Buscar

AVALIACAO FINAL 2 PTS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II – DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
DOCENTE: PROFª. ESP. LUCIANA UCHÔA ESTEVES
ACADÊMICO:
MATRÍCULA:
TURMA:
DATA:08/01/2018
AVALIAÇÃO FINAL – 10,0 PONTOS
A presente Avaliação Parcial totaliza 10,0 (dez pontos), distribuídos em 02 (duas) questões prático-discursivas, sendo atribuídos 2,5(dois pontos e meio) para cada acerto. Todas as respostas deverão, para atribuição da totalidade dos pontos, estar devidamente fundamentadas nos dispositivos legais referentes à situação hipotética analisada. Boa sorte!
01.Após se aposentar, Álvaro, que mora com sua esposa em Brasília, adquiriu de Valério um imóvel, hipotecado, localizado na cidade do Rio de Janeiro, por meio de escritura pública de cessão de direitos e obrigações. 
Com a intenção de extinguir a hipoteca, Álvaro pretende pagar a dívida de Valério, mas encontra obstáculos para realizar o seu desejo, já que a instituição credora hipotecária não participou da aquisição do imóvel e alega que o pagamento não pode ser realizado por pessoa estranha ao vínculo obrigacional.  
Diante dessa situação, responda aos itens a seguir.
A) Qual é a medida judicial mais adequada para assegurar o interesse de Álvaro?  (Valor: 2,5)
B)  Qual o foro competente para processar e julgar a referida medida?  (Valor: 2,5)
02.Avelino, Ferdinando e Tábata, engenheiros recém-formados, resolveram iniciar em conjunto um negócio, s em constituir pessoa jurídica, cujo objeto seria a reforma de imóveis usados. Para dar início à empreitada, os três se utilizaram de financiamento bancário, assumido em caráter solidário, com prazo de pagamento de dois anos. O negócio se desenvolveu bem, mostrando-se lucrativo, e os três engenheiros foram compondo uma reserva financeira que se destinaria a pagar o empréstimo. A quantia necessária acaba por ser amealhada com seis meses de antecedência.
Avelino, responsável pela gestão econômico-financeira do empreendimento, decidiu manter o dinheiro aplicado até o vencimento da dívida, em vez de antecipar o pagamento. Ocorre que Avelino esqueceu de pagar a dívida, razão pela qual, Ferdinando e Tábata, receberam interpelação do banco credor, exigindo o pagamento imediato da dívida, acrescida da multa contratual e dos juros de mora. 
Com vistas a evitar maiores constrangimentos e na impossibilidade de se comunicar com Avelino, um deles, Ferdinando, resolveu quitar, com recursos próprios, a dívida toda.
 
Com base no caso narrado, responda aos itens a seguir.
 
A) O que Ferdinando poderá exigir de cada um dos demais devedores solidários? (Valor: 2,5) 
B) Se Ferdinando fosse citado pelo banco, em ação de cobrança ajuizada sob o procedimento comum, poder ia ele promover a inclusão dos demais devedores na relação processual, a fim de exigir-lhes o que de direito nos mesmos autos? De que forma? (Valor: 2,5)

Continue navegando