Buscar

QUESTIONARIO DE RESPIRATÓRIO

Prévia do material em texto

RESPOSTA QUESTIONARIO DE RESPIRATÓRIO – FISIO HUMANA – PT2
1- Quais os tipos de respiração existentes e o papel de cada uma? 
Existem dois tipos de respiração, a respiração externa e a respiração interna.
A respiração externa, também é chamada de respiração orgânica, e caracteriza-se pela entrada e saída de gases respiratórios na via respiratória. Já a respiração interna, também chamada de respiração celular, caracteriza-se por ocorrer na célula e é responsável pela produção de energia.
 
2- Cite pelo menos 5 funções do sistema respiratório? 
Produção de energia, equilíbrio térmico, regulação do pH, defesa contra macrófagos, fonação, filtros de êmbolos (evitar a formação de bolhas), metabolização de substancias ativas ...
3. Defina espaço morto e diferencie o anatômico do fisiológico. 
Espaço morto é o volume de ar que está no trato respiratório, mas que não participa das trocas gasosas. O espaço morto pode ser dividido em dois grupos: o espaço morto anatômico, e o espaço morto fisiológico. O espaço anatômico é o ar não utilizado, que está localizado nas vias aéreas. E o espaço fisiológico é o ar nos alvéolos não perfundidos por vasos sanguíneos pois esses não conseguem fazer trocas.
 
4- Faça um traçado de um registro espirométrico indicando todos os volumes e capacidades respiratórias, com seus respectivos valores. 
Volume corrente (VC) = 0,5L (respiração normal)
Volume de reserva inspiratório (VRI) = 3L (inspiração forçada)
Volume de reserva expiratório (VRE) = 1,2L (expiração forçada)
Volume residual (VR) = 1,2L (ar sempre no pulmão para evitar colabamento)
Capacidade vital (VC + VRI + VRE = 0,5 + 3 + 1,2 = 4,7L)
Capacidade inspiratória (VC + VRI = 0,5 + 3 = 3,5L )
Capacidade residual funcional (VRE + VR = 1,2 + 1,2 = 2,4L )
Capacidade total (VC + VRI + VRE + VR = 0,5 + 3 + 1,2 + 1,2 = 5,9 L
 
5. Explique detalhadamente como ocorrem a ventilação e perfusão pulmonares. 
 
6- O que é surfactante, onde é produzido e qual o seu papel? 
Liquido de natureza lipídica. Produzido nos pneumócitos tipo 2 . responsável por recobrir as zonas de troca, produzindo tensão superficial e evitando colabamento dos alvéolos durante a expiração. Outra função é colaborar para evitar o edema intersticial.
 
7- Diga como ocorrem as trocas gasosas, defina o termo pressão parcial e diga quais os valores de PCO2 e PO2 no alvéolo e no sangue venoso 
Pressão parcial: É a pressão exercida individualmente por um gás dentro de uma mistura com outros gases. O ar que respiramos é uma mistura de gases: basicamente, nitrogênio (N2), oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2). Uma pressão parcial de gás, portanto, é uma medida de quanto do gás está presente (por exemplo, no sangue ou alvéolos).
A pressão parcial exercida por cada gás numa mistura é igual à pressão total atmosférica (se for ao nível do mar será 760 mmHg)
 As trocas gasosas podem ocorrer por difusão simples, graças as diferenças de pressões parciais.
PCO2: 40 mmHg (alvéolo) , 46mmHg ( sangue venoso)
PO2: 100mmHg (alvéolo) , 40 mmHg (sangue venoso)
 
8-Explique por que a membrana respiratória é altamente especializada em trocas gasosas? 
As paredes alveolares são extremamente finas e nelas existe uma extensa rede de capilares intercomunicantes. Isto faz com que o ar alveolar e o sangue estejam muito próximos um do outro, favorecendo as trocas gasosas.
A troca de gases entre o sangue e o ar alveolar ocorre através da membrana alvéolo capilar das porções terminais dos pulmões. Estas membranas, no seu conjunto são denominadas de membrana respiratória.
A membrana respiratória, embora extraordinariamente fina e permeável aos gases, tem uma estrutura constituida por várias camadas. A membrana respiratória tem na sua constituição, o endotélio capilar, uma camada unicelular de células endoteliais e a sua membrana basal que a separa da membrana basal do epitélio alveolar pelo espaço intersticial, a camada epitelial de revestimento do alvéolo que é revestida por uma outra camada líquida que contém o surfactante.
A facilidade com que os gases atravessam a membrana respiratória, ou seja, a velocidade de difusão dos gases, depende de diversos fatores, tais como a espessura da membrana, a área de superfície da membrana, o coeficiente de difusão do gás na substância da membrana e a diferença de pressão entre os dois lados da membrana.
 
9. Diga quais são os principais músculos respiratórios ativados na inspiração e na expiração. 
Inspiração: diafragma, músculos intercostais, Músculos Paraesternais e Esterno
Triangular, músculo escaleno
Expiração: músculo peitoral maior e transverso do tórax, músculos abdominais
10. Diga quais as principais formas de transporte do O2 e do CO2 no plasma. Destaque a principal forma de transporte para cada gás.
O O2 é transportado maioritariamente pelas hemácias que contêm hemoglobina, uma proteína com grande afinidade para o O2. É a hemoglobina que permite este transporte pois o oxigénio é pouco solúvel em H2O e por isso a sua concentração no plasma é muito pequena. As hemácias levam o O2 desde os pulmões até às células. Quanto ao CO2 o processo não difere muito, também é transportado pelas hemácias, mas ao contrário do O2 é muito solúvel em água sendo que também pode ser transportado pelo plasma.
11- Explique quais são as duas hipóteses existentes para explicar o controle neural do ritmo respiratório e diga qual delas é a mais aceita.
A primeira hipótese, pouco aceita, é a existência de neuronios marca passo no bulbo e na ponte, fazendo o controle da respiração
A segunda hipótese, e mais aceita, seria a existência de uma rede de controle “network”
12- Quais são os tipos de circulações observadas nos pulmões e o papel de cada uma delas
Na circulação pulmonar o sangue do coração manda para o pulmão fazer as trocas ao nível dos alvéolos e o sangue fica arterializado, considera-se como HEMATOSE esse processo, com baixa resistência e baixos níveis pressóricos. 
Na circulação brônquica, há a nutrição da parede dos brônquios, bronquíolos. Essa circulação não participa da hematose, e contem alta resistência e altos níveis pressóricos, exceto nos ductos alveolares e nos alvéolos.
13. Diferencie hiperpnéia, hiperventilação, apnéia e apneuse.
Hiperpinéia: aumento do volume corrente pulmonar
Hiperventilação: aumento da ventilação além do necessário metabólico, que é de 250ml de O2/min.
Apnéia: parada respiratória ao final de uma expiração.
Apneurose: parada respiratória ao final de uma inspiração.
15. Apenas o transporte de oxigênio dissolvido no plasma supriria nossas necessidades metabólica? Em caso negativo explique por quê?
Não. Pois precisa ocorrer trocas entre O2 e CO2, para que o pH das células fique em nível estável. E o organismo não entre em colapso, levando a falência.

Continue navegando

Outros materiais