Buscar

TOPOGRAFIA RESUMO (AV2)

Prévia do material em texto

Estaqueamento: É feito geralmente na direção do caminhamento, sendo o espaçamento mais comum o de 20,0 m, mas podendo variar conforme a precisão requerida pela finalidade do trabalho. A estas estacas regularmente espaçadas denominam-se estacas inteiras. Entre as estacas inteiras, comumente há necessidade de se cravar estacas intermediárias para possibilitar o nivelamento de pontos importantes (depressões e elevações), estas estacas são referenciadas em distância horizontal com relação à estaca inteira anterior. 
Rampas – Traçado de greides: Uma das finalidades do levantamento de um perfil é a obtenção de dados para a locação de rampas de determinada declividade, como eixos de estradas e linhas de condução de água. A representação de uma rampa sobre o gráfico do perfil chama-se greide e corresponde ao eixo de uma rampa.
Características das curvas de nível
•Todos os pontos de uma mesma curva de nível têm a mesma elevação ou cota;
•Duas curvas de nível nunca se cruzam;
•O espaçamento entre as curvas de nível indica o tipo de terreno quanto ao relevo;
•A menor distância entre duas curvas de nível representa a linha de maior declive do terreno;
•As curvas de nível na planta ou se fecham ou ocorrem aos pares.
Terraplanagem: É o ato de transformar intencionalmente a configuração de um terreno. Compreende, geralmente, as operações de escavação, transporte, deposição e compactação de terras, rochas ou misturas de ambas em proporções variáveis necessárias à realização de uma obra.
•se deseja uma compensação de terra, isto é, uma igualdade entre o volume de corte e o volume de aterro.
Nivelamento barométrico: É aquele em que a diferença de nível é determinada, em função da variação da pressão atmosférica existente, entre pontos de diferentes altitudes da superfície terrestre. Sendo a pressão atmosférica a resultante do peso total da camada de ar existente, entre o limite superior da atmosfera e o solo, é evidente que o seu valor diminui à medida que aumenta a altitude, pois a camada de ar sobre o ponto considerado da superfície terrestre fica sendo menor.
Nivelamento taqueométrico: Os instrumentos empregados, nesta categoria de nivelamento, fornecem os dados referentes às leituras processadas, na mira, com o auxílio dos fios estadimétricos, bem como o ângulo vertical ou zenital. Os dados de campo, assim determinados, são levados às fórmulas taqueométricas para o cálculo das diferenças de nível, entre os pontos topográficos em estudo.
Nivelamento trigonométrico: A diferença de nível entre dois pontos é determinada em função da distância horizontal (DH) ou distância inclinada, e ângulo vertical observado entre ambos. Baseia-se, portanto em uma relação trigonométrica.
Nivelamento geométrico: No nivelamento geométrico ou diferenças de nível são determinadas com o emprego de instrumentos que nos dão retas paralelas ao plano horizontal. A intersecção deste plano com a mira, colocada sucessivamente nos pontos topográficos em estudo, permite determinar as alturas de leituras, nos respectivos pontos, e por diferença entre os valores encontrados, determinamos às diferenças de nível.
Nivelamento geométrico simples: Chama-se de nivelamento geométrico simples aquele que, com uma única posição do aparelho no terreno, consegue-se determinar as diferenças de nível, entre todos os pontos topográficos em estudo.
Nivelamento geométrico composto: É uma sucessão de nivelamentos geométricos simples, devidamente amarrados uns aos outros pelos chamados pontos de mudança. Este processo é empregado, quando se trata de nivelamento, em terreno de desnível acentuado ou nivelamentos longos e que exigem mais de uma estação do aparelho.
Irradiação Altimétrica: Um dos trabalhos que pode ser executado com o nivelamento geométrico é a irradiação Altimétrica, e que consiste em determinar, numa área previamente estaqueada as cotas ou altitudes dos vértices deste estaqueamento, com a finalidade de se executar um levantamento planialtimétricos ou um projeto de sistematização.
Nivelamento por Irradiação: Este método de nivelamento direto é utilizado quando se pretende determinar as diferenças de nível entre um ponto sobre o qual se estaciona o aparelho e vários pontos em redor dele. A altura do aparelho é utilizada como leitura atrás e as leituras efetuadas em miras posicionadas verticalmente sobre os pontos são utilizadas como leituras à frente, no cálculo da diferença de nível entre o ponto estação e cada um dos pontos nivelados.
Altimetria: É a parte da Topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo da Terra. 
Altitude: É a distância vertical (ou diferença de nível) de um ponto do terreno ao nível médio dos mares.
Cota: É a distância vertical (ou diferença de nível) de um ponto do terreno a um plano horizontal de referência arbitrário.
Diferença de nível: É a distância vertical entre o plano de referência e a cota ou altitude de um ponto no terreno.
Declividade: É a relação entre a diferença de nível e a distância horizontal. (poderá ser expressa em graus ou porcentagem).
Perfil Longitudinal: É a intersecção do terreno com planos verticais, perpendiculares ao plano topográfico, que passam pelos alinhamentos. A finalidade de se levantar um perfil é estudar o relevo do terreno, no que se refere à determinação de declives, locação de rampas, movimento de terras, etc.
Coordenadas UTM: O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso.
Latitudes: É à distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres. Os paralelos, por sua vez, são as linhas imaginárias traçadas horizontalmente ao eixo principal da Terra, no sentido leste-oeste ou oeste-leste. 
Longitudes: É à distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária que, por convenção, separa os hemisférios ocidental e oriental. Os meridianos são as linhas traçadas verticalmente no sentido norte-sul ou sul-norte.
Escala: É uma relação que existe entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa. Normalmente são empregados três tipos de notação para a representação da escala: 
As escalas podem ser: de redução (1:n), de ampliação (n:1) e naturais (1:1)
Topografia as escalas empregadas normalmente são: 1:250, 1:200, 1:500 e 1:1000
Escala maior x menor: Quanto maior o denominador, menor a escala, menos detalhes. Quanto menor o denominador, maior a escala, mais detalhes.
Qual das escalas é menor, 1/10 ou 1/1000? RESPOSTA: Escala menor é aquela que tem maior denominador, ou seja, 1/1000. 
Qual é a escala utilizada para representar uma rodovia de 10km, desenhada em uma planta com 10cm? RESPOSTA: Significa que cada 1 cm na planta corresponde a 1 km no espaço real (rodovia) então a escala é de 1 cm: 1 km , que deve tudo ser convertido para cm , então fica, 1:100 000 (lê-se 1 por cem mil) 
Qual deve ser a escala utilizada para representar um parafuso de 20mm em um desenho com 80mm? RESPOSTA: Aplicar a escala de ampliaçã é utilizada para representar um objeto em tamanho maior do que o tamanho real é representada da seguinte forma - Escala 2:1 (lê-se, escala dois por um) . As escalas de ampliação mais utilizadas são: 2:1, 3:1, 4:1, 5:1, 10:1, 20:1, etc... 
Resumindo: Para se trabalhar com esta escala, basta multiplicar o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala . Neste caso você vai aplicar uma escala 4:1. 
Determinar o comprimento de um rio que foi representado por uma linha com 17,5cm de comprimento onde a escala do desenho é 1/18000. RESPSOTA: Cada 1 cm no desenho corresponde a 18000 cm no espaço real, os quais convertidos para km= 0,18 ou 180 m .Cada cm no desenho corresponde a 180 m que multiplicados por 17,5 cm, teremos 3150 m ou 3,15 km. ( um rio pequeno) 
Determinar qual a escala de uma carta em que as distâncias homólogas na carta e no terreno são, respectivamente, de 225mm e 4,5km. 
RESPOSTA: 225 mm --> 4,5 km então, 22,5 cm --> 4,5 km , logo 1 cm --> 0,2 km , convertendo nossa escala fica assim: 1:20.000 (lê-se 1 por 20 mil) 
Em uma planta contendo o levantamento topográfico de um terreno, mediu-se a extensão de um trecho de muro reto com uma régua, obtendo-se a medida gráfica de 82,0mm. Sabe-se que, no terreno, esse muro mede 205,00m. A planta está, portanto, na escala de: RESPOSTA: 1:2.500.
UTM (universal transverse mercator) é um sistema de projeção que adota: I. a projeção conforme a de Gauss. II. Fusos de 6o de amplitude, a partir do antemeridiano de Greenwich. III. Fator de redução de escala Ko=1 IV. Coordenadas plano-retangulares designadas por X e Y. RESPOSTA: Somente os itens I e II são verdadeiros.
Considerando que a distância entre dois pontos numa carta corresponde a 39,7 milímetros, e que a distância entre os mesmos dois pontos, no terreno, corresponde a 79,40 metros, qual é a escala dessa carta? RESPOSTA: 1:200.
 A escala é o que permite que a superfície terrestre seja representada no papel porque ela: I. É a relação entre dois comprimentos, na carta e o horizontal no terreno. II. É a relação entre dois comprimentos, na carta e o vertical no terreno. III. Indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica. IV. Define quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para ser representado. RESPOSTA: Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre a escala. RESPOSTA: 1:700.000 (1cm=7km).
100000 cm ----- 1 km 
700000cm ----- x X=700000/100000 X=7km
Na leitura das cartas topográficas, quanto maior a proximidade das curvas de nível: RESPOSTA: maior a declividade do terreno.
1. Duas curvas de nível jamais devem se cruzar. 2. Existe uma condição para que curvas de nível possam convergir para uma mesma curva: parede vertical de rocha 3. Uma curva de nível inicia e termina no mesmo ponto, portanto, ela não pode surgir do nada e desaparecer repentinamente. Julgue as afirmativas e aponte a sua escolha: RESPOSTA: as 3 estão corretas.
Uma poligonal fechada tem 100 vértices. A tolerância para erro e o limite máximo de ∑Ai são, respectivamente: RESPOSTA: 10' e 17640º10'00".
A posição geográfica do Estado do Paraná faz com que parte do Estado seja representado num fuso e parte no fuso seguinte. Um banco de dados georreferenciados em coordenadas no sistema UTM (Universal Transverse Mercator) deve conter: RESPOSTA: as coordenadas (N, E).
Em um projeto de dutos, deseja-se sabere a distância entre duas cidades do Rio Grande do Sul. Medindo-se no mapa, a distância entre elas é de 5 cm. Sabendo-se que a escala é 1:750.000, qual é a distância real entre as duas cidades? RESPOSTA: 37,5 km
Calcule o rumo verdadeiro do alinhamento e os azimutes verdadeiro e magnético tendo os seguintes dados: rumo magnético igual a 15°10' SW e a declinação magnética do local de 2°23' E. RESPOSTA: Rumo Verdadeiro: 17°33' SW ; Azimute Verdadeiro: 197°33' ; Azimute Magnético: 195°10'
O ângulo formado entre o alinhamento e a direção norte-sul, com origem na direção norte ou sul e com valor entre 0° e 90, é um RESPOSTA: Rumo
A topografia de um terreno determina significativamente o comportamento da sua hidrologia de superfície. Marque a única alternativa correta quanto à interpretação do escoamento superficial a partir da análise de cartas topográficas. RESPOSTA: As curvas de nível são interceptadas ortogonalmente pelos divisores de drenagem.
A escala é o que permite que a superfície terrestre seja representada no papel porque ela: I. é a relação entre dois comprimentos, na carta e o horizontal no terreno. II. é a relação entre dois comprimentos, na carta e o vertical no terreno. III. indica a proporção entre o objeto real e sua representação cartográfica. IV. define quantas vezes o tamanho real teve de ser reduzido para ser representado. Assinale a alternativa correta. RESPOSTA: Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
Sendo o azimute AB = 122º23'23" e a deflexão BC = 099º34'06" à esquerda, então o azimute CB vale: RESPOSTA: 202º49'17"
Sabendo-se que a altitude do ponto A é de 690,44m, que a altitude de B é de 546,78m e que a distância entre os pontos vale 250m, então a declividade do terreno é de, aproximadamente: RESPOSTA: 35º.
Sabendo que a cota de um ponto A é igual a 530m e a de outro ponto B 559m e que a distância entre os dois pontos é de 220m, a declividade entre os dois pontos é igual a: RESPOSTA: 13,2%.
D= (559-530)/220 = 0,1318 X 100 = 13,2%
Um objeto existente no terreno, para ser representado numa planta topográfica na escala de 1:2.000, considerando-se que o erro de graficismo é de 0,2mm, deve ter a dimensão mínima de: RESPOSTA: 40cm.
Relacione os valores obtidos com a bússola, com os azimutes correspondentes. 
1. rumo 35o NE (2) azimute 119o 
2. rumo 61o SE (3) azimute 61o 
3. rumo 44o SW (1) azimute 35o 
4. rumo 18o NW (5) azimute 224o 
5. rumo 61o NE (4) azimute 342
Ampliações e reduções são atividades comuns nos serviços topográficos. Desta forma, um documento original em escala E = 1:50000 ampliado 50 vezes resulta em um novo documento na escala: RESPOSTA: E = 1:1000.
Os tipos de ângulos horizontais utilizados em topografia podem ser goniométricos e azimutais. Marque a alternativa verdadeira: RESPOSTA: Azimute é o angulo formado entre o alinhamento e direção norte-sul, tendo como origem a direção norte e grandeza variável entre 0° e 360°, contando do sentido horário.
O azimute que corresponde ao rumo de 12o59'18"SW é: RESPOSTA: 95°59’18”.
Num mapa, dentre outros elementos, são representadas a escala gráfica e a escala numérica. Isso é feito porque a escala gráfica: I. Acompanha as modificações ocorridas pela dilatação ou retração do papel. II. E a escala numérica se complementam. III. Ilustra a escala numérica. IV. Permite que se façam medições sem qualquer instrumento de medida. Assinale a alternativa correta: RESPOSTA: Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
Assinale a alternativa INCORRETA: RESPOSTA: Num mapa confeccionado em uma escala de 1: 3.000.000 a distância entre dois pontos que medem 10cm no mapa corresponde a 30km na superfície real.
Duas localidades, em lados opostos do globo terrestre, com a mesma latitude e afastadas 1° para leste do meridianos central têm: RESPOSTA: A mesma ordenada.
A orientação de um mapa topográfico pode ser: RESPOSTA: Geográfica ou magnética.
O azimute de uma direção medido numa carta é igual a 351°. Para determinar essa direção no campo, com uma bussola, precisa-se do valor do rumo. Qual é esse valor? RESPOSTA: 29° NW.
Ao medir a distância entre dois pontos numa carta, encontramos 37,9 milímetros. Considerando que a escala da carta é igual a 1:500, qual é a distância entre os mesmos dois pontos no terreno? RESPOSTA: 18950 METROS.
Julgue se as afirmativas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e sublinhe os erros das alternativas falsas:
RESPOSTA: (V) O ângulo vertical é o ângulo formado pelo alinhamento de pontos do terreno com o eixo zenital;
(F) A Altimetria consiste no levantamento topográfico de pontos necessários para representar a superfície em um sistema de coordenadas bidimensional (X, Y);
(F) A Topografia consiste na descrição exata e minuciosa de uma grande superfície da terra, levando em consideração a curvatura de Terra;
(V) Levantamento topográfico é um conjunto de operações empregados no campo e no escritório, usando-semétodos e instrumentos adequados para obtenção de todos os elementos necessários à representação geométrica de certa extensão do terreno.
(F) Azimute de um alinhamento é o ângulo horizontal entre a direção Norte-Sul e a linha, medida a partir doNorte oudo Sul na direção da linha, menor que 90°.
A definição da posição geográfica de um poste pode ser: RESPOSTA: Pelas coordenadas UTM.
A cada visada em um teodolito de transito se faz a leitura de 3 fios superior(FS) médio (FM) e inferior (FI) quando a leitura do fio superior é 1.567 e a do fio médio e de 1.370 qual será a leitura do fio inferior? RESPOSTA: 1.173
Altimetria: É a parte da Topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo da Terra. 
Altitude: É a distância vertical (ou diferença de nível) de um ponto do terreno ao nível médio dos mares.
Cota: É a distância vertical (ou diferença de nível) de um ponto do terreno a um plano horizontal de referência arbitrário.
Diferença de nível: É a distância vertical entre o plano de referência e a cota ou altitude de um ponto no terreno.
Declividade: É a relação entre a diferença de nível e a distância horizontal. (poderá ser expressa em graus ou porcentagem).
Perfil Longitudinal: É a intersecção do terreno com planos verticais, perpendiculares ao plano topográfico, que passam pelos alinhamentos. A finalidade de se levantar um perfil é estudar o relevo do terreno, no que se refere à determinação de declives, locação de rampas, movimento de terras, etc.

Continue navegando