Buscar

Trabalho Constitucional1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO CONSTITUCIONAL
Alunas: 
Marcela Mello - 201703220781
Chayenne Dias - 201702286037
Sarah Rodrigues - 201703072154
Lorraine 
D
A
Pode-se apontar a frase “ O constitucionalismo moderna relaciona-se com os direitos fundamentais e a separação de poderes” como correta , com o conceito ideal de constituição, pois o neoconstitucionalismo é o resgate dos princípios da moral e o do direito, bem como a não centralização do poder em apenas um órgão responsável, mas sim em três, fazendo com que não haja nenhum tipo de monopolização.
Não pode-se afirmar que o neoconstitucionalismo acabou ou que foi superado. Pode-se afirmar que em alguns países latino americano onde ser originou o novo constitucionalismo democrático latino americano, é que houve a criação ( o reconhecimento ) pela ordem jurídica de direitos já existentes no meio social de formas mais efetivas de participação popular e da construção de um Estado que reconheça de forma mais efetiva a pluralidade e peculiaridade de seu povo, respeitando e assegurando os direitos de todas as camadas sociais 
O constitucionalismo ocorreu na época da ideologia iluminista em seu aspecto político preocupou-se em combater as ordens superior do Estado sobre a sociedade extinguindo o estado absolutista, trazendo a supremacia da lei como vontade popular, mas nesta teoria nota-se dois “erros” o da hegemonia do parlamentarismo como representa da nação que afasta uma nação presidencialista e o direito como ciência pura afastando os fatos sociológicos, obstruindo a visão moral e os valores.
Correta, pois a constituição se localiza no topo da pirâmide normativa, é a lei maior do ordenamento jurídico assim podemos fazer a análise que o constitucionalismo moderno é uma técnica específica de limitação do poder com fins garantir a limitação do poder do estado, contudo protegendo os direitos fundamentais da sociedade.
A constituição tem como objetivo construir uma sociedade livre, justa e solidária; Garantir o desenvolvimento nacional; Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de descriminação. A constituição se classifica como promulgada, formal, dogmática, eclética, dirigente, normativa, rígida e escrita codificada. Tendo como finalidade regular e organizar, dá método, rumo e posicionamento para com o funcionamento do Estado.
O constitucionalismo é a teoria que busca explicar a formação e organização dos Estados, limitando o poder dos governantes e criando uma estrutura politica- social . O neoconstitucionalismo é uma evolução natural do constitucionalismo, onde procura não apenas garantir os direitos fundamentais do homem, mais também a forma que deve ser. Sendo assim, o constitucionalismo é hierarquia entre normas e limitação de poder e o neoconstitucionalismo é hierarquia não apenas forma (valor) e concentração dos direitos fundamentais, tendo uma carga valorativa e buscar garantia de condições dignas mínimas para o ser humano.
 O estado liberal do direito é o estado que defende por princípios os direitos individuais e os direitos civis. Ele garante acima de tudo e antes de mais de nada a liberdade da lei da iniciativa, a liberdade de opinião, a liberdade de atuação, são direitos fundamentais. Direitos políticos e sociais também entram mas não são necessários para o estado liberam se manisfeste. O estado liberal democrático é um estado liberal, que garante a participação politica para aquelas que são considerados cidadão. O estado, podemos dizer, que foi o ''inimigo'' da liberdade individual. Onde o direito individual é assegurado em lei e onde surge as relações sociais e econômicas com o povo. Agora não é mais somente o estado absolutista, e sim a sociedade. 
O Artigo 5º tem um objetivo parecido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pois pretendia garantir que os problemas ocorridos anos atras não voltassem ocorrer no futuro. Os dois tem a mesma pretensão, garantir a minima condução de sobrevivência para o cidadão. 
Deveria existir uma grande diferença entre as duas, pois a DUDH foi criada com um objetivo dos países buscar um relacionamento social entre os povos. Já a Constituição federação foi criada como uma regra para ser seguida, mas aos olhos de quem lê nos dias atuais, parece mesmo um ideal, como a Declaração Universal dos Diretos Humanos.

Continue navegando