Buscar

questionario unidade 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questionario unidade2
pregunta1
A escola tende a reduzir a aprendizagem da escrita e da leitura a um problema psicomotor e oferece textos que, para as pessoas jovens e adultas, não servem para ler e isso significa que:
	
	a.
	A escola acredita que o importante é aprender a decifrar palavras.
pregunta2
As práticas escolares assim construídas tomariam esses alunos como sujeitos humanos plenos, em constante constituição por meio da imersão em situações concretas de construção de significações.
I- A superação da exclusão do mundo letrado e escolarizado não deveria ser apenas oferta de oportunidade formal de elevação de escolaridade, mas de apropriação da escola, pelos sujeitos adultos, como lugar social que é de todos os atores que nela interagem.
II- As atividades, as práticas culturais e especialmente os instrumentos, signos e modos de pensar a elas relacionados são constitutivas da mente humana.
III- Ser adulto, trabalhador, estudante, participante de sindicato – e pai de família, membro de grupo religioso, militante de partido político etc. – são condições que, em diferentes combinações e com diversos significados, constituem formas peculiares de construção de conhecimento e de aprendizagem.
Está correta a alternativa:
e.
I, II e III
pregunta3
Csik observou no contato com jovens e adultos não alfabetizados que a rapidez e a precisão do cálculo mental dependem do:
	
d.
	Tipo de trabalho exercido e do contexto social que exigem operações mais complexas.
pregunta4
Há a possibilidade de organização de atividades propostas por núcleos de conteúdos da matemática, partindo de situações sugeridas pelos alunos e transformadas em situações-problema e projetos que:
	
	a.
	Auxiliarão na troca de informações e na formalização de diferentes maneiras de olhar a realidade e na compreensão dos aspectos formais da notação matemática.
pregunta5
Marta Durante defende que a construção progressiva da linguagem escrita é realizada quando:
	b.
	Há o uso de bons modelos de textos, revisão textual e leitura como busca de significado.
pregunta6
Marta Kohl de Oliveira (2004) ao analisar estudo de Luria, em colaboração com Vygotsky, com camponeses soviéticos, destaca que o estudo realizado com comunidades soviéticas isoladas, estagnadas economicamente, com alto grau de analfabetismo apontou que:
I- Os adultos pouco escolarizados por ele estudados tenderam a apresentar um modo de pensamento baseado na experiência individual e nas relações concretas observadas na vida cotidiana.
II- Os adultos com maior grau de escolaridade operaram de forma desvinculada das situações concretas, trabalhando de modo abstrato e descontextualizado.
III- O adulto tem respostas diferentes, pois é historicamente contextualizado.
IV- A cultura tem que ser o princípio explicativo da mente especificamente humana. Qualquer ser humano, em qualquer cultura, tem à sua disposição tantos modos de pensar quantos forem os diferentes tipos de atividade. O pensamento humano, em qualquer cultura, é heterogêneo por natureza.
Está correta a alternativa:
e.
I, II, III e IV
pregunta7
O desafio do ensino da matemática é organizar um ensino que auxilie os jovens e os adultos na compreensão e na atuação em sua realidade e significa que:
	b.
	Deve-se usar o cálculo mental para refletir e explicar oralmente as soluções encontradas e depois formalizá-las por escrito.
pregunta8
Para Kohl (2004), a caracterização da idade adulta é um grande desafio. Algumas definições afirmam:
I- É um estágio psicológico de estabilidade e ausência de mudanças importantes (quase que excluído, portanto, da própria essência do desenvolvimento) o que é, claramente, adequada.
II- A asserção da ausência de mudanças é falsa, na medida em que os adultos, tipicamente, trabalham, constituem família, se relacionam amorosamente, aprendem em diferentes dimensões da vida, educam seus filhos, têm projetos individuais e coletivos, o que em si é potencial para profundas transformações.
III- Podemos afirmar que o adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do jovem.
IV- Podemos afirmar que o adulto traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. Para Kohl (2004), os jovens e os adultos concretos que se encontram na sala de aula deveriam ser objeto de conhecimento aprofundado, por meio da investigação sobre seu modo de inserção na vida social, suas atividades, seu acesso a diferentes tecnologias e linguagens, a partir do qual poderia ser estabelecido um diálogo com os instrumentos, signos e modos de pensar que são próprios da escola.
Para a autora, podemos afirmar que está correto:
	d.
	II, III e IV
pregunta9
Quando as estratégias de leitura favorecem a leitura, a interpretação e a compreensão dos textos, há ganhos significativos em:
	
	a.
	Melhoria do nível de escrita, do tipo de letra, dos aspectos convencionais importantes e o uso do léxico com maior qualidade e riqueza
pregunta10
Quando nos referimos ao ensino da matemática, partimos da ideia que ela é:
	
c.
	Um objeto da cultura e um instrumento que faz parte da construção da sociedade e é uma ciência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando