Buscar

av1 ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201638458)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segurança e Saúde Ocupacional pode ser entendido como:
		
	
	conjunto de técnicas próprias para o atendimento à residências.
	
	situações que são utilizadas para a elaboração de medidas de incidentes.
	
	situações específicas para darmos condições de uso de EPI.
	 
	conjunto de medidas que é adotado visando minimizar os acidentes de trabalho.
	
	conjunto de movimentos específicos na atuação profissional e de lazer.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201489939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
		
	
	Programa de Controle de Resíduos Industriais (PCRI).
	 
	Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
	
	Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
	
	Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
	
	Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201971621)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, sendo também seu dever prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular. Em caso de acidente a empresa deverá emitir a CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho. Sobre essa comunicação assinale a assertiva FALSA:
		
	 
	Deverá ser comunicado os acidentes ocorridos com todos os segurados empregados: doméstico, o trabalhador avulso, o segurado especial e o médico residente.
	
	A empresa que não informar acidentes de trabalho está sujeita à multa, Se ficar caracterizado que o acidente ocorreu por culpa do empregador ele deve indenizar o trabalhador por danos materiais, físicos e morais
	
	Ao comunicar o acidente de trabalho à Previdência Social, receberão cópia fiel o acidentado e seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda sua categoria.
	
	A empresa deverá comunicar acidente de trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente.
	
	Todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores como empregados tem a obrigação de emitir a CAT em caso de ocorrência de acidente de trabalho ou de suspeita médica de doença do trabalho. Caso ela não o faça, o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu, ou ainda, qualquer autoridade pública podem comunicar o acidente à Previdência Social, conforme artigo 22 da Lei 8213/1991.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201638498)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A higiene ocupacional é:
		
	
	a ciência no qual para a vítima possa vir a existir qualquer situação de perigo e sossego.
	
	a nomenclatura de como ligar o estudo da base de cálculos.
	 
	a ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais .
	
	o estudo específico do ambiente que vivemos no intuito de verificarmos possibilidades de interação com o outro.
	
	o tipo de estudo específico voltado para o trabalho voluntariado do indivíduo que utiliza de ferramentas próprias laborais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201971666)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT - NR 4, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho, devem:
I - Manter, obrigatoriamente, um médico de serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
II- Manter, obrigatoriamente, serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
III- É facultativo manter os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201971632)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde. Quanto às atribuições dos membros que compõem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a NR 5, marque a afirmativa INCORRETA.
		
	
	Colaborar no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
	
	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.
	 
	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, visando ações que aumentem a produtividade.
	
	Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
	
	Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201971694)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. É de responsabilidade do EMPREGADOR, EXCETO:
		
	
	responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
	
	substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
	
	orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
	 
	responsabilizar-se pela guarda e conservação;
	
	adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201971688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento. Todos têm suas responsabilidades para que essa NR seja cumprida. Podemos afirmar que é de responsabilidade do EMPREGADO, EXCETO:
		
	
	Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
	
	Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
	
	Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
	 
	Escolher o EPI adequado para o serviço que será executado.
	
	Utilizar o EPI adequado para o serviço que será executado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201634641)Pontos: 1,0  / 1,0
	A NR 9 ¿ Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ¿ estabelece parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do programa, esses podem ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho. Conforme a NR 9 consideram-se riscos ambientais:
		
	
	Os agentes químicos e biológicos existentes somente nos ambientes de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
	
	Os agentes físicos e químicos existentes somente nos ambientes de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
	
	Os agentes físicos, químicos e ergonômicos existentes nos ambientes de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
	 
	Os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
	
	Os agentes biológicos, somente, existentes nos ambientes de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201638511)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em nossa aula sobre Higiene do trabalho podemos evidenciar os riscos físicos como sendo:
		
	
	os produtos específicos de apenas os ruídos e vibrações.
	 
	os ruídos, as vibrações, a iluminação e a exposição extrema a temperaturas.
	
	os ventos, as chuvas e as situações ergonômicas no trabalho e no lazer.
	
	os eventos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos.
	
	os ruídos, as radiações e a utilização dos equipamentos de proteção coletiva.

Outros materiais