Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Estudo de Caso – EDUCAÇÃO E TRABALHO
Problema: A professora Ana pertence ao quadro de docentes da Rede Estadual há 16 anos e solicitou à direção da sua escola que pudesse participar de um curso de formação continuada sobre “Tecnologia e sala de aula” no dia de sua permanência/hora atividade (período destinado à preparação de aulas, em que o professor não está em sala de aula com os alunos). A direção da escola negou, alegando que a professora deveria estar na escola neste período e que a temática não era condizente com a disciplina que lecionava: Língua Portuguesa. Ana foi até a sala de informática pesquisar o que diz a lei sobre a formação continuada do professor.
Questão orientadora:
Sabendo que a formação continuada é importante para o docente e para o aluno, como a professora poderia fazer o uso da lei ou de diretrizes para solicitar uma postura diferente da direção da escola em que trabalha?
Esse tipo de formação também conhecida como formação complementar e uma atualização de conhecimentos que se faz necessários aos profissionais da educação e é validade a todos os níveis de ensino sendo assim a professora Ana tem a Lei ao seu favor podendo usar esse direito de aperfeiçoar em sua profissão e obter conhecimentos para TER APTIDÃO PARA ORIENTAR SEUS ALUNOS , neste caso a escola teria que fazer adaptações e ajuste de horários para liberação da professora Ana
Dialogar com a equipe gestora sobre a importância de se fazer o curso de formação continuada, pois possibilita ampliação do conhecimento dessa professora . Além da lei possibilitar o direito de participar dos cursos de formação como foi dito no comentário anterior pela colega Maria Gisele, aperfeiçoa a didática da professora em sala de aula , permitindo que a aula se torne dinâmica e que os alunos participem em massa , otimizando o tempo da ministração da aula. A inclusão da tecnologia em sala de aula de forma consciente e com critérios, instiga o conhecimento do aluno a participar mais , e ao professor faz com que ele saia de sua zona de conforto vindo a pesquisar sobre novas formas de ensino e aprendizagem com o uso da tecnologia . Pois muitas das vezes a escola não está preparada para esta ampliação (precisa se efetuar e ampliar a compra de novos materiais na sala de informática , capacitação em tempo recorde para ensinar as plataformas digitais e uma maior flexibilidade do horário para que o professor possa conciliar as atividades dentro e fora da sala de aula.
O professor sempre procura de ampliar os seus conhecimentos didáticos pedagógicos para assim obter mais conhecimentos, para aperfeiçoar a sua pratica em sala de aula buscando pesquisa com novas metodologias de ensino e aprendizagem, ampliando o uso das tecnologias modernas nos dias atuais no cotidiano escolar no desenvolvimento da aprendizagem!

Mais conteúdos dessa disciplina