Buscar

anotações sus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1923: Criação da Lei Eloy Chaves: essa lei criou as caixas de aposentadorias e pensões. Até 1923 não existia aposentadoria, os trabalhadores do mercado formal e informal tinham que pagar tributos, impostos, e essas pessoas não tinham retorno direto para eles, mas eram obrigados a pagar. Com a criação das caixas de aposentadorias, os empregadores e empregados contribuíam com uma quantia para essas caixas, e na medida em que iam passando o tempo de contribuição, aquele benefício seria retornado para essa pessoa ( empregado). Os empregados não eram obrigados a contribuir com essa caixa. ( essa caixa era apenas para os trabalhadores do mercado formal). Contribuição bipartite (trabalhador formal e tributos)
1932-IAPS- Eram por categoria profissional- as caixas de aposentadorias e pensões passaram a ser IAPS (institutos de aposentadorias e pensões), que passam a receber contribuição do estado ( contribuição tripartite)e também a tomar conta. O estado pegava o dinheiro dos tributos do mercado formal e informal para aplicar nessa contribuição. Os trabalhadores acabavam contribuindo duas vezes... com os tributos e com a contribuição mensal.
1965- Criação do INPS (instituto nacional de previdência social): o estado pegou todas as IAPS que eram por categorias profissionais e unificou, juntou tudo e formou o inps. Esse instituto continua com contribuição tripartite, mas apenas os trabalhadores do mercado formal.
1977-INAMPS: Instituto nacional de assistência médica da previdência social: ele não tinha caráter universal, só recebia os benefícios àqueles que contribuíam.
86- VIII Conferência Nacional de Saúde A realização da VIII Conferência Nacional de Saúde com intensa participação social, deu-se logo após o fim da ditadura militar iniciada em 1964, e consagrou uma concepção ampliada de saúde e o princípio da saúde como direito universal e como dever do Estado; princípios estes que seriam plenamente incorporados na Constituição de 1988.
88- Ocorreu a realização da assembleia constituinte, com a elaboração da carta mágna, do texto da constituição federal. A constituição institui legalmente o primeiro passo para a criação de programas e sistemas em saúde.
foi aprovada a “Constituição Cidadã”, que estabelece a saúde como “Direito de todos e dever do Estado”. Estabelece, ainda, que o custeio do Sistema deverá ser essencialmente de recursos governamentais da União, estados e municípios.
90- Criação do SUS: A Criação do Sistema Único de Saúde se deu através da Lei nº 8.080. Essa lei nos ampara no que se refere a toda as nossas estratégias de saúde no brasil atualmente.
2006- Pacto pela saúde: o pacto foi criado para buscar uma melhoria, ajustes no sus. Ele representa avanços na implementação do sus. Promover algumas praticas que já estão contempladas pelo sus mas que precisam de uma atualização para que funcione melhor.

Continue navegando