Buscar

Inbound Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Inbound Marketing
Durante décadas, a estratégia do Outbound Marketing, ou simplesmente Marketing Tradicional, foi aplicada aos negócios como forma de atrair clientes e interessados. Essa prática consistia em atrair a audiência por meio de anúncios de TV e rádio, telemarketing, banner, display, outdoors, anúncios em jornais e revistas de modo que fosse possível alcançar o seu público por meio de várias plataformas. Porém, esse modus operandi caiu em desuso com à chegada da internet. Hoje, possíveis clientes têm acesso a uma rede de informações sobre empresas e produtos. Sites de busca e redes sociais se tornaram o cartão de visita do negócio. O Outbound Marketing deu espaço às novas formas de ação trazendo o Inbound Marketing como o grande trunfo do Marketing. 
O que é Inbound Marketing
Um termo relativamente novo, o conceito do Inbound surgiu nos Estados Unidos, em 2009, e se espalhou pelo mundo com o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da empresa Hubspot, voltada para automação em marketing. O Inbound é uma prática dentro do Marketing Digital e funciona a partir da “atração”. Isso significa que esse tipo de estratégia atua para que os clientes sejam atraídos para conhecer os produtos ou serviços ao invés de “laçá-los à força”. A ideia é entender o interesse como parte do comportamento dos potenciais clientes e criar conteúdo para satisfazê-los, como forma de marcar presença e se tornar referência quando o assunto for informação. Em seguida, com estratégias de conversão, transformar os visitantes em clientes. Depois, com ferramentas de relacionamento, criar vínculos para que esses clientes se transformem em divulgadores da marca.
A produção de conteúdo relevante, seja através de blogs, mídias sociais, infográficos, white papers, boletins informativos por e-mail e outros conteúdos que as pessoas realmente querem descobrir, é extremamente poderosa para que o negócio seja descoberto sem que seja necessária uma oferta direta pois, o Inbound Marketing é muito prático e indireto: nunca há um discurso de vendas perceptível. Se o conteúdo for relevante o suficiente, o público irá interagir, ler e compartilhar as informações fazendo com o que o seu nome seja reconhecido com uma imagem positiva influenciando diretamente as próximas tomadas de decisões, por exemplo, uma compra.
Porque investir em Inbound?
Com a convergência digital, querendo ou não, todos estão, de alguma, forma conectados, seja em seus smartphones, tablets ou computadores. Segundo dados do IBGE, quase 60% da população brasileira possui acesso à internet. Isso significa que existem cerca de 100 milhões de possíveis consumidores navegando diariamente pela rede, mas é importante lembrar que as pessoas não querem mais comprar um produto. Elas querem ter acesso à solução, e se isso fosse possível sem ter que comprar o produto, elas não comprariam. É por isso que o Inbound Marketing faz muito mais sentido. Clientes são pessoas, não robôs, e pessoas tomam decisões a partir de emoções. É nesse ponto crucial das estratégias de vendas e divulgação que o conceito atua.
Quando você produz atrai público com conteúdo de alta qualidade, entrega a ele, além da segurança, um presente que valha a pena apreciar. Um conteúdo rico é o combustível para impulsionar o negócio. Esse é o coração do Inbound Marketing. 
A aplicação desse método se resume de forma simples como: ao invés de gastar energia e tempo procurando pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio, construa algo digno de legítima atenção atraindo pessoas que, por espontânea vontade, se interessaram no assunto. O resultado disso é um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o que o seu negócio oferece. 
Vantagens do Inbound 
•	É mensurável: com ele é possível medir em detalhes os resultados de cada ação e descobrir o que funciona ou não. Dessa forma, você pode continuar investindo somente nas coisas que dão melhor retorno;
•	É segmentável: nele é possível escolher o tamanho do público e promover ações com um foco muito maior ou direcionado a um nicho específico. 
•	Permite atração gratuita: as possibilidades para atrair público são infinitas, seja por meio de buscas no Google ou de forma viral (via e-mail e redes sociais). Com ele é possível atrair leads de forma gratuita e crescente para um funil de vendas; 
•	Permite a construção de uma audiência: por meio de conteúdo relevante, há a possibilidade da construção de uma base (ex: e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores em redes sociais etc.) que ao longo do tempo se torna fundamental para a empresa; 
•	Custo-benefício: a combinação de todas essas características citadas em nosso artigo permite atingir bons resultados mesmo com baixos investimentos. Esse formato tem muito mais retorno se comparado às mídias tradicionais, além de contar com um alcance incomparável. 
•	Maior Alcance: graças às ferramentas de fácil acessibilidade, o marketing digital permite que pequenas e médias empresas atinjam públicos que anteriormente estavam disponíveis apenas para grandes empresas.
A Importância do Inbound 
A internet trouxe a oportunidade de empresas estarem cada vez mais próximas do seu público possibilitando compreender exatamente cada passo de quem consome. Não explorar essa abertura tem sido a receita para o fracasso de bons negócios. Agora é preciso proporcionar uma experiência inigualável que faça com que o cliente se orgulhe do que está comprando e com quem está comprando.

Continue navegando