Buscar

EXERCÍCIOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL AULA1 ATÉ 5

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201401435962
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A questão da definição do ambiente é muito complexa, pois está relacionada com:
		
	
	Os aspectos legais municipais
	
	Os aspectos financeiros da região
	
	Os aspectos estéticos dos biomas
	
	Os aspectos geográficos locais
	 
	Os aspectos evolutivos da própria sociedade
	
	 
	Ref.: 201401960250
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma questão que se debate sobre o termo "meio ambiente" se refere a que:
		
	 
	O termo emprega duas palavras de sentidos similares e portanto carrega uma certa redundância.
	
	Do ponto de vista acadêmico, deveria ser empregado um termo que seguisse uma classificação universal.
	
	O termo foi criado por empresários que tinham interesses contrários às causas ambientais.
	
	O termo não é politicamente correto.
	
	O termo nasceu de uma expressão da língua inglesa e isto não reflete as preocupações ambientais de nosso país.
	
Explicação:
Meio ambiente carrega uma redundância, pois meio e ambiente têm significados similares. Porém, o termo ficou consagrado e hoje tem um significado específico, entendido por todos.
	
	 
	Ref.: 201401378511
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"...os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade". A definição acima, refere-se a:
		
	
	Rio-92
	
	Política do desenvolvimento das Nações Unidas
	 
	Educação Ambiental
	
	Ecologia ambiental
	
	Desenvolvimento sustentável
	
Explicação:
A alternativa correta é "Educação ambiental", tendo em vista que é através dela que se formam os sentimentos, valores, hábitos e atitudes positivos com relação ao meio ambiente, considerando-se a sua preservação e a importância do desenvolvimento sustentável.
As demais alternativas não se referem à definição proposta no enunciado da questão.
	
	 
	Ref.: 201401424300
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente com definições_______________ Esse é um dos desafios primordiais do século XXI para a preservação do meio ambiente Qual alternativa completa a frase acima
		
	 
	biológicas
	
	educacionais
	
	materiais
	
	políticas
	 
	econômicas
	
Explicação:
Sim, pois não é somente uma questão de conhecer as espécies e seus locais, mas sim de a sociedade humana compreender a importância dos mesmos para sua vida e respeitar o meio ambiente como sendo mais uma das espécies aqui viventes.
 
	
	 
	Ref.: 201401607377
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Há uma certa banalização da problemática ecológica, muitas vezes tratada de forma quase caricatural, como um conjunto de boas ações para economizar energia e água e não sujar as praias e calçadas e amar os animais, recomendações válidas, mas que, isoladas, terminam por configurar uma ecologia asséptica, sem história, desligada das formações sociais, da economia, do trabalho, da filosofia e das políticas transformadoras." Trigueiro e Minc (2003). Neste sentido, assinale a afirmativa que complementa corretamente o pensamento acima:
		
	
	Economizar água e energia contribuem para a banalização ecológica.
	
	Amar os animais não é relevante para a questão ambiental.
	
	A Escola trabalha para a Educação Ambiental não formal.
	 
	O meio ambiente é visto de forma romântica e sem aprofundamento das questões.
	
	O meio ambiente pode ser estudado de forma isolada.
	
Explicação:
O texto afirma que ações isoladas como economia de água e energia, limpeza de praias, dentre outras  são uma visão simplificada das complexas questões ambientais. Neste contexto, pode-se afirmar que tal visão é uma forma romântica, e sem qualquer tipo de aprofundamento, de se encarar as questões ambientais.
	
	 
	Ref.: 201401379049
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	 
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
Explicação:
A alternativa que não corresponde à definição de meio ambiente é "O conjunto de fatores socioculturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio" porque nem o conjunto de fatores socioculturais e nem a exploração/retirada de recursos para a sobrevivência do homem correspondem às definições do que seja meio ambiente.
	
	 
	Ref.: 201401415440
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" .
Esta frase diz respeito:
		
	
	a definição de meio ambiente que fazemos para alunos do ensino médio.
	 
	a visão de meio ambiente perante a legislação (Artigo 225 da Constituição Federal).
	
	a definição de meio ambiente conforme o governo internacional.
	
	a definição de meio ambiente perante o ensino fundamental.
	
	ao conceito de meio ambiente segundo a Universidade Estácio de Sá.
	
Explicação:
A legislação ambiental, a partir da Consituição de 1988, ganhou força, além das questões mais públicas das discussões que ocorriam pelo mundo.
	
	 
	Ref.: 201401424295
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda ______________, econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade, resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a _____________ os membros da sociedade Qual alternativa abaixo completa a frase
		
	 
	crise social; todos
	
	atuação municipal; muitos
	
	crise ambiental; poucos
	
	atuação política; poucos
	
	atuação educacional; alguns
	
Explicação:
A problemática ambiental é proveniente da crise social e atinge a todos.
	
		EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201401572720
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao conceito de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Desenvolvimento pode ser definido de maneira ampla, já que além do bem estar econômico também envolve condições não monetárias, como a qualidade do ambiente.
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável surge em um momento de crise econômica, onde o consumismo desenfreado já está influenciandona qualidade de vida da população.
	
	Todos os organismos consomem os recursos naturais, porém, podemos observar no presente, um consumo desenfreado destes recursos pelo ser humano, que está além de sua necessidade biológica
	 
	Crescimento e desenvolvimento podem ser entendidos como similares, já que os dois conceitos estão relacionados com um aumento da renda nacional.
	
	O consumo dos recursos ambientais sem critérios pode gerar consequências severas para a qualidade de vida de uma população, até mesmo em poucas gerações.
	
Explicação:
O crescimento está associado à expansão de números essencialmente econômicos, como PIB ou renda per capta, desvinculado, portanto, com elementos sociais e ambientais. Porém, quando falamos de desenvolvimento podemos estar empregando o conceito da sustentabilidade, e agora sim, lançaremos mão de medidas reveladoras da evolução social e ambiental, como índices de escolaridade, de felicidade, de saneamento, de sustentabilidade ambiental etc.
	
	 
	Ref.: 201401608575
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	Utilitário, modismo e psicológico.
	
	Modismo, ansiedade e psicológico.
	
	Utilitário, comunicação e modismo.
	 
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	
	Modismo, comunicação e psicológico.
	
Explicação:
Utilitário pois possui utilidade, ou seja, o consumo que tem por finalidade a real necessidade da pessoa. Mas além de consumirmos, somos seres sociáveis, nos relacionamos uns com os outros e por isso a comunicação. E além de nos relacionar-mos, possuímos uma inteligência diferenciada com relação aos outros organismos existentes, por isso o psicológico.
	
	 
	Ref.: 201401424305
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O impacto humano com o crescimento exagerado populacional das últimas décadas sobre o mundo natural continuará e, segundo diversas estimativas, poderíamos alcançar, simultaneamente,  ____________ de quase todas as espécies não domesticadas.
Qual alternativa completa a frase?
		
	
	o acréscimo
	 
	a extinção
	
	a diminuição
	
	a proliferação
	
	a redução
	
Explicação:
Não há espaço para a expansão do território humano sem competição com o território de todos os outros animais, principalmente os grandes mamíferos, por isso a população humana deve ser controlada.
 
	
	 
	Ref.: 201402020269
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	1- Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens _____________, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna :
		
	
	econômicos
	
	sociais
	 
	ambientais
	
	financeiros
	
	tecnológicos
	
Explicação:
A sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens ambientais.
	
	 
	Ref.: 201401919479
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da ecoeficiência, proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD):
 I- Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços; II - Reduzir o consumo de energia com bens e serviços; III - Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; IV - Intensificar a reciclagem de materiais. V - Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis; VI - Prolongar a durabilidade dos produtos; VII - Agregar valor aos bens e serviços.
 
 Diante desta listagem, a prática da ecoeficiência pode ser aplicada por
		
	 
	todas as empresas brasileiras
	
	apenas a agricultura e as indústrias de transformação
	
	apenas a agricultura, o turismo e as indústrias de transformação
	
	todas as empresas, à exceção das do setor de turismo
	
	apenas as indústrias de transformação
	
Explicação:
O termo ecoeficiência foi introduzido em 1992 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) ¿ Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável., por meio da publicação do livro Changing Course, sendo endossado pela Conferência Rio-92, como uma forma das organizações implementarem a Agenda 21 no setor privado.
De acordo com o WBCSD, a ecoeficiência é obtida pela ¿entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar¿. Este conceito descreve uma visão para produção de bens e serviços que possuam valor econômico enquanto reduzem os impactos ecológicos da produção. Sugere, ainda, uma significativa ligação entre eficiência dos recursos (que leva à produtividade e lucratividade) e responsabilidade ambiental. Portanto, ecoeficiência é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais.
Portanto, a ecoeficiência pode ser aplicada por qualquer empresa brasileira.
	
	 
	Ref.: 201401961604
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
		
	 
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	Normatização macroeconômica.
	
	Equiparação de parâmetros sócio-ambientais.
	
	Crescimento de metas fiscais.
	
	Controle de metas inflacionárias.
	
Explicação:
O bom planejamento da tributação é um dos mais fortes instrumentos governamentais para estimular setores estratégicos ou desestimular setores obsoletos.
	
	 
	Ref.: 201401384141
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável.
Identifique a ordem correta:
I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem.
II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar.
III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas.
IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito de existir.
		
	
	V, V, F, F.
	
	F, F, V, F.
	
	V, F, V, V.
	
	F, F, F, F.
	 
	F, F, F, V.
	
Explicação:
O egoísmo do ser humano em utilizar, em seu curto tempo de vida, os recursos naturais, deve ser impedido, uma vez que outras espécies também tem o direito de uso e consumo de recursos naturais da Terra.
	
	 
	Ref.: 201401984539
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A concepção de desenvolvimento sustentável teve sua origem na:
		
	
	Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002;
	
	Cúpula do Clima e Aquecimento Global realizada em Kyoto, Japão, em 1997;
	 
	Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972;
	
	Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, no Brasil, em 1992;
	
	Conferência das Nações Unidas sobre DesenvolvimentoSustentável, realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em 2012.
	
		EDUCAÇÃO AMBIENTAL
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201401384449
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual alternativa abaixo, não diz respeito a nenhum evento ambiental relacionado a educação ambiental?
		
	
	Estocolmo, 1972
	
	Tbilisi, 1987
	
	Moscou, 1987
	
	Rio-92
	 
	Rio Oil & Gás, 1996
	
Explicação:
A Rio Oil & Gas é um evento relacionado a industría de petróleo, não tendo relação com conservação ou divulgação do meio ambiente.
	
	 
	Ref.: 201402031882
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A década de 60 foi marcada por diversos movimentos e insatisfações. Esses aspectos favoreceu cada vez mais pessoas em torno de questões relativas ao meio ambiente, à qualidade de vida e à cidadania. Qual das opções abaixo não representa uma situação de insatisfação e ameaça ambiental da década de 60?
		
	 
	inclusão social
	
	desastres ambientais
	
	a ameaça nuclear
	
	crescimento desordenado das cidades
	 
	a exclusão social
	
Explicação:
 
Dentre os fatores apresentados apenas a inclusão social não representa uma situação de insatisfação e ameaça ambiental.
	
	 
	Ref.: 201401982432
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92, trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destaca-se a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21: I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável; II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais; III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas III está correta
	
	Apenas II está correta
	
	II e III estão corretas
	
	Apenas I está correta
	 
	I e II estão corretas
	
Explicação:
Composta por quarenta capítulos, a Agenda 21 é um instrumento de planejamento participativo onde se admite de forma explícita a responsabilidade dos governos em impulsionar programas e projetos ambientais através de políticas que visam a justiça social e a preservação do meio ambiente. Entretanto, a Agenda pode ( e deve) ser implementada tanto pelos governos quanto pela sociedade, concretizando o lema da ECO92: ¿pensar globalmente, agir localmente¿.
São características marcantes da Agenda 21:
Reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável;
Aumento da consciência pública;
Promoção do treinamento.
 
	
	 
	Ref.: 201401910930
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, criou novos entendimentos que influenciaram a percepção da relação entre desenvolvimento e meio ambiente no mundo. Porém, naquele momento, o Brasil passava por um período que não favoreceu um envolvimento imediato do nosso país com esta nova visão. A razão disto se deveu ao fato de que:
		
	
	O Brasil não participou da Conferência de Estocolmo e, por isso, estava desobrigado de seguir suas orientações.
	 
	Passávamos por um período de governos militares em que a prioridade era o desenvolvimento econômico.
	
	As emissões de gases e efluentes poluentes não era um problema tão grave no Brasil, como era nos países mais desenvolvidos.
	
	Não tivemos sensibilidade de nossas lideranças políticas, que também receavam as imposições vindas de instituições internacionais.
	
	Embora a sociedade já estivesse bem organizada com ONGs atuantes, a preocupação concentrava-se na questão do desmatamento da Amazônia.
	
Explicação:
Os anos 70 foram marcados por falta de espaços democráticos e diversidade de pensamento em nosso país. Naquele período, o governo ditatorial impunha uma agenda de desenvolvimento econômico a qualquer custo, e as questões ambientais eram vistas como entrave a esse projeto.
	
	 
	Ref.: 201402244324
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento ¿ Rio 92, as questões ambientais passaram a focar temas globais, que dizem respeito sobretudo à saúde do planeta e à sobrevivência e à qualidade de vida de toda a humanidade, com destaque ao desenvolvimento sustentado, às mudanças climáticas, à da biodiversidade e proteção da camada de ozônio. A partir da Rio 92, foi criado o: 
		
	
	tratado de questões ambientais
	
	tratado mundial do meio ambiente
	 
	Tratado de educação ambiental para Sociedades Sustentáveis 
	
	Tratado de diminuição de resíduos sólidos
	
	tratado de Quioto
	
Explicação:
Tratado de educação ambiental para Sociedades Sustentáveis foi criado na RIO 92.
	
	 
	Ref.: 201401963236
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à:
		
	
	Protocolo de Kyoto
	
	Carta da Terra
	
	ECO92
	
	Protocolo de Kioto
	 
	Conferência de Tbilisi
	
Explicação:
A Primeira Conferência sobre Educação Ambiental foi TBILISI.
	
	 
	Ref.: 201402244321
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A conscientização sobre os graves problemas ambientais mobilizou as sociedades civis dos países do Primeiro Mundo, levando-os a debater o problema da poluição na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em :
		
	 
	em Estocolmo, 1972
	
	no Rio de Janeiro, 1992
	
	em Tbilisi, 1977
	
	em Roma, 1968
	
	em Paris, 1968
	
Explicação:
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano ocorreu em Estocolmo em 1972.
	
	 
	Ref.: 201401577139
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Assinale a afirmativa incorreta:
		
	
	Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) defende, entre outros preceitos, o planejamento e a fiscalização do uso dos recursos naturais.
	
	A Educação ambiental deve estar presente em todos os níveis de ensino.
	
	Podemos conceituar ¿Política¿ como ¿uma regulação dialética sociedade-Estado que favoreça a pluralidade e a igualdade social e política¿.
	 
	Após a Conferência de Estocolmo de 1972, quando as preocupações ambientais se tornam mais intensas, o governo militar brasileiro reconheceu a gravidade dos problemas ambientais e defendeu sua ideia de desenvolvimento sustentável.
	
	A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país.
	
Explicação:
Durante a Conferência de Estocolmo, em 1972, a posição do Brasil - na época sob o governo militar - era a de "Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde", como declarou o Ministro Costa Cavalcanti, na ocasião.
		EDUCAÇÃO AMBIENTAL
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201401409952
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Aos poucos foi ficando claro que a ___________por si só não dá conta de reverter, de impedir ou de minimizar os agravos ambientais, os quais dependem de formação ou mudanças de valores individuais e sociais que devem expressar-se em ações que levem à transformação da sociedade por meio da educação da população. Qual alternativa abaixo completa a lacuna conforme texto discutido em aula?
		
	
	História
	
	Filosofia
	 
	Ecologia
	
	Ciências Ambientais
	
	GeografiaExplicação:
A educação ambiental é considerada um dos pilares da preservação ambiental, uma vez que visa conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente e a melhor forma de usufruir dos benefícios que nos são oferecidos.
	
	 
	Ref.: 201401424293
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No atual modelo de desenvolvimento, a sociedade rica explora ao máximo a natureza para satisfazer às necessidades luxuosas ou supérfluas, enquanto os mais necessitados a deterioram para prover-se com o mínimo requerido para a subsistência. Com isso, o século XXI começa com uma crescente tensão _________ Qual alternativa completa a frase
		
	
	cultural
	
	econômica
	
	social
	 
	socioambiental
	
	ambiental
	
Explicação:
A relação sociedade e natureza acaba sendo de competição e não de integração, o que faz com que o homem derade e acelere seu próprio processo de extinção.
	
	 
	Ref.: 201401424274
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As mercadorias e serviços produzidos pelos processos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida estão relacionadas a
		
	
	Recursos manufaturados
	
	Recursos humanos
	
	Recursos econômicos
	 
	Recursos naturais
	
	Recursos culturais
	
Explicação:
Os recursos naturais permitem a existência do processo produtivo na economia. Recursos naturais não renováveis, como petróleo e minérios, precisam ser explorados de forma racional, para permitir que se estendam seus benefícios a gerações futuras; recursos renováveis como solo, água, madeira ou pescado precisam ser explorados com preocupação redobrada, pois a má gestão desses recursos pode acarretar o seu esgotamento ainda na nossa geração.
	
	 
	Ref.: 201401424287
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O talento físico e mental das pessoas que fornecem trabalho, inovação, cultura e organização estão relacionados a
		
	
	recursos manufaturados
	
	recursos econômicos
	
	recursos culturais
	 
	recursos humanos
	
	recursos naturais
	
Explicação:
É na área de recursos humanos que as pessoas estão inseridas dentre os setores industriais, comerciais e de serviços.
	
	 
	Ref.: 201401375180
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No meio ambiente, as instituições e órgãos governamentais não se competem:
		
	
	Realizar e financiar pesquisas científicas
	
	Acompanhar e monitorar projetos realizados em APAs
	 
	Incentivar setores privados para a elaboração de projetos em gestão ambiental.
	
	Gerenciar unidades de conservação
	 
	Ajudar em propagandas políticas para partidos ambientalistas
	
Explicação:
As propagandas políticas para partidos ambientalistas não fazem parte das instituições e de órgãos governamentais  ligados ao meio ambiente. Portanto a alternativa está incorreta.
	
	 
	Ref.: 201401581904
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
		
	
	Coloque o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
	Respeite os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	Proteja a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	 
	Considere o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	 
	Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
	
Explicação:
Se desejamos um novo modelo de desenvolvimento, em uma ruptura com o que se faz com o processo econômico, precisamos entender o desenvolvimento como um meio para criar uma sociedade recompensada pelas suas conquistas, buscando sempre a justiça social e o equilíbrio ambiental.
	
	 
	Ref.: 201401579079
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre as consequências da desigualdade social, que produz tantos flagelos, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O processo de globalização cultural unidirecional, liderado pelo livre mercado, não tem relação com as pautas culturais, nem com as raízes dos povos.
	
	O processo de globalização liderado pelo livre mercado gera o crescimento ordenado da economia e o aumento das oportunidades de emprego.
	 
	A não ser que os governos adotem oportunamente medidas corretivas, o crescimento econômico pode ficar distorcido, o que decerto contribui para a destruição da diversidade biológica e cultural e para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.
	
	Com o crescimento econômino distorcido, crescem as economias e também se fortalecem as democracias, no que se refere à participação das pessoas no progresso das nações.
	
	Os frutos do crescimento econômico desordenado beneficiam principalmente os mais pobres, por meio da política de livre mercado.
	
Explicação:
O crescimento econômico deve ser acompanhado de medidas que previnam o dano e que sejam sustentavéis para as futuras gerações.
	
	 
	Ref.: 201401424260
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A _________________é um fator é inerente à educação ambiental. Se os problemas ambientais são muito complexos e são causados pelos modelos de desenvolvimento adotados até hoje, suas soluções dependem de diferentes saberes, de pessoas com diferentes formações voltadas para o objetivo comum de resolvê-los. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	aquisição de conhecimento científico específico
	
	análise pública municipal
	
	relatividade
	
	frequencia na escola de ensino médio
	 
	interdisciplinaridade
	
Explicação:
A expectativa é que a interdisciplinaridade seja sempre buscada no processo educacional. Na Educação Ambiental (EA) essa estratégia se torna ainda mais essencial, pois o emprego das questões pedagógicas, ambientais, sociais e econômicas que permeiam a EA requerem a contribuição de profissionais dessas diferentes áreas.
	
		EDUCAÇÃO AMBIENTAL
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	Ref.: 201401399990
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
		
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
	Código de Minas e Energia e Civil
	
	Código de Fauna e Flora e de Reservas e Parques Nacionais
	 
	Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
	
	Política Nacional do Meio Ambiente Humano e Rural
	
Explicação:
Foi nessa época que a questão ambiental foi iniciada de forma efetiva em termos legais no Brasil.
	
	 
	Ref.: 201402110787
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de (o) __________________ dessa prática educativa por toda a sociedade. A expressão que completa a lacuna corretamente é:
		
	
	do descentralização
	 
	de universalização
	
	dos políticos
	
	do momento
	
	de centralização
	
Explicação:
A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de universalização dessa prática educativa por toda a sociedade. Já aparecia em 1973, com o Decreto nº 73.030, que criou a Secretaria Especial do Meio Ambiente explicitando, entre suas atribuições, a promoção do ¿esclarecimento e educação do povo brasileiro para o uso adequado dos recursos naturais, tendo em vista a conservação do meio ambiente¿.
A Lei nº 6.938, de 31.8.1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, também evidenciou a capilaridade que se desejavaimprimir a essa dimensão pedagógica no Brasil, exprimindo, em seu artigo 2º, inciso X, a necessidade de promover a 5. As leis só passam a ser obrigatórias e exigíveis, após a regulamentação pelo Poder Executivo, o que ocorre por meio dos decretos. Os decretos têm função de explicar os conceitos, competências, atribuições e mecanismos definidos previamente pelas leis, tornando-as executáveis. miolo_vamoscuidar_cap1:Layout 1 5/16/08 9:57 AM Page 24 25 "educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente¿.
Mas a Constituição Federal de 1988 elevou ainda mais o status do direito à educação ambiental, ao mencioná-la como um componente essencial para a qualidade de vida ambiental 6 . Atribui-se ao Estado o dever de ¿promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente¿ (art. 225, §1º, inciso VI), surgindo, assim, o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros terem acesso à educação ambiental.
Fonte: 
	
	 
	Ref.: 201401579083
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com relação às primeiras políticas de comando e controle (Command and Control Policy) adotadas por diversos países do mundo no início do século XX, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A maior parte das primeiras políticas adotadas estabeleceu que a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propiciem à vida, visando assegurar no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade da vida humana.
	 
	A razão de ser dessa política demandava uma intervenção maciça por parte do Estado, que não podia mais se apoiar simplesmente na disputa em tribunais, caso a caso (esfera do Direito Civil), sendo necessário dispor de instrumentos vinculados ao Direito Administrativo.
	
	Nessa modalidade de política ambiental, os padrões de emissão deixam de ser meio e fim da intervenção estatal e passam a ser instrumentos, dentre outros, de uma política que usa diversas alternativas e possibilidades para a consecução de metas acordadas socialmente.
	
	Mesmo antes do início do século XX, o campo político e institucional brasileiro tinha extrema preocupação com os problemas ambientais, graças principalmente à abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal.
	
	Os países desenvolvidos ainda encontram-se hoje em dia na primeira etapa da política ambiental e que, à falta de melhor nome, poderíamos chamar de política ¿mista¿ de comando e controle.
	
Explicação:
É possível identificar três fases distintas da política ambiental: a primeira fases estende-se desde o fim do século XIX até o período imediatamente anterior a segunda guerra mundial. Tem como forma preferencial de intervenção estatal a disputa em tribunais, onde as vitimas das externalidades negativas ambientais entram em juízo contra os agentes poluidores ou devastadores para resolverem seus litígios. A longo prazo, a disputa em tribunais, caso por caso, tornou-se excessivamente custosa, não só em termos monetários, mas principalmente em termos de tempo de resolução dos litígios.
 
	
	 
	Ref.: 201401399989
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual texto legal abaixo, NÃO diz respeito a legislação ambiental que possibilitou o surgimento da PNMA?
		
	
	Decreto-lei 1.413 de 14/08/1975 sobre medidas de prevenção da poluição industrial;
	
	Lei 6.766 de 19/12/1981 sobre o parcelamento do solo urbano;
	 
	Lei 6.782 de 19/05/1980 sobre a equiparação ao acidente em serviço a doença profissional.
	
	Lei 6.567 de 24/09/1978 sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais;
	
	Lei 6.453 de 17/10/1977 sobre responsabilidade civil e criminal relacionada com atividades nucleares;
	
Explicação:
A lei indicada diz respeito a segurança do trabalho e não ambiental.
	
	 
	Ref.: 201401913290
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente a ecologia deveria se preocupar com as questões ambientais.
	
	Os problemas ambientais até hoje não são divulgados pela mídia.
	
	Os especialistas em meio ambiente propõem mudanças sérias na economia para que a sociedade possa reconhecer que o meio ambiente é somente uma fonte de consumo.
	 
	Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.
	
	Não devemos nos preocupar com as questões ambientais, pois seus recursos são ilimitados.
	
Explicação:
Embora problemas ambientais gerados pelo homem tenham raízes em tempos remotos, como degradação do solo, desflorestamento e poluição de rios, na verdade os grandes problemas ambientais que foram se acumulando a partir de meados do séc. XX é que mobilizaram as sociedades em países desenvolvidos, e o papel da mídia foi relevante nesse momento. Alguns desses problemas, que ganharam ampla repercussão foram a tragédia da Baía de Minamata, no Japão e os efeitos da chuva ácida e do Smog na América do Norte e na Europa Ocidental.
	
	 
	Ref.: 201401399991
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	NÃO diz respeito a um princípio da PNMA:
		
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	 
	Racionalização do uso de material urbano, do tratamento de esgoto rural , da atmosfera e do ar
	
	Proteção dos ecossistemas;
	
	Controle e zoneamento das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público
	
Explicação:
O uso dos recursos ou racionalização dos mesmos deve ser controlado por cada um, tendo a fiscalização pelos órgãos competentes, mas não sua distribuição.
	
	 
	Ref.: 201401580986
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009). Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu __________________________que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
		
	 
	políticas públicas
	
	comércio
	
	indústria manufatureira
	
	a instituição familiar
	
	escola
	
Explicação:
As políticas públicas são estabelecidas pelos governos e podem se tornar políticas de Estado, caso sua relevância e aceitação as faça transpor a barreira das alternâncias de governos. São essas políticas públicas que permitem conter o ímpeto do lucro em nome da preservação de áreas que devem ser destinadas a fins diversos daqueles orientados pelo capital, como a conservação da biodiversidade, a preservação dos corpos hídricos, a manutenção da paisagens e monumentos naturais ou mesmo o planejamento urbano no combate à especulação imobiliária.
	
	 
	Ref.: 201401910979
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a PolíticaNacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
		
	
	os resíduos nucleares precisam de tratamento especial e devem ser gerenciados por autoridades federais.
	
	os lixões precisam ser substituídos por aterros sanitário, sob pena de responsabilização das autoridades municipais.
	 
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
	
	as indústrias precisam criar sistemas de gestão dos resíduos sólidos, sob responsabilidade de profissional habilitado para tal.
	
	o cidadão que joga lixo no chão deve ser multado e esta multa deve ser proporcional à quantidade do resíduo em questão.
	
Explicação:
Em direito, o conceito de responsabilidade objetiva está associado à responsabilização do agente causador de algum tipo de dano, independentemente de dolo, ou seja, da intenção de cometer aquele dano. Com a referida lei, de 1981, ficou determinado que o agente poluidor é responsável pelos seus resíduos liberados no ambiente, mesmo que acidentalmente.

Continue navegando