Buscar

A Arte moderna Africana é uma imitação?. Atividade de Portfolio 4

Prévia do material em texto

LUIS FELIPE GERIBELO LEITE - 1138520
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Centro Universitário Claretiano
Pós-Graduação: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Arte e Filosofia Africana e Afro-brasileira
Reginaldo de Oliveira Pereira
BARRETOS-SP
2017
ATIVIDADE – 13ª SEMANA
Aluno(a): Luís Felipe Geribelo Leite	
Polo: Barretos
Curso: Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana
Disciplina: Arte e Filosofia Africana e Afro-brasileira
Tutor: Reginaldo de Oliveira Pereira
A Arte moderna Africana é uma imitação?
Determinar se a arte moderna africana é uma imitação da arte europeia é um tanto quanto complexo. Pois temos que levar muitos fatores em consideração. O primeiro deles é: qual tipo de arte imitia a europeia? Porque é sabido que na África existe um mosaico muito grande de manifestações artísticas, tais como: esculturas sacras (também engloba outras manifestações de arte, tais como: cestaria, pintura, colagem de tecidos etc. São feitas preferencialmente em madeira e marfim, porém também podendo ser encontrado esculturas feitas em pedras.), as danças (Kizomba, Semba, danças tribais), a pintura artística, entre outras. Se levarmos em conta de que na Europa, as esculturas, as danças, dentre outras não se parecem em nada com as encontradas na África, chegamos a conclusão de que a questão esta voltada para as pinturas artísticas. Com isso, a questão de que a “arte moderna africana imita a europeia” está mais voltada para as pinturas e não as outras manifestações artísticas encontradas na África.
Sendo assim, entra na equação todo um processo político ideológico que a África passou durante o processo de colonização. O primeiro impacto causado para a arte africana foi a falta de incentivo. Durante muito tempo a arte africana não foi trabalhada pela igreja, na qual estava empenhada no processo “civilizacional” na África. Isso foi acarretando em certo “esquecimento” da arte tradicional, pois os jovens que estavam crescendo sob esse processo não tinha contato com a questão artística de seus povos. Por esse motivo aqueles que insistiam em procurar aprendizado a respeito de Arte, acabavam por ser mudar para a Europa, para lá poder estudar e aprender sobre arte. E essa pratica acabou por ser tornar comum, na qual os artistas africanos migravam para a Europa em busca de conhecimento. E lá adquiriram o conhecimento esperado, porém o conhecimento veio à moda europeia, e não africana. Por isso que, aqueles que retornavam para seu país de origem, voltavam carregados de influências europeias em sua pratica artística, e ao trabalharem em suas terras, acabavam incorporando em suas obras tais influencias. Mas isso não quer dizer que a arte moderna africana imita a europeia, apenas mostra que os artistas reproduziam as influencias que receberam no processo de aprendizado que foram submetidos na Europa. 
Mas essas influências não foram eternas, com o passar do tempo, os artistas africanos passaram a buscar suas origens. Com isso as influencias africanas passaram novamente a fazer parte na produção artística de seus conterrâneos. 
Mas existe outra questão a ser pensada. Tudo o que é produzido no mundo, tanto artística, intelectual, tecnológica, administrativa etc. Remonta em certa porcentagem a Europa, principalmente nos aspectos artísticos e intelectuais. Então a questão é: Que arte não imitia a europeia? Pode não ser em sua totalidade, mas alguma herança quase toda produção artística vai remeter em algum ponto a arte europeia, pelo simples fato de lá ser o centro da produção artística, pelo fato de lá se encontrar as principais escolas de arte do mundo, pelo fato de os principais artistas serem europeus, até os grandes nomes da África foram estudar ou se especializar na Europa, portanto a sua influencia é naturalmente incorporada em quase toda manifestação artística dessas pessoas.
Com isso a fica a questão: A arte moderna africana imita a europeia? 
Acredito que a resposta seja não. O que acontece é a incorporação natural da influência de aprendizado, e de referência que esses artistas tiveram no seu processo de aprendizado e especialização. Incorporação essa que é natural em toda parte, principalmente no ocidente.
Referencias: 
OKEKE, Chika. Arte africana moderna. Disponível em: <http://www.casadasafricas.org.br/wp/wp-content/uploads/2011/08/Arte-africanamoderna.pdf>. Acesso em: 17/11/2017.

Continue navegando