Buscar

MODELO PORTFOLIO Modulo A fase 1 AVA (3)

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
FABIANA CAVALHEIRA DOS SANTOS – RU: 1320846 – 2015/11
PORTFÓLIO
UTA – INTERDISCIPLINARIDADE NAS ARTES – MÓDULO A - FASE I
Curitiba
2018
Centro Universitário Internacional - UNINTER
FABIANA CAVALHEIRA DOS SANTOS – RU: 1320846 – 2015/11
PORTFÓLIO
UTA – INTERDISCIPLINARIDADE NAS ARTES – MÓDULO A - FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Interdisciplinaridade nas Artes – Módulo A Fase I. Apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: IZABELA BARBOSA 
Centro Associado: UNINTER
Curitiba
2018
TEMA GERAL: ENSINO DE ARTE EM DIFERENTES CONTEXTOS
SUBTEMA ESPECÍFICO: ENSINO DE ARTE – EJA E ENSINO A DISTANCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
NOME COMPLETO: FABIANA CAVALHEIRA DOS SANTOS
RU: 1320846
POLO: UNINTER: CAMPO GRANDE/MS
PLANEJAMENTO DE ARTE – EJA
DISCIPLINA: Artes Visuais
MODALIDADE: Educação de Jovens e Adultos
CICLO: 1ºAO 3º ANO
TEMA: Arte e Trabalho
CONTEÚDO:
Abordou–se em sala de aula sobre o artista Vik Muniz, utilizando o filme Lixo Extraordinário onde a |Artes e lixo se contrapõem dando origem a obras de artes meio da reciclagem diante de um cenário que poderia ser desesperanço-o, Vik realiza obras de arte com ajuda dos catadores, utilizando materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis A convite de Denise Saraceni, diretora de “Passione”, Muniz produziu três instalações feitas com lixo, a partir da foto de um casal se beijando. 
OBRAS DE ARTE:
Nome do Artista: Lucy Walker
Titulo: Lixo de Extraordinário
Técnica: Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. 
Ano De Execução: agosto de 2007 a maio de 2009.
Nome do Artista: Vik Muniz
Titulo: Abertura Da Novela Passione
Técnica: A reciclagem é um dos assuntos que Passione vai abordar foi utilizado do lixo pneus e reciclagem de lixos.
Ano De Execução: 17 de maio de 2010.
OBJETIVOS
Despertar um novo olhar crítico/ social / artístico nos alunos, colocando-os em uma situação nada confortável. Analisar a postura dos alunos identificando sua conduta moral. Resgatar valores invisíveis numa sociedade consumista.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Organização de conteúdos, desenvolvimento de ideias e reflexões a partir de interações com informações sobre a Arte. 
Reelaboração de conhecimentos adquiridos;
Observar os significados das cores em nossas vidas;
 Desenvolvimento da observação e da criatividade;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLOGIA DE ENSINO
Vicente José de Oliveira Muniz nasceu em São Paulo – Brasil, no dia 20 de dezembro de 1961.Formou-se em Publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, em São Paulo. Em 1983, mudou-se para Nova York. Vik Muniz já foi pobre e viveu em um bairro de classe média baixa em São Paulo. Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que produz obras voltadas para a sustentabilidade. Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas e fotografia. O documentário “Lixo Extraordinário” retrata um trabalho do artista plástico Vik Muniz e seu envolvimento com catadores do lixão, realizando obras de arte com ajuda dos catadores, utilizando materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis dos trabalhadores locais, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento, e também no problema ambiental da disposição de resíduos sólidos. Vik se interessou pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo em recebimento diário (2007), com o objetivo de mudar a vida das pessoas através da arte derivada de materiais do cotidiano delas. A expectativa do artista antes da visita em relação aos catadores era um tanto preconceituosa, Vik se surpreende com o bom humor dos catadores face à realidade vivida por eles a cada dia. Dois personagens se destacam são: Zumbi, vítimade um acidente no lixão; e Tião, presidente da Associação de Catadores do Jardim Gramacho, A história de vida de cada pessoa do aterro impressiona pela emoção transmitida nos depoimentos, transformando a falsa impressão de Vik antes da visita.  As filmagens ultrapassam o limite do lixão, mostrando a moradia dos catadores também. Suelem, uma das mulheres escolhidas por Vik, apresenta sua casa no Jardim Gramacho.  Vik através de uma câmera fotográfica, capturando diferentes perfis dos catadores de Gramacho. Em sua oficina ele observa as fotos obtidas no aterro e escolhe as pessoas que vão trabalhar em suas obras.  “Retratos do Lixo” realizados por Vik Muniz renderam mais de 250 mil dólares. Apesar disso, a abordagem geral o documentário gera resultados positivos na temática socioambiental. O convite de Denise Saraceni, diretora de “Passione”, Muniz produziu três instalações feitas com lixo, a partir da foto de um casal se beijando. As obras foram filmadas pela equipe do designer Hans Donner, autor da edição do vídeo.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
	Conteúdo
	Metodologia e procedimentos
	Preparação e sensibilização corporal
	1º momento: Depois do acolhimento, meu bom dia e em seguida irei pedir para os alunos prestarem muita atenção no vídeo ou nas imagens que vou passar.
Vou entrar conversando sobre reciclagem em seguida pergunto para que serve? E como utilizar. Nisso pergunto de onde vem e que podemos utilizar pra fazer algo interessante.
 
	Desenvolvimento e abordagem do tema
	 Levarei material para dar aula.
Mostro a os alunos vídeo e imagem sobre lixo extraordinário e mostro como podemos fazer obras com lixo e mostrar que podemos acreditar em sim e que tudo que se vivemos se torna arte e que vivemos a arte dentro de nós mesmo todos os dias.
Depois que assistimos o videio em enceramos com conversas e trocas de ideias.
	Fechamento da aula
	
O fechamento è passar para os alunos que a arte faz parte do nosso cotidiano e que através de lixo reciclagem podemos formar uma bela obra , e que todos nós podemos rever o nosso conceito e viver a arte.
	Recursos necessários
	Vídeos e imagem 
	
Critérios de Avaliação
	Participação na aula prática. 
	
Referências
	
https://www.youtube.com/watch?v=AjGZw_DqpQw
https://www.youtube.com/watch?v=RCA0Q7pt7Yw
https://www.youtube.com/watch?v=CzFlsCLH1jo&t=331s
	Objetivo Geral:
 1º ano: pensar o fazer artístico em cima do objeto. Quando que entendemos se algo pode ser arte ou não?
2º ano: Trazer os conceitos sobre a definição de belo e arte na modernidade através da obra de Vik Muniz.
3º ano: Refletir sobre arte contemporânea e suas possibilidades de criação através da obra de Vik Muniz.
REFERÊNCIAS
 
PEDAGOGA: ANDREIA . Lixo Extraordinário 2 março de 2014 http://aresenhadofilme.blogspot.com.br/2012/03/lixo-extraordinario.html
DOLORES OROSCO. “DO G1, EM SÃO PAULO: Passione” terá assinatura de grife 12/05/2010 http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/vik-muniz-cria-abertura-de-passione-e-se-diz-filho-da-cultura-de-massa.html.
 PROF. FRANCISCO DEL MORAL HERNANDEZAUTOR DA RESENHA:
 WILLIAN KAZUHISSA KOHRA: Resenha do Filme Lixo Extraordinário 19 DE OUTUBRO DE 2013 http://helenfarias.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-filme-lixo-extraordinario.html
POR MARGARET IMBROISI. História das Artes  Prazer em conhecer  Vik Muniz 30 maio 2016 HTTPS://www.historiadasartes.com/prazer-em-conhecer/vik-muniz/
MIGUEL BARBIERI JR. Lixo Extraordinário enfoca trabalho de Vik Muniz em aterro sanitário 21 janeiro 2011https://vejasp.abril.com.br/cidades/lixo-extraordinario-de-vik-muniz-em-aterro-sanitario/
EXERCÍCIO REFLEXIVO SOBRE O ENSINO DE ARTE PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ENSINO DAS ARTES VISUAIS – EJA/EAD
A Arte é uma forma de linguagem para comunicar ideias, expressar sentimentos, e cada gênero da Arte pintura, fotografia, escultura, cinema, música tem a sua própria linguagem. No ensino de Arte paraEJA e na EAD pode-se trabalhar e explorar a arte por meio da aplicação da Abordagem Triangular. EJA e EAD são formas e modos de aprendizagem para formação de jovens e adultos de maneira mais autônoma, e o ensino de Arte nesse contexto auxilia na expansão do conhecimento do educando, utilizando as ferramentas que se tem a disposição para explorar um mundo tão rico de informações e conhecimento. O Ensino de Arte para EJA e EAD tem a oportunidade de fazer o educando perceber no seu cotidiano a arte expressa ao seu redor de várias maneiras.
Baseado no planejamento de arte - EJA que você desenvolveu anteriormente; e depois do conhecimento das ferramentas das plataformas online sugeridos no manual do portfólio (Quizlet e Wix), responda:
Qual plataforma, dentre as que são apresentadas no manual do portfólio, você escolheria para desenvolver seu planejamento? Ela possibilita a utilização da Abordagem Triangular? Justifique sua resposta.
Escolheria a plataforma de Quizlet como ferramenta; por ser uma plataforma de estudos que possibilita tanto aluno como professor criar slides interativos, com perguntas e respostas, acessar jogos educativos, e por conter outros recursos didáticos. Quanto a Abordagem Triangular, tem ferramentas diversas que podem ser utilizadas na Contextualização histórica, no desenvolver e Fazer artístico e na Apreciação artística, tais como criar comunidades, pastas com arquivos, inserir figuras de linguagem, textos, imagens, fotografias, vídeos, compartilhar informação, e explorar o universo virtual para aumentar o conhecimento.
Como você utilizaria a plataforma para realizar as adaptações necessárias para o desenvolvimento das estratégias metodológica do seu planejamento? Cite três adaptações de acordo com os três eixos dos processos de ensino e aprendizagem das artes visuais segundo a Abordagem Triangular: fazer artístico, leitura de imagens e contextualização.
Aula expositiva, utilizando Quizlet por meio multimídia notbook ,aplicativo no celular, tablet ou smartphone, criando um perfil e compartilhando pastas de estudos, obras de arte, imagens, textos. Este perfil pode ser utilizado se aluno ou/e se professor. 
Usar flash card e todas as possibilidades que a ferramenta do Quizlet oferce, com as obras de arte, compartilhando e trocando informações que a ferramenta possibilita, com o ler, fazer e contextualizar.,
Figuras de linguagem, Comunidades que dão um leque amplo de trabalho com o fazer, contextualizar e apreciar.
Esta ferramenta possibilita a Arte Transição ou transia-te com a participação dos alunos na criação e expressão de arte do real e virtual.
REFERÊNCIAS
https://quizlet.com/pt-br

Continue navegando