Buscar

APOL ADM ESTRAT

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração Estratégica
De acordo com os conceitos abordados sobre comunicação empresarial, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.     
I.        Pode-se definir a comunicação como o processo no qual uma mensagem é enviada por “X” (fonte ou emissor) e entendida por “Y” (receptor), utilizando-se um canal de comunicação.    
II.        Nas empresas, a comunicação empresarial possui uma importância fundamental para o bom andamento das atividades cotidianas.   
III.        A comunicação empresarial é responsável pela disseminação das informações, tarefas, ordens etc. que podem ser usadas das mais diversas formas. 
IV.        Independente da forma utilizada, a comunicação empresarial deve envolver preferencialmente as seguintes variáveis: quem, como, o quê, para quem, com que efeito, quando e onde.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Pode-se definir a comunicação como o processo no qual uma mensagem é enviada por “X” (fonte ou emissor) e entendida por “Y”(receptor), utilizando-se um canal de comunicação. Nas empresas, a comunicação empresarial possui uma importância fundamental para o bom andamento das atividades cotidianas. A comunicação empresarial é responsável pela disseminação das informações, tarefas, ordens etc. que podem ser usadas das mais diversas formas. Independente da forma utilizada, a comunicação empresarial deve envolver preferencialmente as seguintes variáveis: quem, como, o quê, para quem, com que efeito, quando e onde. (SERTEK et. al., 2012, p. 93-94)
Questão 2/5 - Administração Estratégica
Os níveis hierárquicos referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente.  Nesse sentido as organizações normalmente são divididas em: nível estratégico; nível tático e nível operacional. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o componente do nível hierárquico: “Nível estratégico”.
Nota: 20.0
	
	A
	Representa as funções e as atividades de tomadas de decisão na empresa, ou seja, são as ações que direcionam. Geralmente, esse nível é composto por diretores, assessores, consultores, gerentes etc.
Você acertou!
Nível estratégico: representa as funções e as atividades de tomadas de decisão na empresa, ou seja, são as ações que direcionam. Geralmente, esse nível é composto por diretores, assessores, consultores, gerentes etc. Nível tático: representa os cargos de liderança e o comando na organização, nos quais supervisores, líderes, chefes, coordenadores etc. atuam. Nível operacional: encontram-se as pessoas que executam tarefas. São aquelas que trabalham, por exemplo, na fabricação dos produtos, no setor de vendas ao consumidor, no atendimento ao público etc. Constam aqui cargos como auxiliares, assistentes, secretárias, estagiários etc. Descentralização: quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 83.
	
	B
	Representa os cargos de liderança e o comando na organização, nos quais supervisores, líderes, chefes, coordenadores etc. atuam.
	
	C
	Encontram-se as pessoas que executam tarefas. São aquelas que trabalham, por exemplo, na fabricação dos produtos, no setor de vendas ao consumidor, no atendimento ao público etc. Constam aqui cargos como auxiliares, assistentes, secretárias, estagiários etc.
	
	D
	Quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
“Na administração de empresas, há uma técnica que facilita o entendimento de controle do processo. Foi introduzido no Japão, após a Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewhart, mas quem o difundiu pelo mundo todo foi William Edwards Deming, em 1950. Essa ferramenta é estudada de forma específica e há muito é utilizada nos cursos de administração, pois todo o processo parte dela.”   
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome da ferramenta descrita acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Ciclo PDCA.
Você acertou!
Na administração de empresas, há uma técnica que facilita o entendimento de controle do processo chamado Ciclo PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação). Esse ciclo foi introduzido no Japão, após a Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewhart, mas quem o difundiu pelo mundo todo foi William Edwards Deming, em 1950. Essa ferramenta é estudada de forma específica e há muito é utilizada nos cursos de administração, pois todo o processo parte dela. (SERTEK et. al., 2012, p. 79)
	
	B
	Stakeholders.
	
	C
	Análise SWOT.
	
	D
	FCSs.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Dentre os componentes da estrutura organizacional merece destaque o componente “responsabilidade”, que diz respeito à forma estrutural da empresa, referindo-se, nesse caso, às funções a serem executadas dentro dela. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o componente da estrutura organizacional: “departamentalização”.
Nota: 20.0
	
	A
	Procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas.
Você acertou!
Departamentalização: procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas. Linha e assessoria: possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha). Descrição das atividades: esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa. Autoridade: é a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 81.
	
	B
	Possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha).
	
	C
	Esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa.
	
	D
	É a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
A estrutura organizacional pode ser entendida como a Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Nesse sentido a organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Um dos pontos da estrutura organizacional é a autoridade organizacional. Os itens relacionados à autoridade na organização são: níveis hierárquicos, delegação, centralização e descentralização. 
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o termo “Descentralização”.
Nota: 20.0
	
	A
	Referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente.
	
	B
	É transferir atribuições e autoridadea outras pessoas, geralmente subordinados, para a realização de tarefas e atividades. O gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem comprometer o processo final.
	
	C
	É vista facilmente em pequenas e médias empresas em que o dono/chefe é a pessoa que decide tudo. Tem suas vantagens, como: tudo o que acontece na empresa é de conhecimento do dono/chefe. Mas, por outro lado, isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente.
	
	D
	Quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia.
Você acertou!
Os níveis hierárquicos referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente. (SERTEK et. al., 2011, p. 83) Delegação é transferir atribuições e autoridade a outras pessoas, geralmente subordinados, para a realização de tarefas e atividades. O gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem comprometer o processo final. (SERTEK et. al., 2012, p. 86) A centralização é vista facilmente em pequenas e médias empresas em que o dono/chefe é a pessoa que decide tudo. Tem suas vantagens, como: tudo o que acontece na empresa é de conhecimento do dono/chefe. Mas, por outro lado, isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente. (SERTEK et. al., 2012, p. 87) A descentralização também tem suas vantagens e desvantagens, assim como a centralização. Por exemplo: quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia. (SERTEK et. al., 2012, p. 88)
Questão 1/5 - Administração Estratégica
De acordo com os conceitos abordados sobre comunicação empresarial, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.     
I.        Pode-se definir a comunicação como o processo no qual uma mensagem é enviada por “X” (fonte ou emissor) e entendida por “Y” (receptor), utilizando-se um canal de comunicação.    
II.        Nas empresas, a comunicação empresarial possui uma importância fundamental para o bom andamento das atividades cotidianas.   
III.        A comunicação empresarial é responsável pela disseminação das informações, tarefas, ordens etc. que podem ser usadas das mais diversas formas. 
IV.        Independente da forma utilizada, a comunicação empresarial deve envolver preferencialmente as seguintes variáveis: quem, como, o quê, para quem, com que efeito, quando e onde.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Pode-se definir a comunicação como o processo no qual uma mensagem é enviada por “X” (fonte ou emissor) e entendida por “Y”(receptor), utilizando-se um canal de comunicação. Nas empresas, a comunicação empresarial possui uma importância fundamental para o bom andamento das atividades cotidianas. A comunicação empresarial é responsável pela disseminação das informações, tarefas, ordens etc. que podem ser usadas das mais diversas formas. Independente da forma utilizada, a comunicação empresarial deve envolver preferencialmente as seguintes variáveis: quem, como, o quê, para quem, com que efeito, quando e onde. (SERTEK et. al., 2012, p. 93-94)
Questão 2/5 - Administração Estratégica
Os níveis hierárquicos referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente.  Nesse sentido as organizações normalmente são divididas em: nível estratégico; nível tático e nível operacional. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o componente do nível hierárquico: “Nível estratégico”.
Nota: 20.0
	
	A
	Representa as funções e as atividades de tomadas de decisão na empresa, ou seja, são as ações que direcionam. Geralmente, esse nível é composto por diretores, assessores, consultores, gerentes etc.
Você acertou!
Nível estratégico: representa as funções e as atividades de tomadas de decisão na empresa, ou seja, são as ações que direcionam. Geralmente, esse nível é composto por diretores, assessores, consultores, gerentes etc. Nível tático: representa os cargos de liderança e o comando na organização, nos quais supervisores, líderes, chefes, coordenadores etc. atuam. Nível operacional: encontram-se as pessoas que executam tarefas. São aquelas que trabalham, por exemplo, na fabricação dos produtos, no setor de vendas ao consumidor, no atendimento ao público etc. Constam aqui cargos como auxiliares, assistentes, secretárias, estagiários etc. Descentralização: quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 83.
	
	B
	Representa os cargos de liderança e o comando na organização, nos quais supervisores, líderes, chefes, coordenadores etc. atuam.
	
	C
	Encontram-se as pessoas que executam tarefas. São aquelas que trabalham, por exemplo, na fabricação dos produtos, no setor de vendas ao consumidor, no atendimento ao público etc. Constam aqui cargos como auxiliares, assistentes, secretárias, estagiários etc.
	
	D
	Quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
“Na administração de empresas, há uma técnica que facilita o entendimento de controle do processo. Foi introduzido no Japão, após a Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewhart, mas quem o difundiu pelo mundo todo foi William Edwards Deming, em 1950. Essa ferramenta é estudada de forma específica e há muito é utilizada nos cursos de administração, pois todo o processo parte dela.”   
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome da ferramenta descrita acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Ciclo PDCA.
Você acertou!
Na administração de empresas, há uma técnica que facilita o entendimento de controle do processo chamado Ciclo PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação). Esse ciclo foi introduzido no Japão, após a Primeira Guerra Mundial (década de 1920), por Walter A. Shewhart, mas quem o difundiu pelo mundo todo foi William Edwards Deming, em 1950. Essa ferramenta é estudada de forma específica e há muito é utilizada nos cursos de administração, pois todo o processo parte dela. (SERTEK et. al., 2012, p. 79)
	
	B
	Stakeholders.
	
	C
	Análise SWOT.
	
	D
	FCSs.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Dentre os componentes da estrutura organizacional merece destaque o componente “responsabilidade”, que diz respeito à forma estrutural da empresa, referindo-se, nesse caso, às funções a serem executadas dentro dela. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o componente da estrutura organizacional: “departamentalização”.Nota: 20.0
	
	A
	Procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas.
Você acertou!
Departamentalização: procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas. Linha e assessoria: possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha). Descrição das atividades: esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa. Autoridade: é a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 81.
	
	B
	Possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha).
	
	C
	Esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa.
	
	D
	É a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
A estrutura organizacional pode ser entendida como a Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Nesse sentido a organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. Um dos pontos da estrutura organizacional é a autoridade organizacional. Os itens relacionados à autoridade na organização são: níveis hierárquicos, delegação, centralização e descentralização. 
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o termo “Descentralização”.
Nota: 20.0
	
	A
	Referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente.
	
	B
	É transferir atribuições e autoridade a outras pessoas, geralmente subordinados, para a realização de tarefas e atividades. O gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem comprometer o processo final.
	
	C
	É vista facilmente em pequenas e médias empresas em que o dono/chefe é a pessoa que decide tudo. Tem suas vantagens, como: tudo o que acontece na empresa é de conhecimento do dono/chefe. Mas, por outro lado, isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente.
	
	D
	Quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia.
Você acertou!
Os níveis hierárquicos referem-se às pessoas e às atividades realizadas sob o paradigma da autoridade dentro das organizações. Esses níveis classificam as funções e as tarefas a serem executadas pelos funcionários individualmente. (SERTEK et. al., 2011, p. 83) Delegação é transferir atribuições e autoridade a outras pessoas, geralmente subordinados, para a realização de tarefas e atividades. O gestor precisa acompanhar o processo, o que permitirá ao funcionário designado para a função realizar sua tarefa sem comprometer o processo final. (SERTEK et. al., 2012, p. 86) A centralização é vista facilmente em pequenas e médias empresas em que o dono/chefe é a pessoa que decide tudo. Tem suas vantagens, como: tudo o que acontece na empresa é de conhecimento do dono/chefe. Mas, por outro lado, isso dificulta o andamento da empresa quando ele não está presente. (SERTEK et. al., 2012, p. 87) A descentralização também tem suas vantagens e desvantagens, assim como a centralização. Por exemplo: quando a empresa passa do porte médio para o grande, as informações geradas são inúmeras. A delegação de decisões cotidianas, as quais não interfiram no bom andamento e no direcionamento da empresa, possibilita ao gestor uma diminuição de trabalhos operacionais e de riscos de erros no dia a dia. (SERTEK et. al., 2012, p. 88)
Questão 1/5 - Administração Estratégica
Quando a complexidade do mundo empresarial aumentou, a partir da década de 1950, a administração estratégica passou a receber atenção de maior abrangência nos meios acadêmicos e empresarial, exigindo perfil gerencial empreendedor, respostas rápidas e corretas à ação de concorrentes, redefinição do papel social e econômico das empresas e melhor adequação à nova postura assumida pelos consumidores. A administração estratégica, segundo Certo e Peter, citado por Sertek e outros (2011), é composta por uma série de passos: diagnóstico estratégico, planejamento, implementação da estratégia organizacional e controle estratégico. 
Analise a descrição a seguir e assinale a alternativa correspondente. 
“Faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro, e na análise do ambiente interno, consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar  os pontos fortes e pontos fracos.
Nota: 0.0
	
	A
	Diagnóstico estratégico.
Diagnóstico estratégico: faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro, e na análise do ambiente interno, consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos. (SERTEK et. al., 2012, p. 120)
	
	B
	Planejamento.
	
	C
	Implementação da estratégia organizacional.
	
	D
	Controle estratégico.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
Quanto à evolução do foco estratégico, percebemos que, na proporção em que o tempo e as épocas mudaram, o foco estratégico empresarial foi sofrendo alterações. Diante disso, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, corretamente, as lacunas do texto a seguir. 
Até 1920, o foco principal nas organizações era ____________. Quanto mais se produzia, mais interessante era para a empresa, pois o mercado estava aquecido com a chamada era industrial. De 1950 a 1990, o foco principal foi _____________. As empresas possuíam os produtos e uma área de vendas preparada, mas não sabiam despertar as necessidades dos clientes. Com a globalização, a partir de 1990, o grande foco estratégico das empresas modernas passou a ser ________________. Com o auxílio da internet, da abertura dos mercados e da disponibilidade de mão de obra qualificada, as empresas passaram a trabalhar com informações específicas de cada cliente. Assim, chegamos ao início do século XXI, em que o grande diferencial do foco estratégico é ____________. Quanto mais se conhece os mercados atuais, mais fácil fica de se sobressair em relação à concorrência.
Nota: 20.0
	
	A
	a produção – o marketing empresarial – as informações – o conhecimento.
Você acertou!
Até 1920, o foco principal nas organizações era a produção. Quanto mais se produzia, mais interessante era para a empresa, pois o mercado estava aquecido com a chamada era industrial. De 1950 a 1990, o foco principal foi o marketing empresarial. As empresas possuíam os produtos e uma área de vendas preparada, mas não sabiam despertar as necessidades dos clientes. Com a globalização, a partir de 1990, o grande foco estratégico das empresas modernas passou a ser as informações. Com o auxílio da internet, da abertura dos mercados e da disponibilidade de mão de obra qualificada, as empresas passaram a trabalhar com informações específicas de cada cliente. Assim, chegamos ao início do século XXI, em que o grande diferencial do foco estratégico é o conhecimento. Quanto mais se conhece os mercados atuais, maisfácil fica de se sobressair em relação à concorrência. (SERTEK et. al., 2012, p 106).
	
	B
	a informação – o marketing empresarial – o conhecimento – a produção.
	
	C
	o marketing empresarial – a produção – o conhecimento – as informações.
	
	D
	o conhecimento – a produção – o marketing empresarial – as informações.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
Estratégia, planejamento estratégico e administração estratégica são palavras que fazem parte do ambiente corporativo. Todos os dias, executivos, estudantes, professores e consultores fazem referência a elas. 
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à descrição apresentada. 
“Surge para satisfazer a necessidade das organizações de adequação ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders.”
Nota: 20.0
	
	A
	Estratégia.
	
	B
	Planejamento estratégico.
	
	C
	Administração estratégica.
Você acertou!
Surge para satisfazer a necessidade das organizações de adequação ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders. (SERTEK et. al., 2012, p. 119)
	
	D
	Definição Estratégica.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
As organizações são organismos complexos, que envolvem processos, regras, cultura, pessoas, relacionamentos, mercado e governo. Enfim, estão sob o prisma de diferentes dimensões e necessitam estar sempre muito bem alinhadas em seus objetivos, buscando permanentemente a integração entre suas diferentes áreas de negócio para inovar e criar diferenciais competitivos. 
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o termo “estratégia”.
Nota: 20.0
	
	A
	É a maneira como a empresa percebe o mundo, gerando comprometimento com atitudes e respostas para determinadas situações. O objetivo é buscar o posicionamento da empresa no ambiente competitivo, o qual pode ser pré-selecionado, planejado e atingido por meio de um processo emergente, ou seja, de modo não predeterminado.
Você acertou!
Estratégia: é a maneira como a empresa percebe o mundo, gerando comprometimento com atitudes e respostas para determinadas situações. O objetivo é buscar o posicionamento da empresa no ambiente competitivo, o qual pode ser pré-selecionado, planejado e atingido por meio de um processo emergente, ou seja, de modo não predeterminado. (p. 114) Planejamento estratégico: é um método gerencial que nos permite estabelecer uma direção a ser seguida pela empresa, visando um grau maior de ajuste com o ambiente. Visa dar sentido às ações organizacionais, proporcionando-nos parâmetros. (p. 117) Administração estratégica: Surge para satisfazer a necessidade das organizações de adequação ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders. (p. 119) Diagnóstico estratégico: faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro e na análise do ambiente interno consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T.S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012.
	
	B
	É um método gerencial que nos permite estabelecer uma direção a ser seguida pela empresa, visando um grau maior de ajuste com o ambiente. Visa dar sentido às ações organizacionais, proporcionando-nos parâmetros.
	
	C
	Surge para satisfazer a necessidade das organizações de adequação ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders.
	
	D
	Faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro e na análise do ambiente interno consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
A administração estratégica surge para satisfazer a necessidade das organizações de adequação ao seu ambiente, de maneira a assegurar a criação de riquezas para os acionistas e a satisfação dos seus stakeholders. Pode se dizer que uma das principais ferramentas da administração estratégica é o planejamento estratégico que pode ser entendido como um método gerencial que nos permite estabelecer uma direção a ser seguida pela empresa, visando um grau maior de ajuste com o ambiente. Visa dar sentido às ações organizacionais, proporcionando-nos parâmetros. O planejamento estratégico pode ser dividido em: diagnóstico estratégico, planejamento, implementação e controle. 
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, a fase do “planejamento”.
Nota: 20.0
	
	A
	Faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro e na análise do ambiente interno consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos.
	
	B
	Estabelece uma diretriz organizacional, onde se planeja por meio dos indicadores principais de direção para os quais uma organização é levada – a visão, a missão organizacional, os objetivos institucionais e os valores. Faz a formulação de uma estratégia organizacional onde os gestores buscam estabelecer um curso de ação com a finalidade de garantir que a organização alcance seus objetivos, ou seja, que projete e selecione estratégias que levem à realização desses objetivos.
Você acertou!
Diagnóstico estratégico: faz análise do ambiente externo, visando à identificação de ameaças e de oportunidades, tanto no presente quanto no futuro e na análise do ambiente interno consiste na avaliação dos recursos da empresa (financeiros, humanos, tecnológicos e materiais) e busca identificar os pontos fortes e pontos fracos. Planejamento: estabelece uma diretriz organizacional, onde se planeja por meio dos indicadores principais de direção para os quais uma organização é levada – a visão, a missão organizacional, os objetivos institucionais e os valores. Faz a formulação de uma estratégia organizacional onde os gestores buscam estabelecer um curso de ação com a finalidade de garantir que a organização alcance seus objetivos, ou seja, que projete e selecione estratégias que levem à realização desses objetivos. Implementação da estratégia organizacional: nessa etapa colocamos em ação as estratégias que resultaram das etapas anteriores do processo de administração estratégica. Sem a sua implementação efetiva, as organizações são incapazes de obter os benefícios da realização de um diagnóstico e do planejamento estratégico. Controle estratégico: se concentra na monitoração e na avaliação do processo de administração estratégica no sentido de melhorá-lo, assegurando um funcionamento adequado. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 119-120.
	
	C
	Nessa etapa colocamos em ação as estratégias que resultaram das etapas anteriores do processo de administração estratégica. Sem a sua implementação efetiva, as organizações são incapazes de obter os benefícios da realização de um diagnóstico e do planejamento estratégico.
	
	D
	Concentra-se na monitoração e na avaliação do processo de administração estratégica no sentido de melhorá-lo, assegurando um funcionamento adequado.
Questão 1/5 - Administração Estratégica
Citado por Sertek e outros (2011), o autor Barney (2002) afirma que é pouco provável que um debate a respeito de um atributo particular de uma determinada empresa é um recurso, uma capacidade ou uma competência, que será muito valioso na prática para os gestores das empresas. Nesse contexto, esse autor propõe a seguinte definição: recursossão ativos, capacidades, competências, processos organizacionais, informações e conhecimentos controlados por uma empresa; e que são capazes de conceber ou implementar estratégias, classificados em quatro categorias: financeiros, físicos, humanos e organizacionais. 
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual destas categorias está sendo descrita a seguir. 
“Inclui treinamento, talentos, experiência, relacionamento, conhecimento, julgamento, insights etc.”
Nota: 20.0
	
	A
	Financeiros.
	
	B
	Físicos.
	
	C
	Humanos.
Você acertou!
De capital humano: inclui treinamento, talentos, experiência, relacionamento, conhecimento, julgamento, insights etc. (SERTEK et. al., 2012, p. 174)
	
	D
	Organizacionais.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
Levando em conta que as empresas possuem produtos ou serviços muito próximos (parecidos), que podem ser substituídos uns pelos outros, as cinco forças competitivas estabelecem “concorrentes”, isto é, clientes, fornecedores, substitutos e entrantes, que são potencializados por circunstâncias particulares. Nesse processo, Porter, citado por Sertek e outros (2011), sugere três estratégias competitivas genéricas para enfrentar a forças competitivas: liderança de custo, diferenciação e enfoque, e nicho de mercado. 
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual estratégia está sendo descrita a seguir. 
“A empresa objetiva ser a única em seu setor e em algumas dimensões amplamente valorizadas pelos compradores, devendo escolher atributos que sejam realmente diferentes.”
Nota: 20.0
	
	A
	Liderança de custo.
	
	B
	Diferenciação e enfoque.
Você acertou!
Diferenciação e enfoque: a empresa objetiva ser a única em seu setor e em algumas dimensões amplamente valorizadas pelos compradores, devendo escolher atributos que sejam realmente diferentes. (SERTEK et. al., 2012, p. 164)
	
	C
	Nicho de mercado.
	
	D
	Rivalidade entre empresas existentes.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
A Análise de Negócios é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no intuído de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas. Existem várias metodologias de análise de negócios que podem ser utilizadas pelas organizações no momento de decidir suas organizações, entre elas podemos destacar: análise de SWOT; Matriz BCG; análise de matriz produto-mercado, teoria do ciclo de vida do produto.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o modelo de análise de negócios: “Ciclo de vida do produto”.
Nota: 20.0
	
	A
	É uma técnica de análise dos ambientes interno e externo, comumente empregada para a avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição.
	
	B
	Esse tipo de análise racional visa avaliar o negócio em relação ao mercado e à estrutura da empresa. Nada mais é do que uma matriz de dupla entrada: a dimensão crescimento do mercado, localizada vertical e horizontalmente, e a variável participação relativa de mercado da empresa ou da unidade de negócio.
	
	C
	Esse modelo de análise tem como base uma matriz de duas entradas, duplamente dimensionadas em produtos e mercados (atuais e novos). Levando em consideração essas duas dimensões, temos quatro possibilidades de ações estratégicas: penetração de mercado, desenvolvimento de mercados e de produtos e diversificação.
	
	D
	Foi inspirada na biologia. Tal como um ser vivo, os produtos e os serviços também passam por etapas ao longo da vida, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Nessa abordagem, conforme Oliveira (2004), o desenvolvimento de estratégias competitivas deve levar em consideração em que estágio do ciclo de vida os produtos e os serviços da empresa se encontram.
Você acertou!
Análise de SWOT - A análise SWOT é uma técnica de análise dos ambientes interno e externo, comumente empregada para a avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição. (p. 151) Matriz BCG - Esse tipo de análise racional visa avaliar o negócio em relação ao mercado e à estrutura da empresa. A matriz BCG nada mais é do que uma matriz de dupla entrada: a dimensão crescimento do mercado, localizada vertical e horizontalmente, e a variável participação relativa de mercado da empresa ou da unidade de negócio. (p. 155) Análise de matriz produto-mercado - esse modelo de análise tem como base uma matriz de duas entradas, duplamente dimensionadas em produtos e mercados (atuais e novos). Levando em consideração essas duas dimensões, temos quatro possibilidades de ações estratégicas: penetração de mercado, desenvolvimento de mercados e de produtos e diversificação. (p. 149) A teoria do ciclo de vida do produto foi inspirada na biologia. Tal como um ser vivo, os produtos e os serviços também passam por etapas ao longo da vida, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Nessa abordagem, conforme Oliveira (2004), o desenvolvimento de estratégias competitivas deve levar em consideração em que estágio do ciclo de vida os produtos e os serviços da empresa se encontram. (p. 147) SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Após fazermos um diagnóstico para conhecermos uma empresa e sua posição no mercado, podemos passar à formulação das estratégias. Para que isso ocorra normalmente, é preciso que se faça uma análise mais específica dos produtos, dos negócios e do posicionamento da organização. Os modelos mais utilizados pelos estrategistas para realizar este tipo de análise são: análise do ciclo de vida do produto, análise de matriz produto-mercado, abordagem de portfólio (matriz BCG) e análise SWOT. 
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual destes modelos está descrito a seguir.
“Esta teoria foi inspirada na biologia. Tal como um ser vivo, os produtos e os serviços também passam por etapas ao longo da vida, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.”
Nota: 20.0
	
	A
	Análise do ciclo de vida do produto.
Você acertou!
A teoria do ciclo de vida do produto foi inspirada na biologia. Tal como um ser vivo, os produtos e os serviços também passam por etapas ao longo da vida, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Nessa abordagem, conforme Oliveira (2004), o desenvolvimento de estratégias competitivas deve levar em consideração em que estágio do ciclo de vida os produtos e os serviços da empresa se encontram. (SERTEK et. al., 2012, p. 147)
	
	B
	Análise de matriz produto-mercado.
	
	C
	Abordagem de portfólio (matriz BCG).
	
	D
	Análise SWOT (ameaças e oportunidades).
Questão 5/5 - Administração Estratégica
A análise de Negócios é o conjunto de atividades e técnicas utilizadas para servir como ligação entre partes interessadas no intuído de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização e para recomendar soluções que permitam que a organização alcance suas metas. Existem várias metodologias de análise de negócios que podem ser utilizadas pelas organizações no momento de decidir suas organizações, entre elas podemos destacar: análise de SWOT; Matriz BCG; análise de matriz produto-mercado, teoria do ciclo de vida do produto. 
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o modelo de análise de negócios “Análise de SWOT”.
Nota: 20.0
	
	A
	É uma técnica de análise dos ambientes interno e externo, comumente empregada para a avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição.
Você acertou!
Análise de SWOT - a análise SWOT é uma técnica de análise dos ambientes interno e externo, comumente empregada para a avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição. (p 151) Matriz BCG - esse tipo de análise racional visa avaliar o negócioem relação ao mercado e à estrutura da empresa. A matriz BCG nada mais é do que uma matriz de dupla entrada: a dimensão crescimento do mercado, localizada vertical e horizontalmente, e a variável participação relativa de mercado da empresa ou da unidade de negócio. (p 155) Análise de matriz produto-mercado - esse modelo de análise tem como base uma matriz de duas entradas, duplamente dimensionadas em produtos e mercados (atuais e novos). Levando em consideração essas duas dimensões, temos quatro possibilidades de ações estratégicas: penetração de mercado, desenvolvimento de mercados e de produtos e diversificação. (p 149) A teoria do ciclo de vida do produto foi inspirada na biologia. Tal como um ser vivo, os produtos e os serviços também passam por etapas ao longo da vida, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Nessa abordagem, conforme Oliveira (2004), o desenvolvimento de estratégias competitivas deve levar em consideração em que estágio do ciclo de vida os produtos e os serviços da empresa se encontram. (p 147) SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012.
	
	B
	Esse tipo de análise racional visa avaliar o negócio em relação ao mercado e à estrutura da empresa. Nada mais é do que uma matriz de dupla entrada: a dimensão crescimento do mercado, localizada vertical e horizontalmente, e a variável participação relativa de mercado da empresa ou da unidade de negócio.
	
	C
	Esse modelo de análise tem como base uma matriz de duas entradas, duplamente dimensionadas em produtos e mercados (atuais e novos). Levando em consideração essas duas dimensões, temos quatro possibilidades de ações estratégicas: penetração de mercado, desenvolvimento de mercados e de produtos e diversificação.
	
	D
	Foi inspirada na biologia. Tal como um ser vivo, os produtos e os serviços também passam por etapas ao longo da vida, que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Nessa abordagem, conforme Oliveira (2004), o desenvolvimento de estratégias competitivas deve levar em consideração em que estágio do ciclo de vida os produtos e os serviços da empresa se encontram.

Continue navegando