Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Prévia do material em texto

Higienização e Sanitização e sistema APPCC
Higienização: O processo de higienização depende da preparação das superfícies em questão. A maioria dos desinfetantes deve ser aplicada em superfícies livres de matéria orgânica e resíduos de limpeza. A ordem de eventos geralmente recomendada é enxaguar, lavar, enxaguar e sanitizar. O detergente utilizado na etapa de limpeza precisa ser apropriado para o tipo de resíduo.
Sanitização: ignifica reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros, com base em parâmetros estabelecidos, sem prejudicar nem a qualidade do produto nem a sua segurança.
APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle): Esta ferramenta de gestão de riscos é utilizada principalmente para gerenciar os riscos de segurança de alimentos. Um sistema APPCC permite identificar riscos e implantar controles para gerenciá-los em toda a sua cadeia de suprimentos durante a produção.
Perigo: Causas potenciais de danos de natureza química, física, microbiológica, que possam comprometer a saúde do consumidor e outros que possam ocasionar a perda da qualidade e da integridade econômica do produto. 
Riscos: É a avaliação do grau de severidade dos perigos identificados, levando em consideração a probabilidade dos mesmos acontecerem causando assim danos à saúde pública, à qualidade e à integridade do produto. 
Ponto Crítico de Controle (PCC): O ministério da agricultura define os pontos críticos de controle como sendo: “Qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto, onde se aplicam medidas preventivas de controle sobre um ou mais fatores, com o objetivo de prevenir, reduzir o limites aceitáveis ou eliminar os perigos para a saúde, a perda da qualidade e a fraude econômica.”
Ponto de controle: Situação do ambiente computacional considerada pelo auditor como sendo de interesse para validação e avaliação.
Limite Crítico: Valores ou atributos máximos e/ou mínimos estabelecidos para cada PCC e que, quando não atendidos, podem colocar em risco a segurança do produto.
Ação Corretiva: Procedimento ou ação a ser tomada quando se verificar que uma variável encontra-se fora dos limites críticos estabelecidos e quando as situações definidas como não conformidade forem identificadas. 
Medida Preventiva: Qualquer ação, atividade ou equipamento, que pode ser usada como medida preventiva em determinadas etapas do processo para eliminar ou reduzir um perigo que possa causar contaminação no processo ou no produto final. Exemplos: dispositivos de segurança (Imã, Detector de Metais, Filtros, Peneiras, etc.); limpeza (Sistema de Housekeeping/ 5S); práticas de higiene (Boas Práticas de Fabricação) e programa de controle de pragas. 
Origem do Sistema APPCC: A implantação do APPCC tem como desdobramento um maior controle do processo e maior “auto controle”, ou seja, controle feito pelos próprios operadores responsáveis pela produção. É um processo contínuo, que permite a detecção de problemas antes ou logo após sua ocorrência, permitindo ação corretiva imediata. 
7 princípios fundamentais do APPCC:
1.	Identificação e avaliação dos perigos: Essa é a primeira etapa, o momento em que você deve observar o processo de produção do alimento que você faz e identificar quais são os perigos que ele pode vir a apresentar ao consumidor.

Continue navegando