Buscar

TRABALHO CAL HIDRATADA

Prévia do material em texto

Definição
A cal hidratada é um produto natural pronto para o uso.  É o aglomerante mais antigo usado pela humanidade na construção de edificações. A cal hidratada é um dos principais elementos das argamassas porque promove uma série de benefícios para a edificação. Ela tem excelente poder aglomerante, assim como o cimento, que une para sempre os grãos de areia das argamassas.
A cal hidratada é extremamente fina e leve e por isso permite o preparo de maior quantidade de argamassa, com a redução do custo do m³. Suas partículas muito finas, ao serem misturadas com água, funcionam como verdadeiro lubrificante, reduzindo o atrito entre os grãos de areia. O resultado é melhor trabalhabilidade (ou liga), boa aderência e maior rendimento na mão-de-obra.
 Características
A cal hidratada é um pó seco e inodoro obtido da hidratação da cal virgem em processos industriais. É extremamente fina e leve, resultando em boa aderência e maior rendimento na mão-de-obra.
 Utilidade
É utilizada como aglomerante na construção civil, ou seja, uma espécie de cola que dá liga a elementos como pedra, areia e cimento. É aplicada em argamassas de revestimento e assentamento de tijolos.
 Vantagens
Garante maior economia, elasticidade e plasticidade à argamassa, facilitando seu manuseio. Isso garante melhor qualidade e, consequentemente, maior produtividade na execução do revestimento bem como maior durabilidade dos revestimentos. A cal hidratada é um produto pronto para uso, com aplicação imediata. Permite o preparo de maior quantidade de argamassa com redução de seu custo por metro cúbico.
Produto ecológico: é um produto natural  
Produto com valor histórico: a cal já é utilizada pela humanidade a milhares de anos e sua durabilidade já conhecida
 Utilidades
CONSTRUÇÃO CIVIL:  A cal hidratada tem extraordinária capacidade de reter água em torno de suas partículas, formando na argamassa uma dupla perfeita com o cimento. As argamassas à base de cal hidratada têm resistência suficiente quanto à compressão e aderência, tanto para assentamentos como para revestimentos, para atender as normas técnicas. Por ser um produto alcalino, a cal hidratada impede a oxidação nas ferragens e, também por essa sua característica, atua como agente bactericida e fungicida. Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos; proporciona economia de tinta, pois permite acabamento mais liso e de cor clara; é compatível com qualquer tipo de tinta e outros acabamentos, como fórmica, lambris, papéis de parede, se respeitado o tempo mínimo de cura de 28 dias.
É importante ressaltar ainda que as argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, ou seja, absorvem melhor as pequenas movimentações das construções e evitam, portanto, trincas, fissuras e até o descolamento (ou queda) dos revestimentos. Não se pode deixar de frisar a notável durabilidade que a cal hidratada confere às construções. Argamassas à base de cal hidratada podem durar centenas de anos, ou até mais. Os exemplos para comprovar essa característica são muitos, entre eles a milenar Via Ápia (na Itália) e a Casa das Retortas, na capital paulista. A cal hidratada é um produto de aplicação milenar, enquanto o cimento Portland só foi inventado em 1824.
No estado fresco, a cal propicia maior plasticidade à argamassa, permitindo melhor trabalhabilidade e, consequentemente, maior produtividade na execução do revestimento. Outra propriedade no estado fresco é a retenção de água, importante no desempenho da argamassa, relativo ao sistema alvenaria/revestimento, por não permitir a sucção excessiva de água pela alvenaria. No estado endurecido, a cal apresenta a capacidade de absorver deformações devido ao seu módulo de deformação. Esta propriedade é de extrema importância no desempenho da argamassa, que deve acompanhar as movimentações da estrutura. A cal possibilita a diminuição da retração gerando menor variação dimensional, além de carbonatar lentamente ao longo do tempo, tamponando eventuais fissuras ocorridas no endurecimento, no caso de argamassa mista.
TRATAMENTO DE ÁGUA: A cal hidratada é utilizada no processo de tratamento da água para corrigir a alcalinidade natural e adequar o pH da água. Essa correção é necessária para prevenir a corrosão das tubulações e equipamentos, além de atender a Portaria 518, do Ministério da Saúde.
PINTURA: A execução de pinturas à base de cal é uma prática muito utilizada. Fatores como baixo custo e disponibilidade do produto no mercado - você encontra cal para pintura em praticamente toda loja que comercializa materiais para construção - e facilidade na aplicação, contribuem para o seu uso, outra vantagem é ser uma tinta que permite a parede “respirar” não fechando os seu poros como tintas sintéticas fazem como a látex, acrílica e o esmalte, deixando os ambiente internos mais saudáveis e também não emitindo compostos orgânicos voláteis(COVs) no ar, prejudiciais à saúde.
ADITIVO PARA ASFALTOS: Durante os últimos anos tem aumentado o interesse e o uso da cal hidratada como agente estabilizador de misturas asfálticas quentes em diversos países europeus. Tudo indica que o uso deste aditivo continue a crescer e se vulgarize, incluindo em Portugal. É aconselhável agregar cal hidratada nas misturas asfálticas a quente, normalmente até 2% do peso, por vários aspectos, entre os quais vale a pena destacar:
 A cal funciona como agente anti-desgaste;
 Funciona como filler modificador de viscosidade;
 Reduz a sensibilidade à umidade;
 Aumenta o endurecimento inicial;
 Evita o envelhecimento prematuro da capa asfáltica, prolongando a sua vida útil;
 Melhora a coesão das misturas;
É um aditivo de baixo custo, melhorando bastante a relação qualidade / preço do trabalho final.
Até à data, todos os resultados obtidos mostram a grande influência da cal hidratada na qualidade e durabilidade dos pavimentos asfálticos. O produto atribui ao ligante betuminoso maior viscosidade e impermeabilidade, consequentemente tornando a mistura mais resistente à ação prolongada das águas e da temperatura. Por diminuir os vazios e ter alto poder alcalino, a cal nas misturas retarda a oxidação do asfalto, pela ação do calor e do ar, e também diminui a sensibilidade térmica da capa asfáltica.
Na relação custo/benefício, a aplicação da cal proporciona vida mais longa, melhor desempenho mecânico e redução nas despesas com manutenção.
ESTABILIZANTE QUÍMICO DE SOLOS: A estabilização do solo com adição de estabilizantes químicos e seus reagentes, consiste em um método de aproveitar o solo, dando a ele condições para resistir a carregamentos e intempéries tornando-o impermeável e aplicável na construção de bases de pavimentos urbanos e rodoviários. A Cal hidratada é um excelente reagente para este fim, apresentando resultados com uma ótima relação custo x benefício.
BIBLIOGRAFIA
http://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/tipos-e-usos-da-cal-conheca-diferencas-e-aplicacoes/
http://www.minascal.com.br/
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=31&Cod=101

Continue navegando