Buscar

AULA OPÇÃO 24 04 18

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

01. A partir da análise do mapa, aliada aos conhecimentos acerca dos tipos climáticos brasileiros, é correto afirmar: (CONSULTEC 2017)
01) A elevada pluviosidade, sobretudo na porção ocidental da área abrangida pelo tipo climático A, se deve à ação da Massa Equatorial Atlântica. 
02) As menores amplitudes térmicas do país são verificadas em B, em razão do efeito da continentalidade e das baixas altitudes.
03) As elevadas temperaturas, em C, podem ser atribuídas, exclusivamente, à irregularidade da atuação das massas de ar úmidas na região.
04) O período chuvoso, em D, ocorre no inverno, e o tipo de precipitação correspondente são as chuvas frontais, devido à penetração da Massa Polar Atlântica.
05) O fenômeno da friagem ocorre em E durante o inverno, sendo responsável pela queda brusca da temperatura, que pode atingir 6ºC.
02. (CONSULTEC 2017) A análise da ilustração e os conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra permitem corretamente afirmar que:
01) ocorre, entre as posições A e B, o equinócio de outono no Hemisfério Sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular ao Equador. 
02) a desigual duração dos dias e das noites é mais pronunciada nos meses de equinócio. 
03) a posição B ocorre no dia 21 de dezembro, quando os raios solares incidem diretamente no Trópico de Câncer. 
04) os momentos em que a Terra está no periélio coincidem com o início dos solistícios de verão e de inverno. 
05) a situação indicada em A corresponde à época do ano em que o hemisfério austral se encontra no equinócio de verão.
A análise do mapa e dos climogramas, aliada aos conhecimentos acerca dos elementos bióticos e abióticos da paisagem brasileira, permite afirmar que 
01) os solos naturalmente férteis, rasos e laterizados, são encontrados exclusivamente em climas representados pelos climogramas II e IV. 
02) A vegetação xerófila e caducifólia e o clima com verão chuvoso e inverno seco ocorrem, respectivamente, no mapa, em B e C. 
03) O climograma III, quando comparado aos demais, apresenta as menores amplitudes térmicas, fato que decorre da sua posição geográfica. 
04) O climograma V representa a área do mapa indicada pela letra E, cujos solos férteis de terra roxa abrigam uma vegetação homogênea e decídua.
05) O climograma I corresponde ao clima semiárido, enquanto a vegetação indicada no mapa por A possui três degraus, tendo por base os níveis altimétricos.
04. Com relação aos agentes externos que atuam sobre o relevo da superfície terrestre, é correto afirmar que:
(01)O intemperismo físico corresponde ao processo pelo qual as rochas sofrem alterações de tamanho e forma, sem alterarem sua estrutura química.
(02) O intemperismo físico é mais intenso nas regiões de clima quente e úmido que nas regiões de clima quente e seco.
(04) O intemperismo químico é bem menor nas regiões de clima quente e úmido que nas de clima quente e seco.
(08) As principais áreas de ocorrência de processos de deflação são os desertos e as praias, onde os grãos de areia são pouco consolidados.(16) A tendência geral dos rios é escavar o seu leito até que todo o seu curso atinja uma altitude muito próxima à de sua foz ou de seu nível de base. Soma = (________________)
05. (ENEM). Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na Península Antártica subiram quase 6ºC. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pinguins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram. Scientific American Brasil, ano 2, n. 21, 2004, p. 80 (com adaptações). A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas:
I. O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na Península Antártica.
II. O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar.
III. A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas.
a) Estão corretas I e II b) Estão corretas I e III c) Estão corretas II e III
d) Estão corretas I, II e III e) Está incorreta apenas III
 
06. A partir da conversa de Calvin e Haroldo, numa ilustração de Bill Waterson, analise as alternativas e marque V para as afirmações verdadeiras, F para as falsas. 
a) Quando o magma se solidifica no interior da crosta terrestre, formam-se as rochas magmáticas plutônicas.
b) A acumulação de restos de rochas e de detritos orgânicos recebe o nome de sedimentação.
c) A litosfera corresponde à crosta continental que é formada pelos minerais mais densos.
d) Abalos sísmicos e atividades vulcânicas são considerados agentes externos do relevo.
e) A ação eólica é responsável pelo aplainamento das formações geomorfológicas em todas as áreas de baixas latitudes.
07. Como desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que:
a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
b) forma margem continental do tipo passiva.
c) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
d) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
e) coincide com limites divergentes de placas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?