Buscar

Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
JANAINA DE BARROS COBRA AGUIAR, 2173394
PORTFÓLIO
UTA FUNDAMENTOS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
MÓDULO A – FASE I
ROLÃNDIA
2018
A LEI E O DIA A DIA NA ESCOLA
É de conhecimento geral o direito das crianças a educação baseado na Lei Brasileira 13.146/15 de Inclusão de Pessoa com Deficiência.De acordo com o senador “Paulo Paim (PT – RS) que fez parte do debate sobre a Lei Brasileira de Inclusão no Congresso Nacional, quando deputado “ a lei avança na cidadania das pessoas com deficiência ao tratar de questões relacionadas a acessibilidade, educação e trabalho e ao combate ao preconceito e à discriminação”. Ao elaborar este roteiro de observação, diário de campo, realizei pesquisas na internet.
No dia 02 de abril de 2018, estive presente no Colégio Alfa e Ômega, localizado na avenida Castro Alves,1427 – no centro de Rolãndia – Pr. Ao adentrar ao colégio pude observar que a estrutura para deficientes físicos são adequadas conforme a lei, possuindo rampas de fácil acesso, corrimões que dá acesso a salas de aula, quadra, pátio, biblioteca e os demais ambientes com piso tátil fixadas no chão para deficientes visuais.
Os alunos com deficiência tem apoio e tratamento apropriado conforme as suas necessidades. Suas atividades são aplicadas juntamente com os demais alunos, exceto avaliações e trabalhos que necessitam de uma atenção diferenciada. Estes são retirados da sala de aula e tem o auxílio de professores monitores para realizá-los. Durante as avaliações, os alunos são acompanhados individualmente tendo todo respaldo possível em salas adaptadas.
Em relação ao conteúdo aplicado, os alunos que tem uma dificuldade maior em acompanhar, são convocados para “oficinas”, “plantões” em períodos opostos, com seus respectivos professores e auxiliares, para tirar suas dúvidas com ótimas estratégias e um grande suporte de material pedagógico.
Na hora do intervalo, as crianças ficam em grupos com amigos, sendo observados o tempo todo pelas inspetoras de pátio, se alimentando sozinhas sem a necessidade de ajuda. Os alunos da escola são acolhedores não fazendo diferença uns dos outros.
Levando- se em conta o que foi observado, a escola em si tem cumprido o seu papel conforme a lei, com ótima estrutura, professores capacitados, sala de recursos e um atendimento de pais e alunos, assim envolvendo a família no processo educativo.
Referências Bibliográficas
Texto disponível no site 
http://www.portalmec.gov.br ( Acesso dia 29/03/2018 )
 www.futuroeventos.com.br (lei da inclusão: O papel da escola e o direito do aluno) ( Acesso dia 29/03/2018 )

Continue navegando