Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO DESCENDENTES 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Avaliação Parcial: CEL0578_SM_201402309368 V.1 
	Aluno(a): MARCELE BATISTA
	Matrícula: 
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 28/04/2018 18:44:22 (Finalizada)
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201402527855)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Não se pode contar nem compreender a multidão de bárbaro gentio que a natureza semeou por toda esta terra do Brasil. (...) Deus permitiu que fossem contrários uns dos outros, e que houvesse entre eles grandes ódios e discórdias, porque se assim não fosse os portugueses não poderiam viver na terra nem seria possível conquistar tanta gente. Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos deste índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das capitanias." (Pero de Magalhães Gandavo. "Tratado da Terra do Brasil". São Paulo: Obelisco, 1964) O relato de Gandavo sobre os índios e as suas relações com os portugueses no Brasil é do século XVI. Sobre essas relações é correto afirmar que I. os portugueses e os índios praticaram genocídio, uns em relação aos outros; II. a empresa colonizadora portuguesa teve, também, um caráter militar; III. os índios resistiram ao domínio português; IV. os índios não defenderam as suas terras situadas no litoral. Estão corretas:
	
	
	
	III e IV, somente.
	 Certo
	II e III, somente.
	
	I e IV, somente.
	
	I, II e IV, somente.
	
	I, II, III e IV.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201402435891)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os índígenas colaboraram com os portugueses no início da colonização, trocando sua mão-de obra por artigos de pouco valor para os europeus. A explicação mais correta para essa atitude dos indígenas é:
	
	
	
	eles tinham curiosidade acerca daqueles produtos desconhecidos em sua cultura.
	
	eles eram muito ingênuos e achavam que se colaborassem, não seriam eliminados pelos portugueses.
	 Certo
	eles tinham uma concepção de valor diferente; o que não tinha valor para os europeus, para eles, era útil.
	
	eles usaram essa tática de aproximação para, a seguir, atacar os colonos europeus.
	
	eles eram naturalmente amistosos e desejavam se integrar com os recém chegados ao continente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201402527839)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Escolha a opção que melhor descreve o convívio entre portugueses e índios ao longo de todo o Século XVI.
	
	
	 Certo
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus primeiros estabeleceram alianças com algumas tribos e praticaram o escambo, em um segundo momento escravizaram-nas;
	
	tomando como referência Américo Vespúcio, primeiro a relatar o canibalismo, os europeus evitaram o contato e/ou mataram todos os índios que deles se aproximaram;
	
	tomando como referência a Carta de Caminha foram amistosas;
	
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus escravizaram os índios desde o início do contato;
	
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus praticavam o escambo com os índios das tribos pacíficas e escravizaram os índios das tribos violentas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201402470559)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1549 foi instituído o governo-geral na administração da América portuguesa, que significou:
	
	
	
	uma tentativa de terceirizar a administração
	
	uma tentativa de acabar com a guerra com os Nagôs
	 Certo
	uma tentativa de centralizar a administração
	
	uma tentativa de criar uma república no Brasil
	
	uma tentativa de destruir o governo dos Tupi.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201403251696)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(UFPB 2008) O texto, a seguir, retrata uma das mais tristes páginas da história do Brasil: a escravidão. ¿O bojo dos navios da danação e da morte era o ventre da besta mercantilista: uma má­quina de moer carne humana, funcionando incessantemente para alimentar as plantações e os engenhos, as minas e as mesas, a casa e a cama dos senhores ¿ e, mais do que tudo, os cofres dos traficantes de homens.¿ (Fonte: BUENO, Eduardo. Brasil: uma história: a in­crível saga de um país. São Paulo: Ática, 2003. p. 112). Sobre a escravidão como atividade econômica no Brasil Colônia, é correto afirmar:
	
	
	
	B) A mão-de-obra escrava no Brasil, diferente de outros lugares, não era permitida em atividades econômicas complementares. Por isso, destinaram-se escravos exclusivamente às plantações de cana-de-açúcar, às minas e à produção do café.
	
	A) As pressões inglesas, para que o tráfico de escravos continuasse, aumentaram após 1850. Porém, no Brasil, com a Lei Eusébio de Queiróz, ocorreu o fim do tráfico inter­continental e, praticamente, desapareceu o tráfico interno entre as regiões.
	
	C) A compra e posse de escravos, durante todo o período em que perdurou a escravidão, só foi permitida para quem pudesse manter um número de, pelo menos, 30 cativos. Essa proibição justificava-se, devido aos altos custos para se ter escravos.
	
	D) Muitos cativos, no início da escravidão, conseguiam a liberdade, após adquirirem a carta de alforria. Isso explica o grande número de ex-escravos que, na Paraíba, conseguiram tornar-se grandes proprietários de terras.
	 Certo
	E) Os escravos, amontoados e em condições desumanas, eram transportados da África para o Brasil, nos porões dos navios negreiros, como forma de diminuição de custos. Com isso, muitos cativos morriam antes de chegarem ao destino.
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201402386104)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre as formas de resistência negra e indígena à escravidão, pode-se destacar:
	
	
	
	A conversão de negros e índios ao catolicismo.
	
	O uso de seus conhecimentos medicinais para o auxílio aos senhores em troca de sua alforria.
	
	A formação de quilombos exclusivamente por escravos negros fugidos, evitando contato com indígenas, para assim manter suas práticas culturais intactas.
	 Certo
	A recusa em desempenhar algumas das funções dadas pelo senhor, o banzo, as revoltas e a fuga para quilombos.
	
	A prática, entre as escravas negras, de amamentar os filhos dos donos para estreitar assim seus vínculos com a família.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201402586768)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A religiosidade católica foi uma das principais caraterísticas da colonização portuguesa na América. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor aponta essa importância.
	
	
	
	A Igreja Católica não acatou as ordens do Tribunal do Santo Ofício, o que transformou a América Portuguesa no refúgio ideal para os cristãos novos.
	
	A Igreja Católica se destacou como uma das instituições mais liberais da sociedade colonial, sendo a protetora tanto nos negros como dos índios.
	
	A Igreja Católica se destacou como protetora dos escravos negros e como algoz dos escravos indígenas.
	
	A atuação da Igreja Católica foi importante unicamente para a assistência dos mais pobres, o que aponta a caridade como a grande característica do catolicismo colonial.
	 Certo
	A Igreja Católica foi o fundamento das relações sociais tecidas na América Portuguesa, sendo o catolicismo apropriado também pela cultura africana, que o utilizou como forma de resistência à
dominação colonial.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201403229586)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De modo geral, a escravidão nunca se estabeleceu sem ter a resistência do grupo subjugado. No caso do negro africano é possível identificar as seguintes formas de resistências:
	
	
	
	quilombos, jurídica, banzo
	 Certo
	banzo, quilombos e religiosa
	
	jurídica, religiosa e quilombos
	
	religiosa, voluntária, individual
	
	partidária, religiosa e quilombos
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:201405244524)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre as opções abaixo, assinalar a única correta:
	
	
	 Certo
	a escravidão africana se tornou predominante no espaço colonial brasileiro.
	
	no século XIX José de Alencar e Gonçalves Dias notabilizaram o surgimento de uma cultura brasileira onde era enaltecido o escravo negro.
	
	o investimento na aquisição do negro africano não era rentável, além de ser proibido o tráfico pela Igreja Católica no período colonial.
	
	para os colonizadores, principalmente os senhores de engenho, o escravo africano não mostrava um melhor desempenho no trabalho na lavoura.
	
	no século XX, Oswald de Andrade enfatizou a importância da escravidão negra com a publicação do Manifesto Antropofágico.
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:201402964818)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente o nome de um dos principais líderes abolicionistas.
	
	
	
	Gilberto Freyre.
	
	Manoel Bonfim.
	
	Silvio Romero.
	 Certo
	José do Patrocínio.
	
	José de Alencar.
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201403034356)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Eram Pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho e quartejados, assim nos corpos, como nas pernas, que certo pareciam bem assim. (Carta de Pero Vaz de Caminha dirigida a D. Manuel - Porto Seguro, Ilha de Vera Cruz, 1º de Maio de 1500). Nos relatos dos portugueses era notório a diversidade dos povos indígenas. Contudo, esse foram agrupados em dois grandes grupos linguísticos. são eles:
	
	
	 Certo
	Tupi-Guarani e Tapuias.
	
	Juruna e Tapuias.
	
	Guajarás e Tikunas.
	
	Tapuias e Tikunas.
	 Errado
	Tupi-Guanani e Tikunas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201402385758)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Por que a conversão dos índios ao catolicismo pode ser tida como um importante fator de aculturação?
	
	
	
	Porque nos aldeamentos jesuíticos o índio entraria em contato com as famílias européias, podendo através da observação de seu cotidiano, aprender seus costumes mais facilmente.
	
	Porque através dos ensinamentos eles percebiam que a religião católica era mais piedosa do que a sua própria.
	 Errado
	Porque carentes de sentido em suas vidas os índios aceitavam de maneira grata os novos hábitos e a nova vida.
	
	Porque dentro dos aldeamentos jesuíticos os castigos eram notoriamente mais severos o que facilitaria a imposição de suas doutrinas.
	 Certo
	Porque através das aulas de catequese o índio recebia instrução não só religiosa, a ele eram ensinados a língua portuguesa e os valores morais. Ou seja, aprenderam costumes e hábitos socialmente aceitos.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201402527838)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Como você descreveria as realações entre portugueses e índios durante o período colonial?
	
	
	
	violentas porque os índios declararam guerra aos protugueses em 1510;
	 Errado
	os portugueses, sentindo-se superiores e necessitando de mão de obra para implementar a colonização estabeleceram alianças e relações comerciais com algumas tribos litorâneas;
	
	os portugueses, sentindo-se superiores e necessitando de mão de obra para implementar a colonização pensaram em escravizá-los mas desistiram por eles serem preguiçosos.
	 Certo
	os portugueses, sentindo-se superiores e necessitando de mão de obra para implementar a colonização escravizaram os índios.
	
	cordiais entre os os dois grupos, afinal o Brasil é uma democracia racial;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201402470561)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Fruto de uma importante discussão teológica em 1570 a Coroa Portuguesa:
	
	
	
	Impôs um registro de escravos indígenas, limitando o número por propriedades
	
	Criava o sistema assalariado para o trabalho dos indígenas
	 Certo
	Proibiu a escravização dos gentios
	 Errado
	Impôs a obrigatoriedade de todos os indígenas cumprirem jornada de trabalho compulsório
	
	Criou a proibição de escravização de escravos negros
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201402435977)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O tráfico negreiro foi uma realidade no Brasil durante três séculos e meio. Sobre essa atividade é correto afirmar que: 
I - Era extremamente lucrativo embora muito africanos morressem ao longo da viagem. 
II - Os africanos eram transportados em condições insalubres nos tumbeiros. 
III - A partir do século XVIII houve maior humanização no transporte dos africanos.
	
	
	
	apenas I e III estão corretas
	
	apenas II está correta
	
	apenas I está correta
	 Certo
	apenas I e II estão corretas
	
	apenas III está correta
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201405280502)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Após a longa travessia,  quando finalmente desembarcavam nos portos da América portuguesa, a situação de boa parte dos africanos era péssima. Aqueles que tinham conseguido aguentar a viagem passavam por um breve exame médico e eram rapidamente vendidos. Os africanos mais fragilizados, principalmente aqueles que haviam contraído escorbuto, passavam por um processo de quarentena em galpões localizados na região portuária.
Nesses locais eles recebiam uma alimentação especial para recuperar suas forças o mais rápido possível. Assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados. A partir de então, o destino desses africanos estava atrelado a de seu senhor e, em muitos casos, eles tinham que continuar a viagem, só que agora pelo interior do Brasil. Entretanto,muitos negros não sobreviviam, pois:
 
	
	
	
	os negros casavam entre si no período conhecido como quarentena, iniciando suas famílias.
	
	Os negros buscavam sua aoforria.
	
	Os negros acreditavam que retornariam para seu habitat na África resisitindo, então, ao que viria posteriormente, a escravidão.
	
	Os negros se rebelavam e fugiam formando os quilombos e movimentos de resistencia com luta armada.
	 Certo
	Muitos deles era preferível morrer a trabalhar como escravo, pois acreditavam que a morte significava o retorno à sua terra natal, junto a seus ancestrais.
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201402386093)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De que forma o sincretismo religioso pode ser entendido como forma de resistência?
	
	
	
	O sincretismo religioso é o processo em que há o total abandono das práticas religiosas e culturais natais pelas populações escravas, que assumem por completo a religião e a cultura do colonizador.
	 Certo
	O sincretismo religioso consiste na introdução de elementos das culturas indígena e negra na religião oficial católica, uma vez que eram proibidos de praticar sua própria religião abertamente, mesclavam-na com o catolicismo.
	
	O sincretismo religioso era a forma pela qual os escravos se recusavam a passar pela catequese.
	
	O sincretismo religioso foi a maneira que índios e africanos encontraram
para manter plenamente puras suas religiões.
	
	O sincretismo religioso era a forma pela qual os colonizadores obrigavam indígenas e negros a se converterem ao catolicismo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201402470646)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma alternativa que muitos escravos encontraram não só para construir suas famílias extensas, mas também para lutar pela liberdade, se deu através da filiação às:
	
	
	
	Macumba criada nos Quilombos
	 Certo
	Irmandades negras católicas
	
	Fileiras do exército brasileiro
	 Errado
	Associações de Moradores dos Subúrbios
	
	Associações islâmicas criadas no Brasil
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:201403194297)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Acerca dos quilombos e quilombolas seria incorreto afirmar que:
	
	
	
	Palmares foi o mais importante quilombo brasileiro e o maior das Américas.
	 Errado
	A existência de quilombolas livres, não foi incomum. No sul da Bahia, em Barra do Rio de Contas, atual Itacaré, foi descoberto, no começo do século XIX, o quilombo do Oitizeiro, onde conviviam escravos e gente livre.
	 Certo
	As relações entre quilombolas e grupos indígenas eram sempre de cooperação e ajuda mútua.
	
	Um grande número de quilombos reunia não só escravos em fuga, mas também negros libertos, indígenas e brancos com problemas com a justiça.
	
	Era muito frequente que os índios fizessem parte das expedições de caça a negros fugidos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:201402607868)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo do século XVII, em especial na região das minas, o quilombo se tornou uma das principais formas de resistência à escravidão, sendo, por isso, alvo da atenção das autoridades policiais. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de "quilombo".
	
	
	 Certo
	Os quilombos eram comunidades formadas por escravos africanos que não apenas resistiam à escravidão, mas chegavam a desenvolver relações de comércio com pequenas fazendas.
	
	Os quilombos foram organizados exclusivamente pelos escravos indígenas, já que os negros africanos não eram capazes de organizar a resistência comunitária.
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no nordeste açucareiro, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
	
	Os quilombos se concentraram apenas na no sul, que era a única região da América Portuguesa que possuía escravos.
	
	Os quilombos eram os centros de repressão organizados pelas autoridades policiais, sendo formados exclusivamente por Capitães do Mato.
	
	Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201402527847)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os aldeamentos jesuíticos exerceram um papel fundamental para o sucesso da catequese, estando os índios reunidos em um só local era possível exercer uma influência diária sobre eles. A respeito da catequese podemos afirmar:
	
	
	
	foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo;
	
	foi exercida por diversas Ordens religiosas e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo;
	
	foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a escravização dos índios.
	 Errado
	foi exercida por diversas Ordens religiosas e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo e sua transformação em súditos do rei potuguês;
	 Certo
	foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo e sua transformação em súditos do rei português;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201402470550)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O primeiro grupo que os portugueses tiveram contato, que ficou conhecido como tupi-guarani graças às semelhanças linguísticas observadas, abarcava uma série de sociedades que vivia na extensa região litorânea desde São Vicente (no sul) até o Maranhão. São grupos deste troco linguístico os grupos apresentados abaixo, EXCETO:
	
	
	
	Guarani
	
	Tupinambás
	
	Tupiniquins
	 Certo
	Nagôs
	
	Tupinaê
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201402527842)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais porque:
	
	
	
	os colonos desejavam escravizar o negro e os jesuítas se opunham;
	 Errado
	os religiosos pretendiam escravizar tanto o negro como o índio e os colonos lutavam para receber salários dos capitães donatários;
	
	os colonos eram ateus belicosos, e os jesuítas, pacíficos católicos;
	 Certo
	os colonos pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam aldeá-los em missões.
	
	os religiosos preocupavam-se com a integração dos indígenas no mercado de trabalho assalariado e os colonos queriam escravizá-los;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201402527901)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
	
	
	
	o dos capitães do mato e de prospecção;
	 Errado
	o de expansão das fronteiras e de prospecção;
	
	o de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.
	 Certo
	da caça ao índio e o de busca do ouro;
	
	o dos capitães do mato e de caça ao índio;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201402569563)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os indígenas foram usados como mão de obra, sobretudo, nas pequenas e médias propriedades que tinham como objetivo produzir para:
	
	
	
	A exportação e larga escala
	 Certo
	A subsistência da Colônia.
	
	O mercado americano
	
	O Tráfico Atlântico
	
	O Mercado Europeu
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201402470569)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Entre os motivos da substituição dos escravos indígenas por negros nos engenhos de açúcar, podemos afirmar que:
	
	
	
	A substituição foi feita porque os índios eram preguiçosos
	
	Os negros aceitavam a escravidão
	
	A substituição foi feita por que os índios organizavam exércitos contra os engenhos.
	 Errado
	Porque os negros não eram considerados gente, e deveriam ser tratados como animais.
	 Certo
	A grande circulação de dinheiro promovida pelo tráfico transatlântico de africanos escravizados
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201402470578)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Igreja Católica era uma das instituições mais importantes da colônia brasileira. Sobre a sua relação com os negros podemos lembrar que:
	
	
	 Errado
	Os africanos antes de serem vendidos eram encaminhados para Igreja, fazendo sua catequese e depois seguiam para venda.
	 Certo
	Os africanos recém-chegados eram batizados e recebiam um nome cristão que deveria levar até sua morte
	
	Os africanos eram organizados por regiões de proveniência. Seguidores do Islão eram exorcizados em praça pública, e os animistas recebiam o catecismo.
	
	Os africanos eram convertidos a força, em cerimônias de casamento públicas e sendo vendidos sempre em par.
	
	Os africanos, por não terem alma, não passaram até o século XIX pelo crivo da Igreja Católica.
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201402569572)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A combinação de crenças dos tupinambás no paraíso terrestre, com a hierarquia e os símbolos do cristianismo deu origem a qual movimento de resistência?
	
	
	
	Revoltas
	 Certo
	Santidade
	
	Quilombos
	
	Irmandades
	 Errado
	Missões
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:201402607871)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta um exemplo de rebelião indígena contra a escravidão.
	
	
	 Certo
	Confederação dos Tamoios.
	
	Quilombo de Palmares.
	
	Revolta de Vila Rica.
	
	Guerra de Canudos.
	
	Inconfidência Mineira.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:201402982036)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850:
	
	
	 Certo
	extinguir o tráfico negreiro
	 Errado
	permitir legalmente a eutanásia
	
	regularizar a prática do aborto
	
	extinguir o casamento religioso
	
	implantar o divórcio em substituição ao desquite

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando