Buscar

violência de gênero

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA : ANTROPOLOGIA JURÍDICA
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Profª.Me. Sergio Brandim – UNIFSA
Alunos: Lucas Felipe, Lucas Iago, Luis Gustavo, Maiara Gonçalves, Marcelo Martins e Márcia Lorenna
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A violência de gênero é um tipo de violência física ou psicológica exercida contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas sobre a base de seu sexo ou gênero que impacta de maneira negativa em sua identidade e bem-estar social, físico ou psicológico. A partir do ponto de vista das ciências sociais e da psicologia, principalmente, o gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres.
OBJETIVOS
Conhecer e analisar a violência de gênero e suas questões conceituais e políticas;
Discutir o crescimento da violência de gênero e a ausência de normas que visem a proteção das respectivas vitimas ;
 Demonstrar a amplitude do problema , bem como estimular atos que visem proteção das vitimas;
Entendemos responsabilidade de combater a violência contra a mulher não é somente do Estado, devendo a sociedade estar preparada para não permitir que haja negligência frente a qualquer violência contra a mulher. Portanto, a violência de gênero se converteu em um preocupante problema axial sociocultural, que deve ser entendida sob uma concepção ampliada de saúde e como objeto da intersetorialidade, apesar dos avanços significativos no processo de ressignificação da violência de gênero, é de fundamental importância concentrar esforços para desmitificar e denunciar os atos que vulnerabilizam os corpos femininos.
A violência é um conceito de múltiplas dimensões e conotações;
O comportamento violento é constitutivo do ser humano ou mera influência cultural;
Distinção da violência comum daquela dirigida a individuo ou grupos sobre a base de gênero;
Na década de 1960 surge a categoria analítica de gênero;
A violência de gênero como violação dos direitos humanos;
A OMS sistematiza a violência em : domestica, intrafamiliar e física;
A relação do poder patriarcal e a educação machista com a violência; 
Até o ano de 2004 não possuía uma legislação sobre a violência doméstica e familiar;
Lei n° 11.340/2006 - Lei Maria da Penha;
MORERA, Jaime Alonso Caravaca. Violência de Gênero: Um olhar Histórico. Disponível em:< http://www.here.abennacional.org.br/here/vol5num1artigo5.pdf> Acesso em: 01 de junho de 2018.
JUS BRASIL. O que é a “violência baseada no gênero[K1] ”?. Disponível em:< https://professoraalice.jusbrasil.com.br/artigos/312151601/o-que-e-violencia-baseada-no-genero> Acesso em: 01 de junho de 2018.
SCIELO. Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação.Disponívelem:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000200008> Acesso em: 04 de junho de 2018.
WIKIPÉDIA. Violência de Gênero. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Viol%C3%AAncia_de_g%C3%AAnero> Acesso em: 01 de junho de 2018.
 [K1]
 MORERA, Jaime Alonso Caravaca. Violência de Gênero: Um olhar Histórico. Disponível em:< http://www.here.abennacional.org.br/here/vol5num1artigo5.pdf> Acesso em: 01 de junho de 2018.
 JUS BRASIL. O que é a “violência baseada no gênero ”?. Disponívelem:<https://professoraalice.jusbrasil.com.br/artigos/312151601/o-que-e-violencia-baseada-no-genero> Acesso em: 01 de junho de 2018.
1

Continue navegando