Buscar

RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

* REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
* ÉTICAS NOS TEMPOS DAS TIC
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: - A sociedade vive, mais do que nunca, sob os domínios da ciência e da tecnologia, e isso ocorre de modo tão intenso e marcante que é comum muitos confiarem nelas como se confia numa divindade. 
Quais são essas relações entre Socidade, Educação e Tecnologia?
 - A Sociedade avança de acordo ao ritmo de evolução da tecnologia. Jamais a sociedade melhoraria sem a progressão dos meios tecnológicos para isso. Se não fosse o desenvolvimento da tecnologia ainda estaríamos na idade da pedra.
Por exemplo: 
- Meios de transporte:
Por exemplo: 
Por exemplo: 
- Mais também pode ser usada de maneira maléfica:
- Mais também para combater os seus próprios males:
E na Educação ?
- Na Educação a sociedade como um todo ainda não conseguiu acompanhar a evolução da tecnologia, e principalmente quando falamos da rede pública de ensino.
- Existe uma ferramenta fundamental para acompanhar todo esse movimento e acompanhar as exigências atuais, que é uma ferramenta rápida e eficiente:
A Informática
- A Tecnologia na educação também é crucial que ela chegue até os seus educadores para que esses possam repassar uma das mais importantes ferramenta para o futuro.
- Quem nunca se deparou com um professor que não sabia nem ligar um computador. 
- Então já sabemos que a tecnologia está diretamente ligada a sociedade bem como na educação, agora cabe a nós procuramos esse conhecimento e aplicarmos de maneira correta na sociedade.
* ÉTICAS NOS TEMPOS DAS TIC
Ética da responsabilidade visa contemplar o bem-estar de toda a sociedade e não apenas de minorias, criando uma consciência das atitudes a serem tomadas pelos indivíduos a partir da reflexão das possíveis consequências de seus atos.
A Ética recomenda vários princípios fundamentais para a utilização das TIC:
Princípio da não existência de escutas, visionamentos ou gravações não consentidos;
Princípio da lealdade, traduzido em sempre se avisar a outra parte, antes de começar a comunicação, quando estão em uso mecanismo como sistema de identificação automático do número ou telefones munidos de microfones.
Princípio da propriedade conjunta de dados transacionais, de forma a que todas as partes envolvidas numa transação geradora de dados estejam de acordo quanto a qualquer uso subsequentes desses dados e possam partilham os resultados da sua venda;
Princípio da restauração (os que alteram, por meios tecnologicos, o status quo da privacidade deviam suportar os custos da sua reposição (...)
Princípio da honestidade e de reciprocidade, de forma a que cada um trate os outros da maneira como dev ser tratado.
Em suma as TIC tem que ser limitada por uma consciência cada vez maiorpor parte das pessoas, por um comportamento responsável por parte do governo e das empresas e por novas leis, novas políticas e novos costumes.
CONCLUSÃO
O mundo hodierno esta em constante mutação de tal maneira que, o processo de ensino-aprendizagem também esta em processo aberto e dinamico; Compreendemos que a implementação das TIC ainda evolui de que maneira o O processo de ensino-aprendizagem, mas ainda nem todos usufrem das novas tecnologias de informação e comunicação; por causa do custo de serviços que elas nós impõe, ou também, a tal questão da democracia electrónica que ainda constitui uma barreira no processo de ensino-aprendizagem das TIC.
Referências:
http://www.slideshare.net/profaliliane/estudos-eticaedatecnologia
http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scielo-org/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article^dart.org&nextAction=lnk&lang=p&indexSearch=&exprSearch=ESTUDO%20DE%20COORTES

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando