Buscar

oleo laranja

Prévia do material em texto

Introdução
Os óleos essenciais são substâncias voláteis e concentradas, extraídas a partir das flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas por diferentes métodos de extração. Em geral, a matéria-prima para a extração de óleos essenciais é diversificada. Pode ser utilizado qualquer vegetal que apresenta óleos voláteis odoríferos.
Esses óleos podem ser utilizados em diversas áreas, por exemplo, na medicina, como: o óleo de cravo-da-Índia é um analgésico muito poderoso, bastante utilizado na área dentária; e no campo dos cosméticos: servem para perfumar produtos como shampoos, sabonetes, cremes entre outros. O preço é variado, entre R$ 10,00 á R$ 60,00, dependendo de quantas mL ou do lugar.
Um dos óleos essenciais mais usados é o de laranja (Citrus Sinennsis), estimula o metabolismo e as funções digestivas, agindo como um tônico estomacal, por ser rico em vitamina C, atua como antioxidante, sendo empregado no tratamento de rugas e peles secas.
Objetivo 
Aprender os processos de uma extração do óleo essencial.
Materiais Utilizados
Materiais 
Suporte, garra, termômetro, kitassato, bico de bunsen, tripé, tela amianto, balança, condensador liebig, funil de vidro, manta aquecedora, béquer, funil de decantação e balão de fundo chato.
 Reagentes 
Água destilada, laranja e éter etílico.
Parte Experimental
Pegamos duas laranjas lavadas, descascadas e com suas cascas picadas, pesamos na balança a quantidade de 50g, colocamos no kitassato as cascas e adicionamos água destilada ate que tapasse o sólido. Iniciamos o processo de condensação (ligar a torneira e o bico de bunsen, controlando a temperatura), esperamos até que coletasse 75 ml liquido da amostra. Colocamos a amostra no funil de decantação, levamos a capela para adicionar 25 ml de éter etílico e agitamos. Tivemos que esperar 15 min. para houver a separação então separamos deixando a água no béquer e o óleo no balão de fundo chato. Colocamos o que estava no béquer no funil de decantação e adicionamos 15 ml de éter etílico, esperamos 15 min. e repetimos o processo de separação. Depois de separado, levamos o balão de fundo chato à manta aquecedora, quando terminou de evaporar a o éter etílico, pesamos o balão de fundo chato na balança para saber o quanto extraímos (óleo) da casca da laranja.
Resultados
Tabela de resultados 
	Pesos
	Resultados
	Peso da Casca da Laranja:
	50, 484g
	Peso do Óleo da Laranja:
	0,519mg 
Calculo da % de extração de óleo:
% = 0,519 X 100= 1,03% (mL/g)
 50,484
Conclusão
Concluirmos que o nossa pratica não teve nenhum erro, e conseguimos cumprir nosso objetivo que é aprender os processos da extração de óleo essencial, também observamos que o óleo é caro, pois necessita de muita matéria- prima para ser extraído, então nossa pratica foi bem sucedida, porém não rentável.
Referencias 
https://almanati.com.br/2016/09/30/oleos-essenciais-o-que-sao-e-como-usa-los/ Acessado em: 14:15 no dia 26/05/2018;
https://www.infoescola.com/quimica/oleos-essenciais/ Acessado em: 14:28 no dia 26/05/2018;
https://www.mundoestetica.com.br/dicas/16-oleos-essenciais-mais-utilizados-na-estetica/ Acessado em: 15:00 no dia 26/05/2018.

Continue navegando