Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO

Prévia do material em texto

- ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO 
	
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.
	
	
	
	
	As quatro funções principais da ¿ATENÇÃO¿ são: atenção seletiva; a vigilância e detecção de sinal; a sondagem; e a atenção dividida. A atenção seletiva se refere à capacidade de prestar atenção em vários estímulos ao mesmo tempo.
	
	
	Na hipermnésia retrógrada ocorre um excesso de recordações num breve espaço de tempo. Embora mais numerosas, as lembranças em geral são pouco claras e precisas, no entanto há controle voluntário sobre elas.
	
	
	Em relação a função psíquica ¿ SENSOPERCEPÇÃO¿, uma das alterações quatitativas é chamada de ilusão, a qual trata-se de uma percepção falsa, deformada, de um objeto real e presente. Todavia, as alucinações são definidas como ¿percepções sem objeto¿ ou como uma percepção na ausência de estímulos externos correspondentes. São divididas em: alucinações verdadeiras, pseudoalucinações e alucinoses.
	
	
	Logorreia refere-se a uma expressão verbal aumentada. O paciente fala o tempo todo e é difícil interrompê-lo. Ao contrário de mutismo, o qual significa ausência de fala e pode expressar negativismo ou inibição psíquica. Ambos são alteração da função psíquica ¿MEMÓRIA¿.
	
	
	A função psíquica ¿CONSCIÊNCIA¿ tem como principais alterações quantitativas: sono, rebaixamento do nível de consciência, obnubilação e coma; e alterações qualitativas: sonho, estreitamento da consciência e expansão da consciência.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		O adoecimento mental de um filho abala, frequentemente de forma intensa, a auto estima dos pais. O filho doente parece representar, para muitos genitores, uma denúncia das falhas do sistema familiar, que não conduziu com sucesso sua missão de formar os filhos (J. MELMAN, 2008, p. 32 - Família e Doença Mental). Esta afirmação apresenta questões fundamentais para a família do doente mental, dentre elas a culpa e a sobrecarga familiar. Assinale abaixo a opção onde podemos manejar da melhor forma esta sobrecarga:
	
	
	
	
	Auxiliar o doente mental a manter um acompanhamento irregular sem necessitar da família
	
	
	Auxiliar a família e o doente mental a buscar medicamentos mais eficazes
	
	
	Auxiliar a família na realização da eletroconvulsoterapia
	
	
	Auxiliar a família a conseguir uma internação rápida para o doente mental
	
	
	Auxiliar a família e o doente mental na ampliação de sua rede social
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A portaria n° 336, de 2002, do Ministério da Saúde define as seguintes modalidades de CAPS: CAPS I, CAPS II e CAPS III, por ordem crescente de porte/complexidade a abrangência populacional. Os três cumprem a mesma função no atendimento publico em saúde mental, devendo estar capacitados a realizar prioritariamente o atendimento de clientes com transtornos mentais severos e persistentes.
	
	
	
	
	(B) A equipe multiprofissional do CAPS e composta por Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Assistentes Sociais e Terapeutas Ocupacionais
	
	
	(A) O CAPS I destina-se ao atendimento em municípios com população ente 20mil e 200 mil habitantes.
	
	
	(D) As atividades realizadas nos três níveis de CAPS incluem atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas, visitas e atendimento domiciliares e atendimento às famílias.
	
	
	(C) O CAPS i II destina-se ao atendimento de usuários de drogas e dependentes químicos.
	
	
	(E) Nenhum CAPS pode ter leitos em suas dependências.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		O carbonato de lítio é uma medicação bastante utilizada no tratamento do transtorno afetivo bipolar (TAB). Porém, sua dosagem sérica terapêutica está muito próxima da dosagem tóxica. A dosagem sérica terapêutica do lítio é:
	
	
	
	
	2,5 mEq/l;
	
	
	1,2 mEq/l;
	
	
	2,1 mEq/l.
	
	
	1,5 mEq/l;
	
	
	Transtorno bipolar.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A Hipomania é?
	
	
	
	
	Um estado semelhante à mania, em grau mais leve, que aparece em pacientes com TAB, no início dos episódios de mania.
	
	
	Uma elevação anormal do humor. Caracterizada por um estado de hiperexcitação dos processos psíquicos. É um distúrbio químico cerebral.
	
	
	Uma instabilidade persistente do humor (forma leve do transtorno bipolar II) com alternância de períodos distímicos ou de falta de interesse e prazer com períodos hipomaníacos.
	
	
	Um transtorno depressivo de natureza crônica, de menor gravidade que a depressão maior, com uma duração ininterrupta de pelo menos dois anos.
	
	
	Uma alteração da personalidade, caracterizada por impulsividade, agitação psicomotora e fraco desempenho escolar.

Continue navegando