Buscar

Revisão para Av 2

Prévia do material em texto

Revisão para Av 2
CONCEITO DE PRODUÇÃO GRÁFICA 
Por produção gráfica entende-se todas as fases envolvidas na materialização de um qualquer projeto gráfico. Pode ser um simples cartão de visita ou um complicado expositor que combina vários tipos de materiais e de técnicas. 
Prensa de Gutenberg
Ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do Renascimento, Reforma, a Idade do Iluminismo e da Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e na disseminação da aprendizagem para as MASSAS. 
Reforço para a comunicação escrita; 

Ensaio para o surgimento do Design Gráfico Moderno; 

Construção do Hábito de LEITURA; 

Dispositivos de orientação de leitura ocidental; 

Novas formas de relações entre os textos; 

	Estética gráfica 
	Objetivo principal é transmitir informação de maneira limpa e objetiva. Um bom designer utiliza a tipografia para gerar um equilíbrio visual que ajuda o leitor a assimilar o conteúdo; 
	O formato de um tipo transmite sensações e padrões, criando uma informação no subconsciente do leitor. Esse fato é utilizado de forma proposital na linguagem, agregando mais confiabilidade no conteúdo. 

	Diagramação
	A programação visual só é eficiente quando combina “na devida proporção técnica, emoção e razão para representar tanto as intenções de autores quanto os desejos dos leitores. 
	
	Os 4 princípios da boa diagramação: 
CONTRASTE 
ALINHAMETO 
REPETIÇÃO 
PROXIMIDADE 
	Os princípios do LAYOUT 
Esboço para o projeto criativo 
✓ CRIATIVIDADE 
✓ ADEQUAÇÃO 
✓ ORGANIZAÇÃO 
	CONSTÂNCIA PERCEPTIVA: Permite ao ser humano reconhecer um objeto mesmo quando sua cor, forma ou luminosidades são alterados. 
As leis da orquestração visual segundo a Gestalt 
PREGNÂNCIA – Simplifica as coisas e a simplificação natural as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples.
SEMELHANÇA – Pensar objetos com similaridades com ideia de agrupamento. Aqueles objetos que possuem formas, cores ou aparência geral semelhante também tendem a ser interpretados como uma só unidade. Na publicidade, essa lei geralmente é utilizada para criar releituras a partir do agrupamento de outras formas que são iguais ou parecidas entre si e cria relações de compor uma figura.
PROXIMIDADE – Os elementos são agrupados de acordo com a distancia que se encontram uns dos outros. Elementos distintos que se posicionam de formas muito próximas uns dos outros tendem a ser percebidos juntos. Consequentemente, também são interpretados como apenas uma unidade. Essa impressão é ainda mais forte quando esses elementos são semelhantes.
BOA CONTINUIDADE – Esta relacionado a coincidência de direções, ou alinhamento das formas dispostas elementos harmônicos produzem um conjunto harmônico.
A continuidade diz respeito à forma como a sucessão de elementos e o fluxo de informações funciona em nosso cérebro. Ela representa, ainda, a tendência de que objetos acompanhem outros no sentido de alcançar uma forma — seja pelo uso de cores, volumes, texturas e formas estruturalmente estáveis.
Muito presente na arquitetura de edifícios grandes, escalas de cores e diagramação de textos, a continuidade procura estabelecer a melhor percepção possível aos olhos.
 
CLAUSURA ou FECHAMENTO – A imagem ganha uma representatividade com um conjunto harmônico. O princípio de que a boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de clausura relaciona-se ao fechamento visual, como se completássemos visualmente um objeto incompleto.
Sistemas de cor e impressão
Impressão – Esta relacionado a ideia de estampar imprimir uma imagem em algo ou qualquer superfície no sentido “colocar sobre”.
Pre- impressão – Fase responsável pela construção do conceito relacionado ao trabalho de construção do material (layout).
Trabalho do layout a construção se da dentro a agencia e a construção do projeto gráfico.
Impressão o processo e realizado na gráfica por maquinas de offset, rotogravura, serigrafia litogravera etc...
Pôs – impressão – Conhecido como acabamento em fase de finalização de trabalho possibilita um simples corte final.
Ex: finalização, corte especial, relevos, as dobras vincos e verniz etc...
	
1a Questão (Ref.:201610914364)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Acafe 2009) O processo de Serigrafia é muito utilizado em diversos tipos de materiais gráficos devido à sua versatilidade em fixar a tinta nos diversos tipos de suportes. Assim, é correto afirmar, exceto:
		
	
	Um fator que influencia diretamente na qualidade da impressão é o equipamento e a mão-de-obra.
	
	O seu uso está diretamente ligado à pequena tiragem ou ao tipo do suporte no qual será feita a impressão.
	 
	Nesse processo não há problemas na simulação de meios-tons.
	
	Ao lado da flexografia, é o único processo de impressão de uso industrial que utiliza tinta branca.
	
	Utiliza tela de poliéster ou de naylon como matrizes.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610914272)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(MPSC 2009) Considere que existe uma ordem no fluxo do trabalho de um material gráfico e correlacione as colunas a seguir.
(1) Projetação.
(2) Pré-impressão.
(3) Impressão.
(4) Acabamento.
( ) Dobras, revestimento, relevo.
( ) Prova de chapa, imposição de páginas, montagem da matriz.
( ) Diagramação, arte-finalização.
( ) Digitalização de imagens, edição de imagens, prova de alta resolução para o cliente.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
		
	
	1 - 4 - 3 ¿ 2
	 
	4 - 1 - 2 - 3
	
	3 - 2 - 4 - 1
	 
	4 - 3 - 1 - 2
	
	2 - 3 - 1 - 4
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610914087)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O programa de edição de imagem Photoshop permite manipular imagens em camadas. Apenas um dos formatos abaixo relacionados é capaz de preservar as camadas após salvá-lo. Diante da afirmativa, assinale a opção que corresponde ao formato correto do arquivo.
		
	
	.PDF
	
	.GIF
	 
	.PSD
	
	.JPEG
	
	.TIFF
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610914251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta. Para obtermos a cor Vermelho na escala CMYK, devem ser misturadas as cores:
		
	
	Nenhuma das anteriores
	
	Cyan e Magenta
	
	Amarelo e Cyan
	
	Amarelo e Preto
	 
	Magenta e Amarelo
	
	
	5a Questão (Ref.:201610914110)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	
	(UFRJ 2009) O formato PDF (Portable Document Format), apesar de desenvolvido para outras finalidades, estabeleceu-se como padrão na indústria gráfica brasileira. Considerado um sucessor do formato EPS apresenta vantagens consideráveis em relação ao seu antecessor. Dentre as características do formato PDF uma das mais vantajosas para a indústria gráfica é:
		
	
	ser aproveitável para internet e websites, pois esse tipo de aproveitamento facilitou muito a troca de informações por meio digital;
	
	ser editável, pois arquivos no formato EPS não são editáveis em nenhum tipo de software.
	
	(A) seu tamanho, pois trabalhos gráficos fechados no formato PDF resultam em arquivos que são cerca de 15% maiores comparativamente com seus equivalentes no formato EPS;
	 
	permitir a pré-visualização do trabalho pelo cliente em qualquer plataforma e a partir de um software de livre acesso, pois arquivos no formato EPS possuíam grandes dificuldades de pré-visualização;
	
	sua versatilidade na incorporação de elementos multimídias, característica inexistente nos arquivos do formato EPS;
	
	
	1a Questão (Ref.:201610914138)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(UFRN 2009) A principal característica da impressão em tipografia é
		
	
	imagens fotográficas de qualidade.
	 
	imprimir somente em preto.
	 
	ausência de meio-tom.
	
	baixo relevo sempre visível no verso do papel.
	
	contorno de letras e imagens em forma de ziguezague minúsculo.2a Questão (Ref.:201610914156)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O que é lineatura?
		
	 
	Freqüência dos pontos que formam as retículas: quanto maior a freqüência deles (ou seja, quanto maior a lineatura), menores os pontos e mais bem simulados serão os meios-tons. Em contrapartida, quanto menor a LPI, pontos maiores e em menor número formam as retículas - de forma que se tornam mais visíveis a olho nu e resultam numa simulação mais deficiente dos meios-tons.
	
	Indicadas por traços uniformes com pelo menos 3 mm de comprimento e que indicam onde o impresso deve ser cortado para ficar com suas dimensões finais.
	 
	Linhas horizontais e verticais, desenhadas em cor azul e que não são reproduzidas, servindo apenas para alocação correta dos elementos gráficos de um impresso.
	
	Unidade de medida tipo métrica, pode pertencer ao sistema Didot (equivalendo a 0,376 milímetros) ou ao sistema Inglês (equivalendo a 0,351 milímetros).
	
	Elemento gráfico que deve fazer parte da matriz e que é impresso na folha de entrada em máquina. Trata-se de uma estreita impressão padronizada que será descartada quando da finalização do impresso, mas que é fundamental para que o gráfico possa avaliar a qualidade do trabalho durante o andamento da impressão (quantidade de tinta, intensidade da umidade no caso do processo offset, registro etc).
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610914119)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJPE 2009) Na preparação de arquivos para arte-final, cada tipo de impressão demanda cuidados exclusivos dos originais diagramados como, por exemplo, afirmar que "devido ao espessamento dos detalhes nos grafismos mais delicados, é obrigatório compensar esses resultados, frutos de uma impressão com fôrmas de borracha, preparando as artes com traços mais leves". A citação acima se refere ao tipo de impressão conhecido como:
		
	 
	Flexografia.
	
	Linotipia.
	
	Rotogravura.
	
	Litografia.
	
	Offset.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610914132)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UFS 2010) Offset é a técnica em que na matriz:
		
	
	A imagem é transferida da matriz para o suporte por uma peça chamada tampão, feita de silicone.
	
	Imprimiam-se marcas ou desenhos sobre pedra calcária, com um lápis especial.
	
	Faz-se um entalhe na madeira e, seguidamente, passa-se um rolo de borracha embebido em tinta, o qual vai tocar nas partes elevadas do entalhe da madeira.
	 
	A imagem é feita para ser repelente à água e receptiva à tinta e as áreas em branco são receptivas à água e repelentes à tinta. Sobre um rolo é colocada a matriz, que ao rodar coloca a matriz em contato constante com rolos umedecidos em água e tinta.
	
	Um tecido é esticado num caixilho (quadro). O tecido é impermeabilizado nas áreas a não imprimir.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610914246)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma empresa de cosméticos lançou uma linha de esmaltes de sua nova coleção de verão. As cores da campanha publicitária deveriam ser fiéis ao catálogo de cores fornecido pela empresa. Para que o sistema de cores obedecesse fielmente ao catálogo, foi recomendado o uso de um sistema de cores especiais da indústria gráfica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente este sistema:
		
	 
	Diz respeito à escala Pantone, que são cores customizadas, licenciadas pela Pantone, misturadas sob encomenda e largamente utilizadas em materiais promocionais e institucionais.
	
	Cores que se referem ao modelo aditivo RGB, na qual originam mais de 16 combinações de tons.
	
	Cores do sistema HyFi Color, em que é acrescentado mais trêrs cores de seleção as quatro do CMYK: o vermelho, o verde e o azul ¿ violeta.
	
	Diz respeito à impressão Duotone, com variação do entre 20% e 50% de tom.
	
	Cores referentes ao modelo aditivo CMYK e em que todo trabalho de impressão é baseado.
	
	
	1a Questão (Ref.:201610914159)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Há diversos tipos de papel, que são empregados de acordo com o material a ser produzido. Considere as características do papel couchê e assinale a opção correta:
		
	
	um papel de baixa qualidade, de baixo custo e normalmente oferecido em bobinas.
	
	Já pertencente ao ramo dos cartões, é formado na verdade por duas camadas de papel: uma branca e lisa, acetinada, e outra com pasta não-branqueada e aparas (lembrando o popular papelão). É muito utilizado em embalagens.
	 
	um papel de acabamento gessado que dá um brilho acetinado às áreas impressas, valorizando muito a peça gráfica.
	 
	um papel que possui uma textura característica, oferecido tanto em branco quanto em cores pastel (bege, azul, caramelo etc.).
	
	um papel com inclusão de algodão na pasta, com transparência, e que pode ser usado para backligths de baixo custo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610914232)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Chesf - 2007) Sobre a utilização do verniz em produções gráficas, é correto afirmar que: I. A utilização do verniz é apropriada para proteger o papel da quebra na dobra. II. O verniz deve ser utilizado também em textos pequenos ou traços muito finos. III. O recurso de aplicação do verniz encarece o valor da impressão do produto. IV. Não é aconselhável o uso do verniz em traços muito finos. Marque a opção adequada ao enunciado da questão:
		
	 
	III, IV
	
	I, II
	
	I, IV
	
	II, IV
	
	I, III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610914355)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(PROCEMPA 2014) ¿Arquivo de imagens, criado em 1996, recomendado pelo W3C, que suporta canal alfa e permite trabalhar com paletas indexadas ou com uma gama maior de profundidade de cores, somado à possibilidade de uso de compressão ajustável.¿ Assinale a opção que indica a extensão do arquivo descrito no fragmento acima.
		
	
	GIF
	
	JPG
	 
	PNG
	
	TIFF
	
	BMP
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610914171)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(IBGE - 2010) As margens de sangria são linhas de sustentação da arte-final e são descritas como
		
	
	linhas tracejadas que indicam as extremidades das dobras e servem de referência no processo de alceamento dos cadernos.
	 
	reproduções e outros grafismos que são ligeiramente ampliados até ultrapassar a margem da página em alguns milímetros e constituem uma margem de compensação no processo de refile.
	 
	reproduções ou linhas inseridas dentro do formato da arte-final que servem para apontar o lugar e o alinhamento exato do picote.
	
	linhas externas à margem do corte que facilitam o trabalho da montagem dos cadernos ou de qualquer conjunto de impressos.
	
	grafismos periféricos da página que marcam o formato definitivo do impresso e ajudam o impressor no controle da qualidade do produto final.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610914147)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UFF 2010) A aplicação de retícula produz efeitos de meios-tons tanto na monocromia quanto na policromia. Nesta, é possível obter um espectro de variadas cores mediante o uso de quatro determinadas tintas, a conhecida escala Europa:
		
	
	ciano, preto, amarelo e verde;
	 
	magenta, amarelo, ciano e preto;
	
	verde, azul, magenta e vermelho;
	
	preto, verde, amarelo e cinza.
	
	amarelo, ciano, azul e magenta;

Continue navegando