Buscar

Bqd adm I 2º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(OAB) - Julgue os itens subseqüentes, relativos à organização e estruturação da administração pública.
 I Uma lei que reestruture a carreira de determinada categoria de servidores públicos pode também dispor acerca da criação de uma autarquia.
II O controle das entidades que compõem a administração indireta da União é feito pela sistemática da supervisão ministerial.
III As autarquias podem ter personalidade jurídica de direito privado.
 IV As autarquias têm prerrogativas típicas das pessoas jurídicas de direito público, entre as quais se inclui a de serem seus débitos apurados judicialmente executados pelo sistema de precatórios.
Estão certos apenas os itens
		
	
	I e II
	
	III e IV
	
	I, II e IV
	
	I e III
	 
	II e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403051129)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das características abaixo relacionadas refere-se ao Poder Disciplinar?
		
	
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir, tão somente as infrações funcionais de seus servidores.
	
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir, tão somenter infrações administrativas cometidas por particulares.
	
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e punir infrações administrativas cometidas por qualquer particular.
	
	O Poder disciplinar não possibilita à administração pública punir infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados, mediante algum vínculo jurídico específico.
	 
	O Poder disciplinar possibilita à administração pública punir internamente as infrações funcionais de seus servidores e punir infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados, mediante algum vínculo jurídico específico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402945481)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A previsão legal de penalidades administrativas para uma infração indica o uso do poder (x), mas no processo de apuração dessa infração a administração pública deverá fazer uso do poder (y). Na frase, os poderes omitidos substituídos pelas letras (x) e (y) correspondem respectivamente:
		
	
	Poder hierárquico e poder hierárquico
	
	Poder hierárquico e poder disciplinar
	
	Poder regulamentar e poder disciplinar
	
	Poder disciplinar e poder hierárquico
	 
	Poder disciplinar e poder disciplinar
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402959520)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que tange aos princípios administrativos e as decisões dos tribunais superiores é correto afirmar:
		
	
	O princípio da segurança jurídica, segundo o STF na ADCT 186/14, deve ser aplicado no caso de cotas nas universidades.
	 
	O princípio da razoabilidade, segundo o STJ, deve ser aplicado no poder disciplinar e no poder de polícia.
	
	O princípio da motivação aliunde, segundo o STJ, deve ser utilizado para embasar a proibição do nepotismo.
	
	O princípio da legalidade em sentido estrito, segundo o STF, deve ser utilizado para aplicação do princípio da razoabilidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402553597)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinalar a alternativa correta.
		
	 
	Depende de lei específica a criação de autarquia. Comentários: As autarquias são criadas por lei ordinária, cujo projeto é de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo respectivo. Então, se for uma autarquia federal, a sua instituição vai depender de um projeto de lei oferecido pelo Presidente da República; se for uma autarquia estadual, será o Governador quem vai oferecer o projeto da lei instituidora; e, se for uma autarquia municipal, a autoria do projeto será do Prefeito. Entretanto, de onde se retira essa obrigatoriedade? Naturalmente que da Constituição, que, em seu art. 37, XIX, reza: "Art.37 - ............................................ .XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação". Diferentemente do que ocorre com as sociedades, o nascimento da personalidade jurídica das autarquias se dá com a só publicação da lei que a cria, sem a necessidade de se arquivar um ¿ato constitutivo¿ em qualquer espécie de registro público. Atente-se, entretanto, para o fato de que o Superior Tribunal de Justiça decidiu, recentemente, de maneira muito estranha - a nosso ver, completamente equivocada - que as pessoas jurídicas só adquirem personalidade com o registro no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas - CNPJ, do Ministério da Fazenda, que, na verdade, é apenas um cadastro daquele órgão da administração direta federal para fins tributários. Logo, temos , como gabarito correto, a letra A.
	
	As autarquias e as fundações, integrantes da administração indireta, tem em comum o fato de que ambas são entidades cooperativas.
	
	Os sistemas de atividades auxiliares, criados pelo Decreto-Lei n" 200, de 25 de fevereiro de 1967 e amplamente difundidos na Administração Pública brasileira, são operados por terceirização.
	
	As agências reguladoras constituem um "novo modelo institucional da Administração Pública¿, ao lado das autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas.
	
	As empresas públicas, cujo capital é composto por recursos públicos e privados, podem adotar qualquer forma admitida em direito.

Continue navegando