Buscar

Anti-inflamatório e Glicocorticoide

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AINE’s
A ciclooxigenase transforma o ácido araquidônico proveniente dos lipídeos de membrana catalisado pela fosfolipase A2 em prostaglandinas, tromboxanos, leucrotrienos...
Cox1: Constitutiva, presente no estômago, vasos sanguíneos, plaquetas e rins. Responsáveis pela produção de prostaglandinas que, por exemplo, protegem o estômago do ácido estomacal.
Cox2: Induzida, encontrada em menos locais do organismo, como cérebro e rins. É responsável pela síntese de prostaglandinas relacionadas à inflamação e resposta imune, induzida em tais processos.*
Estruturalmente são muito semelhantes, porém, a COX-2 apresenta uma diferença de 11 aminoácidos (Valina 523) e um bolso hidrofóbico. Este bolso serve de sítio de ligação acomodando fármacos maiores o que lhe confere uma seletividade no que tange a tamanho, pois, a cox-1 é menor e não caberia fármacos maiores.
Classes químicas
Salicilatos: Ligam-se covalentemente a cox-1 sendo mais seletivos para a mesma. Vão apresentar um centro ácido, anel ou heteroaromático e um centro lipofílico adicional como alquil ou mais 1 anel. O AA tem grupo ácido, logo, como vou mimetizar tenho que ter também um grupo ácido. Representante: Ácido acetilsalicílico (liga-se irreversivelmente a cox-1 no grupo hidroxila da serina), ácido salicílico.
Ácidos N-arilantranílicos: São isosteros de nitrogênio do ácido salicílico.
 
Ácidos aril- e heteroaril acéticos e Ácidos aril- e heteroaril propiônicos. 
Oxicams: intuito de se obter potentes e bem tolerados agentes anti-inflamatórios, sem o grupo ácido carboxílico, no lugar coloca-se grupo sulfona que se ligando muito melhor ao bolso hidrofóbico da cox-2
Sulides: Inibidores seletivos da COX-2 nimesulida, também tem o grupo sulfona.
Coxibes: Inibidores seletivos da COX-2. Apresentava potente atividade anti-inflamatória em vários ensaios, porém sem o efeito ulcerogênico. Apresentam 3 anéis aromáticos tornando a molécula grande, volumosa e bloqueando totalmente o receptor.
Os Coxibes são responsáveis pela diminuição da produção endotelial de PGI2, enquanto mantêm a produção de TXA2 nas plaquetas inalterada, o que aumenta a ativação das plaquetas, devido ação antiagregante plaquetária da PGCI², propiciando a adesão e agregação (pró-trombótico). Este desequilíbrio pode aumentar o risco de trombose e de lesões isquémicas. Além de romper o equilíbrio da vasodilatação-constrição com a inibição da síntese de PGI2 e PGE2 que possuem potente ação vasodilatadora. Desta forma, geram hipertensão e aumentos das chances de AVC., aterosclerose, eventos trombóticos e isquêmicos. Celocoxibe é a melhor opção pois inibe bem a cox-2 mas não exclusivo. 
Os outros efeitos adversos dos AINE’s são: (1) inibição demasiada da cox-1 gerando úlceras; (2) inibição de prostanóides renais levando a insuficiência renal aguda reversível; (3) hepatoxicidade (paracetamol); (4) agranulocitose (dipirona em crianças).
Glicocorticoides
São esteroides e todos tem 4 anéis (colesterol), chamados A, B, C e D, sendo D com 5 átomos:
Suas funções são: (1) hormônio; (2) estrutural; (3) cardiotônico; (4) regula PA. Os Os glicocorticoides são hormônios esteroides que se ligam ao receptor do cortisol. O cortisol tem funções cardiovasculares, metabólicas, imunológicas e hemostásicas (imunossupressor, anti-inflamatório).
O mecanismo de ação é por meio da administração de altas doses (acima do fisiológico) para causar um feedback negativo no hipotálamo que é responsável por sintetizar/liberar CRF, que age na adeno-hipose fazendo-a liberar ACTH (adenocortitrófico), desta forma suprime a liberação causando efeitos imunossupressores e anti-inflamatórios por meio de inibição e estimulação de transcrição gênica. Inibição citosinas que levam a formação de TNFalfa, IL responsáveis pela quimiotaxia, genes responsáveis pela transcrição da Cox-2 e aumento da transcrição anexina-1 que atua sobre a fosfolipase A2. odos os glicocorticoides têm alguma atividade mineralocorticóide. A hormona mineralocorticóide, a aldosterona é semelhante quimicamente ao cortisol, e eles têm atividade parcial nos receptores do outro. A aldosterona age no rim, havendo retenção de água e sódio e excreção de potássio aumentando a pressão arterial sistêmica. Há ainda vasoconstrição.
A prednisolona é 4 vezes mais potente que a hidrocortisona
Efeitos no metabolismo:
Carboidratos: Causa hiperglicemia devido inibir expressão dos GLUT’S e aumento da glicogenólise
Proteínas: Degradação muscular esquelética por proteases (redução muscular).
Lipídeos: Redistribuição dos lipídeos (face, costas e barriga)
Pele: inibição de transcrição de colagenases gerando estrias e pele fina.
Ossos: Inibe absorção de Ca2+ no TGI e osteoblastos e ativam os osteoclastos levando a osteoporose. 
Efeitos adversos: Síndrome de cushing iatrogênica, susceptibilidade a infecções, diminuição da cicatrização, atrofia do córtex adrenal e hipocalemia.
Indicado para: Alergias, choque anafilático, doenças autoimunes e transplantes.

Continue navegando