Buscar

Caso concreto 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 05
Pesquise, nos meios eletrônicos de comunicação, situações que expressam estereótipos positivos e negativos, classificando-os quanto aos tipos (étnico, social, cultural, religioso, profissional).
 >> Estereótipos sociais são aquelas em que já temos difundido em nossa mente percepções a respeito de moradores de rua(mendigos), moradores de morros e favelas e até mesmo de pessoas de classe media. Já os estereótipos profissionais são onde pensamos que chefe é ríspido e chato, estagiário é incompetente e sem experiência, a secretaria do chefe é sua amante, aquela pessoa que chegou já pouco tempo e logo se destacou fez alguma coisa errada por trás de tudo isso. Todos esses pensamentos foram introduzidos na nossa mente pela mídia, como jornais, filmes e televisão. 
Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Começou sua carreira muito jovem, com aproximadamente 15 anos. Depois de cinco anos se mudou para Londres e posteriormente para Paris, devido ao reconhecimento que teve. Ele entrou para a História como um dos exemplos mais notórios do artista maldito, do gênio desajustado, do homem incompreendido por seu tempo, mas que foi aclamado pela posteridade. Ao longo da vida, sofreu uma série interminável de infortúnios: desilusões amorosas, crises nervosas, misérias financeiras. Foi tratado como louco, ficou várias vezes exposto à fome, à solidão e ao frio. Ridicularizado pela maioria de seus contemporâneos, hoje é considerado um dos maiores mestres da pintura universal. Durante sua vida, Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte. No final do ano de 1888, o pintor cortou sua orelha direita. Alguns biógrafos do artista afirmam que o ato seria uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois de descobrir que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. Segundo essa versão, o artista teria enviado sua orelha ensanguentada para a amante dentro de um envelope. Desde sua morte, e infelizmente nunca antes disso, o pintor holandês Vincent van Gogh tem sido objeto de fascínio e curiosidade. E não apenas pelos apreciadores de sua arte, mas também por estudiosos da mente humana que se dedicam a reconstruir os caminhos que o levaram ao suicídio, em 1890. Você conseguiria incluir Van Gogh em algum critério de normalidade, estudado nessa aula, lembrando como este conceito é relativo e depende de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas?
 >> Eu o incluiria no conceito de “normalidade como processo”, que leva em conta aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, organizações e reorganizações ao longo do tempo, crises e mudanças próprias dos períodos do desenvolvimento. 
A Lei 10.216/01 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtorno mental e redireciona o modelo assistencial da saúde mental com o qual o Ministério da Saúde brasileiro se coloca em consonância, partilhando dos princípios da luta antimanicomial deflagrada pelos movimentos sociais. Portanto, a esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO: 
a) a internação em qualquer de suas modalidades somente será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. 
b) a internação psiquiátrica compulsória é efetivada por determinação médica, mediante laudo circunstanciado que caracterize quaisquer motivos.
c) o paciente tem o direito a ter o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
d) os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS - são considerados serviços substitutivos ao antigo modelo. Estão dentro dos pressupostos norteadores que embasam o movimento da luta antimanicomial. 
e) o paciente tem o direito a ser protegido contra qualquer forma de abuso e exploração.

Continue navegando