero;
	
	músculo subclávio, fossa supra espinhal e acrômio.
	
	nervo mediano, músculo subclávio e clavícula.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702290112)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Músculos antebraquiais palmares são apoiarmos a região tenar de uma de nossas mãos sobre o epicôndilo medial do úmero e deixarmos apontados os dedos em direção ao punho, teremos de radial para ulnar, correspondendo ao polegar: o pronador redondo, ao indicador: flexor radial do carpo, ao terceiro dedo: o palmar longo, ao quarto dedo: o flexor superficial dos dedos e o quinto dedo: o flexor ulnar do carpo. Todos esses músculos têm origem no epicôndilo medial do úmero, por intermédio de um tendão comum. Sobre este tema, marque a alternativa que melhor representa a palpação do músculo Pronador Redondo.
		
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente. O terapeuta pedirá ao paciente que execute os movimentos simultâneos de flexão do punho e desvio radial, que serão resistidos pelo terapeuta. O tendão do flexor radial do carpo ficará proeminente próximo ao punho, lateralmente ao palmar longo.
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente. O paciente fará um movimento de flexão do punho com desvio ulnar, que será resistido pelo terapeuta. O tendão do flexor ulnar do carpo poderá ser palpado medialmente ao flexor superficial dos dedos. É o mais medial do todos os flexores.
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente. O paciente fará um movimento de flexão do punho sobre o antebraço, que será resistido pelo terapeuta na região palmar, ao nível dos metacarpos. O proeminente tendão será visualizado no 1/3 distal do antebraço, medialmente ao flexor radial do carpo.
	 
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente. O pronador redondo delimita a margem medial da fossa cubital. O terapeuta apóia seus dedos sensitivos nessa região e pede ao paciente que realize um movimento de pronação levemente resistido.
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Fisio - sentado, de frente para o paciente, com uma das mãos segurando a mão do paciente só que segurando os dedos. O terapeuta irá resistir à flexão das interfalangeanas proximais, mantendo as distais estendidas. A tensão dos flexores superficiais poderá ser sentida pela polpa dos 2° e 3° dedos do terapeuta, que estarão localizados medialmente ao palmar longo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702290071)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Músculos que ligam o Membro Superior, Cintura Escapular à Coluna Vertebral: Trapézio, grande dorsal. romboide maior, rombóide menor, levantador da escápula. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo levantador da escápula.
		
	
	Paciente em pé, sentado ou em DV, com o braço em rotação medial, cotovelo flexionado e com o antebraço apoiado atrás do tronco. Fisio - ao lado do paciente, uma das mãos apoiada um pouco acima do cotovelo do paciente. A mão sensitiva irá palpar a partir da borda vertebral da escápula, ao nível de seu ângulo inferior. O terapeuta pedirá ao paciente um esforço em adução de escápula (retroversão de ombro) e resistirá ao movimento na região do cotovelo já que automaticamente este se desloca para trás.
	
	Paciente sentado com o braço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em D.D. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do angulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção da articulação glenoumeral.
	 
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em D.D. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do angulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	
	Palpação global do trapézio - fibras superiores, médias e inferiores. Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisio - pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente,atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	
	Paciente em pé, braço homolateral apoiado no ombro do terapeuta. Fisio - de frente para a região axilar do paciente. O paciente abaixará seu braço contra o ombro do terapeuta. O grande dorsal se tornará proeminente e facilmente palpável.

Continue navegando