Buscar

portifolio inclusão

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MICHELLE FERNANDA RAMOS DOS SANTOS, RU 693420
PORTFÓLIO
UTA..EDUCAÇÃO E TRABALHO
MÓDULO A – FASE I
JOINVILLE
2018
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 A escola que observei fica situada no bairro Aventureiro, e atende crianças de 5 meses a 5 anos, trata se de uma escola pequena com 60 alunos divididos em três turnos matutino, vespertino, e integral. 
 Atualmente conta com 10 profissionais da área da educação, entre eles professores e auxiliares, Possui uma secretária, uma diretora e uma coordenadora.
Destes 60 alunos ela possui 3 alunos de inclusão 2 deles com autismo em um grau pequeno, e 1 aluno especial que possui uma doença chamada Artrogripose, essa doença faz com que a criança apresente atrofias musculares, e malformação das articulações do bebê. Neste caso a criança tem dificuldades em mover-se devido as atrofias. Esta criança tem 3 anos e sua maior dificuldade e nas pernas pois, não consegue movimenta-las, sua locomoção é feita de cadeira de rodas ou se arrastando no chão que é como ele gosta e a família deseja que ele se mova, os colegas de classe mostram-se muito adaptados ao amigo nesta condição , a escola possui toda uma estrutura para atender crianças com deficiências, possui rampas corrimãos e banheiros adaptados.
Achei muito interessante pois, o aluno usa pouco a cadeira de rodas, ele está totalmente incluído no espaço escolar, e tem uma boa socialização com os colegas sendo assim fica bem visível o real processo e inclusão. Diferente de muitas escolas que enfrentam grandes dificuldades em incluir alunos especiais, onde a visão da sociedade e de preconceito e descaso. A diferença, nesses espaços, “é o que o outro é” — ele é branco, ele é religioso, ele é deficiente, como nos afirma Silva (2000). 
Com os colegas, vai na fila se arrastando, ainda não usa o banheiro sozinho mas todas as atividades ele faz no chão como ele prefere ficar, quando colocado na cadeira fica muito irritado e triste, os pais sabem disso e fazem questão que ele se adapte à sua realidade ele participa de todas a s atividades pedagógicas propostas.
Com base no artigo que defende os direitos das crianças com deficiências a escola está dentro de todos os pontos.
A família participa bem de perto do desenvolvimento escolar do aluno e isso é muito importante para seu desenvolvimento, esse aluno possui um laudo onde especifica suas limitações, os professores nunca fizeram uma capacitação para trabalhar com os alunos portadores de deficiência acho que seria interessante eles se atualizarem, apesar de terem visto progresso na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com problemas. É de extrema necessidade que o professor saiba lidar com o aluno especial que ela entenda qual as suas dificuldades. “ É imprescindível destacar o papel do docente frente a esse novo cenário de inclusão”.
.
Referências Bibliográficas
Texto disponível no site http://www.arede.inf.br/livro-digital-gratuito-sobre-educacao-inclusiva-para-professores-e-pais/ Acesso em: 22 de Abr. 2018
SILVA, T. T. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Vozes, 2000.

Continue navegando