Buscar

QUESTÕES DA PROVA DE DEPENDÊNCIA DE PROCESSUAL PENAL 2 ESTÁCIO FIC

Prévia do material em texto

A respeito da prova no processo penal, assinale a alternativa correta.
A lei processual pátria prevê expressamente a inadmissibilidade da prova ilícita por derivação, perfilhando-se à ¿teoria dos frutos da árvore envenenada¿ (¿fruits of poisonous tree¿).
No tocante à prova, o juiz
poderá, de ofício ordenar a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes.
Assinale a opção INCORRETA.
O juiz criminal deve observar regime de provas legais
Com relação às regras de provas do Código de Processo Penal, pode-se afirmar:
adotou a teoria ¿dos frutos da árvore envenenada¿ e a teoria da ¿fonte independente¿.
(MPU/MPDFT/Promotor de Justiça Adjunto) No conflito entre o direito à prova e a busca da verdade real, existem normas-dispositivo e normas-princípio que regulam a atividade das partes. A esse respeito, assinale a opção correta.
Já decidiu o STF que não deve haver anulação do processo em que se produziu prova ilícita, se outros elementos de convicção, por si mesmos, forem suficientes para respaldar a condenação do réu.
(Defensoria Pública/MA- 2009)-O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
(CESPE/PC/DF/Papiloscopista). Em cada uma das opções abaixo, relativas à prova no processo penal, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção cuja assertiva esteja correta.
Uma mulher virgem foi vítima de um estupro e, após 15 dias do evento delituoso, foi submetida a exame de corpo de delito, ficando prejudicado o quesito acerca da conjunção carnal, ante a ausência de vestígios recentes de cópula vagínica. Nessa situação, desaparecidos os vestígios do crime, será perfeitamente possível o exame de corpo de delito de forma indireta, por meio de prova testemunhal.
Não é permitido à testemunha manifestar suas apreciações pessoais sobre o fato, salvo:
quando tais apreciações forem inseparáveis da narrativa do fato
Astrogildo Sequeira foi processado, tanto que as informações reunidas no inquérito policial serviram de lastro probatório mínimo para a oferta da denúncia. No curso da instrução em juízo, nada foi acrescentado, mas o magistrado entendeu que a prova pericial, mesmo realizada em sítio policial, mais a longa folha penal do acusado eram bastantes para formar o juízo de reprovação, concluindo por condenar o imputado. Isso considerado:
o mínimo probatório que serviu de base à denúncia não é bastante para condenar.
		O Ministério Público denuncia Ticio pala prática de delito de estelionato. O juiz, ao receber a peça vestibular, determina a citação e consigna que está dispensando o interrogatório do denunciado, afirmando que o referido ato procedimental não teria relevância alguma para a decisão da causa, isto porque, à toda evidência, o estelionatário inventaria uma desculpa qualquer, a pretexto de enganar o julgador. A defesa técnica protestou, mas o juiz não reconsiderou. Nesta hipótese,
	
	
	
	
	o juiz decidiu ilegalmente, tanto que ofendeu o direito de autodefesa;
		Assinale a opção correta. Os membros do Congresso Nacional, sobre fatos que conhecem em razão de suas funções parlamentares:
	
	
	
	
	não são obrigados a depor
		(Ministério Público BA/2010) À luz do Código de Processo Penal, deve-se afirmar que:
	
	 
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	
		Em matéria de acareação, é incorreto afirmar:
	
	
	
	 
	É inadmissível realizar acareação por precatória;
	
	
		Em caso de sentença absolutória, se o fundamento for
	
	
	
	
	estado de necessidade, poderá ser promovida ação civil de reparação do dano por terceiro que não criou a situação de perigo
VI Exame de Ordem Unificado
Trácio foi denunciado pela prática do delito descrito no artigo 333 do Código Penal. A peça inaugural foi recebida pelo Juiz Titular da Vara Única da Comarca X, que presidiu a Audiência de Instrução e Julgamento. Encerrada a instrução do feito, o processo foi concluso ao juiz substituto, que proferiu sentença condenatória, tendo em vista que o juiz titular havia sido promovido e estava, nesse momento, na 11ª Vara Criminal da Comarca da Capital. De acordo com a Lei Processual Penal, assinale a alternativa correta.
Não há nulidade na sentença, porque não se faz exigível a identidade física do juiz diante das peculiaridades narradas no enunciado.
(Magistratura/PR-2008) Quanto aos atos jurisdicionais penais, assinale a alternativa correta:
As decisões interlocutórias simples servem para solucionar questão controvertida e que diz respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual; as interlocutórias mistas, por sua vez, apresentam um plus em relação àquelas: elas trancam a relação processual sem julgar o meritum causae.
"A" foi denunciado pela prática de furto, tendo a denúncia narrado que ele abordou a vítima e, após desferir-lhe socos e pontapés, subtraiu para si a bolsa que ela carregava. Nesse caso:
o Juiz poderá dar aos fatos classificação jurídica diversa, condenando o réu pela prática de roubo.
		Marque a opção CORRETA. Entendendo o Juiz sentenciante ser possível dar nova definição jurídica ao fato criminoso da qual resultará pena mais grave, ainda que não modifique a descrição do fato contido na denúncia, deverá:
	
	
	
	 
	Proceder a emendatio libelli.
Sobre citações e intimações no processo penal, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
b) A intimação do defensor constituído, feita por publicação no órgão incumbido da publicidade dos atos judiciais, deve, necessariamente, conter o nome do acusado, sob pena de nulidade.
		VII Exame de Ordem Unificado
O advogado José, observando determinado acontecimento no processo, entende por bem arguir a nulidade do processo, tendo em vista a violação do devido processo legal, ocorrida durante a Audiência de Instrução e Julgamento. Acerca da Teoria Geral das Nulidades, é correto afirmar que o princípio da causalidade significa
	
	
	
	 
	a possibilidade do defeito do ato se estender aos atos que lhes são subsequentes e que deles dependam.
		Com relação ao tema CITAÇÕES, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	 
	Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, a citação far-se-á por carta ou qualquer meio hábil de comunicação;
		Sobre o tema CITAÇÃO e INTIMAÇÃO, marque a opção correta:
	
	
	
	 
	No rito sumaríssimo, não é cabível a citação por edital;
		No que se refere a citações e intimações, assinale a opção correta.
	
	
	
	 
	O réu preso deve ser citado pessoalmente
		A respeito dos meios de prova e das citações e intimações no âmbito do direito processual penal, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	
	 
	O oficial de justiça, ao verificar que o réu se oculta para não ser citado, deve certificar a ocorrência e proceder à citação com hora certa, na forma estabelecida no CPC.
	
		Assinale a opção correta quanto ao procedimento comum previsto no CPP.
	
	
	
	 
	Conforme a complexidade do caso, após a audiência de instrução e julgamento, poderá o juiz conceder às partes prazo de cinco dias sucessivamente para a apresentação de memoriais.
	
	
	
		(TJ/A=Juiz - Abril/2012) Com base no que dispõe o CPP sobre procedimentos criminais, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	
	
	 
	É permitido ao MP, ao assistente, ao querelante e ao defensor, nessa ordem, formular perguntas diretamente ao acusado; os jurados, por sua vez, devem formular perguntas por intermédiodo juiz.
	
		VI Exame de Ordem Unificado
Nise está em gozo de suspensão condicional da execução da pena. Durante o período de prova do referido benefício, Nise passou a figurar como indiciada em inquérito policial em que se apurava eventual prática de tráfico de entorpecentes. Ao saber de tal fato, o magistrado responsável decidiu por bem prorrogar o período de prova. Atento ao caso narrado e consoante legislação pátria, é correto afirmar que
	
	
	
	 
	não está correta a decisão de prorrogação do período de prova.
		(OAB-FGV) Em processo sujeito ao rito ordinário, ao apresentar resposta escrita, o advogado requer a absolvição sumária de seu cliente e não propõe provas. O juiz, rejeitando o requerimento de absolvição sumária, designa audiência de instrução e julgamento, destinada à inquirição das testemunhas arroladas pelo Ministério Público e ao interrogatório do réu. Ao final da audiência, o advogado requer a oitiva de duas testemunhas de defesa e que o juiz designe nova data para que sejam inquiridas. Considerando tal narrativa, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	 
	O juiz só deve deferir a oitiva de testemunhas de defesa arroladas posteriormente ao momento da apresentação da resposta escrita se ficar demonstrado que a necessidade da oitiva se originou de circunstâncias ou fatos apurados na instrução.
		Quanto ao procedimento comum ordinário disciplinado no Código de Processo Penal, é CORRETO afirmar que
	
	
	
	 
	depois de apresentada a resposta à acusação, o Juiz deverá absolver sumariamente o acusado, se verificadas as hipóteses previstas na lei.
	
	VII Exame de Ordem Unificado
De acordo com o Código de Processo Penal, quanto ao interrogatório judicial, assinale a afirmativa INCORRETA.
	
	
	
	 
	O juiz, por decisão fundamentada, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência, desde que a medida seja necessária para reduzir os custos para a Administração Pública.
		No procedimento ordinário, depois da resposta do réu, o juiz o absolverá sumariamente se presente um dos motivos para o julgamento antecipado, nos quais NÃO se inclui:
	
	
	
	
	
	 
	denúncia assinada por Promotor de Justiça incompetente.
		Sobre o procedimento dos Juizados Especiais Criminais, considere as seguintes assertivas:
I. A transação penal poderá ser ofertada em relação aos delitos cuja pena máxima não seja superior a 2 (dois) anos, e a suspensão do processo nos delitos cuja pena mínima for igual ou inferior a 1 (um) ano.
 II. Segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal, admite-se a suspensão condicional do processo por crime continuado, se a soma da pena mínima da infração mais grave com o aumento mínimo de um sexto for superior a um ano.
 III. Embora se aplique o procedimento previsto na Lei no 9.099/95 aos crimes previstos no Estatuto do Idoso nas hipóteses em que a pena máxima privativa de liberdade não ultrapasse a 4 (quatro) anos, a transação penal e a suspensão do processo não lhes são aplicáveis.
 Quais estão corretas?
	
	
	
	
	
	
	 
	I e III;
		Acerca do procedimento relativo aos crimes de menor potencial ofensivo, previsto na Lei n.º 9.099/1995, assinale a opção correta.
	
	
	
	 
	Tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo o caso de arquivamento, o MP poderá propor a aplicação imediata de pena de multa, a qual, se for a única aplicável, poderá ser reduzida, pelo juiz, até a metade.
		Sobre o procedimento dos Juizados Especiais Criminais, considere as seguintes assertivas: I. A transação penal poderá ser ofertada em relação aos delitos cuja pena máxima não seja superior a 2 (dois) anos, e a suspensão do processo nos delitos cuja pena mínima for igual ou inferior a 1 (um) ano. II. Segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal, admite-se a suspensão condicional do processo por crime continuado, se a soma da pena mínima da infração mais grave com o aumento mínimo de um sexto for superior a um ano. III. Embora se aplique o procedimento previsto na Lei no 9.099/95 aos crimes previstos no Estatuto do Idoso nas hipóteses em que a pena máxima privativa de liberdade não ultrapasse a 4 (quatro) anos, a transação penal e a suspensão do processo não lhes são aplicáveis.
	
	
	 
	I E III
		Nos Juizados Especiais Criminais,
	
	
	
	 
	se houver representação ou tratando-se de ação penal pública incondicionada, não pedido o arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou de multa, a ser especificada na proposta.
		No que diz respeito à prova no âmbito do direito processual penal, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	 
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, desde que a decisão judicial que a determine esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
		De acordo com a Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei no 9.099/95), tratando-se de ação penal pública condicionada à representação, se, na audiência preliminar, não for obtida a composição dos danos, mas o ofendido optar por não exercer o direito de representação,
	
	
	
	
	
	
	
	 
	o não oferecimento da representação não implica em decadência do direito, que poderá ser exercido no prazo de seis meses.
		Considerando as disposições processuais penais previstas na Lei federal n.º9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais), assinale a opção correta.
	
	
	 
	Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.
		O Código de Processo Penal prevê rito especial para o processo e o julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos. Esse rito especial
	
	
	 
	permite ao acusado se defender antes de ser recebida a denúncia, se o crime for afiançável.
	
		Sobre os crimes contra a propriedade intelectual, assinale a opção INCORRETA:
	
	 
	Quando encerradas todas as diligências pertinentes, os autos deverão ser conclusos ao juiz para homologação do laudo.
		Acerca das normas aplicáveis ao processo e ao julgamento dos crimes de calúnia e injúria, previstas no CPP, assinale a opção correta.
	
	
	
	 
	Caso seja oferecida a exceção da verdade ou da notoriedade do fato imputado, poderá o querelante contestar a exceção, podendo ser inquiridas as testemunhas arroladas na queixa.
		No procedimento do júri, depois de recebida a denúncia e concluída a instrução preliminar, o juiz proferirá sentença, na qual
	
	
	
	 
	se estiver convencido da materialidade do fato e da existência de indícios de autoria ou de participação, fundamentadamente, pronunciará o acusado, reconhecendo a competência do júri.
		Aos responder os quesitos referentes a um crime de tentativa de homicídio, o júri manifestou-se de forma a excluir a sua competência. Remanescendo dessa manifestação do júri crime de lesão corporal simples, a competência para julgá-la será conferida
	
	
	
	 
	ao juiz presidente, por aplicação pura e simples do dispositivo do art. 492, § 1º, CPP.
		Sobre o procedimento do Júri, considere as seguintes assertivas: I. A defesa poderá interpor, no prazo de 20 (vinte) dias, recurso em sentido estrito da decisão que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir. II. As nulidades ocorridas posteriormente à pronúncia deverão ser arguidas logo depois de ocorrerem, conforme previsto na norma processual. III. Segundo o Código de ProcessoPenal, não será permitida a leitura de qualquer documento que possa influenciar a decisão dos Jurados se este não tiver sido juntado aos autos com antecedência mínima de 5 (cinco) dias, dando-se ciência à outra parte.
	
	
	I E II
		(OAB) Assinale a alternativa CORRETA à luz da doutrina referente ao Tribunal do Júri.
	
	
	
	 
	A natureza jurídica da pronúncia (em que o magistrado se convence da existência material do fato criminoso e de indícios suficientes de autoria) é de decisão interlocutória mista não terminativa;
		Ao término do iudicium accusationis, o juiz conclui que a prova em torno da materialidade e da autoria não é das melhores já reunidas em outros processos, notadamente quanto à qualificadora articulada na inicial, havendo, dúvidas quanto à atuação do réu no crime em questão. Em caso tal, é admissível que o juiz
	
	
	
	 
	pronuncie o réu, por ser esta decisão apenas juízo de admissibilidade do julgamento.
	
	
	
	(Magistratura/RS/2009) Acerca de processo e julgamento dos crimes dolosos contra a vida, assinale a assertiva CORRETA:
	
	
	
	
	Poderá haver recusa ao serviço do Júri, fundada em convicção religiosa, filosófica ou política;
		V Exame de Ordem Unificado
Da sentença que absolver sumariamente o réu caberá(ão)
	
	
	
	
	
	
	
	apelação.
	
	
	VI Exame de Ordem Unificado
Caio, Mévio e Tício estão sendo acusados pela prática do crime de roubo majorado. No curso da instrução criminal, ficou comprovado que os três acusados agiram em concurso para a prática do crime. Os três acabaram condenados, e somente um deles recorreu da decisão. A decisão do recurso interposto por Caio
	
	
	
	
	
	
	se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros.
		Considere: I. O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público. II. Dentre as hipóteses legais de cabimento do habeas corpus inclui-se a ausência de justa causa. III. Se o habeas corpus for concedido em virtude de nulidade do processo, este não poderá ser renovado. Está correto o que se afirma em
	
	
	
	
I E II
		Cabe apelação da decisão que
	
	
	absolver sumariamente o réu, no procedimento relativo aos processos da competência do Tribunal do Júri.
		(Magistratura PR  2010) Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença:
 I. Que pronunciar ou impronunciar o réu;
II. Que julgar procedentes as exceções, salvo a de suspeição;
 III. Que absolver sumariamente o réu;
IV. Da decisão que, admitindo embora o recurso, obstar à sua expedição e seguimento para o juízo ad quem.
Dadas as assertivas acima, escolha a alternativa CORRETA
	
	
	
	
	
	Apenas a assertiva II está correta;
		Sobre recursos e habeas corpus, assinale a alternativa que apresenta afirmação correta.
	
	
	
	
	
	No processo penal, é cabível a interposição de embargos infringentes quando não for unânime a decisão de segundo grau.
		(Magistratura DF/2007) Técio, submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri de Brasília, foi condenado, por incursão no artigo 121, § 2º, II, do Código Penal (homicídio qualificado por motivo fútil), à pena privativa de liberdade mínima, vale dizer, de 12 (doze) anos de reclusão. Com fundamento no artigo 593, III, "d", do Código de Processo Penal, interpôs recurso de apelação para uma das Turmas Criminais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, limitando-se a sustentar que a decisão dos jurados, no que concerne ao motivo fútil, foi manifestamente contrária à prova dos autos. A posição prevalente é a de que, reconhecendo que, efetivamente, a decisão dos jurados é manifestamente contrária à prova dos autos, que não ampara o motivo fútil, a Turma Criminal:
	
	
	
	 
	deve dar provimento ao recurso para anular o julgamento, determinando a submissão de Técio a novo julgamento pelo Tribunal do Júri. E desse novo julgamento, em que poderá Técio ser novamente condenado pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado por motivo fútil, não se admitirá, pelo mesmo motivo, segunda apelação;
		Assinale a alternativa correta em relação ao assunto indicado. Recursos no processo penal.
	
	
	
	
	
	
	 
	Contra a decisão do magistrado que rejeita a denúncia ou a queixa é cabível recurso em sentido estrito pelo Ministério Público ou pelo querelante, constituindo nulidade a falta de intimação pessoal do denunciado.
		VI Exame de Ordem Unificado
Com base no Código de Processo Penal, acerca dos recursos, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	 
	Todos os recursos têm efeito devolutivo, e alguns têm também os efeitos suspensivo e iterativo.
		De acordo com a Lei de Execução Penal, incumbe à Defensoria Pública requerer a detração e a remição da pena. A respeito desses dois institutos é correto afirmar:
	
	
	
	 
	O preso impossibilitado de prosseguir no trabalho, por acidente, continuará a beneficiar-se com a remição.
		VII Exame de Ordem Unificado
Em relação aos meios de impugnação de decisões judiciais, assinale a afirmativa INCORRETA.
	
	
	
	 
	Caberá recurso em sentido estrito contra a decisão que receber a denúncia oferecida contra funcionário público por delito próprio, o qual terá duplo efeito.
		(CESPE) Assinale a opção correta em relação ao instituto da revisão criminal.
	
	
	
	 
	Aplicando-se o princípio da fungibilidade entre o habeas corpus e a revisão criminal, é possível desconstituir decisão transitada em julgado por meio de habeas corpus, se verificada a existência de flagrante ilegalidade;
		(MP-PR) Sobre habeas corpus, analise as assertivas abaixo e responda
 I. O habeas corpus destina-se apenas a proteger a liberdade de locomoção, o direito de ir e vir, não se presta à tutela de outros direitos.
II. Não cabe habeas corpus para trancamento de inquérito policial, pois não se trata de direito de locomoção.
 III. O habeas corpus requer prova pré-constituída, pois não admite dilação probatória. Assim, fundamentada na inocência do paciente a ordem de habeas corpus somente pode ser concedida quando a alegada inocência estiver comprovada de plano e cabalmente.
IV. O habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, ainda que sem capacidade postulatória, ou pelo próprio Ministério Público.
	
	
	
	 
	Apenas I, III e IV estão corretas;
	
	(Defensor Público / SP) De acordo com a redação dada ao art. 112 da Lei de Execução Penal pela Lei nº 10.792, de 1º de dezembro de 2003:
	
	
	
	 
	para progredir de regime de cumprimento de pena é necessário cumprir 1/6 da pena no regime anterior e ter bom comportamento carcerário, comprovado pelo diretor do estabelecimento prisional;
	
	De acordo com o Código de Processo Penal brasileiro, no que concerne aos recursos, é correto afirmar:
	
	
	
	 
	Caberá apelação, no prazo de 5 dias, das decisões do Tribunal do Júri, quando ocorrer nulidade posterior à pronúncia.
	
	Quantos aos recursos em geral, dispõe o Código de Processo Penal, dentre outras hipóteses, que
	
	
	
	
	 
	salvo a hipótese de má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro e se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandará processá-lo de acordo com o rito do recurso cabível;
		CESPE) Assinale a opção correta em relação ao instituto da revisão criminal.
	
	
	
	
	 
	Aplicando-se o princípio da fungibilidade entre o habeas corpus e a revisão criminal, é possíveldesconstituir decisão transitada em julgado por meio de habeas corpus, se verificada a existência de flagrante ilegalidade;

Continue navegando